segunda-feira, 6 de julho de 2015

Chantagem Grega


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Aurélio Valporto

Outro dia escutei um comentarista da Globo News dizer que “apesar dos problemas financeiros a Grécia oferece um bom nível de vida”. De fato a renda média do grego encontra-se praticamente na média da EU e entre as 25 mais elevadas do planeta. Mas não é “apesar” dos problemas financeiros, é justamente por causa dos problemas financeiros, de um setor público fortemente deficitário, que a Grécia oferece um elevado padrão de vida aos seus nacionais.

É como uma pessoa que tem um padrão de vida superior à sua renda e pede empréstimos a seus vizinhos para financiar seu estilo de vida. Para pagar os empréstimos e continuar vivendo acima de sua renda toma outros empréstimos, cada vez maiores, e assim sustenta seu alto padrão de vida. Ocorre que chega um momento em que os vizinhos percebem que esta pessoa quer continuar vivendo acima de suas possibilidades à custa dos demais e dão um ultimato: “olha, para de gastar mais do que ganha, caso contrário deixaremos de te financiar”.

É isto que está ocorrendo com a Grécia, com o agravante de que o alto padrão de vida é sustentado por um estado deficitário, inchado e corrupto. Ou seja, os vizinhos estão financiando o déficit público de um estado corrupto, o que é moralmente inaceitável para o restante da UE e para os organismos internacionais.

Ocorre que a Grécia, que foi aceita na União fraudando documentos que escondiam a situação fiscal do estado (e isto é comprovado) sabe que sua saída do Euro minará a confiança na moeda, prejudicando sua consolidação como concorrente do dólar e criando uma crise de confiança que deverá desvalorizar títulos de outros estados fortemente endividados, como os dois Iberos, a Itália e mais a Irlanda. Isto dificultaria o financiamento autônomo destes países, fato que acabaria por forçar a injeção de recursos dos mecanismos oficiais da União Europeia, como o Banco Central Europeu.

Portugal e Irlanda ainda são facilmente resgatáveis pelo tamanho reduzido da economia, mas a Espanha e a Itália são um pesadelo, uma espada de Dâmocles sobre o Euro. Se estes países encontrarem dificuldades de se financiar autonomamente, as despesas para socorrê-los pelo BCE serão monumentais, colocando “em corner” a existência da moeda única.

É nisso que os Gregos estão se fiando ao dizerem “NÃO”, é uma chantagem com o resto da UE. O recado que o governo grego mandou com a vitória do “NÃO” é: “continuem financiando o nosso déficit, nosso padrão de vida, porque isto é muito barato perto do que a nossa saída do Euro pode causar vocês”. O governo grego, “euro-chavista”, quer manter sua revolução “heleno-bolivariana” à custa dos outros.

Por outro lado, como escrevi antes, a saída da Grécia do Euro causará uma crise econômica sem precedentes na própria península, com hiperinflação, desemprego em massa e êxodo de gregos. O restante da Europa terá que lidar não com milhares de refugiados africanos, mas com milhões de gregos.

Enquanto digito estas linhas me veio à cabeça o caos da República de Weimar, que acabou levando a Alemanha ao nazismo, mas os alemães tinham uma enorme vantagem, o capital fixo estava lá, mas desempregado, bastou empregá-lo para resolver o problema do desemprego da mão-de-obra e tirar o país do caos econômico.

A Grécia não terá capital desempregado, apenas mão-de-obra, que sem capital não terá como se empregar, o êxodo será inevitável. A instauração do caos na Grécia obrigará a existência de um resgate internacional ao país, isso depois de ter causado incalculáveis prejuízos à economia europeia e mundial.

Enfim, a chantagem grega coloca em “corner”, ou em “sinuca-de-bico”, não só a União Européia, mas a comunidade internacional. "Ou vocês me financiam agora, que é barato, ou depois de muito estrago ter sido feito; aí vai sair caro".

Ceder à chantagem é, de fato, a solução mais barata, economicamente mais racional, mas uma saída honrosa tem que ser buscada. Só para lembrar, a comunidade internacional já cedeu a chantagistas muito mais nefastos, como aos Kim Jong, tanto a il como a Un.


