domingo, 24 de março de 2013

Nós, do Exército Brasileiro!


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net 
Por Paulo Chagas

Fomos nós, do Exército Brasileiro, que lutamos nos Guararapes contra o invasor holandês, justificados e motivados pelo sentimento de pátria que o amálgama de raças e o amor à terra fazia surgir.

Fomos nós que asseguramos a Independência, que lutamos na Cisplatina e que defendemos a honra, os interesses, a soberania e o patrimônio da Pátria nas guerras e conflitos internos que abalaram, ameaçaram e fixaram nossas fronteiras e asseguraram a unidade nacional.

Fomos nós que, aliados a antigos adversários, fizemos malograr as intenções expansionistas de Solano Lopes.

Somos nós, do Exército Brasileiro, que temos na consciência o peso da participação na derrubada do Império e que conhecemos a responsabilidade que nos cabe na instauração desta República que, até os dias de hoje, envergonha a história política do Brasil.

Fomos nós que lutamos em Canudos, no Contestado e na 1ª Grande Guerra Mundial. Fomos nós que, ao morrermos movidos pelos ideais "tenentistas", escrevemos a epopéia dos "18 do Forte"

Fomos nós, do Exército Brasileiro, que ajudamos a colocar Getúlio no poder e não o impedimos de implantar o Estado Novo.

Somos os mesmos que, em 35, sofremos na carne a traição e a agressão assassina de comunistas fardados, falsos camaradas, idiotizados pelo internacionalismo vermelho.

Fomos nós que lutamos na Itália e que trouxemos de lá lauréis de bravura e de abnegação que refletem nosso exacerbado amor à  liberdade e à justiça.

Somos os mesmos, os do Exército Brasileiro, que, em MARÇO DE 1964, assumimos a liderança do clamor popular que repudiava a ameaça comunista que, mais uma vez, nos rondava às escâncaras e à sorrelfa, pregando mentiras e preparando o golpe de morte aos valores pelos quais sangráramos em guerras e revoluções.

Fomos nós, do Exército Brasileiro, que lutamos nas matas do Araguaia contra uma guerrilha de lunáticos, preparados por fanáticos da utopia comunista e liderados por falsos profetas que pregavam o ódio e exploravam desigualdades e injustiças que nunca pretenderam ou seriam capazes de corrigir.

Somos os mesmos que,  atônitos, vimos surgir nos grandes centros a ação deletéria, covarde e assassina de terroristas treinados longe da Pátria que, misturados às próprias vítimas, as usavam como escudo e camuflagem. Aprendemos, não sem perdas e sem o sacrifício de pessoas inocentes, a conhecê-los,  a combatê-los e a vencê-los!

Fomos nós que, com o espírito aberto e pacificador de Caxias, assistimos ao retorno dos banidos, dos fugitivos da justiça e dos exilados e que, inocentemente, alimentamos a crença de que, anistiados, voltavam ao convívio e ao aconchego da Pátria para ajudar na construção do Brasil livre, desenvolvido e democrático que o desejo da maioria impunha construir.

Fomos nós, do Exército Brasileiro, que, como Soldados da Paz, arriscamos nossas vidas na África, no Timor Leste e na Bósnia. Fomos nós que, ao levarmos a paz e a solidariedade ao sofrido povo do Haiti, morremos com ele, soterrados no cumprimento do dever.

Fomos nós, do Exército Brasileiro, que conduzimos e executamos as operações que resultaram na retomada de áreas ocupadas por facínoras e traficantes no complexo de favelas do Alemão, devolvendo e assegurando àquelas comunidades os direitos de cidadãos que a covardia, a omissão, os interesses e a conivência de políticos, governantes e até de policiais lhes haviam tirado.

Este rápido, superficial e incompleto passeio pela história de nossos feitos, faz ver que nós, do Exército Brasileiro, desde Guararapes até o "Alemão", carregamos e continuaremos a carregar a herança desses fatos e responsabilidades que não pertencem ao passado ou aos que lá estiveram naqueles momentos, mas a nós todos, soldados de ontem, de hoje e do amanhã, porque é herança de honra, de glória e de responsabilidade!

