sábado, 24 de julho de 2010

Um balão em defesa da Liberdade

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Humberto Pinto


Não é difícil identificar os mentores, autores e co-autores das ações que perseguem o balão – balão junino – e os baloeiros, seus artífices, no Brasil.

O próprio art. 42 da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, falso e injusto, foi gestado no período de ascensão desses personagens nos governos civis, após a ECO92, movimento internacional de inspiração socialista.

O fogo, que é fenômeno próprio da natureza, foi o pretexto, mas, na verdade o fator preponderante é o potencial virtuoso do balão junino, pertencente ao folclore das Festas Juninas, de reunir pessoas, de propiciar a confraternização das famílias, de inspirar a coesão social e espargir alegria, tudo prejudicial a esses ditadores, contumazes pretendentes do poder.

O processo de intimidação perpetrado pela campanha insidiosa vem se agravando desde 1998. A mentira cuidadosamente elaborada... A superestimação do fato é a ordem, quando se trata de balão... E ai daqueles que se oponham.

O sensacionalismo explícito televisivo: “explosão do paiol de munições da Marinha” na Ilha do Governador, em julho de 1995; “incêndio na comunidade do Rio das Pedras” em Jacarepaguá, em agosto de 2006; “incêndio na caixotaria do CEASA” no Irajá, em agosto de 2006; “balão que entrou no apartamento da mulher em Copacabana”, em junho de 2008; “incêndio no Morro dos Cabritos”, vulcão em Copacabana, em junho de 2010; “incêndio no Morro dos Macacos” no Andaraí, em julho de 2010.

Estes são acontecimentos no Rio de Janeiro, com repercussão orquestrada, em que o balão foi usado como bode expiatório e o baloeiro exposto e execrado perante a sociedade. E, mais o abuso da linguagem do jornalismo escrito, falado e televisivo, com a clara intenção de impressionar o público e gerar o sentimento de revolta contra os escolhidos e apontados de vilãos: a chamada culpa difusa.

Essa é a metodologia escolhida para denegrir a arte do balão – balão junino e violentar os baloeiros. O novo lobo sabe que a mente é o lugar onde estão alojados todos os espigões de proteção da vida e da liberdade.
Uma dádiva de DEUS!

O novo lobo sabe também que embotar a mente é o passo final para transformar o homem que pensa em homem-massa, e que para a tomada do poder é imprescindível as legiões de homens-massa, desprovidos da sensibilidade, do gosto e da energia e, sim, predispostos ao domínio do partido único, igualitário, capaz de atender toda necessidade humana.

Embotar, no Dicionário Michaelis: em.bo.tar = (em2+boto+ar2) vtd 1 Engrossar, tirar o corte, o fio ou gume a: Embotar uma faca. vpr 2 Perder o fio ou gume, tornar-se rombo: Logo ao primeiro gol­pe, embotou-se-lhe o fio. Nesse tronco se embotaram vários machados. vtd 3 Fazer perder a sensibilidade, o gosto, a energia. vtd e vpr 4 Enfraquecer(-se), entibiar(-se). vpr 5 Afrouxar-se a força dos sentidos ou da sensibilidade. vtd 6 Tornar boto pela ação de algum ácido ou outra substância semelhante.

Assim, o que se percebe no cotidiano são as escaramuças provocadas por essa engrenagem vermelha ativada pelos agentes deletérios alocados nos mais variados meios de comunicação social para disseminarem o vírus do desregramento individual e social. Nos ataques os vícios são propagados e as virtudes ocultadas.

Alguns comunicadores, inocentes úteis, com a retórica do modernismo e as meias verdades, compactuam com o discurso em desrespeito às tradições, a arte, o folclore e a cultura do nosso povo.

Mas, “Nem tudo que reluz é ouro” e o balão – balão junino - é um baluarte da liberdade, que transcende o físico, cuja prática está garantida pelo Art. 5°. da Constituição Brasileira:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; e,

Uma advertência!

Art. 216, § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

Humberto Pinto é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

36 comentários:

FRANCISCO disse...