Aurélio Valporto é Economista e conselheiro da ANA - Associação Nacional dos Investidores Minoritários.

5 comentários:

Loumari disse...

Para mau pagador, más garantias.
"Homero"


Peca igualmente quem apressa o hóspede que não quer partir e quem o detém quando este já está partindo.
O hóspede deve ser bem tratado se fica, e não deve ser impedido de partir se assim o deseja.
"Homero"
Grécia Antiga
-928 // -898
Poeta

(Odisséia)

Loumari disse...


Atravessámos e Vencemos Tudo

Olho para o passado com embriaguês, mas não é com menos deslumbramento que encaro o nosso futuro. Eis-nos, agora, um do outro para todo o sempre, sem ansiedades, sem inquietações, sem angústias. Atravessámos e vencemos tudo o que era mau e que poderia ser fatal. Estamos na plena posse dos nossos dois destinos fundidos num só. O nosso amor não terá a frescura dos primeiros tempos, mas é um amor posto à prova, um amor que conhece a sua força, e que mesmo para além do túmulo, espera ser infinito. O amor, quando nasce, só vê a vida, o amor que dura vê a eternidade.

Victor Hugo, in 'Carta a Juliette Drouet'

Loumari disse...

Ameaças contra diversas nações

CONGREGA-TE, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo.
Antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do SENHOR; sim, antes que venha sobre vós o DIA DA IRA DO SENHOR.
Buscai ao SENHOR, vós, todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escolhidos, no dia da ira do SENHOR.
Porque GAZA será desamparada, e Ascalon assolada: Asdod ao meio dela será expelida, e Ecron desareigada.
Ai dos habitantes da borda do mar, do povo dos quereteus! a palavra do SENHOR será contra vós, ó Canaan, terra dos filisteus, e EU VOS FAREI DESTRUIR, até que não haja morador. (já vemos Líbia, Egipto, Tunísia, Nigéria, Kenya, Somalia, Mali, Centrafrique)
E a borda do mar será de pastagem, com cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos. (a massa de emigrantes para Europa)
E será a costa para o resto da casa de Judá, para que nela apascentem: à tarde se assentarão nas casas de Ascalon, porque o SENHOR SEU DEUS, os visitará, e reconduzirá os seus cativos.
Eu ouvi o escárnio de de Moab(USA), e as injuriosas palavras dos filhos de Amon com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo. (filhos de Amon são os que povoam Brasil, descendentes de Europeus)
Portanto, tão certo como EU VIVO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DE ISRAEL, Moab será como Sodoma, e os filhos de Amon como Gomorra, campo de ortigas e poços de sal, e assolação perpétua; o resto o meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.
Isto terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do SENHOR DOS EXÉRCITOS.
O SENHOR SERÁ TERRÍVEL PARA ELES, porque aniquilará todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar: todas as ilhas e nações.
Também vós, ó etíopes, sereis mortos com a minha espada.
Estenderá, também, a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma assolação, terra seca como o deserto.
E no meio dela repousarão os rebanhos, todos os animais dos povos; e alojar-se-ão nos seus capitéis, tanto o pelicano como o ouriço: a voz do seu canto retinará nas janelas, a assolação estará no umbral, quando tiver descoberto a sua obra de cedro.
Esta é a cidade alegre e descuidada, que dizia no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim: como se tornou em assolação, em pousada de animais! qualquer que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão. (o fim dos Emirates)
( SOFONIAS 2 )

Loumari disse...

Todos nós assistimos a destruição dos vestígios históricos na Síria pelos djihadistas há semanas atrás. Olha que aquela obra desoladora dos djihadistas, foi perpetrada naquela cidade da antiguidade Nínive. E aquela cidade foi edificada pelo rei Salomão, filho do rei David. E outro templo construído pelo rei Salomão em Jerusalém, foi profanado pelos muçulmanos palestinos, transformando-o em esplanada das mesquitas.

