segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Manipulação ideológica: Questão do Enade erra nome de Lula, mas faz propaganda contra críticos do Presidente


Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão


Nota Zero, Stalinácio! O germe promocional do Bolcheviquepropagandaminister - que vende a imagem do Super Lula acima do bem e do mal - infestou até a prova de comunicação social do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A questão 19 mostrou como o nazipetismo utiliza a técnica de engenharia social “dissonância cognitiva”: o bombardeio de informações ideológicas para confundir os sentidos e (de)formar a opinião.

Na Internet, estudantes que ainda raciocinam classificaram de “tendenciosa e política” a pergunta da prova de ontem do Enade que exaltava as previsões de Lula sobre a crise global. Objetivamente, o enunciado da questão induzia a uma resposta que condenava os críticos de Lula. Para agravar a tacanha manipulação ideológica, o formulador da pergunta ainda escreveu o santo nome de Lula errado: Luis (com S, de Stalinácio). E não Luiz (com Z, de Zero – a nota que os manipuladores merecem receber como reprovação imediata).

A pergunta manipuladora foi respondida por ingressantes e concluintes da área de comunicação social - que abrangia os cursos de cinema, editoração, jornalismo, publicidade e propaganda, radialismo e relações públicas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será interpelado a explicar como a prova de comunicação teve uma questão com propaganda explícita em favor do Presidente da República.

No mínimo, os áulicos que elaboraram a prova tendenciosa merecem NOTA ZERO.



Manipulação

Analise, friamente, a questão 19 da prova de comunicação e constate o abuso ideológico cometido pelo formulador da pergunta tendenciosa:

Questão 19: Quando o presidente Luis Inácio da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas, no Brasil, seria uma marolinha, vários veiculos da midia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula.

Considerando a realidade atual da economia, no exterior e no Brasil, é correto afirmar que houve por parte dos críticos:

a. atitude preconceituosa

b. irresponsabilidade

c. livre exercício da critica

d. manipulação politica da midia

e. prejulgamento

A resposta certa da questão, veiculada no gabarito oficial do Inep, era a "c) livre exercício da crítica".

Zorra total

No Rio, cerca de 60 estudantes não puderam fazer a prova do Enade porque o endereço informado no cartão de confirmação do exame estava errado.

Os estudantes chegaram atrasados ao local correto porque foram primeiro ao endereço informado no cartão.

Cinco desses alunos registraram queixa na delegacia da Tijuca, na Zona Norte da cidade, para registrar queixa.

Os prejudicados pretendem entrar com recurso na Justiça para poder realizar a prova.

Ministério da Educação Capimunista


Sempre operando no esquema da “dissonância cognitiva”, que defende o “politicamente correto”, o Ministério da Educação cobrará hoje da Universidade Bandeirante (Uniban Brasil) explicações oficiais sobre a expulsão da aluna de Turismo Geisy Villa Nova Arruda, de 20 anos.

No melhor estilo do nazipetismo, além das explicações, os bolcheviques do MEC exigirão uma cópia do processo de investigação feito pela universidade para saber o que realmente aconteceu.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, ameaça fazer uma chamada pública à Uniban, além de acionar o Ministério Público Federal contra a Universidade – o que fere o direito à autonomia da instituição.

Atitude

A Uniban comunicou a expulsão por meio de anúncio publicado em jornais de São Paulo deste domingo.

O texto informa que a estudante de turismo foi desligada do quadro discente da instituição, "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade".

A Uniban informou que "a aluna demonstrou um comportamento instável, que oscilava entre a euforia e o desinteresse e estava acompanhada de dois advogados e uma estagiária vinculados a uma rede de televisão" em seu depoimento na sindicância.

O anúncio tinha como título "A educação se faz com atitude e não com complacência".

Confusão à vista

O Movimento Feminista de São Paulo prepara manifestação nesta segunda, às 18 horas, em frente à Uniban, na Avenida Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Na convocação, o movimento pede que as manifestantes compareçam usando minissaias ou vestidos curtos.

O protesto tem o apoio da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), que vai cobrar da Uniban explicações sobre o caso.

Agora, os oportunistas aproveitam para aparecer em função do problema alheio...

Questionando

O advogado Nehemias Domingos de Melo, que defende a estudante Geisy pretende entrar na Justiça contra a decisão da universidade.

