quinta-feira, 15 de março de 2012

Amorim driblado: Enzo reúne Generais para avisar que não haverá punições para quem aderiu a manifestos

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, não será atendido sua ordem de punir militares na reserva que exerceram seu direito à livre expressão. Não receberão qualquer punição os que assinaram o manifesto “Alerta à Nação” – escrito em desagravo ao “Manifesto Interclubes Militares” e que foi “censurado” pelo Governo Dilma Rousseff. A promessa de que não haverá punidos foi do Comandante do Exército, General Enzo Peri, em reunião fechada com oficiais da ativa e generais na reserva, segunda-feira passada, no “Forte Apache”, em Brasília.

Um resumo do conteúdo do encontro foi passado, para e-mails e grupos de militares, pelo General de Exército na Reserva Antônio Medeiros, com a seguinte observação: “Não me pediram reserva a respeito, portanto eu, também, não lhes peço”. Além de três dos quatro atuais Ministros do Superior Tribunal Militar, estavam presentes 20 dos 29 Generais de Exército da Reserva que residem em Brasília. Todos foram recebidos pelo Comandante Enzo e pelos membros do Alto Comando da Ativa que servem na Guarnição da Capital. Após um papo descontraído e o cafezinho de praxe, a reunião ocorreu ao auditório do Gabinete.

No encontro, Medeiros informou que ouviu do General Enzo: “Ele teceu comentários sobre O manifesto do Clube Militar e ao artigo do Marco Felício em apoio ao citado manifesto. Nesse contexto, foi levantado o NÃO CONSENSO entre os três Clubes Militares, a INOPORTUNIDADE do surgimento do Manifesto (sem citar os motivos), bem como OS TERMOS apresentados nos textos dos já citados documentos. Ademais, o Cmt nos informou sobre a sua exclusiva responsabilidade em resolver o impasse e que ninguém seria punido pelo fato de ter subscrito o artigo do Felício. Essa Conversa foi objetiva e sintética”.

O General Medeiros reproduziu seu pronunciamento no final da reunião: “Externei a minha posição, de quem assinou o artigo do Marco Felício, e que, contrariando as palavras do Min Defesa, entende que não o havia ofendido, nem tampouco cometido alguma transgressão. Por oportuno, li o trecho, já remetido a vocês, que finaliza com as palavras PARA FAZÊ-LO. Acrescentei, ainda, que ele (Min Def) e o Sr CMT (!), NÃO TINHAM AUTORIDADE, NEM LEGITIMIDADE para mudar as decisões do Clube Militar”.

Medeiros acrescentou: “Além disso, falei que ele, Cmt, por ter pedido a retirada do manifesto do site do CM e o Tibau por tê-lo atendido, FORAM OS RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA CELEUMA. Aproveitei, também, a oportunidade para dizer que nós, da Reserva, nos sentimos ofendidos e desconsiderados quando tivemos a infelicidade de ler na mídia as palavras do ex – presidente Lula, na Colômbia, dizendo que: O MILITAR BRASILEIRO É FACILMENTE CONTROLADO, BASTA LHE OFERECER QUALQUER MIGALHA. E o pior, aceitamos essas ofensas sem dizer nada!”

Medeiros relatou que, depois dele, falou o General Benito sobre a Comissão da Verdade, enfatizando os pronunciamentos das duas Ministras. “Em seguida, o General Max Hoertel reclamou sobre a troca de nome de uma rua em Porto Alegre. O General Fernades, do STM, fez comentários semelhantes aos do General Benito, e, por último, falou o General Magioli, argumentando não ter assinado o Manifesto, baseado em duas premissas consideradas por ele como falsas: uma seria a de que o Min Def teria dado “ordem” ao Gen Enzo para determinar a retirada do manifesto do site do CM, e a outra seria a de ter passado a responsabilidade ao Cmt Ex para punir os que subscreveram o artigo do Felício. Segundo o Magioli, se isso tivesse acontecido, o Enzo teria colocado o seu cargo à disposição”.

Segundo o General Medeiros, outras quatro intervenções foram muito interessantes: “1ª - O General Paiva Chaves, bastante sintético, disse não ter gostado do texto do Manifesto do Clube, entretanto, o Clube Militar não podia sofrer ingerência das autoridades já mencionadas. 2ª - O General Raposo perguntou sobre a suspensão das festividades do 31 Mar. A resposta do Cmt não foi convincente”.

Ainda de acordo com relato de Medeiros: “3ª - O Gen Montedônio, após afirmar que havia assinado o artigo do Felício, mas que seu nome não havia aparecido nas últimas relações por problemas de computador, lembrou que precisamos nos unir a fim de evitar, por todos os meios, uma cisão na Instituição. Ressaltou, ainda, as contantes investidas sofridas pelo Exército e que temos de rebatê-las”.

