domingo, 26 de maio de 2013

Star PTrek tudo darkness

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

Vilões malvados promovem uma refinada e violenta onda de terrorismo e destruição. O plano é fabricar uma grande guerra – iludindo os militares. O todo-poderoso chefão do bando pensa até que é um Super Homem – com astúcia e inteligência superiores, prestes a dominar todos, como um déspota esclarecido. Tudo tem de ser feito conforme sua vontade, até que um dia a casa cai.

A descrição parece justa e perfeita para o filme mais badalado dos Estados Unidos no momento, que estreia em junho por aqui. Star Trek Into Darkness - que nossos manés daqui traduziram, imprecisamente, para Star Trek Além da Escuridão. Na verdade, o certo seria “na escuridão”. Ou nas trevas.  Mas, se for assim, o filme dirigido pelo genial J.J. Abrams vai ficar igualzinho a nossa conjuntura política, econômica e psicossocial. E isto não pegaria bem...

Presta atenção nesta fala do Capitão James Tiberius Kirk fazendo um sincero desabafo ao primeiro-imediato Spock, sobre sua insegurança acerca da melhor e mais eficaz forma de combater um super inimigo, em meio a um estado de terrorismo e violência já implantados: “Não tenho ideia do que devo fazer. Só sei que posso fazer”. Que falta nos faz um Kirk – um militar criativo, competente e corajoso que sempre encontra uma luz na escuridão e salva a tripulação da sua nave Enterprise!

Pelo amor da Frota Estelar! Parece que o comandante da nave-mãe do Star Trek é funcionário das Forças Armadas Brasileiras. O dilema de Kirk parece o mesmo de nossos heróis daqui. Com a diferença favorável ao personagem da ficção em relação aos servidores públicos fardados do mundo real tupiniquim: Kirk foi à luta e derrotou o poderoso e maldito inimigo, no final da História. Parabéns, Kirk! Você e o capitão Nascimento sempre salvam a Pátria – quando tudo parece perdido.

Por aqui, a Jornada é para nos salvar das Estrelas dos petralhas. Em nosso Star PTrek into darkness o buraco negro é muito mais embaixo. Os vilões que aterrorizam e roubam o Brasil são muito mais malvados que o poderosíssimo super-homem Khan (sim, ele mesmo, aquele do velho filme “Jornada nas Estrelas 2, a Ira de Khan, ou do epísódio da série clássica de Star Trek, dos anos 60, “As sementes do espaço”.

O ator inglês Benedict Cumterbatch dá um show neste imperdível espetáculo cinematográfico de Star Trek Into Darkness. A divulgação do filme, para não quebrar o impacto dos fãs, omite a informação de que sua identidade real não é a do terrorista John Harrisson – mas sim a do velho Vilão Khan – um produto da engenharia genética que criou um super homem com a mente maldosamente privilegiada para criar armas e liderar uma guerra mundial ou universal.

Cumterbatch dá um show como Khan. Só não dá para afirmar que ele supere o imortal Ricardo Montalban – que foi o Khan na série de 1966-67 e no Jornada II. Para não cometer injustiça, ambos brilharam em suas interpretações. O khan atualizado só parecia um pouco mais “inglês”: frio, calculista e ultrafocado em seus objetivos, usando e abusando da dissimulação, da traição, da violência e do terror.

Aliás os vilões bem construídos sempre roubam a cena nos grandes filmes. No Brasil, é que os vilões costumam roubar muito mais que isto... Mas este é um problema para outros heróis resolverem – se realmente tiverem vontade. O mal é que os roteiros da vida real não são tão bem escritos para nos dar um final mais feliz...

Os roteiristas do cinema trabalham melhor. Os de Star Trek into Darkness prestaram uma homenagem aos fanáticos fãs de Jornadas nas Estrelas – chamados de “trekkies”. O escritor Damon Lindelof, sendo um deles, ajudou a fabricar uma interessante releitura do clássico “A Ira de Khan”, fazendo apenas a inversão da historia original.