Toda a nação baloeira em Portugal se solidariza com os artistas da arte baloeira no Brasil. Enquanto os orgãos de informação no Brasil não fazem mais nada do que denegrir essa tradição transportando a culpa dos desatres para todas as pessoas que praticam essa actividade, aqui na europa em vários paises a imprensa noticia com destaque os lançamentos de balões em várias localidades como na Espanha, Itália, Alemanha, França, incluindo também Portugal, como aconteceu no mes passado de Junho na maior festa de S. João do mundo, relaizada na cidade e toda a região do Porto. Desde a publicação nos jornais, como também a TV que transmitiu em direto esta festa, do qual podemos ver vários lançamentos de balões por toda a cidade. Só para terminar, os orgãos da segurança civil, incluindo o corpo de bombeiros estiveram com várias equipes espalhados por diversos locais de prontidão. No fim foram registados cerca de 50 pequenos principios de incêndio, mas que na opinião dos bombeiros foi considerado normal nessa noite.
Então prevalece o velho ditado na valorização da tradição do balão de São João "Organização e prevenção SIM, campanha de má fé e proibição NÂO.
Saudações ao Herói Brasileiro Cel. Humberto Pinto pela defesa do balão e das tradições sãojoaninas, bem como a toda a nação baloeira do Brasil.
Atenciosamente.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA-PORTUGAL

Anônimo disse...

Os balões juninos no Rio de Janeiro são uma ameaça para a aviação. Sou piloto é por vezes faço voos na região. Os sustos são frequentes. Enquanto não houver uma tragédia isso não vai parar. Não sou um replicador da mídia amestrada, sou uma testemunha. Soltar balões é crime. Obrigado por permitir manifestar minha opinião.
Att,
Gustavo

Anônimo disse...

AO ANONIMO ANTERIOR.
VC É PILOTO DE AVIÃO COMO INFORMOU, ENTÀO GOSTARIA MUITO QUE VC INFORMASSE EM QUE DIA, HORA, DATA UM AVIÃO CIVIL OU MILITAR FOI ABATIDO POR UM BALÃO?
ESSA INFORMAÇÃO É MUITO IMPORTANTE POIS PELOS MEUS REGISTROS NUNCA HOUVE UM ACIDENTE ENVOLVENDO OS DOIS, MAS POR FALHA HUMANA, DE TÉCNICOS, PILOTOS E CONTROLADORES FORAM DIZIMADAS MUITAS VÍTIMAS.

Anônimo disse...

POR QUE OS JUNINOS NO BRASIL SÃO AMEAÇA A AVIAÇÃO?????
SERA QUE AQUI O TRAFEGO AÉREO É MAIOR DO QUE NA EUROPA AONDE O BALÃO É PERMITIDO E APLAUDIDO??
POR QUE SERÁ ENTÃO???
VC DISSE QUE NÃO É UM REPLICADOR DA MÍDIA, MAS ACREDITO QUE JA FOI ADESTRADO POR ELA.

Anônimo disse...

POR QUE OS JUNINOS NO BRASIL SÃO AMEAÇA A AVIAÇÃO?????
SERA QUE AQUI O TRAFEGO AÉREO É MAIOR DO QUE NA EUROPA AONDE O BALÃO É PERMITIDO E APLAUDIDO??
POR QUE SERÁ ENTÃO???
VC DISSE QUE NÃO É UM REPLICADOR DA MÍDIA, MAS ACREDITO QUE JA FOI ADESTRADO POR ELA.

Márcio cuca disse...

Caro amigo Gustavo, Gostaria que vc entendesse um pouco mais sobre os balões ... vistite o site http://www.planetabalao.com/cartilha/cartilha.htm Leia um pouco antes de sair denegrindo vc não pode somar um peso do balão e somar e multiplicar a velocidade da aeronave ..pois deveria dividir por toda sua extenção..e por ai vai.. leia lá talvez entenderá melhor o q digo..
abç.
Márcio

Márcio cuca disse...