O General continua no texto enviado por e-mail: “4º - O General Cerqueira do STM, fez uma observação muito oportuna sobre a Comissão da Verdade. Ele se referiu à possibilidade de surgirem duas vertentes advindas de um relatório manipulado. Uma é, no mínimo, com o intuito de denegrir a figura de muitos militares que passarão a ser vilipendiados através da mídia e a outra, pior do que a primeira, é conseguir tamanho respaldo na opinião pública que permita entrar com uma ação no STF, a fim de obter a revisão da lei da anistia”.

O General Medeiros fez uma sintética e nada otimista avaliação do final do encontro com Enzo Peri, ministros do STM e demais Generais de Exército na Ativa: “Prezados amigos, eu saí muito preocupado da Reunião, principalmente, por testemunhar uma difícil situação pela qual está passando nosso Comandante. Ainda, não sei como ajudá-lo, mas precisamos, desde já, CERRAR FILEIRAS EM TORNO DO MESMO a fim de EVITAR UMA POSSÍVEL CISÃO NO NOSSO QUERIDO EXÉRCITO”.

Serenidade, Presidenta!

Resumo da Ópera que o Alerta Total tem obrigação de fazer.

Se a Presidenta Dilma Rousseff não retomar seu equilíbrio emocional, mais grave crise militar desde 1985 só tende a se agravar e ter um desfecho inesperado.

Dilma precisa colocar um ponto final na confusão gerada pelas declarações fora-da-lei de duas de suas ministras e pela tentativa anti-democrática e intimidadora de seu Ministro da Defesa em pedir punição para os militares na reserva que assinaram manifestos que desagradaram ao governo.

Se Dilma não retomar sua serenidade, parando de arranjar brigas com militares, com sua base aliada e até com seus inimigos internos no PT, sua gestão corre o risco de acabar antes do tempo.

Bronca é...

Para inspirar Dilma, uma frase do falecido deputado Luiz Eduardo Magalhães, filho do também falecido ACM, sempre recomendando a seus assessores e amigos que evitassem lhe trazer problemas gerados por brigas inúteis:

Bronca é ferramenta de otário”.

Ou Dilma contém as broncas, dela e de seus ministros e ministras, ou várias crises poderão inviabilizar seu governo, em curtíssimo prazo.

Criador do caso

No Alerta Total de 6 de março, informamos que, nos bastidores da inteligência militar, circulava uma versão para a manobra desastrada do governo que resultou na mais grave crise militar desde 1985, quando o General João Batista de Figueiredo deixou o Palácio do Planalto pela garagem.

Um movimento de bastidores promovido pelo ex-ministro José Dirceu, em retaliação à Presidenta Dilma Rousseff, teria motivado as declarações de duas ministras pela revogação da lei de anistia e em favor da ação revanchista da Comissão da Verdade:

http://www.alertatotal.net/2012/03/militares-tem-versao-de-que-jose-dirceu.html

Campanha em marcha

Ganha corpo, entre militares na reserva, uma atitude organizada para o próximo dia 31 de março:

“BRASILEIROS E BRASILEIRAS, NO DIA 31 DE MARÇO, NÓS QUE NÃO SUPORTAMOS MAIS OS ANÕES DO ORÇAMENTO, OS MENSALEIROS, OS PIZZAIOLOS, OS DISTRIBUIDORES DE PANETONE E OS BANDIDOS DAS GANGS VERMELHAS. VAMOS DEPENDURAR EM NOSSAS JANELAS UMA BANDEIRA DO BRASIL E, SE SAIRMOS À RUA, FAÇAMO-LO COM UMA CAMISA VERDE OU AMARELA DE MODO A MOSTRARMOS QUE, SE "ELES VIEREM, POR AQUI NÃO PASSARÂO!!!. EU JÁ COMPREI A MINHA BANDEIRA, NÃO É CARA NO PREÇO, PORÉM, SEU VALOR É TRANSCENDENTAL POR TUDO QUE ELA REPRESENTA PARA NÓS, PARA O POVO DESTA TERRA QUE COLOCA O BRASIL ACIMA DE TUDO!”.

Um dos líderes da iniciativa cívico-patriotica é o Coronel na Reserva Paulo Ricardo da Rocha Paiva.

Demo Day

Empresários como Armínio Fraga (Gávea Insvestimentos) e Julio Vanconcellos (Peixe Urbano) participam nesta sexta-feira, no Jockey Club do Rio de Janeiro, da 21212 Digital Accelerator, primeira aceleradora de negócios binacional, apresenta ao mercado 10 times de empreendedores brasileiros que desenvolveram projetos com alto potencial na área digital.

