segunda-feira, 27 de julho de 2015

Minoritários preparam ações civis públicas pedindo indenizações por perdas na Petrobras e Eletrobras


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Investidores da Petrobras e Eletrobras, através da Associação Nacional de Proteção aos Minoritários (ANA), vão ingressar com Ações Civis Públicas contra as duas maiores estatais do setor energético, pedindo indenizações por perdas bilionárias geradas por atos ou fatos lesivos - a maioria comprovados pelas delações premiadas na Operação Lava Jato. A intenção imediata é derrubar a pretensa tese de que caríssimas arbitragens, via Bolsa de Valores, podem substituir o pleno de direito de se recorrer ao Poder Judiciário para a solução de impasses empresariais.

A adoção da ACP para o mercado de capitais será a grande novidade jurídica em favor do processo de lisura dos negócios e transparência em um País capimunista, cartelizado, cartorial e corrupto, em função da alta intervenção direta do Estado na atividade econômica. Tal ação deve responsabilizar administradores, empresas de auditorias e pode sobrar até para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - xerife do mercado -, por ação, omissão, dolo ou culpa consciente. O gesto pode gerar mudanças jurídicas no Brasil que tem quase 6 mil processos relativos a crimes financeiros - a maioria sem solução no prazo ideal para coibir os abusos.

As duas medidas judiciais contra Petrobras e Eletrobras vão se basear em argumentos sólidos de juristas - como o exposto neste Alerta Total pelo artigo do Desembargador Carlos Henrique Abrão, do Tribunal de Justiça de São Paulo: "A associação ou entidade que promove a ação, e aqui é fundamental destacar, não tem o papel de substituto processual de cada microinvestidor, mas sim de representante dos seus interesses. Nesse vórtice, com o julgamento favorável da ação civil pública sua natureza é erga omnes e aproveita todos, ainda que, isso é essencial, não estejam associados ou afiliados".

O Desembargador Abrão justifica a importância da medida: "A tradição da ação de ordem individual, em muitos casos, deve ser substituída pela coletiva, difusa, único remédio que pode pautar o exame plural e aplicar todos os seus efeitos para a coletividade dos interessados, e mais com a participação do MP e amicus curiae". Abrão também adverte que a medida não contraria os princípios do novo CPC: "Porque simplesmente se desafogaria a justiça com ganho de escala, até em razão de não se pedir um valor liquido, certo e completamente definido, o que se deixará para etapa de liquidação, quando todos, alguns, no próprio procedimento, ou em seus domicílios, puderem vislumbrar a realidade".


Vai jogar a toalha não vai?


Releia nosso artigo de domingo: Por que Lula pode não acabar fisgado na Lava Jato?


Almoçando com a tropa


Colegas de turma do Comandante do Exército, General Eduardo Villas-Bôas, viralizam na internet esta imagem de quarta-feira, dia 22 de julho, em Brasília, no refeitório de praças do Exército.

O relato de quem participou do almoço com o Comandante é bastante ilustrativo:

"O Gen adentrou ao rancho de ST/Sgt, como se um de nós fosse, cumprimentando com aperto de mão a todos, como sempre o faz e se servindo na nossa linha, com nosso prato, nosso talher, dispensando todas as prerrogativas a que faz jus e que lhe foram ofertadas naquele momento, como equipe de serviço, pratos e talheres apropriados a sua posição, bem como mesa separada para o mesmo e acompanhantes. Mas acreditem, meus amigos, não foi visto só por mim, ele simplesmente agiu como o grande Comandante que sempre foi, permaneceu com sua tropa, continuou a cumprimentar, sentou onde quis, com quem quis, enquanto almoçava conversava com todos ao redor. Era possível perceber como aquele militar se sentia bem com sua tropa e com a comida, sem requintes, mas de muita qualidade, tanto no preparo quanto no sabor, que é a nossa do QGEx. Com este relato, compartilho com a ponta da linha o comportamento do nosso Cmt, que não chega à tropa, mas que somado as declarações e posicionamentos, tornados públicos, do nosso Cmt, nos permite ter uma visão de um novo EB que se desenha a cada dia, com um líder que comanda do centro e não de fora. O sentimento que temos aqui é de tranquilidade quanto a ocorrência de mudanças positivas pra força e plena confiança na capacidade e compromisso do nosso Cmt".

Vamos baixar o peso...