Caro amigo Gustavo.. Lhe convido a entender mais sobre os balões..
http://www.planetabalao.com/cartilha/cartilha.htm

não some o peso de um balão e multiplique pela velocidade da sua aeronave pois esse calculo é errado... abç..

Claudio NEB disse...

Aos Pseudo-Pilotos de Avião:

Se você é piloto de avião e realmente acha que balão deve ser exterminado, então aumente a segurança aérea e nunca mais pilote, porque sua falta de inteligência em si já é um perigo à segurança da aviação.

Digo isso porque se você piloto fosse minimamente inteligente, saberia que soltar balões é um dos atos mais comuns dentro da Aeronáutica, os quais ajudam em muito nas cartas de vento que tanto lhe ajudam a voar. Ou você acha que as cartas de vento são escritas por médiuns?

Em todo o Brasil, dentro de vários aeroportos, como o Campo de Marte no meio da cidade de São Paulo, todos os dias, às 9:00 e às 21:00 o serviço de meteorologia da aeronáutica solta balões (balões livres não tripulados, os balões sonda). São milhares por ano e no meio dos aeroportos, muito mais resistentes que os de papel fino, então se fosse realmente perigoso, não seriam soltos. E se fossem inuteis ja teriam sido cancelados.

E ao calcular o impacto do balão com a aeronave, não se esqueçam de colocar dois fatores: 1) nivel de dureza da superfície (papel) = menor que da agua, do gelo e do granizo frequente nos céus e 2) Inércia x velocidade = o balão está parado e não tem peso (tem massa distribuida), quem tem velocidade, superficie dura e peso concentrado é o avião; neste caso, entre outros fatores isso faz com que quem sofra o impacto seja o balão, e não o avião.

Adoro aviões. Odeio pilotos anencéfalos.

Claudio NEB

Kim disse...

Sinceramente acho que nosso pais tem problemas ecologicos muito mais serios! Todos os anos são destruidos milhares de equitares de mata virgem na Amazonia para comércio ilegal de madeira ou para criação de gado! Todos sabemos que essa época do ano são comuns as queimadas da vegetação rasteira, mas na maioria das vezes provocada pela propria população.
Quanto aos aviãoes com toda tecnologia que existe hoje um avião ser vulnerável a um artefato de papel como um balão, vamos ter que tiras todas as aves do ceu!

guigui disse...

A nossaa arte nao pode parar somos muitos e pelo muito q somos podemos..
fazer de td para que nossa arte seja liberada..,,, em tantos paises.. essa arte é liberadaa.. por q só aki é assim, pesso ajuda a todos q postarem.. obg.. abç Guilherme
( T..resgatando a arte maua sp..)

Anônimo disse...

Acredito que tenhamos muito mais coisa a discutir do que o balao.
Nosso pais e tao desigual que existe uma cena ridicula que e a policia correr atras de baloeiro isso e o fim da picada.
Relato aqui que tive minha casa assaltada e a policia onde estava???Fui fazer um BO e nada foi feito a unica coisa que ouvi na delegacia foi isso e uma coisa muito comum de acontecer eles entram em casa roubam tudo que querem e eu sou obrigado a ouvir que issso e comum de acontecer..

Fica aqui o relato de um baloeiro que e tratado como bandido e o bandido que e tratado como problema da sociedade e nos meros trabalhadores que rezemos para nao encontrar um ladrao em nosso caminho pois se dependermos da policia................

ncs disse...

Para o piloto que criticou o balão.
Não sei se tem algum vídeo na internet sobre esse evento, então escrevo.
No Rio de Janeiro teve uma corrida de AVIÕES PEQUENOS, no meio dessa corrida aconteceu um erro do piloto e ele bateu com toda velocidade em um dos cones (que é várias vezes mais forte que o papel), destruindo-o totalmente e como se nada tivesse acontecido, o avião seguiu seu vôo normalmente; intácto.
Conclusão: se um cone daquele, muito mais forte que um papel não conseguiu derrubar um avião pequeno e frágil, como pode um balão de papel derrubar um avião de maior porte, muito mais resistente? Resposta: Leia a Cartilha do Balão.

B13 disse...