No filme de 1982, quem morreu para salvar a tripulação foi o super Spock. No terceiro filme da velha série, “Á Procura de Spock”, a vida lhe seria devolvida pelos efeitos colaterais de um projeto chamado Gênesis. Agora, na escuridão, quem canta para subir na Enterprise, depois de um banho de radiação para religar os motores da nave, é o capitão Kirk. O enredo foi muito bem construído, e Chris Pine se destacou. O herói foi salvo pelo super sangue do vilão Khan.

Os trekkies brasileiros vão vibrar com a aparição especialíssima do velho Spock. É mais rápida que um relâmpago a participação do consagrado ator Leonard Nimoy – hoje com 82 anos de idade terrestre – e que já tinha participado do filme anterior de Star Trek na safra J.J. Abrams. Muito bom que o embaixador Spock ainda teve tempo de dar uma dica valiosa ao jovem Spock (muito bem interpretado pelo Zachary Quinto).

Ouvindo a sinfonia especialmente feita para Star Trek na escuridão nos vem uma luz: bem que podíamos convidar o J.J. Abrams e sua Bad Robot Productions para fazer a versão tupiniquim deste clássico da ficção científica. Ainda bem que o diretor está escalado para fazer os próximos três filmes da também clássica Guerra nas Estrelas (Star Wars). Do contrário, como aqui tem muito vilão perigoso, J.J. poderia ser abduzido por um deles e acabar forçado a fazer a campanha reeleitoral da Dilma ou a do Lula para senador...

J.J. Abrams certamente não toparia. Mas seria enorme o risco de ele impedir que os mensaleiros acabassem presos. O diretor, fatalmente, os convidaria para uma atuação com a turma do Dart Vader. Sem duvida, tal papel só poderia ser dado a duas figuraças: ao chefão que acabou impune até agora ou àquele outro que o STF apontou como sendo o chefe, usando a tal da teoria do domínio do fato... Ambos são extraordinários atores...

A versão brasileira do filme, evidentemente uma porcaria, se chamaria “Star Ptrek tudo darkness” (que os “tradutores” escreveriam: “A coisa está preta com o Governo do Crime Organizado”). Inflação subindo. Calote aumentando. Produção caindo. Exportação diminuindo. Povo se emburrecendo. Todos se embrutecendo com a violência e o Terror. E os políticos cada vez mais se dando bem e enriquecendo às custas da maioria que trabalha, produz e paga impostos absurdos.

Num cenário assim, precisaríamos de uma parceria operacional entre o Capitão Nascimento e o Capitão Kirk – em perfeita combinação com a fria lógica vulcana do Spock. Seria antológico o roteirista botar na boca do Kirk aquela épica fala do Almirante Barroso (1804-1882) – nosso super herói da Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai, em 11 de julho de 1865. Bastaria ligar a fantástica máquina do tempo do Spock e ouvir algum Kirk (com o espírito do Barroso) gritar:

“Inimigo à vista. Preparar para o combate. O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. Atacar e destruir o inimigo o mais perto que puder. Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Já pensou se, além da frase do Barroso, outros brasileiros resolvessem imitar o Capitão Kirk, no Star Trek na escuridão, e praticar a mensagem:

“Não tenho ideia do que devo fazer. Só sei que posso fazer. E vou fazer agora”.

A turma do Khan ou do Dart Vader seria varrida rapidamente para o lixo da História...
Mas como nosso pessoal peca por pouco fazer ou por fazer errado, assistimos à desintegração de nossa amada nave “Enterprise”.

A ironia é que o desmanche da Enterprise simboliza o Brasil que parece ter horror a empreender as coisas certas, na hora certa, com as pessoas certas...



PS - Assim que estrear no Brasil, vale a pena ver o Star Trek into darkness. Não digo o melhor, mas um dos melhores de todos os Jornadas nas Estrelas. Claro, para quem gosta e acompanha a série. Quem não é trekkie, corre o risco de não entender nada... Mas se este for o caso, faça que nem a Dilma no comando da economia do Brasil e na condução da política... Finge que entende... E deixa a nave se espatifar...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Maio de 2013.

20 comentários:

Anônimo disse...

“Não tenho ideia do que devo fazer. Só sei que posso fazer. E vou fazer agora”.