O blog Pulso, do Iúri Totti, em O Globo, comemorou ontem que o canadense James Lawrence (centro da foto) completou em Utah, no sábado (25/7),  o desafio de fazer 50 triatlos em 50 dias por 50 estados dos Estados Unidos, totalizando 11.300km, com 3,8km de natação, 180km de bike e 42km de corrida diários. 
O treinador de triatlo e personal trainer, residente nos Estados Unidos, cumpriu a missão iniciada em 6 de junho para  arrecadar fundos para a fundação do chef Jamie Oliver Food de combate a obesidade de crianças e adultos, proporcionando maior acesso à educação alimentar:
"Há uma epidemia maciça no país. Estamos obesos e isso é um problema. Nós precisamos fazer mudanças sérias em nossas vidas. Nós precisamos mudar a nossa forma de comer, precisamos mudar nossos níveis de atividade, e precisamos  mudar nosso estilo de vida".
Bicicleta de bêbado tem dono


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 27 de Julho de 2015.

15 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto tudo acontece de ruim com o País, essa gente nada em dinheiro escondido no exterior.
povo idiotizado pela V

A Televisão me deixou burro muito burro de mais

Anônimo disse...

Colegas de turma do Comandante do Exército, General Eduardo Villas-Bôas, viralizam na internet esta imagem de quarta-feira, dia 22 de julho, em Brasília, no refeitório de praças do Exército. Bom dia, jorge!!! Não acredito nesses generais!!!! Estão vendidos!!! Almoçar com a tropa não diz nada!!!! Isso é pra se promover em cima da tropa!!!! Querem fazer algo de bom!! Lutem pela carreira dos st/sgt e pro melhores salários!!!!!! 2° Sgt Reformado Jorge Vanderley Pedroso da Silva

jorge vanderley pedroso da silva disse...

Colegas de turma do Comandante do Exército, General Eduardo Villas-Bôas, viralizam na internet esta imagem de quarta-feira, dia 22 de julho, em Brasília, no refeitório de praças do Exército. Bom dia, jorge!!! Não acredito nesses generais!!!! Estão vendidos!!! Almoçar com a tropa não diz nada!!!! Isso é pra se promover em cima da tropa!!!! Querem fazer algo de bom!! Lutem pela carreira dos st/sgt e pro melhores salários!!!!!! 2° Sgt Reformado Jorge Vanderley Pedroso da Silva

Anônimo disse...

O estado de São Paulo já foi o melhor estado do pais, hoje vitima de todo tipo de boicote e sabotagens, está virando um verdadeiro lixão. Fiscais do ICMS desviaram fortunas em um esquema que precisa ser investigado. A cidade que é capital do Estado hoje sofre com a falta de capacidade do prefeito, que caga de medo de passar por cima da ordem do governador, que é de de deixar a casa cair, e não toma a frente de nada. onde vai parar o dinheiro dos pedágios, ICMS, IPTU, PEDAGIOS, MULTAS DE TRANSITO, ISS, AGUA, ENERGIA, ESGOTO, ONDE ESTÁ INDO PARAR TODO DINHEIRO ARRECADADO POR ESTA POTENCIA. Tudo o que vemos neste Estado é sabotagem, trafico, jogo do bicho, roubalheira explicita que se não ultrapassa se iguala a de Brasilia. Não existe ninguém para alertar que nem uma autoridade sequer pensa em reverter este quadro. A IMPRESSÃO É QUE ESTÃO TODOS ENVOLVIDOS,VEREADORES, PREFEITO,GOVERNADOR,PROMOTOR JUIZ, DESEMBARGADOR,OAB, REDE GLOBO,POLICIAS,E SECRETARIAS, TODOS FORMANDO UMA MAFIA APENAS . QUE MAFIA SERÁ ESSA???

Anônimo disse...

O SR. DESEMBARGADOR PRECISA ORIENTAR COMO PODEMOS MOVER OUTRAS AÇÕES,RIOS QUE NUNCA SÃO DESPOLUIDOS,REPRESAS QUE NUNCA SE ENCHEM, RUAS E AVENIDAS QUE NUNCA SE ALARGAM, TRIBUTOS E MULTAS QUE NUNCA SÃO PAGAS,TRAFICANTES E MAFIOSOS QUE NUNCA SÃO PRESOS,MAFIOSOS DOS JOGOS ILEGAIS QUE SEMPRE SE DÃO BEM, JUDICIARIO QUE NÃO ANDA, O INSS NÃO CONCEDE BENEFICIOS SE O MÉDICO NÃO FOR DA MAFIA. TUDO DE MERDA QUE ACONTECE TEM SEMPRE UM PEIXÃO POR DE TRÁS DES DA CAMARA MUNICIPAL ATÉ NO CONGRESSO NACIONAL. E QUANDO CAI A PRESIDENTA AFINAL?

