segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aumentos para militares esconderiam quebra da anistia, reengenharia e atraso no reequipamento

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/


Por Jorge Serrão

Mesmo sendo vista com preconceito pelos militares, por seu passado de guerrilheira, a Presidenta Dilma Rousseff resolveu jogar para as Legiões. Embora pareça um lance teatral, Dilma já pediu à equipe econômica priorize a recomposição salarial das Forças Armadas. A armadilha é que o aumento pode servir de tática para adiar, o quanto der, o reequipamento do Exército, Marinha e Aeronáutica. O curioso é que os militares estão prontinhos para cair no golpe.

A máquina de propaganda de Dilma já espalhou que a presidenta ficou muito incomodada com uma reportagem mostrando militares de alta patente com salários bem inferiores aos de porteiros do Senado Federal. A tese governamental é de que pouco adiantaria gastar bilhões dólares com equipamentos, sem antes recuperar a autoestima dos militares, equiparando-os aos demais integrantes das carreiras de Estado. Para ter o aumento, em contrapartida, os militares teriam de aceitar um plano radical de reengenharia das três forças, diminuindo gastos com cargos de confiança.

O docinho no bolso dos militares também pode ser uma tática de Dilma para lhes impor, logo em seguida, obediência irrestrita, e sem reclamações, a teses como a Criação da Comissão da Verdade e um jeitinho brasileiro para reinterpretar a validade da Lei de Anistia, escolhendo alguns expoentes ainda vivos da dita-dura para servires de bodes expiatórios. Se isso acontecer, a recuperação do soldo pode ter um saldo amargo para os militares.

Bala no trilho

A Presidenta Dilma Rousseff definiu como prioridade absoluta de seu governo a construção do Trem de Alta Velocidade ligando Rio de Janeiro-Campinas-São Paulo.

Todas as negociações políticas-empresariais de Dilma, nos bastidores, tratam do assunto.

Até o Google, com seus poderosos satélites, já estaria colaborando com o governo para definir a rota mais perfeita para o trem-bala.

Erro de amigo

A Veja desta semana publicou uma interessante reportagem sobre a influência do megapecuarista José Carlos Bumlai nos negócios promovidos durante o governo do amigo Lula da Silva.

O curioso é que a revista não deu o merecido destaque de primeira página para a matéria que revela que Bumlai tinha um escritório em um hotel a dois quilômetros do Palácio do Planalto - onde tinha entrada franqueada pelo Gabinete de Segurança Institucional, sem precisar ser anunciado previamente.

A Veja preferiu estampar na capa outro amigo de Lula, o ditador libanês Kadafi, novamente apresentado como um dos demónios do mundo...

Listinha do Oscar

Confira os vencedores da 83a edição do Oscar:

- Melhor filme - "O Discurso do Rei"

- Melhor diretor - "O Discurso do Rei" (Tom Hooper)

- Melhor atriz - Natalie Portman ("Cisne Negro")

- Melhor ator - Colin Firth ("O Discurso do Rei")

- Atriz coadjuvante - Melissa Leo ("O Vencedor")

- Ator coadjuvante - Christian Bale ("O Vencedor")

- Roteiro adaptado - "A Rede Social" (Aaron Sorkin)

- Roteiro original - "O Discurso do Rei" (David Seidler)

- Filme de língua estrangeira - "Em um Mundo Melhor" (Dinamarca)

- Filme de animação - "Toy Story 3"

- Canção original - "We Belong Together" de "Toy Story 3" (Randy Newman)

- Trilha sonora original - "A Rede Social" (Trent Reznor, Atticus Ross)

- Edição - "A Rede Social" (Angus Wall, Kirk Baxter)

- Cinematografia - "A Origem" (Wally Pfister)

- Mixagem de Som - "A Origem (Lora Hirschberg, Gary A. Rizzo, Ed Novick)

- Edição de Sim - "A Origem" (Richard King)

- Efeitos visuais - "A Origem" (Paul Franklin, Chris Corbould, Andrew Lockley, Peter Bebb)

- Direção de arte - "Alice no País das Maravilhas" (Robert Stromberg, Karen O'Hara)

- Figurino - "Alice no País das Maravilhas" (Colleen Atwood)

- Maquiagem - "Lobisomem" (Rick Baker, Dave Elsey)

- Documentário - "Trabalho Interno"

- Documentário curta-metragem - "Strangers No More"

- Curta-metragem - "God of Love"

- Curta-metragem de animação - "The Lost Thing"

Valeu, Ronaldinho

O cara já entrou para a História do Flamengo.

Mesmo longe de sua boa forma física, Ronaldinho provou ontem, no Engenhão, que técnica não lhe falta, com mais um golaço em cobrança de falta.

Primeiro título com o manto sagrado rubro-negro, e motivação para voltar à seleção na hora certa...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Fevereiro de 2011.

7 comentários:

Adaulino Rocio disse...

Caro Jorge.
Sou Suboficial da Aeronáutica, reformado, e gostei do teu comentário sobre o suposto reajuste dos militares. Acredito que nada vem de graça, e teremos que pagar o ônus dessa benevolência. Repassei na íntegra teu texto para a Tribuna Livre do Reservaer, site exclusivo dos militares da reserva da Aeronáutica.
Abraços.
Adaulino

Anônimo disse...

Eu queria saber, que ônus que terei que pagar dessa dita "benevolência" .No ano de 1964 eu era um bebê, ainda mamava na mamadeira e nos seios de minha mãe.Como posso ser resposabilizado por algo que não participei, que venha o aumento , pois, nada fiz para não merecer.

Anônimo disse...