O advogado resolve hoje se entrará com pedido de liminar para que a estudante volte a frequentar as aulas.

Ou se vai processar a universidade por discriminação.

Repercussão global

A expulsão da estudante foi destaque nas versões on-line de alguns dos principais jornais do mundo.

Agências de notícias internacionais, como Associated Press e Efe, repercutiram o caso.

Além do New York Times, deram destaque para o caso Geisy os jornais Guardian e o Daily Telegraph, ambos do Reino Unido.

A versão on-line da rede americana CBS também fez sobre a expulsão da estudante.

Resumo da “dissonância cognitiva”

A mídia noticiou que a estudante foi vítima de preconceito e intolerância de alunos, que a hostilizaram, porque ela desfilou, pela área interna da universidade, com um microvestido vermelho.

Como a confusão foi parar imediatamente no YouTube, o que seria, inicialmente, uma arruaça de estudantes mal educados, acabou se transformando em um espetáculo midiático.

A estudante logo arranjou advogados e fez uma peregrinação por programas de televisão que acolheram, precipitadamente, a tese de que ela fora uma vítima de preconceito, intolerância e violência moral (bulling), apenas porque foi à faculdade vestindo uma saínha pequena...

O episódio demonstrou como a mídia e os agentes conscientes e inconscientes (que nela trabalham) promovem a “dissonância cognitiva” – abordando os temas conforme a ótica distorcida da realidade.

Só falta ele...

Ninguém se surpreenda se o ilustre cidadão de São Bernardo do Campo, Stalinácio da Silva, soltar hoje alguma palavra em defesa da jovem expulsa da Universidade.

Se bobear, Lula ainda poderá alegar que a estudante foi vítima de preconceito porque usava um vestidinho da cor do PT...

De um governante que tira proveito de tudo para aparecer na mídia, pode-se esperar até que Lula receba a jovem para uma audiência, a fim de mostrar seu apoio moral.

Mas não custaria nada, antes de fazer qualquer bobagem midiática, Lula dar uma explicada oficial sobre a prova de comunicação do Enade que faz sua propaganda pessoal de modo descarado.

Procura-se a Dilma

João Vinhosa, ex-Conselheiro do extinto Conselho Nacional do Petróleo, volta a cobrar da ministra e presidenciável Dilma Rousseff:

Durante o período em que ela comandou a área energética do país, acumulando as funções de Ministro de Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi ultimada a negociação de um dos maiores crimes de lesa-pátria já cometidos no setor “petróleo e gás”: a constituição da GEMINI – sociedade da Petrobras com a White Martins para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito (GNL)”.

Leia, abaixo, o artigo do João: Procura-se Dilma Rousseff

Para entender o Globalitarismo

No mundo livre da Internet, uma aula da economia que as escolas não ensinam, respondendo à pergunta: de onde vem o dinheiro?

Saiba como a oligarquia financeira transnacional torna todas as pessoas e todas as nações "devedores insolventes", a fim de impor o globaritarismo, a nova ordem mundial, o capimunismo.

Leia, abaixo, o artigo de Arlindo Montenegro: Todos devedores


Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Novembro de 2009.

Um comentário:

Martim Berto Fuchs (64) disse...

Vamos retroceder um pouco mais. No RS no "governo" do Olivio Dutra, Olivio quando entrou, um Alivio quando saiu, a publicidade e o ranço ideológico do Partido dos Trambiqueiros, ex-PT, infestou todas as escolas públicas. A cara de pau desses barbudinhos não tem limite. No RS são comunas MESMO. Nem negam mais. Esses hipócritas são contra todo regime ditatorial que não seja comandado por eles. A "democracia" deles está agora na vitrine, não podem mais esconder. Sargentão Chaves, Fidel, Irã, etc. E se depender deles, vão implantar essa "democracia" no Brasil, com a ajuda dos inocentes úteis, de quem o comunismo sempre se utilizou, começando pelos estudantes. Sempre procuraram dominar as Uniões Estudantis. É a lição aprendida com a extinta URSS. Continuam com essa sistemática sempre que estão com o Poder. Enquanto os países mais adiantados que o nosso não querem mais saber de comunismo, aqui ainda temos que nos ver às voltas com esses cretinos e mentirosos. Mentirosos sim, pois só trabalham com subterfúgios, para enganar os incautos e se manter no Poder.