sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dilma cobra pacto anticorrupção e Sarney faz saideira contra reeleição e exige reforma política


Foto histórica juntando Collor, Sarney, Lula, Dilma e FHC

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
     
A politicagem no Brasil - o País da Piada Pronta e sem graça - consegue virar o mundo ao avesso. Quem poderia imaginar que o senador José Sarney, ex-Presidente da República e imortal da Academia Brasileira de Letras, fosse encerrar seus 60 anos de vida pública com um discurso combatendo a reeleição, pedindo o fim das Medidas Provisórias, cobrando reforma política e se indignando com a corrupção. Mais hilário ainda é que a Presidente Dilma deu uma de Sarney ao ser diplomada no Tribunal Superior Eleitoral:

"Chegou a hora de firmarmos um grande pacto nacional contra a corrupção, envolvendo todos os setores da sociedade e todas as esferas de governo. Esse pacto vai desaguar na grande reforma política que o Brasil precisa promover a partir do próximo ano. A corrupção, como todos os pecados, está entranhada na alma humana. Não é exclusividade de um ou outro partido, de uma ou de outra instituição. Trata-se de um fenômeno muito mais complexo e resiliente. Estamos purgando, hoje, males que carregamos há séculos".



Sarney fez a mesma promessa que Dilma: "Vamos limpá-lo (o Brasil) das práticas dos malfeitos, e dos administradores irresponsáveis". Defensor de um mandato presidencial de cinco ou seis anos, em regime parlamentarista, Sarney fez um discurso digno da melhor oposição: "Temos que ter a coragem de acabar com as medidas provisórias. Elas deformam o regime democrático. O Executivo legisla, e o Parlamento fica no discurso. As leis são da pior qualidade, e as MPs recebem penduricalhos que nada têm a ver com elas para possibilitar negociações feitas por pequenos grupos a serviço de lobistas".

Sarney atingiu seu ápice quando cobrou a tão esperada reforma política. O senador colocou Dilma bem na fita: " Na área política, nós regredimos. E é esse o grande entrave de que o país sofre até hoje. Então, chegou um ponto em que não podemos tolerar mais esse impasse. Não podemos tolerar mais o sistema político brasileiro, que é responsável por todo o resto do que acontece no nosso país. Precisamos evitar a proliferação de partidos, que hoje constituem verdadeiros registros eleitorais e só servem para negociações materiais. O financiamento também das campanhas tem de ser resolvido de maneira que não haja cooptação de vontades. É preciso ter regras claras para doações de empresas privadas. Estabelecer um teto. A presidente Dilma marcará a História do Brasil se fizer a mudança desse regime".

Presidente por acidente - era vice de Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse em 1985, quando o então Ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves lhe garantiu a posse nos bastidores -, Sarney chamou a atenção da mídia ideológica de esquerda, por ter se referido a 1964 como "revolução" e não como a historiografia da Omissão da Verdade exige, usando o termo "golpe". Sarney aproveitou para fazer média política, cobrando o fim da reeleição - que já beneficiou os petistas duas vezes, embora eles sempre recordem que FHC montou algo como o mensalão para aprová-la no Congresso. Sarney criticou:  

"Talvez o pior que a revolução tenha feito, no Brasil, tenha sido acabar com os partidos políticos. O financiamento também das campanhas tem de ser resolvido de maneira que não haja cooptação de vontades. É preciso ter regras claras para doações de empresas privadas; estabelecer-se um teto.Estabeleceu-se também uma promiscuidade entre cargos, empresas e setores da Administração que apodreceu o sistema em vigor. A solução desse problema não pode ser abordada tímida e isoladamente, mas deve ser feita em conjunto com o sistema partidário. Precisamos levar a sério o problema da reeleição, que precisa acabar, estabelecendo-se um mandato maior.

Por fim, a magistral e muito comemorada saideira de Sarney: "Quero dizer que esta é a última vez que ocupo a tribuna parlamentar, que frequentei desde 1955. Também tenho um arrependimento – até fazendo um mea-culpa –: penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo. Nos Estados Unidos, é assim, e eles passam a ter uma função que serve ao País. Então, eu me arrependo. Acho que foi um erro que eu cometi ter voltado, depois de Presidente, à vida pública. Esse arrependimento me trouxe a convicção de que isso é uma das coisas necessáriasAssim como o dia se despede da noite, eu me despeço de ti. Deixo no Senado uma palavra: gratidão. Saio feliz, sem nenhum ressentimento. Ai, meu Senado, tenho saudades do futuro".


Laços de famíglia

No emocionado último discurso no Senado, José Sarney fez elogios ao seu amado Maranhão, que apontou estar na vanguarda do Brasil, ao contrário do que afirmam os críticos.