Estéfani JOSÉ Agoston disse...

A picaretagem inaugurada por Sarney, melhorada por Collor e depois especializada por FHC e levada ao topo por LullaMulla, agora é aplicada valentemente sem vergonha alguma pelas FFAA na pessoa do Cmd General Eduardo Villas-Bôas, que senta no regaço de DillmaLouca.

Continuando, tenham no espírito que sou a favor de nosso Brasil e das FFAA brasileiras, e não engulo essa de que são "santos" e que no período de 64 foram "santos", pois que se o fossem não teriam parido o PT e Lulla da Sillva, e em decorrência conduzido direta e sob sua exclusiva responsabilidade o Brasil à situação em que está, pois Lulla é criação das FFAA e foi protegido (ainda é protegido) pelas FFAA e organismos policiais tipo DOPS(não esqueço que a ESG tinha um alto membro como conselheiro de Hugo Chávez).

Picaretagem sim, pois o almoço não foi no rancho dos praças, mas no de sargentos (ST/Sgt) e conversou sim, mas não com todos, mas com os da mesa onde assentou; percebam o texto, certamente produzido por alguém bem treinado, bem profissional, coisa de marketing.

Até quando precisaremos suportar que tais fdp melancias, vendidos moral e Eticamente continuem a nos manter pela jugular, a estrangular o Brasil?

Chapa Fria disse...

Almoçando com a tropa
Alguém perguntou ao digníssimo Cmt sobre a reposição salarial para próximo anos? alguém perguntou sobre a MP do Mal que está parada no Senado Federal a mais de 14 anos? alguém perguntou sobre ata da 300ª RACE? Alguém perguntos sobre Aux Moradia, Gratf Tp Sv e outros? Que saber? Não, mas quando chegam no alojamento se transforma nos leãozões...

Anônimo disse...

Tive um comentario que Nao foi publicado pq sera

Anônimo disse...

Não entendi a razão do comentário sobre o General. A foto foi boa para sabermos que eles ainda existem. Também sabemos que eles comem.

Anônimo disse...

INTERVENÇÃO? Toda intervenção que existiu no brasil foi imposta por estrangeiros, vou citar uma passagem e quem quiser conte outras. O povo brasileiro era escravizado, Americanos intimam o então ditador Getúlio Vargas a criar uma CLT. Todo militar no brasil foi ou um dia será um assassino, torturador, sabotador comandados vocês sabem por quem. Ah eles estão aqui muito antes do PT. TUDO LEVA A CRER QUE SÃO OS CRIADORES DO PT...

Anônimo disse...

AF disse:

Esse cmdte, tá muito parecido com o papa Francisco. Espero que eu esteja errado...

Anônimo disse...

Esse melancia cmte não engana ninguem!
Quer posar de "bonzinho" mas na verdade é um BONECO telecomandado dos comunistas do Poder
as FFAA melancias estão todas contaminadas,infiltradas e aparelhadas por comunistas tal qual a Venezuela!
O Brasil decente esta totalmente indefeso e refem de bandidos e ladrões.
Pra quem não sabe as FFFA brasileiras confraternizam abertamente com tropas da Venezuela na fronteira, estão mostrando simpatia e muita camaradagem com o exercito comunista que mata seu próprio povo nas ruas!



Ilona Carvalho disse...

SELVA!!!!!!

Ilona Carvalho disse...

SELVA!!!!!!

Estéfani JOSÉ Agoston disse...

Meu tributo à coragem do senhor 2° Sgt Reformado Jorge Vanderley Pedroso da Silva, que não temeu em mostrar a cara e nome; ou os brasileiros de bem acordam para a imperiosa necessidade, urgência até, da reconstrução e reconstituição das FFAA brasileiras, soldos inclusive, ou pereceremos. As FFAA brasileiras, as partes decentes, corretas, boas, são uma ferramenta de alcance quase imponderável, essenciais para a reconstrução moral e Ética de nossa Nação, para que vivamos em um Estado onde o Livre Arbítrio norteado por Leis Justas e Iguais para Todos, impere.