Sou militar da reserva remunerada, tendo incorporado no Exército Brasileiro nos anos 70.
Não matei, não torturei, não escondi cadáveres, não descumpri a Lei.
Não usei documentos falsos, não fiz parte de grupos que praticavam atos ilegais, não me vali de fazer parte de qualquer grupo para merecer qualquer tipo de privilégio, não usufruí do ilegal.

Portanto, creio eu, se quiserem reavaliar a legalidade da Lei da Abnistia, tal reavaliação deve valer para os dois lados, a esquerdae a direita.

Quanto à Sra. DILMA, até que faça algo de errado no exercício do cargo de Presidenta, devidamente comprovado, conta com todo o meu apoio para que faça um govêrno excelente, em prol de todos os brasileiros.

O que ela fez antes não interessa.
Comparo-a a um soldado egresso de uma instituição como a FUNABEM, por exemplo. Enquanto "di menor" cometeu atos que ao atigir a maioridade são "anistiados".
Incorporados nas Forças Armadas Brasileiras, tenho muitos amigos dessa origem, que mesmo tendo sido infratores enquanto menores, atingiram o Oficialato e contribuíram sobremaneira comas Forças Armadas e a Pátria.

Sendo assim, sua intenção de valorizar os militares não pode ser interpretada como tentativa de "comprar as consciências".

Estou perfeitamente de acordo com a idéia de que nada adianta, para qualquer Força Armada, de qualquer país, possuir centenas de supersõnicos do mais avançado tipo se os pilotos são mal remunerados.

O soldado precisa comer.

É a profissão que mais mantém o profissional afastado de seu lar.

Quando o soldado sai de casa, para que possa cumprir uma missão em toda a sua plenitude é necessário que tenha a tranquilidade de que sua família não se encontra passando necessidades,

Tenho dito.

Anônimo disse...

ORA, DEIXEM DE BLÁ, BLÁ, BLÁ!
MESMO SEM QUALQUER AUMENTO, JÁ EXISTE A QUEBRA DA ANISTIA, O SUCATEAMENTO E AS MUDANÇAS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS FFAA.

O QUE VOCÊS PENSAM QUE É A "COMISSÃO DA VERDADE", A "NOVA LEI QUE FOI APROVADA (SOB A ÉGIDE DO MINISTRO DE DEFESA - NELSON JOBIM)TIRANDO O PODER DOS MILITARES, PASSANDO-O ÀS MÃOS DOS CIVIS DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FFAA) E O RECENTE CORTE NO ORÇAMENTO, CANCELANDO A COMPRA DOS NOVOS AVIÕES DE DEFESA DA AERONÁUTICA?

Washigton Serrra disse...

Eu não entendo essa briga rancorosa revanchista de acusações sem fim.
Houve uma guerra interna, houve baixas dos dois lados, querem esclarecimento de abusos para documentar da para historia? Tudo bem, que se apurem os dois lados, será que o povo é tão burro a ponto de não entender que quem acusa com rabo preso teme expor seus erros, todos falam de ditadura e o povo menos esclarecido não entendem que ditadura é um governo ditado por uma só pessoa.
No país na época do governo militar, havia a corte suprema (STF) câmara, senado e todas as leis aplicadas na época passavam por eles. Outra coisa: não havia na época cidades loteadas por bandidos, e os políticos temiam ser descobertos com suas subtrações do erário, porque sabiam que seriam punidos. hoje eles até se envaidecem de fazer parte dos mensalões,mensalinhos e outros adjetivos que qualificam roubo de políticos.
Quanto à presidenta Dilma, não tem pra onde correr, ela é o comandante supremo das forças armadas e o maior servidor publica do país, ela sabe que no passado quando ela defendia seus ideais, combateu soldados que nem sabiam por que estavam lutando aquela guerra, cumpriam ordem de defender sua pátria e por ela morreram muitos.
Quanto a sumiço de pessoas ocultação de cadáver torturas, eu entendo que os dois lados deveriam dar sim uma explicação a sociedade, mas sabemos que as águas passadas não moveram moinho. voltando a presidenta sugiro deixar ela trabalhar e vamos ver se os ideais que lutou no passado eram de verdade para um país melhor.
A bola é dela vamos deixar de fazer juízo de valor por coisas que na época não fazíamos parte da historia.
Eu sou militar da reserva de 1972, não participei de nada que não me deixe dormir o que me desonre.

Lamento a falta de coragem das partes em ficar usando esse fato para se mostrar melhor que o outro.

O fato é que hoje quem cometeu erros no passado. deixaram o castigo para quem nem sabe porque estar pagando.

washington

Anônimo disse...

Cara, quem foi o autor deste texto? Penso ser um babaca de um aviador que já tem altos salários (um colega meu aviador ganha, só com diárias, mais de 20 mil dilmas) ou um oficial-general, daqueles prestes a botar um pijama, que pensa que militar vive de medalhas (sim, um palhaço de um brigadeiro já disse isso....fdp). Eu quero que os caças se explodam. Quero que prendam os ditadores. E quero meu aumento de salário.

AURÉLIO disse...

FUI PARA A RESERVA A 5 MESES . SOU CABO DA AERONALTICA FUI MANDADO EMBORA EM 91 E POS FORÇA JUDICIAL VOLTEI EM 95 COMO JÁ DISSE FUI PARA A RESERVA E ESTE MALDITO PROCESSO AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO. NÃO FUI PROMOVIDO MESMO TENDO FEITO O CURSO PARECE QUE OS CABOS DA AERONALTICA SÃO INVISIVEIS : GARANTO SOMOS DE CARNE SANGUE E SENTIMENTOS.