Aqueles muçulmanos que dizem pregar o islam tolerante, ao invés de querer nos convencer a nós cristãos e judeus sobre o bem fundado da sua religião, porque não vão pregarem o seu islam tolerante ao pé dos seus irmãos muçulmanos nos países árabes? Para ver se não serão imolados por eles. O anticristo por excelência, o islam. O inimigo de Deus de Israel, o islam. O islam obedece a serpente. Analfabeto = TREVAS; ABISMO. Logo depois do atentado de Nairob eu vos adverti dizendo-lhes que aquilo era só um princípio. E hoje, o que estão a ver??? E vos digo: ainda não viram nada. Até aqui o horror está a ocorrer longe de vossos olhos. Mas, breve serão vítimas direitas dos muslims. Nas suas próprias mesquitas é que são centros de endoutrinamento e de recrutamento para o djihad. E estes são espertos em mentiras como o pai deles, a serpente enganadora.

Loumari disse...

De tanto mentir chegaram aonde chegaram. Sabiam vocês que Grécia é um país sem cadastro? Como se pode colectar os impostos numa área construida sem cadastro?

A Grécia e os Gregos !!! Interessante !!!
A Grécia e os Gregos

A Grécia e os Gregos

In "O Observador" de 25 Fev 2015

Repasso da mesma maneira que o li ...

Francisco Vasconcellos 25 Fev 2015
Meus caros amigos, amantes de “verdades oficiais” e de “correção política”:
Trabalhei mais de 30 anos com os gregos e com a Grécia; já fui à Grécia
​mais de 50 vezes (talvez ainda mais).
Conheço o país de Norte a sul e de este a oeste (incluindo as maravilhosas ilhas pequenas e a grande – Creta).
Tenho muitos amigos gregos com quem trabalhei durante anos e que, agora que estamos todos reformados, continuamos a corresponder-nos.
Tudo isto para dizer aos IDIOTAS que falam da Grécia que não sabem do que estão a falar.
A Grécia é um país de CALÕES, OCIOSOS e MENTIROSOS; eles próprios o admitem sem pudor algum.
Os gregos consideram que “é bem” roubar os parvos, no topo dos quais está o Estado.
A cultura deles é muito mais árabe do que europeia, quer dizer, roubar crianças é mal mas roubar adultos é bem.
Quem é adulto e se deixa roubar merece ser roubado!!!
Os princípios judeu-cristãos, a moral, a dignidade, a lisura, a transparência etc. são para os parvos! Não têm os mesmos princípios que nós.
Os gregos aplaudem quem rouba e desprezam os que se deixam roubar.
Entraram para a Europa para roubar os Europeus, e sentem-se bem assim. Não têm sequer problemas de consciência.
Quem acha que os gregos são Europeus engana-se. NÃO SÃO, nem querem ser. São Helénicos, raça superior aos bárbaros germânicos, anglo-saxões, nórdicos, post-romanos, francos, etc.
A civilização Helénica atirava da falésia as crianças defeituosas e os estropiados. O povo era constituído pelos ricos que votavam. O resto eram escravos.
Gosto muito dos gregos porque não lhes peço para serem como eu; também não quero ser como eles.
A Grécia entrou na Europa e no Euro MENTINDO!!!
Agora devem sair tanto de uma como do outro.
E vão sair, mais cedo ou mais tarde, quando virem que já não podem roubar mais.
Qualquer acordo só servirá para permitir mais roubos dos gregos, cada vez menores até ELES perceberem que já não aldrabam ninguém.
Nessa altura vão fazer chantagem com a sua saída e tentar​ ainda roubar mais um pouco dos cobardes “democratas” Europeus, assustados com a possibilidade da sua saída.
Tudo isto terá um fim inevitável… a saída da Grécia da UE!
Portanto, meus amigos, que saiam depressa.
Poupam-nos muitas dores de cabeça e muito dinheiro.
VAMOS VER SE NÃO TENHO RAZÃO!!!!!!!!
DÁ QUE PENSAR, SE FOR VERDADE ... ... !!!!!