Conforme comentario do amigo acima, estou passando um link para os desenformados a probabilidade de um balão derrubar um avião.
http://www.youtube.com/watch?v=FNMmvycx2ok&feature=fvsr

Abraços

A ONDA ESTA NO AR RJ disse...

NOBRE PILOTO, PERGUNTO EU,

QUEM DERRUBOU O AVIÃO DA GOL, FOI BALÃO?
QUEM CAUSOU A TRAGÉDIA DAQUELE AVIÃO EM SP, SALVO ENGANO EM CUMBICA, FOI BALÃO?
O AVIÃO DOS MAMONAS, FOI BALÃO?
E OUTROS ACIDENTES DE AVIÃO, FOI BALÃO?
ADIMIRO MUITO O SENHOR, QUE É UMA PESSOA ESTUDADA CAIR NO CONTO DA MÍDIA SENSACIONALISTA DE EMISSORAS QUE FORNECE BANQUETE DE COCAÍNA A SEUS FUNCIONÁRIOS.
LEIA MAIS SOBRE O BALÃO, ESTAMOS TENTANDO A LIBERAÇÃO DO BAL~~AO SEM FOGO, EM QUE EXISTIRA UM OBJETO QUE SERÁ DETECTADO PELO SEU AVIÃO.
VAMOS TENTAR A MEDIAÇÃO, POIS BALOEIRO DE VERDADE É PAI DE FAMILIA, TRABALHADOR E NÃO BANDIDO...
A PROPÓSITO, UMA ULTIMA PERGUNTA...O HELICÓPTITERO DA POLICIA FOI ABATIDO...FOI POR BALÃO?

Lucas disse...

SE FOSSE PARA ENCRIMINAR O BALÃO POR CAUSA DE ACIDENTE BOBO, TERIAMOS QUE PROIBIR AS PESSOES DE ANDAR DE CARRO, MOTO , ETC.. POIS VEMOS MORTE TODO DIA, SE FOR COMPARAR COM BALÃO, NÃO É NADA! BALÃO É ARTE , HOJE E SEMPRE!

Wilber disse...

Está no ar a falta de bom senso,a falta de raciocínio de toda uma sociedade,que se deixa levar pelo o que a mídia mais preza,aliás é de onde vem o dinheiro que as mantém : "O BALÃO"!!!!!!
Como vende jornal,como desperta tanto interesse,e isso é demais!!!!!!!
E será da visão negativa que o balão se tornou,que virá o entendimento.
Nosso país é o paraíso mesmo,e fico muito INFELIZ por isso.
Estamos diante de um inimigo declarado que se tornou a mídia,seja ela da espécie que for.
Talvez meus irmãos,as autoridades um dia enxerguem o potencial turístico que existe na "ARTES DAS ARTES"...
Somos ovacionados e reconhecidos fora da nossa nação...
Se por um instante levar-mos estas atitudes há outros tempos e momentos,veremos que foi assim com o Samba,o Candomblé,a Capoeira,os bailes Funk e etc...
E hoje ?????????????????????????
O tempo do velho oeste dos americanos é aqui !!!!!!!!!!!!!!
WANTED !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
RECOMPENSA DE R$ 2000,00 PARA DENUNCIAR QUEM FABRICA,VENDE TRANSPORTA,SOLTA BALÕES !!!!!!!!!!!!!
Esqueceram de colocar a melhor parte,mas que não é divulgada :
..."QUE POSSAM CAUSAR INCÊNDIO"...
Liberdade de vida,de expressão...De liberdade.
Um forte abraço a todos os brasileiros de bem,aos nossos admiradores fora do país...Enfim,a toda família baloeira.

Wilber.

Dani disse...

Conheço meu marido há 12 anos e durante esses anos, nunca vi um balão que ele tenha soltado tenha causado algum problema. Acho que o balão deveria ser regulamentado, pois é uma cultura de nosso povo.

Danielle

ARMANDO disse...