O que está feito não pode ser mudado e pertence a todos nós.  Não há como apagar a história nem há como fugir à responsabilidade sem deixarmos de ser nós mesmos. Não há ordem ou desconforto, de quem quer que seja, que nos possa fazer esquecer ou ser menos  responsáveis ou orgulhosos dos feitos e fatos que compõem a nossa história, sob pena de termos que abdicar do orgulho de sermos nós, os do Exército Brasileiro!

Que viva a história! Que viva o inesquecível 31 de março de 1964!

Paulo Chagas é General de Divisão na reserva.

33 comentários:

Anônimo disse...

Bravo! Parabéns Gen. Paulo Chagas!
.
Espero que as Forças Armadas estejam atentas e vigilantes, pois, uma vez mais, o Brasil começa a resvalar no abismo tenebroso do totalitarismo.

Anônimo disse...

Mostrem o que valem!

Passado è passado!

Antonino Camelier disse...

Meu General
Sou um Oficial R2, já sexagenário, advogado militante e me considero incluído plenamente no seu artigo, "Nós, do Exército Brasileiro".
Antonino Camelier

Anônimo disse...

General, infelizmente o Brasil esta descendo ladeira abaixo.A corrupção atinge níveis jamais vistos.Esta esquerdalha derrotada no passado, voltou com forca de Erva daninha, corrompendo todos os partidos político.A manipulação dos meios de informação faz parte da doutrina Gransista. O povo inculto esta sendo manobrado por esta ratazana . Pobre Brasil.

Anônimo disse...

Prezado General. Graças as nossas FFAA, o Brasil saudável agradece e aguarda ansioso, ante a necessidade, de novos feitos. Cagliosotro

Ronald disse...

A instituição nº1 do país!

A mais importante e da qual esperamos melhores dias...

Anônimo disse...

Gostaria de ter dinheiro suficiente para mandar ler este texto em horário nobre na rede globo por um locutor tipo Cid Nogueira durante um mes seguido.

Anônimo disse...

Nada como um século após o outro.


Somos nós, do Exército Brasileiro, que temos na consciência o peso da participação na derrubada do Império e que conhecemos a responsabilidade que nos cabe na instauração desta República que, até os dias de hoje, envergonha a história política do Brasil.

Custou caro ter mandado Dom Pedro II embora.

Anônimo disse...

Parabens,General!!!!

Sou de 1980, mas estou pronto pra combater esses comunistas do seculoXXI!!!
Brasil!!!!!!

Anônimo disse...

NÓS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, PODERIAMOS NOS DIAS DE TREVAS DA GANDOLA VERMELHA, PELO MENOS, TENTAR FAZER ALGUMA COISA EM PROL DE NOSSA NACÃO, EU DIGO A BRASILEIRA, JÁ QUE A NAÇÃO XAVANTE, PELO VISTO TEM MAIS VALOR.
PELO AMOR DE DEUS, REAJAM , CRIEM CORAGEM, BUSQUEM NOS SEU ANTEPASSADOS, A FORÇA NECESSÁRIA PRA QUE ESTA GERAÇÃO POSSA TAMBÉM SER GLORIOSA

Joaquim Caldas disse...

Senhor comandante.
Precisamos,unicamente,de um comando coordenado dá as ordens!Senhor!
Aguardamos ao inteiro dispor.

J.G.Mendes disse...

Prezado Gen. Paulo Chagas,

Seu texto espelha a verdadeira história do papel das FFAA.

Contudo, certamente já deve ter notado que há um movimento buscando re-escrever esta história com outras côres e outras "verdades".

E parece que a orquestração é de amplo espectro, pois vemos que quase que diariamente o site do UOL veicula como "notícia" todo e qualquer discussão ou ação que se passa na auto-intitulada Comissão da "Verdade". Por outro lado vimos a apresentação hoje, 24/3, no Discovery Channel, de 2 episódios do "documentário" A Rede Condor, que me parece ter sido financiado pela ANCINE...

jose carlos salles disse...

Não venha com essa de salvador da patria. Se os holandeses tivessem ficado aqui, a história seria bem outra. No paraguai nem adianta falar sobre as atrocidades cometidas pelos Brasileiro e cia. Quem na verdade plantou a mentirosa revolução de 64? O que ela resultou de benefíco ao Brasil? Porque vocês, como defensores da patria, não assumem a responsabilidade hoje, já que estamos nas mãos de bandidos e corruptos? É notório que os americanos não tem interesse, porque estão levando vantagens com suas multinacionais. Eles plantaram a revolução de 64 para tirar proveito hoje.