O que será que papai Sarney achou do fato de o Governo do Estado do Maranhão ter baixado no Diário Oficial do último dia 12, um ato concedendo pensão vitalícia de R$ 24 mil a sua filha Roseana, que foi forçada a renunciar ao governo, em meio a tantos problemas:

“O governador do estado do Maranhão, nas suas atribuições legais, resolve: conceder a Roseana Sarney Murad, ex-governadora do estado do Maranhão, subsídio mensal vitalício, nos termos do art. 45, do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual, conforme consta no Processo 0237470/2014 da Casa Civil”.

Onde já se viu?


Diva do Sarney

Já a Presidenta Dilma, cantada em prosa por Sarney no Senado, aproveitou sua diplomação no TSE para defender-se do Petrolão:

"Alguns funcionários da Petrobras, que tem sido e vai continuar sendo o nosso ícone de eficiência, brasilidade e superação, foram atingidos no processo de combate à corrupção. Estamos enfrentando essa situação com destemor e vamos converter a renovação da Petrobras em energia transformadora do nosso País. A Petrobras já vinha passando por um vigoroso processo de aprimoramento de sua gestão. A realidade atual só faz reforçar nossa determinação de implantar na Petrobras a mais eficiente estrutura de governança e controle que uma empresa estatal já teve no Brasil".

Dilma voltou a fazer elogios ao processo da Lava Jato, embora saiba que tudo pode respingar nela e em Luiz Inácio Lula da Silva, se o doleiro Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa resolverem realmente contar o que sabem:

"O saudável empenho de justiça deve também nos permitir reconhecer que a Petrobras é a empresa mais estratégica para o Brasil e que mais contrata e investe no país. Temos que saber apurar e saber punir, sem enfraquecer a Petrobras, sem diminuir sua importância para o presente e para o futuro. Temos que continuar apostando na melhoria da governança da Petrobras, no modelo de partilha para o pré-sal e na vitoriosa política de conteúdo local. Temos que punir as pessoas, não destruir as empresas. Temos que saber punir o crime, não prejudicar o país ou sua economia".

Sem chance

O ministro de DNA petista José Dias Toffoli detonou o PSDB por ter entrado ontem com ação no TSE pedindo a cassação do mandato da presidenta Dilma por abuso de poder político e econômico:

"As eleições de 2014 são uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que os especuladores se calem, não há espaço para terceiro turno que possa a vir a cassar os votos dos 54 milhões de eleitores".

Além de abusar nos gastos, os tucanos denunciam que a presidenta e o vice-presidente da República "também abusaram do poder econômico — gastando acima do limite inicialmente informado e recebendo doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas".

Palhaçada Política
Do irado Kamarada Carlos I. S. Azambuja, pt da vida com as idas e vindas dos petistas no Congresso:

"O Congresso Nacional é um circo! Na terça-feira o presidente da CPMI da Petrobras, deputado Marco Maia, deu por encerrada a comissão com um relatório sem indiciar nenhuma pessoa. Como a Oposição insurgiu-se e ameaçou apresentar um outro relatório, Marco Maia, com  maior cara de pau, no dia seguinte, ontem, apresentou um outro relatório indiciando 52 pessoas e deu a CPMI por encerrada! E ou não é um circo?"

Caro Azamba, chamar de Circo é maldade com os bons palhaços e tantos outros profissionais, que fazem a alegria de tanta gente: o Congresso é uma piada de mau gosto e sem graça, para dizer o mínimo...

Direito e Justiça em Foco


O desembargador Lárcio Laurelli recebe,m no domingo, às 22 horas, na Rede Gospel, Silvio Sanzone.

Que Papai Noel traga seu presentinho...


Mensagem natalina de nosso bravo médico Humberto de Luna Freire Filho:

"Aos parentes, ao amigos pessoais, aos colegas de trabalho, aos amigos virtuais: comunico que a partir de 19 de dezembro, até o dia 10 de janeiro estarei fora de minha "base", portanto, impossibilitado de responder aos mais de trezentos e-mails que recebo diariamente. Desejo a todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo. Torço que para o bem de todos e felicidade geral da nação, essa MEGAQUADRILHA que tomou conta do poder seja pulverizada o mais rapidamente possível e passe a ser hóspede da PAPUDA".

Paulinho Liberado...


Neste fim de ano, o esquema de bastidores dos petistas conseguiu salvar Maluf, poupar Daniel Dantas e ainda anular a fase inicial do processo contra o Sérgio Sombra - acusado de matar Celso Daniel, o cadáver politicamente insepulto da República Sindicalista do PT.

Difícil procura


Vou de Busão


Reforço nas Doações ao Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Dezembro de 2014.

9 comentários:

Loumari disse...

Senhor Serrão, este senhor Sarney durante estes dez últimos anos ele estava no estado de hibernação e que numa manhã ele despertou num mundo cuja situação lhe espantou?