É INTERESSANTE COMO UMA PESSOA QUE SE DIZ PILOTO DE AVIÃO FALA EM DIVERSOS "SUSTOS" DURANTE O VOO... ESSE SEU TESTEMUNHAL É BEM DIFERENTE DO QUE PILOTOS DE FOCKER 100 DA TAM QUE FAZEM A LINHA RIO - SÃO PAULO DIZEM... PARA SUA INFORMAÇÃO ELES DIZEM QUE VEEM DURANTE O VOO OS BALOES NO CÉU, PORÉM ELES SÃO VISTOS A UMA DISTANCIA GIGANTESCA, JÁ QUE NO CÉU NÃO HÁ NADA ALEM DE BALOES E AVIOES... E COMO OS MESMOS ESTÃO A UMA VELOCIDADE MUITO DIFERENTE DOS AVIOES A CHANCE DE ACERTAR UM BALAO NO VOO É SÓ SE O PILOTO FOR COMPLETAMENTE CEGO... OUTRA COISA É QUE OS AVIOES EM SUA ALTITUDE NORMAL VOAM EM ALTURA MUITO SUPERIOR AO QUE OS BALOES PODEM CHEGAR, POIS OS BALÕES PRECISAM DO FOGO PARA SUBIR E CHEGANDO A CERTA ALTURA O AR RAREFEITO APAGA O FOGO DO MESMO NAO O DEIXANDO SUBIR MAIS... NÃO ACREDITO QUE VOCE SEJA PILOTO MESMO... MAS TUDO BEM CADA UM CRITICA O QUE QUER... É UM DIREITO DAS PESSOAS COLOCAR SUAS OPINIOES PARA DEBATES... SÓ ACHO QUE AO SE ANUNCIAR UM PILOTO DE AVIÃO, SERIA INTERESSANTE QUE VOCE SE IDENTIFICASSE POR COMPLETO... JÁ QUE COMO VOCE MESMO DISSE, VOCE NÃO É UM CRIMINOSO, CRIMINOSOS SOMOS NÓS QUE LUTAMOS PARA QUE A CHAMA DO FOLCLORE BRASILEIRO NÃO SE APAGUE... ATS ARMANDO

Anônimo disse...

EU SOU BALOEIRO E UM DIA MORREREI SENDO BALOEIRO ,BALÃO PARA MIM QUÉR DIZER LIBERDADE. SERÁ QUE FOI O BALÃO QUE MATOU O TRABALHADOR NO MORRO DOS MACACOS? SERÁ QUE O BALÃO PEDIL PROPINA PELO ASSASSINATO DO RAFAEL? OU SERÁ QUE É RESPONSÁVEL POR TODAS AS QUEDAS DE AERONAVES?
ASS: WILLIAM LOPES (JPA)

Anônimo disse...

AO CARO "PILOTO DE AVIÃO" ASSIM DESCRITO,LAMENTO MUITO O FATO DE VC DIZER QUE TOMA SUSTO DE BALÃO QDO PILOTA, ACREDITO Q VC TENHA INVEJA DE NÃO SABER FAZER E NEM SOLTAR UM BALÃO, TALVEZ SEUS PAIS NUNCA DEIXARAM FAZER EXISTIR EM VC A ALEGRIA QUE NÓS BALOEIROS TEMOS EM FAZER E SOLTAR, VERDADEIROS PROJETOS OBRAS DE ARTES DIFERENTE DAS "CATÁSTROFES URBANAS" QUE VIVEMOS, TALVEZ SE O BALÃO TIVESSE FINS LUCRATIVOS A MÍDIA E PRINCIPALMENTE VC NÃO FALARIAM A BOBAGEM QUE COSTUMAM, O BALOEIRO É ,COMO O AMIGO DISSE, UM CHEFE DE FAMÍLIA E TRABALHOR, QUER VC QUEIRA OU NÃO,O FALECIDO AMIGO JORGE ELIAS DIZIA:" FAÇA DO SEU FILHO UM BALOEIRO ANTES QUE UM MARGINAL O ADOTE!" TU NÃO ERAS NEM NASCIDO E JÁ EXISTIA O BALÃO, JÁ CANTOU MUITA MÚSICA DE FESTA JUNINA COM BALÃO NA ESCOLA E AGORA QUER METER O MALHO, AH QUAL É POw! APRENDA A FAZER UM E SOLTAR PRA VER COMO É GOSTOSO!
UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS OS BALOEIROS, DESISTIR NUNCA..PARAR JAMAIS VAMOS REGULAMENTAR NOSSA ARTE!!!