Anônimo disse...

Parbéns pelo texto. Todavia é bom lembrar que em todas as campanhas o Exército Brasileiro foi apoiado, e muito, pelas Polícias Militares do Brasil.

Anônimo disse...

Nosso país - nosso povo - encontra-se em situação desesperadora no que concerne à segurança pública.Ora, no período de govêrno militar, montou-se estratégia de combate à subversão e terrorismo, cumprindo as FFAA adequadamente com sua missão, neutralizando a canalha comunista. Precisamos novamente dos DOI/CODI, agora contra o crime organizado, drogas,corrupção institucionalizada, etc

jorge bucker disse...


É graças aos SOLDADOS, e não aos SACERDOTES, que podemos ter a religião que desejamos.
É graças aos SOLDADOS, e não aos JORNALISTAS,que temos liberdade de imprensa.
É graças aos SOLDADOS, e não aos POETAS, que podemos falar em público.
É graças aos SOLDADOS,e não aos professores que existe liberdade de ensino.
É graças aos SOLDADOS, e não aos ADVOGADOS,que existe o direito a um julgamento justo.
É graças aos SOLDADOS,e não aos POLÍTICOS, que podemos votar.....

chiquitinho disse...

PARABÉNS GENERAL SÓ FALAT AGORA O POVO CRIAR CORAGEM E IR AS RUAS COMO FOI FEITO EM 64

Anônimo disse...

General,fico triste de ver em que se tornou o nosso pais,mais triste ainda é ver as forças armadas de braços cruzados diante de tantos fatos politicos.servi no 12ºbatalhao de infantaria lotado na terceira compahia de fuzileiros MONTANHA me lembro que faz parte do estatuto militar que o exercito tem por obrigaçoa zelar pela honrra da nossa patria e agir toda vez que a patria amada for ultrajada,nao é o que tenho visto.Que saudade da DITADURA.hoje vejo como o exercito estava certo quem esta no poder hoje sao aqueles quer os militares expulsou no passado,e olha o que estao fazendo!

Edinaldo Fernando de oliveira disse...

O exército Brasileiro é e continuará sendo a única instituição em que o povo brasileiro tem plena confiança. O que seria do brasil e dos brasileiros, se não fossem todas as ações do exército, voltadas para o bem estar e a segurança do povo brasileiro, coisa que não acontece com essa classe política, podre, corrupta e viciada. O brasil está entregue nas mãos de marginais, assaltantes e políticos ladrões, e isto precisa acabar, e para isto acabar, só mesmo com a interferência do exército, assim como foi em 1964. O povo brasileiro só tem em sua defesa, o exército. Portanto, venham em socorro de nós todos, pois estamos precisando muito da sua presença nos destinos do nosso Brasil.

Joaquim Esteves disse...

Meu General,

É gratificante ver que ainda temos homens com a sua coragem e patriotismo.

Meus parabens
Joaquim Esteves

Jeosadaique Carneiro disse...

Senhores só esta faltando um "Comando". Mas ainda faltam, também, alguns itens a serem bem estruturados, mas prevejo que muito em breve, e assim espero, que a história tome rumo diferente. Pelas nossas famílias, pelo futuro da nossa nação.
Ex S1 PA 79-3005-252

Anônimo disse...

SOU CIVIL, DO INTERIOR DO ESADO DE SÃO PAULO, BIRIGUI....UMA VEZ O PRESIDENTE FIGUIREDO VEIO EM NOSSA CIDADE ,ACHO QUE 1983....FOI A COISA MAIS LINDA QUE EU LEMBRO DA MINHA INFANCIA....FOI UMA FESTA NA CIDADE...A NOITE ME LEMBRO DE FICAR NA FRENTE DAS CASAS DO MUI TIO COMENTANDO SOBRE ESTE GRANDE DIA....HOJE COM CERTEZA SE A DILMA FOSSE ATÉ MINHA CIDADE DEIXARIA UM RASTRO DE ENXOFRE....AONDE O BRASIL SE PERDEU?....PARA ONDE IREMOS?SINTO E DESEJO QUE O BRASIL VOLTE A SER O QUE FOI HÁ UM TEMPO ATRÁS.

Anônimo disse...