Segundo a sua opinião, é mesmo possível que um leão carnivorismo voraz este despertar de noite para manhã e realizar que é herbívoro?

Ele só lançou no mercado coisa para criar diversão. Quem melhor que ele para saber que neste povo brasilês se há algo que mais lhe encanta é a mentira?

Este senhor Sarney é campeão na arte da manipulação. Teoricamente se chama: Pragmatismo. Uma teoria segundo a qual a função essencial da inteligência não é fazer a gente conhecer as coisas no seu estado próprio. Mostra bela etiqueta, mas o conteúdo real pode ser dramático. Excelente táctica para mantear um povo tolo. Senhor Serrão, explica uma coisa: o que tem acontecido quando um toureiro atrai um touro com a tela vermelha? O touro apesar de sua muita força física, mas sem inteligência alguma vai cabeça baixada rumo a tela vermelha e lá, o toureiro lhe crava a flecha. E o touro vai aos poucos sangrando até morrer. Este touro é o boçal brasileiro. Este tem muita força na sua boca grande e porcamente imunda e tudo termina ali.

A não ser que este senhor Sarney já sofre de verdadeiros síntomas bem pronunciado do Alzheimer.

Excelente Job senhor Serrão

Respeituosamente

Lourdes Paiva

Loumari disse...

Numa chirurgic, cinch cirurgiões discutiam sobre quais os melhores pacientes numa sala de operações.
>
>
> Dizia o primeiro:
>
> - Gosto de operar contabilistas porque, quando se abrem, todos os órgãos estão numerados e ordenados.
>
> O segundo retorquiu:
>
> - Sim, mas melhor são os electricistas porque todos os órgãos estão codificados por cores. Não há qualquer risco de engano.
>
> Ao que respondeu o terceiro:
>
> - Que nada!!! Os melhores são os bibliotecários. Dentro deles tudo está ordenado alfabeticamente.
>
> O quarto cirurgião opinou:
>
> - Não há como os mecânicos. Eles até já transportam uma reserva dos órgãos que são necessários substituir.
>
> Finalmente, disse o quinto:
>
> - Deixem-me discordar de todos vocês, meus caros companheiros mas, em minha opinião, os melhores pacientes para operar são os políticos. Não têm coração, não têm estômago nem tomates...Além disso podemos trocar o cérebro pelo cú que não dão conta de nada...

CEL CESAR PINTO - averdadedasmentirs-unknown disse...

CARO JORNALISTA SERRÃO
O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE NO SEU DISCURSO DE DIPLOMAÇÃO, DEU A ENTENDER QUE O POVO INOCENTE ÚTIL É MAL EDUCADO, INCONSCIENTE, INCULTO E ANTIÉTICO, EM SUMA, UM BANDO DE VAGABUNDOS E CORRUPTOS, VEJAM:

DILMA DEFENDE A PETROBRAS DURANTE CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO

"Dilma afirmou ainda que quer ser a Presidente capaz de liderar uma mudança da sociedade em relação a corrupção. É preciso ter clareza que não é um conjunto de novas leis que vai resolver este problema. Ela [mudança de cultura] tem que nascer dentro do lar, de cada escola, de cada alma de cada cidadão. Temos que criar uma nova consciência de moralidade pública. Quero ser a Presidente que ajudou a tornar esse processo irreversível, disse".

"Chegou a hora de firmarmos um grande pacto nacional contra a corrupção, envolvendo todos os setores da sociedade e todas as esferas de governo.
Significado de pacto . O que é pacto: Acôrdo ; trato ; compromisso, entre pessoas, grupos ou países; combinação ; convenção ;tratado.

O PRIMEIRO PASSO PARA PACTO É A MINHA RENÚNCIA A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA, POIS FOI NO MEU GOVERNO QUE APARECERAM OS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NESTE PAÍS, NOS QUAIS EU QUERENDO OU NÃO ME ENVOLVI DIRETMENTE.

ESTA SERIA UMA SAÍDA HONROSA PARA A PRESIDENTE DILMA, NESTE MOMENTO EM QUE ELA DECLARA UM PACTO NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO.

NADA MAIS JUSTO, NÃO É?

JÁ DISSE NA PRIMEIRA PARTE SOBRE O MONUMENTAL E FANTÁSTICO PLANO DO PT QUE A OPERAÇÃO LAVA-JATO SE INCIOU COM A NOMEAÇÃO PELO PRESIDENTE LULA DO SR. SERGIO GABRIELLI , PARA PRESIDENTE DA PETROBRAS E FOI QUEM MONTOU TODA A ENGRENAGEM PETISTA NA EMPRESA, COM AS INDICAÇÕES DO EX-PRESIDENTE LULA.

Dilma está a dizer que o país todo é corrupto e que o que se praticava na Petrobras é a nossa rotina.