Serrão, a cada dia que passa eu tento encontrar um meio de fazer alguma coisa pra mudar este cenário aterrorizante que estamos passando.
Infelizmente se os brasileiros não se unir e partir pra cima destes comunistas pra anulá-los de uma vez por todas, dias muito difíceis virão. Eles são sujos e jogam muito sujo. Qualquer pessoa que se opõe a eles, dão logo um jeito de desacreditá-la praticando todo tipo de terror psicológico. No meio público, a maioria são colocados por concursos fraudulentos e alguns que passam por mérito são aterrorizados pra se calar. Eles semeiam ódio por onde passam. Podem ser classificados como DEMÔNIOS.
Aqueles que tem cargos de hierarquia superior se vendem. Há pessoas no meio público que ganha muito dinheiro pra não fazer absolutamente nada. Outros que tem cargos inferiores se rendem por medo. Já fui inclusive demonizada por uma dessas "patrulhas". É proibido falar a verdade. Pela experiência que tenho, sinceramente, não acredito em uma nova eleição. Pra salvar o Brasil somente a união do povo juntamente com as FFAA. Estou alimentando um pouco de esperanças na vigília que terá no dia 11 de junho. E QUE DEUS ILUMINE TODOS OS QUE PARTICIPARÃO DESTA VIGÍLIA.
EU NÃO ME RENDO, NÃO ME VENDO

Anônimo disse...

leiam o link abaixo. vejam o que estão fazendo com o Brasil.


http://www.libertar.in/2013/05/comissao-trilateral-quer-impor.html#more

Anônimo disse...

Serrão,
excelente texto este de hj.Misturando os filmes : A estrela da Moret capitaneada pela Vania Roussef tendo como oficial de ciências o Exu de Garanhuns está na dobra 9 na direçaõ do maior buraco negro da gálaxia de Libra( sem trocadilhos). Como sinal de desepero enviam sinais dissimuladores dando a entender que tudo vai bem. Engendram desesperadamente um plano para teletransportar um novo comandande para a nave que se perderá no espaço/tempo.A Frota estelar malvadamente nega-se a se deixar enganar oferecendo um nome salvador incondicionalmente. Não concordam que o atual comando se transfira para a Frota,pois entendem que a trajetória é irreversível ,portanto, sua única condição para este socorro é que todos se afundem abraçados no final dos tempos de um ciclo que se encerra.
NA

Jurandir D'almeida disse...

Essa realmente tem coragem de falar a verdade, cadê o JORNAL NACIONAL, o JORNAL DA BAND, o DA RECORD, etc. será que estão todos comprados pelas propagandas desse desgoverno corrupto? (O MENSALÃO DA MÍDIA?)...


https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=EUYXHGTlXQk

Jornal mostra fraude na Bolsa Família.
“Eu fui à lotérica, como vou de costume fazer um depósito na poupança do meu esposo. Fui depositar o dinheiro. Como eu já estava lá, eu tinha que ir fazer isso, aproveitei, levei o cartão, e tirei o Bolsa Família. Quando eu tirei, saíram dois meses, de abril e maio”, conta a dona de casa Diana dos Santos.
Como uma beneficiária da Bolsa Família deposita em poupança, como de costume? Isto significa que ela possui outra fonte de renda e bem considerável, para, como de costume, botar dinheiro na poupança do marido. E mais: deixou abril lá, paradinho, sem retirar. Se não retirou, obviamente, é porque não precisa.

A Bolsa Família do PT virou uma fraude. Uma fraude eleitoral.

Anônimo disse...

Jurandir, essa senhora foi retirar em maio o bolsa esmola de abril, mas, porém, contudo, todavia, a Caixa liberou adiantado a de maio que deveria ser paga no 1º dia útil de junho. Foi a própria Caixa Econômica que espalhou boato, pois, como foi a mando do FOGO AMIGO... e a "presidAntA" falou em investigar, prender, que o boato foi criminoso...Ela que prenda os compadrios do partido dos trambiqueiros e os que mandaram a Caixa Econômica pagar adiantado... A Caixa tinha todo esse dinheiro num fim de semana e liberou, fez plantão, não faltou dinheiro a quem foi lá retirar e ainda retirou o valor que deveria retirar e o do mês seguinte... Quem autorizou o plantão que a Caixa Econômica fez em fim de semana? Quem liberou os valores do mês seguinte para os "borseteros" sacarem dois meses, quando deveriam sacar referente só a um mês e durante a semana? Porque adiantaram para o fim de semana anterior, com plantão da Caixa e dinheiro suficiente para o pagamento adiantado? Essa história só a dilmônia presidAntA sabe e pode esclarecer, pois só a ela interessa e depois tem o displante de falar mentiras que vai mandar a PF investigar...A PF tem que investigar a terrorrista búlgara soviética, pois ela sabe de tudo e só a ela interessa o maior curral eleitoral abastecido de "borsetas".