Pena que o General que vem a público postar sua verdadeiras palavras seja da reserva, mas já é um alerta, tardio , mas um alerta. Li , ali atras que a única INSTITUIÇÃO CONFIÁVEL É O EXÉRCITO, do qual tive o prazer de servir como soldado. É verdade,acredito que ainda podemos confiar no comando Exército e das forças armadas. Mas o carro chefe é e sempre será a farda verde e camuflada, mas acho que esta passando da hora de voltar a agir contra os mesmos ANARQUISTA. Isso não é DEMOCRACIA , ISSO É ANARQUIA, BANDITISMO, ROUBO A CEU ABERTO. Nos falta tudo,e vamos mandar uma fortuna para a DITADURA CUBANA DE FIDEL CASTRO.Nos falta de Educação a saúde. Meu DEUS olhais pelos carentes e simples trabalhadores , que essa gente falou, PROMETEU que ia salvar e que estão morrendo na porta dos prontos socorros, sem nenhuma assistência.

tamura geni disse...

o que o nosso exercito vai fazer pra livrar o brasil desse abismo que entrou como o povo vai poder agir contra esse monti de bandaieira que esta fazerdo no brasil forcas armadas socore o brasil antis que seja tarde demais

Anônimo disse...

Indignado
Grande General está passando da hora de as forças armadas deste país acabarem com a festa desses corruptos bandidos que estão dilapidando o Brasil. O sr. tem razão que liberdade é essa? que democracia é essa? Direitos humanos para bandidos e quem tem esse direito, não o tem. Alguma coisa precisa ser feita urgentemente. Parabéns,os brasileiros honestos e trabalhadores estão de acordo com o seu manifesto, os contra, não querem o bem do Brasil.

Anônimo disse...

Parabéns General.

Este papo furado que a democracia resolve tudo é balela!

Me cansei de ouvir esta história e o que vemos atualmente é o país afundando cada vez mais no lamaçal. Cada um só pensa em tirar proveito da situação e sugar nas tetas da nação.

Basta com este bando de bandidos disfarçados. Bandeiras para nova revolução.

Anônimo disse...

O Exercito deve e tem a obrigação de agir contra a tentativa de instalação de um regime comunista no brasil O PT ESTA QUERENDO TRANSFORMAR O BRASIL EM UM REGIME COMUNISTA DILMA E LULA E TODA OS POLÍTICOS CORRUPTOS DEVEM SER CONDENADOS POR CRIMES CONTRA A NAÇÃO. FORA PT FORA PSDB, FORA PSOL FORA POLÍTICOS.

Anônimo disse...

Infelizmente, nós estamos assistindo um caso correlato, na Venezuela ,em que um coronel deixou legado a um ex-motorista de ônibus…

Meu Deus…

Luz para nosso país.

Mais educaçao e mais saúde.

Anônimo disse...

ESTAMOS HÁ MOBILIZAR UMA GUERRA CIVIL PARA TIRAR OS BANDIDOS DO PODER ESPERO QUE AS POLICIAS EM UM TODO SE AJUNTE CONOSCO O GENERAL ENZO É UMA ABERRAÇÃO PARA O NOSSO PAÍS, MERECE SER EXEMPLADO COM AS DISCIPLINAS MILITARES POR TRAIR NOSSA NAÇÃO.

Anônimo disse...

prezado sr. General Paulo Chagas, recebi por meio do aplicativo whatsapp, na noite de ontem, seu vídeo. O sr. me deu esperanças. estarei com minha mulher e filho na Praça da Liberdade em BH no dia 15 de março. Levarei comigo quantos mais puder. Deus o abençoe por sua coragem e determinação.

Mario Pimentel disse...

parabéns pelas degolas de prisioneiros, mulheres, crianças e idosos em Canudos e no Contestado!! bravo, Exército brasileiro!!!

Anônimo disse...

Generais e oficiais lhes cabem o dever de tomar as rédeas,não nos acovardamos ao inimigo seja ele qual for....sou soldado e estou a deposição da Pátria sou leal a minha pátria mãe....Brasil a cima de tudo

Anônimo disse...

Fico feliz ao saber que nossa pátria tem homens honrado e digno como o General Mourão e General Paulo Chagas com certeza outros mais, sou reservista estarei pronto caso nossa pátria me chame para o comprimento do meu dever em defender nossa terra mãe.
Marcos Gondim
E-mail marcos_gondim@hotmail.com