sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ação preventiva contra venda oficial de maconha no Uruguai acelera queda de Lugo, leniente com tráfico

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão

Movimentos institucionais rápidos - como a manobra política que deve tirar Fernando Lugo da Presidência do Paraguai sem grandes rupturas - podem se repetir em outros países do Continente? Podem, sim, com maiores chances em uns países e menores em outros. Por isso, atônitos e amedrontados, ministros das relações exteriores dos membros da União das Nações da América do Sul fazem logo mais, em Assunção, uma reunião de emergência para tentar deter o impeachment do bispo Paraguaio.

Lugo é acusado de “mau desempenho de suas funções”. A “desculpa” foi a péssima condição política de um conflito em que morreram 17 policiais e camponeses. Na verdade, por trás da quase certa queda de Lugo está a leniência e conivência da gestão dele com esquemas do crime organizado na produção de drogas. A permissiva estatização da venda de maconha no Uruguai – cuja repercussão em favor da criminalidade e dos esquemas mafiosos é previsível – desencadeou e pode acelerar um processo de “faxina” entre os podres poderes dos países da América Latrina.

Organismos internacionais de repressão ao comércio ilegal de drogas não viram com bons olhos a decisão do governo uruguaio, anunciada quarta-feira passada, de legalizar a venda de maconha “apenas” para quem mora naquele país. Inédito no mundo – mas apoiado por esquemas globalitários, como os liderados pelo ex-presidente brasileiro FHC -, o governo do Uruguai avalia que é “perfeitamente administrável” um mercado que tem 75 mil usuários mensais da droga.

A produção de maconha sob controle do Estado é uma perigosa “inovação”. Ainda se mais se os poderes estatais estiverem sob hegemonia do Governo do Crime Organizado – como acontece em vários países. Quem garante que o sistema estatal garantirá a produção da droga? Se não der conta, quem será o fornecedor externo? Só a permissão oficial ao consumo pode degenerar em incentivo para serem gerados mais dependentes.

O fenômeno Lugo é sintomático. Desgastado pessoalmente com o tratamento de um câncer, o presidente paraguaio foi detonado politicamente muito depressa, sem maiores rupturas institucionais, seguidos de golpes militares tão comuns em tempos recentes. A câmara dos deputados paraguaia aprovou o afastamento dele em tempo recorde. Também em alta velocidade, o Senado abriu um processo de impeachment que será votado hoje à tarde.

O caso paraguaio é um aviso-lição para o resto do continente: tumores politicamente malignos podem ser extirpados (do poder) sempre que for conveniente ou necessário.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 22 de Junho de 2012.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jorge

A louca terrorita que não gosta de homens, enviou o chanceler antonio patriota para o Paraguai afim de impedir a destituição do pedofilo lugo.

Isso segundo normais internacionais, è uma clara ingerência nos assuntos internos de outra nação. Uma clara violação da soberania de outra nação.

Até onde vai a loucura dessa louca terrorista que não gosta de homens?

Já agora, como è que o fdp do canceroso amigo de peito do maluf, consegue pagar do seu próprio bolso tantos voos em jatinhos se sua aposentadoria è baixa para isso? E quem lhe pagou a estadia e o gabinete do Sirio-Libanês do PT? Foram as Tetas da Viuva?

Será que a nossa FAB, Taxis Aéreos do PT e dos corruptos faz isso gratis? E para os restantes ex-presidentes?

Já agora falando do fdp do canceroso, leia o que ele disse sobre maluf:

"Durante a campanha das Diretas Já Lula se referiu assim a Maluf: "O símbolo da pouca-vergonha nacional está dizendo que quer ser presidente da República. Daremos a nossa própria vida para impedir que Paulo Maluf seja presidente".

Cara safado sem vergonha!

Pode ler mais aqui no Blog do Merval:

http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/posts/2012/06/20/farsa-historica-451350.asp

Anônimo disse...

Para quando a destituição da dilma? Por outras palavras, sua queda? Esse "poste" foi eleita através de urnas eletrônica comprovadamente 100% manipuláveis e incrivelmente por "lei", não podem ser abertas ou haver recontagem de votos.

Depois, foi chefe da casa civil do fdp do canceroso, lugar antes ocupado pelo espião cubano dirceu e o palocci, ambos destituídos por corrupção. E ela não? Trabalhou com e para um psicopata corrupto que faz da anomia, seu lema de honra. Ninguém quer investigar?

Agora ao encerrar o rio+20, convidou todos para a Copa e as Olimpíadas! Para isso há dinheiro? E a Saúde? E o SUS? E os hospitais sem equipamento? Tabelas dos médicos com preços ridículos. Salários de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, são uma vergonha! Mas ela só pensa na Copa e Olimpíadas? Isso è saber governar? Que se phoda o brasileiro cidadão de 2ª classe quase 193 milhões tirando os politicos e juizes?

Sua tropa de choque ou seu exercito, os terroristas do MST, ocupam e destroem propriedade privada e publica sem nunca a policia ou o exercito terem sido enviados para reporem a legalidade. Esses terroristas do MST, nunca responderam em tribunal por nenhum dos seus atos terroristas como depredações, roubos e assassinatos. Isso è saber governar? Manter seus terroristas bem longe dos tribunais? Tem uma lei sua publicada quando era chefe da casa civil desse psicopata canceroso, onde se algum MST plantasse nem que fosse uma alface numa fazenda ocupada e outro terrorista como ele testemunhasse esse feito heroico, ele não podia ser acusado de nada! Pode? Loucura que confirma sua loucura!

Democracia não è seu forte nem jamais será, pois visitou Cuba e nada falou contra a falta dos direitos humanos. Defende hugo chavez e sua democracia que o psicopata canceroso soube elogiar.

Tem muito mais coisas por aí, mas disso os jornalistas estarão mais à vontade para escreverem.

A proposito, os EUA foram os primeiros a reconhecer o novo Presidente do Paraguai. Quem sabe se não fariam o mesmo por aqui conosco?

Anônimo disse...

Tem muito militar que das duas uma, ou è melancia ou è imbecil demais para ser militar. Vá o diabo e faça a escolha.

"Uma sindicância do Instituto Militar de Engenharia (IME) decidiu punir administrativamente o oficial que exigiu de recrutas a compra de um "enxoval" para a prestação do serviço militar obrigatório.

Os familiares dos recrutas compraram shorts, camisetas brancas, tênis, meias, sunga e chinelos, além de pratos, talheres e copos, sabonetes e papel higiênico."

(...)

http://oglobo.globo.com/rio/pedido-de-enxoval-no-ime-tera-punicao-5295650