Anônimo disse...

Olha Jorge.

Mais uma vez, visto que não temos generais que dêem seu apoio a coronéis com colhões e fartos desta merda toda.

Arranje-me duzentos militares com as especialidades especificas que eu indicar. Mais todo o apoio logístico seja ele qual for e que eu indicar. Informação militar bem especifica que eu indicar.

Imprescindível total autonomia e não prestar contas a ninguém, mas sim resultados.

Salvo conduto e perdão total para todos meus homens, e pena de prisão efetiva de 25 anos para quem nos acusar depois do trabalho feito.

E eu dou-lhe, aos militares também e aos civis patriotas que o lêem, um Brasil limpo, zerado, pronto pra ser comandado por algum general que tenha coragem. Mas aqui está o meu maior receio: não ter ninguém a quem entregar o Poder!

Este texto, è um trabalho retórico, pois o Jorge è civil e não tem acesso porra alguma aos segredos militares ou mesmo, ajuda militar a este nível.

Logo, trata-se de uma retórica que poderia vir de um militar com colhões. Mas temos?

Anônimo disse...

DILMA VAI PERDOAR DÍVIDA DE QUASE U$ 1 BILHÃO DOS ESTADOS. DOS ESTADOS AFRICANOS. QUEM GANHA COM ISSO? LULA.

O governo petista é cínico e incoerente. HÁ DOIS DIAS ATRÁS, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução da dívida dos estados não está em negociação. DISSE, CLARAMENTE:"O GOVERNO NÃO ESTÁ NEGOCIANDO A REDUÇÃO DA DÍVIDA DOS ESTADOS. Não está em negociação."

Dinheiro para dar um aumento decente aos aposentados que GANHAM SALÁRIO MÍNIMO não tem, mas para “distribuir” TÁ SOBRANDO...
Ai tem! Acho que parte desse dinheiro vai parar no “caixa-2” do PT e outra para comprar algum titulo para promover o enganador LULADRÃO...

Ai tem!!! SERÁ QUE NINGUEM CONSEGUEM ENXERGAR? O Brasil só precisa de gente “políticos” honesta pô...

Anônimo disse...

Alo anônimo 12:52,
vc agora só precisa de 199.
estou nessa.
Não se preocupe, uma coisa de cada vez.
O Day After já eta planejado.
NA

Anônimo disse...

Alo anônimo 12:52,
vc agora só precisa de 199.
estou nessa.
Não se preocupe, uma coisa de cada vez.
O Day After já eta planejado.
NA

Ronald disse...

Anônimo das 12:52,

Agora você só precisa de 198.

No aguardo do chamado.

Anônimo disse...

Ao Calibre 12.52.
Agora vc precisa de apenas 198.
Faço apenas duas exigências:
1ª - quero um excelente "dragão", OK?;
2ª - devolver o PODER? Never!Mil vezes não!
Também estou com o 2:29 - UM POR TODOS, TODOS POR UM.
Salve a vitória!

Anônimo disse...

Ao Calibre 12.52.
Agora vc precisa de apenas 198.
Faço apenas duas exigências:
1ª - quero um excelente "dragão", OK?;
2ª - devolver o PODER? Never!Mil vezes não!
Também estou com o 2:29 - UM POR TODOS, TODOS POR UM.
Salve a vitória!

Jonatas Felipe disse...