QUEM NOMEOU OS CORRUPTOS PARA AS DIRETORIAS DAS ESTATAIS FOI O EX-PRESIDENTE LULA E A PRÓPRIA PRESIDENTE DILMA, SENÃO VEJAMOS:
"Nestor Cuñat Cerveró é economista e exerceu vários cargos de direção na Petrobras entre 1975 e 2014. EX-DIRETOR DA AREA INTERNACIONAL

Ganhou projeção nacional ao ser apontado pela presidente Dilma Rousseff como o autor de um relatório (de acordo com a mandatária, "falho") que levou a empresa a adquirir a Pasadena Refinery System Inc - negócio que, anos depois, se mostraria prejudicial à companhia.1

RENATO DUQUE - EX- DIRETOR DA ÁREA DE SERVIÇOS

Indicado pelo PT para Petrobras, Renato Duque, será acusado por corrupção passiva

O engenheiro Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras que foi indicado pelo PT para os quadros da estatal petrolífera.Funcionário de carreira da Petrobras, o engenheiro Renato Duque foi nomeado diretor de Engenharia da estatal em 2003 por influência do petista José Dirceu, então ministro da Casa Civil.

PAULO ROBERTO COSTA - EX- DIRETOR DA ÁREA DE ABASTECIMENTO

Em 2004, por indicação do presidente Lula da Silva, Costa assumiu a diretoria de abastecimento da Petrobras

MONTAM O MAIOR E O MONUMENTAL E FANTÁSTICO PLANO DE CORRUPTOS NA PETROBRAS E AGORA QUANDO ESTOURA A BOMBA, TIRAM O CORPO FORA E DIZEM QUE NÃO SABIAM DE NADA.

TANTO O PRESIDENTE LULA E A ATUAL PRESIDENTE DILMA SABIAM DE TUDO , PRINCIPALMENTE O EX-PRESIDENTE LULA, QUE NA ÉPOCA ERA O PRESIDENTE DA REPUBLICA.

POR ESSE MOTIVO E PARA DAR CONTINUAÇÃO AO PLANO ELE NUNCA SE AFASTOU DA PRESIDENTE DILMA NOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DE GOVERNO DA PRESIDENTE.

AGORA A PRESIDENTE DILMA, VEM FALAR PARA O POVO INOCENTE ÚTIL QUE QUER LIDERAR UMA MUDANÇA DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A CORRUPÇÃO.

O POVO INOCENTE ÚTIL QUER QUE O EX-PRESIDENTE LULA E A ATUAL PRESIDENTE DILMA VENHAM A PÚBLICO NEGAR TODAS AS ACUSAÇÕES CONTRA AS SUAS NOMEAÇÕES DESSES CORRUPTOS PARA AS DIRETORIAS DA PETROBRAS, EM SEUS GOVERNOS

"A propósito, doutor Toffoli: quando a Câmara dos Deputados aceitou a denúncia contra Fernando Collor por crime de responsabilidade, aquilo foi terceiro turno ou cumprimento da lei e da Constituição?"

AGORA O POVO INOCENTE ÚTIL QUER O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA JÁ.

O Libertário disse...

Poderiam ser muitas as observações a serem feita acerca do discurso despedida do Sarney, mas faço apenas duas. 1) O arrependimento dele de ter voltado à vida pública após ter deixado a presidência é um elogio ao Fernando Henrique. 2) Ato falho. Se referiu ao Senado como sendo "dele" e não da república.

Anônimo disse...

Estou desempregado, atualmente sou um dos remadores do Barco do Serrão, não tem porra nenhuma lá na frente. Mas ele Grita ¨Terra a Vista¨
Favor fazer deposito na Conta abaixo:
Banco: Comind
Agência: 1234
Conta Poupança 12345-6
Quem puder ajudar ajude, quem não puder amem, ja tamos fudidos mesmo.
Brasil abaixo de tudo.

Loumari disse...

Anônimo de 5:22 PM,
para beneficiar de algum socorro financeiro você deve apresentar seu nome completo, sua conta bancaria acompanhado do seu IBAN E DO SWIFT CODE. Sem estes dados, let me to tell you: No way.

Anônimo disse...

Loumari, Obrigado pela Dica, mas estou apenas brincando, enquanto isso quase todos mensaleiros tiveram suas multas pagas com dinheiro desviado caixa dois do PT.
Chamados de contribuições dos militantes desta Organização Criminosa PT.

Anônimo disse...

Quero saber como fica o "Merdosul" agora que Fidel aderiu à ALCA dusamericanus

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Serrão, "aquela"(!!) música é antiga, mas, se somarmos os mandatos de todos eles (os retratados na foto), também dá um bocado de tempo, assim, ao me deparar com a foto, lembrei-me da música. Diz assim: "Se gritar pega.... não fica um, meu irmão!". É, se gritar, a foto fica velada, "branquinha", até a imagem sai correndo!