Anônimo disse...

sou baloeiro nunca vou parar que pra mimfaz parte da minha vida esta chama nao pode se apagar, sobre aviao quem veio primeiro balao ou aviao entao vamos continuar na arte temos muitas perdar mais muito sobem e mais uma vitoria pra nois!!!!aprenda mais amigo sobre nossa arte gustavo nois nao matamos milhares de pessoas quando cai isto sim e um perigo no ar?

Anônimo disse...

acho que tudo e todos aqueles que criticam o balão ,na verdade são apenas pessoas de pouco conhecimento em relação a arte;pois dizem que soltar balão e crime,pois provoca incendios e destroi todo o tipo de vegetação .Vcs sabiam que o ibama cedeu uma área da amazonia onde na mesma se encontra mais de 200 fornos para a fabricação de carvão vegetal,sera que todo o carvão vendido no Rio de Janeiro ,não vou nem falar do Brasil mais apenas do Rio, provem de fabricas que fazem o reflorestamento adequado,será?pois todos nós gostamos de um churrasquinho né.sera que o prefeito dessa cidade pegunta antes de queimar a lenha se a mesma é legalizada ou não ta nem ai? o prefeito falou; "vcs querem saber quem é o culpado desse incendio,são os baloeiros,bando de b....,"E das enchentes que assolaram o Rio que deixou tantos desalojados ,desabrigados e muitos mortos,de quem é a culpaa? é do baloeiro tbm!!!!

luciano disse...

aprandi a gostar de balao na escola, onde no mes de junho nos preparava-mos pra dançar caipira fazer fogueira soltar baloes e etc, e hoje vejo que aprader as origens culturais desse pais nao e muito sabio, alias vejo peesoas que se dizem ser piloto de aviao, engenheiro e fisicos dizerem ibecilidades sobre balao, é lamentavel.roubar, matar, enganar... é arte balao é crime como dizem os grandes sabios desse pais que apraendi a nao gostar ...

Anônimo disse...

CRIMINALIZAR OS BALOES E UMA FALTA DE RESPEITO COM OS COSTUMES E A LIBERDADE DA VIDA ALHEIA.
A LIBERDADE DE EXPRESSAR E UM DIREITO GARANTIDO NA CONSTITUIÇAO.
E NORMAL QUE O SER HUMANO PUXE SARDINHA PARA O SEU LADO, MAIS TAMBEM TEMOS QUE RESPEITAR OS PRAZERES DE OUTRAS PESSOAS MESMOS QUE ESSES NOS ATINJA DE UMA CERTA FORMA.
TEMOS QUE REGULAMENTAR PARA MELHORAR,CRIAR REGRAS PARA CONTROLAR E ESTUDOS PARA CRIAR NOVAS TECNOLOGIAS PARA PROGRESSO E SEGURANÇA.
TEMOS QUE REGULAMENTAR JA!
E MUITO FACIL CRITICAR MAIS SE NOS FOSSEMOS PROIBIR TUDO O QUE ESTAR ERRADO PROVAVELMENTE ATINGIRIA TODA A POPULAÇAO.
EX: VAMOS PROIBIR O CIGARRO,CERVEJA,QUALQUER TIPO DE BEBIDA COM ALCOOL ,CARRO POR QUE E UMA DOS MAIORES CAUSADORES DE MORTE.
SEM CONTAR COM OUTRAS COISAS QUE JA SAO PROIBIDAS E NAO SAO CUMPRIDAS E NEM TEM ATENÇAO DA IMPRENSA E DA POLICIA COMO DEVERIA TIPO CURRUPÇAO , SUBORNO, QUEIMADA ,DESMATAMENTO,ASSASSINATOS E OUTROS.