Eu sinceramente estou muito confuso. Quem fala a verdade nessa história toda? O pessoal da esquerda diz que vcs fazem terrorismo e acusam vocês de fazerem parte dessa oligarquia mundial. Por outro lado vocês falam a mesma coisa. As vezes acho que a Dilma é o melhor pro Brasil. Depois acho que o Brasil está ruim por causa do PT.
Como é que alguém pode apoiar algum lado se não sabe o que é especulação, o que é verdade??
Poxa. Sinceramente, eu só posso dizer que estou confuso e seja lá quem for que estiver realmente se importando com o Brasil, é o lado que eu estou.

Anônimo disse...

DOMINGO, 26 DE MAIO DE 2013
Dilma vai perdoar dívida de quase U$ 1 bilhão dos estados. Dos estados africanos. Quem ganha com isso? Lula.

http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2013/05/dilma-vai-perdoar-divida-de-quase-u-1.html

Anônimo disse...

26/05/2013 | 00:00
NOVO ‘BOATO’ ENVOLVE BOLSA FAMÍLIA E ELEIÇÃO
Após o “boato” do “fim do Bolsa-Família”, nova onda de suspeitas assolou as redes sociais ontem: beneficiários do programa de renda do governo seriam também doadores de campanhas eleitorais. Confrontado pela coluna com dois nomes e CPFs idênticos nos sites dos Tribunal Superior Eleitoral e no cadastro do Bolsa-Família, o Ministério do Desenvolvimento Social pediu “tempo” para apurar.

26/05/2013 | 00:00
BOLSA-VOTO
Uma suposta beneficiária em Goiás doou R$320 a uma candidata a vereadora do PMN. Outra teria doado R$1 mil a candidato do PPS.

http://claudiohumberto.tecnologia.ws/principal/

Anônimo disse...

Jonatas Felipe

Presta atenção! Vc está sabendo de toda a corrupção deles, o mensalão, por exemplo? Há uma infinidade de podridão, mas vou citar só o mensalão. vc acha que uma pessoa decente é capaz de roubar?
Agora, quanto ao terrorismo, visite este site e vc tirará suas próprias conclusões www.averdadesufocada.com
neste site tem tudo sobre o terrorismo que eles praticavam na década de 70.
Não acredite neles de jeito; eles mentem e enganam. eles invertem o papéis. Os terroristas na verdade são eles.
Rapaz, esta Oligarquia aí, acho que todos os políticos estão envolvidos nisto. E sinceramente, na minha opinião, ninguém está importando com o Brasil e nem com ninguém. Todos, sem exceção, estão muito preocupados, com seus próprios bolsos.
Nossa soberania está correndo sério perigo.

Anônimo disse...

Aos anônimos das 2:13 PM e 2:29 PM

Tomos um problema!

O Jorge è civil, logo não me pode ajudar. Generais, não temos. Ter temos, mas foram castrados pela terrorista búlgara, pelo PT e PC do B e agora são sua guarda pretoriana. Coronéis temos e, alguns mesmo bons. Mas só coronéis, não dá! Tem de haver pelo menos um general, e aí a porca torce o rabo. Não há! Haver há, basta lerem os artigos deles depois de aposentados! E isso è pouco!

È pena que o Jorge seja civil. Bem, ninguém è perfeito, não è?

Mas pelo menos os militares vejam que têm o apoio dos civis ou mesmo dos ex-militares. E resolver o problema è tão fácil! Temos o Nióbio e outros minerais raros, que as principais nações exploram e saqueiam do Brasil. Uns como o Nióbio, têm o preço indicado não por nós, mas por Londres! Logo, desde que continuassem a saquear-nos, reconhecem qualquer regime que aqui seja colocado.

Anônimo disse...

Por que razão dilma perdoa US$ 900 milhões aos paises africanos e não perdoa nenhuma dívida dos estados brasileiros para com a União?

Somos enteados e os outros são os filhos?

Ou para ela somos merda?

Anônimo disse...

Bem, estou sem pai e mãe; vejo que não posso contar com nenhum calibre...
Em tempo:
sou um civil - um soldado do Brasil.

Jônatas Felipe disse...

"Por que razão dilma perdoa US$ 900 milhões aos paises africanos e não perdoa nenhuma dívida dos estados brasileiros para com a União?"

Bem lembrado.

Agradeço ao anônimo que respondeu meu comentário.

Bom, eu também não sei o que fazer.