O Demo Day, será uma oportunidade para que as start ups divulguem seus negócios para investidores nacionais e internacionais.

Segundo Marcelo Sales, um dos criadores da 21212 Digital Accelerator, a estimativa é de que juntas, as 10 empresas, faturem R$ 20 milhões e, em cinco anos, R$ 200 milhões.

Neymar é brinquedo sim...

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, lança nos próximos dias o personagem Neymar - que negocia entrar em importantes mercados do Oriente, como China, Japão e Indonésia, e fez campanha para o Pelezinho ser mascote extra-oficial da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

É a nova tacada de Maurício que tem mais de 50 anos de carreira do quadrinhista e empresário que tem acima de 200 personagens na bagagem e contrato de licenciamento com 20 fabricantes de brinquedos, além de 290 produtos do segmento estampando suas criações.

A revelação sobre o novo personagem aconteceu durante jantar na casa do presidente da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synesio Batista da Costa, na última terça.

Deseducação

O ministro Aloísio Mercadante, da Educação, fez um apelo aos deputados para que o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) seja aprovado na Câmara ainda no primeiro semestre deste ano:

Precisamos construir um pacto suprapartidário em torno das diretrizes da educação antes que haja desmobilização em razão das eleições do segundo semestre”.

Mercadante está embananado com prefeitos e governadores da base amestrada, porque eles se recusam a pagar os R$ 1.445,00 do novo piso nacional dos professores.

Visão federalista

Oportuna entrevista de Thomas Korontai, Presidente Nacional do Partido Federalista, ao Programa Regina Calixto.

O Partido Federalista, ainda em formação, é uma das entidades que defende a liberdade individual tão atacada pelo globalitarismo:

http://www.youtube.com/watch?v=gh1Xr1NDouk

Visão apocalíptica

José Junior, criador do AfroReggae, reclama que anda muito preocupado com sua segurança, na entrevista para a revista Alfa deste mês:

Se alguma coisa me acontecer, foi o pastor Marcos o responsável”.

Marcos é um pastor da igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias – que promove iniciativas de inclusão de bandidos e traficantes idênticas ao AfroReggae.

Só para os animais?

A PetMinato, empresa brasileira de alta tecnologia e inovadora no lançamento produtos para o mercado pet, apresenta o Pipi Gel.

O produto é indicado para absorver a urina dos animais instantaneamente, além de desodorizar o piso.

O Pipi Gel transforma a urina em um gel seco que pode ser varrido ou aspirado, evitando o contato direto das mãos e facilitando a limpeza do piso.

O produto é só para os bichinhos, e os animais políticos lá da Ilha da Fantasia não devem utilizá-lo em momentos de aperto, como as das recentes crises...

Moda do divórcio

Em 2011, os cartórios de notas do Estado de São Paulo realizaram 13.909 divórcios.

O número é 48,3% maior que o registrado em 2010.

O negócio agora é descobrir por que os paulistas se separam tanto...

Mostra ecológica

De 15 a 22 de março, a cidade de São Paulo recebe a 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Serão exibidos mais de 40 filmes, de longa a curta-metragens, além de ficções e documentários. Paralelamente ao evento acontecem debates entre convidados e o público.

A entrada é gratuita e a programação se divide nas salas do Cine Sabesp, Cine Livraria Cultura e no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Papa na telona

Depois de ser apresentado em Cannes e na Mostra Internacional de Cinema de SP, no ano passado, HABEMUS PAPAM, de Nanni Moretti, chega ao circuito comercial, no dia 16 de março, pela Vinny Filmes.

Habemus Papam, que estreou na mostra competitiva de Cannes, humaniza de forma genial e tocante o Vaticano ao revelar o medo, a dúvida, a angústia e a vulnerabilidade dessas figuras “divinas”.

Moretti também desvenda todo o processo de eleição de um novo papa, os bastidores e todo a confidencialidade que faz com que esta poderosa estrutura, o Vaticano, funcione.

História das coisas

Hoje se comemora o Dia do Consumidor.

Melhor que comemorar, é ver este interessante documentário de 21 minutos sobre os perigos do consumismo: A História das Coisas, de Annie Leonard:

http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k

Felizes 93 anos de idade...

A escritora, dramaturga, ícone da literatura infanto-juvenil, Tatiana Belinky festejará seu 93º aniversário, logo mais, no programa Livros em Revista.

O programa também estará festejando seu 4º aniversário.

Basta acessar http://www.clictv.com.br/, nesta quinta-feira, às 17h.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 15 de Março de 2011.