A PROPOSITO O AVIAO E UMA AMEAÇA PARA MINHA VIDA E PARA TODA A POPULAÇAO POIS ELE PODE CAIR A QUALQUER MOMENTO EM CIMA DA MINHA CASA OU EM QUALQUER TIPO DE ACENTAMENTO.
VAMOS PROIBIR O AVIAO!
CLARO QUE NAO NE, NEM TUDO QUE CAUSA RISCO TEM QUE SER PROIBIDO TEM QUE SER MELHORADO PARA QUE OS RISCOS DIMINUAM.
O PROPOSITO DA AVIAÇAO E TRASPORTAR.
O PROPOSITO DO BALAO E LAZER,DIREITO DE EXPRESSAO , CULTURA E OUTROS.
OS DIREITOS DOS CIDADOES SAO IGUAIS CADA UM COM SEU CADA UM.
PORQUE VAMOS PROIBIR ALGUMAS COISAS E OUTRAS NAO SE VARIAS COISAS SAO ARRISCADAS , SO PODE SER JOGO DE ENTERECE.

TEMOS QUE NOS RESPEITAR E ENTENDER QUE VIVEMOS NO MUNDO E VAMOS ESTAR INTERAGINDO O TEMPO TODO TEM VEZ QUE NOS INCOMODAMOS E TEM VEZ QUE SOMOS INCOMODADOS.
QUEREMOS A REGULAMENTAÇAO PARA PODERMOS JUNTOS ESTUDAR MEIOS DE CAUSAR MENOS TRANSTORNOS COM NOVAS IDEIAS PARA A PRATICA DOS BALOES COMO ESTA QUE SURGIU DOS BALOES DE AR QUENTE QUE ESTA DENTRO DA LEI .
QUEREMOS O APOIO DAS AUTORIDADES QUE NOS AJUDAMOS A COLOCAR EM ALTOS LUGARES ATRAVES DE NOSSOS VOTOS E DA MIDIA QUE ATE O MOMENTO ESTA MAIS PREOCUPADA EM ATRAPALHAR DO QUE RESOLVER O PROBLEMA E DIVULGAR A VERDADE.

robinho da Sonho de Papel disse...

Imaginem o que diria hoje Santos Dumond, o mais famoso baloeiro e pai da aviação!

Anônimo disse...

BALÃO É CRIME ? ENTÃO VEJAMOS ACHO QUE A TELEVISÃO E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DEVERIAM IR PRIMEIRO NA CASA DA FAMILIA DO PEQUENO JOÃO HELIO !!! E PERGUNTAR O OQUE ELES ACHAM ? SE BALÃO É CRIME MESMO ABÇS... JÁ ESTAVA ME ESQUESCENDO E A REDE BOBO QUE ENRIQUESSE O TRÁFICO COM SEUS FUNCIONÁRIOS VICIADOS ? ABÇS....

Anônimo disse...

Caro Piloto, com sua linha de pensamento, teremos que dizimar todos os urubus que por natureza voam e todas as aves de maior porte porque tambem oferecem perigo a aviação. Pelo amor de Deus, né.

Anônimo disse...

é ineteresante como a midia , as autoridades e boa parte da população mal informada , gosta de criticar e falar mal dos balões , somos proibidos de xepor a nossa arte , mas reparem que por qualquer lugar por onde você passe , pode ser visto a imagem do balão ! seja em um comercial , como tem em varios postos de gasolina , lojas , mercados , colégios etc..
então si é proibido e todos recreminâo , então porque usam para fazerem seu cormeçias ?
uma coisa é certa ! balão virou mais uma fonte de renda para os homens que estão por traz da lei , o povo denunçia e quem recebe dinheiro são os delegados , que cobram propinas para liberar os baloeiros presos .

