sexta-feira, 29 de junho de 2012

TSE libera geral e permite que políticos com contas reprovadas possam disputar eleição deste ano

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão

A campanha cidadã em favor de candidatos ficha-limpa sofreu ontem à noite mais uma contundente derrota. Conforme era bastante previsível, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu facilitar a candidatura de políticos que tiveram as contas de eleições passadas reprovadas pela Justiça Eleitoral. Lamentável e preocupante é que a governança do Crime Organizado obteve mais ajudinha do poder Judiciário.

O TSE resolveu que basta uma simples apresentação de conta – aprovada ou não – para que o candidato fique quite e possa disputar o “emprego público” concedido pelo voto popular dos otários. O placar no TSE foi de 4 a 3 - em favor dos políticos contas sujas, que são maioria – representa um triste recuo institucional. O tribunal voltou atrás em uma decisão da própria Corte que impedia a candidatura dos chamados políticos contas sujas.

A maioria apertada dos ministros do TSE cedeu a um pedido do PT e mais 17 partidos para que o TSE reavaliasse a decisão de março deste ano (também por 4 votos a 3), condicionando a aprovação das contas de campanha para liberar candidaturas. . O voto do ministro José ministro Antonio Dias Toffoli foi decisivo para mais uma derrota da cidadania – flexibilizando-se o princípio moral da ficha limpa para que alguém possa ser candidato a cargo eletivo no Brasil.

Toffoli, Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Henrique Neves votaram pelo restabelecimento da regra aplicada até 2010, em que bastava a apresentação da contabilidade da campanha anterior, sem a necessidade de aprovação. Já a presidente do TSE, Carmem Lúcia, e os ministros Marco Aurélio e Nancy Andrighi votaram pela aplicação da limpeza agora contra os “contas sujas”. Os três e todos nós saímos perdendo...

O mais grave dessa votação de ontem é que ministros do TSE, em indas e vindas, dificultam a aplicação da Lei da Ficha Limpa e votam de forma conivente com os fichas sujas – ignorando que candidato precisa ter, no mínimo, moral e moralidade para disputar uma eleição. Isto é péssimo para a cidadania. E pior ainda para a já desgastada imagem da Justiça no Brasil.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 29 de Junho de 2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

Até quando essa simbiose governativa entre a louca e irresponsável terrorista e o fdp do canceroso?

Brasil merece?

Somos todos macacos metidos numa jaula com dimensões de um continente e esses dois parasitas são nossos tratadores? Seremos assim tão indigentes?

Um não encarna o cargo e o outro não descarna do ex cargo.

Merecemos?

ALBERTO FIGUEIREDO disse...

Meninos e meninas! A parte do povo que usa jornal (prá ler), internet ou revista já sabe de tudo isso e muito mais. Mandar: Vejam isso, vejam aquilo (divulguem)não vai alterar nada, querem fazer alguma coisa que realmente sirva? Vão para as ruas, para a frente do congresso, do STF, TSE, Assembléias, Câmaras, Prefeituras , palácios de governos, e demais coitos, nada conseguirão, esta revolta digital já era esperada, faz parte do jogo, “estão vendo? No Brasil o povo pode reclamar, chamar todo mundo de ladrão, é a liberdade de expressão”, teatro para o mundo, enquanto isso, nos redutos das quadrilhas, o futuro do Brasil vai indo pró brejo, reclamações? Tolice, gente safada não tem vergonha. Deixa este povinho idiota gritar, em outubro ele vai ás urnas e nos concede mais quatro anos de liberdade para roubar, mesmo que não queiram o resultado já é conhecido.As inexpugnáveis urnas brasileiras nos garantirão um futuro tranquilo. Eis a vontade livre e democratica do povo.
Se nã forem as ruas, gritar por socorro, porque o tempo de gritar protestos passou, ou criar coragem e seguir o exemplo que eles mesmo deram, senão souberem como é preguntem o Júlio Maranhão, senão tiver homens e mulheres de coragem para ir falem com ele. Por R$200 mil é arruma gente para encher a praça dos três poderes.
Esta é a única saída, ou, continuar servindo de palhaço para fazer a corja rir.

Anônimo disse...

BRASIL ESTÁ DE LUTO

O BRASIL SÓ TERÁ UM JEITO SE ESSAS LEIS FOREM IMPLANTADAS EM NOSSA LEGISLAÇÃO E NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:

1. PRISÃO PERPÉTUA PARA HOMICIDAS –SEM DIREITO A FIANÇA- SALVO QUANDO ESSE FOR EM LEGÍTIMA DEFESA;

2. SEQUESTRO DE TODOS OS BENS PARA POLÍTICOS & EMPRESÁRIOS CORRUPTOS E PRISÃO DE 20 ANOS DE RECLUSÃO.

3. ACABAR COM A IMUNIDADE PARLAMENTAR –
MANTER SOMENTE NA TRIBUNA;

4. DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 13 ANOS DE IDADE.

5. PRISÃO MÍNIMA DE 30 ANOS DE RECLUSÃO PARA ASSALTO & SEQUESTRO.

6. PRISÃO MÍNIMA DE 10 ANOS PARA CRIMES DE TRÂNSITO E PERDA DA CNH.


“ NÃO VAMOS DEIXAR MAIS AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS CHORAREM PELAS PERDAS DE SEUS ENTES QUERIDOS ....”

NAO SE CALE

Anônimo disse...

Hoje, no Mercosul, dilma falou na democracia.

Que sabe ela de democracia quando pelas armas tentou implantar no Brasil uma impiedosa ditadura soviética?

Airton Leitão disse...

Ganha um doce quem advinhar a que partido pertenceu o ministro Toffoli, que desempatou a ação em favor dos 'contas-sujas', cuja maioria está no PT.

Anônimo disse...

Até quando esta bandalheira vai continuar. Este País tem que resetar e começar de novo