9 comentários:

Ronald disse...

É ótimo saber que a vontade do nanico esquerdista não será atendida. Podemos assim dizer que os defensores da Pátria deram uma banana para aquele megalonanico.
Só no Brasil da Ptralhada escroque e escrota que um pária da esquerda é escolhido para ser minsitro da defesa e os militares agoram mostram o quanto respeitam esse pulha.
Muito bom.
Muito bom demais.
Excelente.
Eles que venham, por aqui não passarão !!!!!!!! Hehe

Anônimo disse...

"... sua gestão corre o risco de acabar antes do tempo."

Estou torcendo que esta frase seja realidade muito em breve, antes do 'tempo' 'della' no 'puder'.

Abraços e boa sorte, Prezado Jornalista Jorge Serrão.

Anônimo disse...

Jorge

Raramente fiquei tão surpreendido na minha vida com o que escreveu, que o Comandante do Exército, General enzo peri afirmou não receberão qualquer punição os que assinaram o manifesto "Alerta à Nação" – escrito em desagravo ao "Manifesto Interclubes Militares" e que foi "censurado" pela terrorista soviética!

Que jogo de cintura! Puxa vida! Lambe saco do jobim deu uma de macho ou os generais lhe disseram que se portasse como homem, como militar, como general senão levava uns valentes açoites?

Espero que a dilma se deixe de mais m**das e fique calma, muito calma e se preocupe em recuperar nossa economia principalmenre nossa rara industria outrora virada para a exportação que lulla quebrou valorizando estupidamente o real e, acabando com a parceria comercial previligiada com a China!

Ela que saiba ler nas entrelinhas!

Gostei da noticia! Puxa vida! Ainda temos generais!

Fellippe Menezes disse...

Sugestão para a tal campanha em marcha: criem um evento no facebook e outras redes sociais e espalhem, como foi feito nas famosas marchas contra a corrupção.

Os militares da ativa não podem se manifestar, mas seus familiares e a sociedade em geral podem se manifestar por eles!

Governantes não tem medo de algum segmento da sociedade separado ou dos militares, eles tem medo do povo, dos eleitores unidos e conscientes.

Vamos fazer barulho com quem mais quiser se alinhar a nós que
podem vir mas não passaram e terão que nos ouvir.

Fellippe Menezes disse...

Sugestão para a tal campanha em marcha: criem um evento no facebook e outras redes sociais e espalhem, como foi feito nas famosas marchas contra a corrupção.

Os militares da ativa não podem se manifestar, mas seus familiares e a sociedade em geral podem se manifestar por eles!

Governantes não tem medo de algum segmento da sociedade separado ou dos militares, eles tem medo do povo, dos eleitores unidos e conscientes.

Vamos fazer barulho com quem mais quiser se alinhar a nós que
podem vir mas não passaram e terão que nos ouvir.

Anônimo disse...

Sugestão para a tal campanha em marcha: criem um evento no facebook e outras redes sociais e espalhem, como foi feito nas famosas marchas contra a corrupção.

Os militares da ativa não podem se manifestar, mas seus familiares e a sociedade em geral podem se manifestar por eles!

Governantes não tem medo de algum segmento da sociedade separado ou dos militares, eles tem medo do povo, dos eleitores unidos e conscientes.

Vamos fazer barulho com quem mais quiser se alinhar a nós que
podem vir mas não passaram e terão que nos ouvir.

Fellippe Menezes

Maria Luciene disse...

kkkkkkkkkkkkk, os comunistas terão que engolir o manifesto. Mas, eu já logo imaginei, que não haveria punição, qdo o tal ministro amorim, disse que isto ficaria a cargo do Comandante do Exército, logo percebi, fez barulho e depois passou o abacaxi, aos Generais da ativa. Bom, vamos agora apoiar o movimento do dia 31 de março. SALVE O EXÉRCITO!! SALVE O GENERAL MÉDICI!!!!!!!!

Martim Berto Fuchs disse...

Não serão somente militares que vestirão uma camisa verde e amarela dia 31 de março. Este era um assunto que para o bem do Brasil deveria estar encerrado, mas se os derrotados de 1964 querem voltar ao tema, então voltaremos.
Estão há 9 anos no Poder e ainda não justificaram à que vieram. Salvo os indicadores manipulados, e a realidade do bolsa-família, no mais, regredimos.
O pior é que no nosso sistema político, onde os candidatos nos são impostos pelos partidos, não vislumbro nenhuma chance de mudar este quadro. Ou na atual oposição alguém ganharia uma eleição sem fazer concessões e conchavos espúrios ?

http://capitalismo-social.blogspot.com/

Anônimo disse...

Apoiado.