FLECHA RIO disse...

caros amigos baloeiros boa noite não vamos ficar aqui comentando as baboseiras deste ilustre piloto e sim vamos nos unir cada vez mais para conseguirmos a tão sonhada regulamentação da nossa. espero que a nossa segunda revoada de balões ecologicos aqui no RIO seje um grande sucesso como foi a primeira,vamos mostrar para sociedade que nois baloeiros não somos criminosos e sim grandes artistas, só mais um lembrete no dia das eleições não esqueçam do amigo ALBERTO DA 17(70017)valeu um abraço a todos e uma otima semana!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Nas noites frias de junho, percebo que uma luz débil e trêmula, oscilando entre o vermelho amarelado e o laranja, sobe no contraste negro do céu límpido do inverno frio. Olho mais detidamente e vejo que é um balão. Imediatamente me deslumbro com aquele pequeno invólucro de papel a voar na imensidão, girando, flutuando... A poesia me brota da alma e as lágrimas rolam. A emoção de ver um balão galgar o céu e se transformar numa pequena estrela é indefinível. As noites pintadinhas de balão, que não existem mais me trazem à realidade brutal e ignominiosa dos homens de hoje. E com o desejo ardente de reviver um passado glorioso faço meu pequeno balão de corte reto e o solto. Solto com certa emoção. Solto com nostalgia. E ele vai subindo... E vai superando toda desigualdade e ignorância que mora no peito do homem desinformado. Viva o balão!!

Anônimo disse...

Muito esclarecedor o texto.

Anônimo disse...

Esse piloto na verdade simplesmente não gosta dessa maravilhosa arte....e expressa sua opinião atacando sem ter como comprovar sua acusação. ..um conselho que dou para ele : trabalhe menos seja mais humilde e curta mais a vida....
eu sempre soltei balões, isso me tirou das ruas , sempre soltarei balões. ..um abraço a todos..

carlão negão disse...

vélho antes de conhecer o balão eu era perdido em tudo que vc imaginar. então conheci o balão! não tinha mais tempo para fazer os erros que cometia, pois queria me dedicar a esta arte. em 98 me tiraram isto algo que me tirou dos erros! porque me sentia um artista onde podia fazer as pessoas aplaudirem por algo que tive se feito, onde podia tirar o sorrizo das pessoas de uma criança! se um dia algum adolecente entrar em sua casa e por a arma em sua cara, lembra-se ele poderia ser um artista baloeiro e perdendo seu tempo construindo um balão e não aqui com a arma na minha cara

carlão negão disse...

vélho antes de conhecer o balão eu era perdido em tudo que vc imaginar. então conheci o balão! não tinha mais tempo para fazer os erros que cometia, pois queria me dedicar a esta arte. em 98 me tiraram isto algo que me tirou dos erros! porque me sentia um artista onde podia fazer as pessoas aplaudirem por algo que tive se feito, onde podia tirar o sorrizo das pessoas de uma criança! se um dia algum adolecente entrar em sua casa e por a arma em sua cara, lembra-se ele poderia ser um artista baloeiro e perdendo seu tempo construindo um balão e não aqui com a arma na minha cara

Anônimo disse...

vélho antes de conhecer o balão eu era perdido em tudo que vc imaginar. então conheci o balão! não tinha mais tempo para fazer os erros que cometia, pois queria me dedicar a esta arte. em 98 me tiraram isto algo que me tirou dos erros! porque me sentia um artista onde podia fazer as pessoas aplaudirem por algo que tive se feito, onde podia tirar o sorrizo das pessoas de uma criança! se um dia algum adolecente entrar em sua casa e por a arma em sua cara, lembra-se ele poderia ser um artista baloeiro e perdendo seu tempo construindo um balão e não aqui com a arma na minha cara

carlão negão disse...

vélho antes de conhecer o balão eu era perdido em tudo que vc imaginar. então conheci o balão! não tinha mais tempo para fazer os erros que cometia, pois queria me dedicar a esta arte. em 98 me tiraram isto algo que me tirou dos erros! porque me sentia um artista onde podia fazer as pessoas aplaudirem por algo que tive se feito, onde podia tirar o sorrizo das pessoas de uma criança! se um dia algum adolecente entrar em sua casa e por a arma em sua cara, lembra-se ele poderia ser um artista baloeiro e perdendo seu tempo construindo um balão e não aqui com a arma na minha cara