sábado, 11 de julho de 2015

Quem quer bacalhau conspira em Portugal


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O encontro, "por acaso", entre a Presidente Dilma Rousseff, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na cidade do Porto, em Portugal, foi apenas mais um capítulo da completa desmoralização institucional tupiniquim. A inocência de um acontecimento como estes só pode ser comparável à estratégia de defesa jurídica da Petrobras, no bilionário processo movido por investidores na Corte do Distrito Sul de Nova York. Alegar que a Petrobras foi vítima de um cartel de empreiteiras e de quatro ex-diretores confessadamente corruptos merece o título de piada jurídica do século 21.

Nem os mais crédulos lusitanos, craques em piadas de brasileiro, querem acreditar que Lewandowski pediu a Cardozo para aproveitar a escala do avião presidencial na cidade do Porto, para encontrar Dilma e tratar, apenas e tão somente, do "aumento salarial do Judiciário". No entanto, a Velhinha de Taubaté tem plena fé de que eles não trataram de assuntos polêmicos, tipo "operação Lava Jato" e muito menos do "risco de impeachment, se Dilma tomar no TCU por causa das pedaladas fiscais fora da lei".

Lá em NY, o juiz Jed Rakoff, que tem fama de mão pesada, determinou que a Petrobras e o escritório de advocacia norte-americano Pomerantz, que representa os investidores, apresentem, até quarta-feira que vem, as provas que usarão no processo - que deve ficar pronto para julgamento até 1o de fevereiro de 2016. Um dos maiores medos de Dilma Rousseff, ex-Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, é que seu nome entrasse nesta ação. Águias do mercado financeiro apostam que, depois da recente visita ao presidente Barack Obama, a Presidenta do Brasil ficará de fora da encrenca.

A defesa da Petrobras tentará provar a lenda de que o comando da empresa “não tinha conhecimento do esquema", excetuando-se quatro funcionários: Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento), Renato de Souza Duque (ex-diretor de Engenharia e Serviços), Nestor Cerveró (ex-diretor Internacional) e Pedro Barusco (ex-gerente de Serviços). Além de pregar que foi vítima do "cartel criminoso", a estatal de economia mista garante que "nunca pagou propina a ninguém" - o que formalmente teria ares de veracidade, não fossem as diversas "colaborações premiadas" nos processos da Lava Jato, comprovando como a grana de negociatas era paga de forma indireta, e não direta, pela máfia que atuava na empresa, de forma dolosa ou culposa.

O advogado Jeremy Lieberman, da Pomeranz, pretende provar o contrário. Investidores reclamam que a Petrobras infringiu as normas da Securities and Exchange Commission (SEC, o xerife do mercado de capitais dos EUA) ao divulgar balanços inflados por corrupção. Também denunciam a estatal por não ter criado um eficiente sistema de compliance (de governança corporativa) capaz de identificar os esquemas de suborno e corrupção em várias diretorias. Além disso, sustentam que o alto comando da companhia sabia dos esquemas e não faz nenhuma ação para mitigar os desvios.

PTs da vida ficaram os investidores brasileiros. Só os norte-americanos terão direito à indenização. Quem não for dono local de ADRs precisará arranjar uma melhor utilidade para seus papéis... Os brazucas terão de brigar por aqui. Se quiserem ver a cor de algum dinheiro perdido, terão de recorrer ao tribunal arbitral da BM&F Bovespa. Pelo menos é o que está escrito no Estatuto da petrolífera... Aquele mesmo que determina que diretores e conselheiros de administração são responsáveis por todos os atos da empresa.

A Velhinha de Taubaté acredita, piamente, que, na bolsa, terá uma vitória retumbante como a que a seleção brasileira obteve, na Copa de 2014, contra a seleção da Alemanha. Minorotário não aprende a lição...

Enfim, a regra é clara: Quem prefere Bacalhau conspira em Portugal. Já quem só tem Pirarucu aguarda a fritura no TCU...

Releia o artigo: Vamos de Sérgio Moro ou seguimos de Al Capone?


Doença incurável?

Frase para entrar para os anais institucionais:

"Tem gente que até consegue parecer curada de câncer, mas a metástase da corrupção impregnou de forma veloz as instituições do País".

É dando que se recebe?


Poder Instituinte é isso aí...


O Coronel Paulo Cesar Romero Castelo Branco, famoso colecionador de raridades, encontrou esta no raridade no baú de sua sogra de 96 anos.

Trata-se de uma carta datilografada por Izidoro Dias Lopes, General Chefe do Governo Provisório, em 26 de julho de 1924, um dos marcos da Revolução de 1924.

É uma homenagem à histórica coragem e honra dos segmentos esclarecidos do povo paulista.

A gente somos...

Do médico Paulo de Tarso Abrão, uma reflexão enviada a carta de leitores dor jornalões:

" Vendo o País hoje, me lembro da música que fez sucesso nos anos 80 do grupo Ultraje a Rigor, chamada Inútil, que diz entre outras coisas: a gente não sabemos escolher presidente, a gente joga bola e não consegue ganhar, inútil, a gente somos inútil!".

Direito e Justiça em Foco


O desembargador Laércio Laurelli recebe, neste domingo, às 22 horas, na Rede Gospel, o advogado Ricardo Sayeg fala sobre a hegemonia humanística do direito dos advogados

Documentário relevante


Vale a pena assistir ao documentário "Antonio Salas. El Palestino: Historia de un infiltrado", produzido pela Antena 3 - que clama pela liberdade dos presos políticos e pede paz na Venezuela dominada pela ditadura bolivariana do Foro de São Paulo.


Acorda


Repeteco

Notinha publicada neste Alerta Total, em 1 de março de 2015, que, infelizmente, continua atual: "E a Medalha, General?"
Kamarada Carlos Azambuja faz uma cobrança incômoda e absolutamente legalista à caserna:

"Algum Kamarada sabe dizer quando é quer os senhores Comandantes Militares irão anular a concessão e irão solicitar a devolução das medalhas concedidas a José Dirceu e José Genoino, condenados pelo STF? Ou melhor, quando é que os senhores Comandantes irão cumprir a Lei?".


Karo Kamarada Azamba: Você e todo mundo começam a cobrar quando o Exército vai mostrar, de fato, que o hegemônico ainda é o de Caxias, porque os outros "exércitos" nazicomunopetralhas estão se armando e treinando como nunca para sua "Revolução dos Bichos"...

O Caso das Medalhas é um absurdo desrespeito à Lei, e um mau exemplo patético de carência de honra pelas instituições militares.

E não adianta os Generais da ativa ficarem pts da vida com essa reivindicação moral, pois, do contrário, vai parecer que estão alinhando suas vidas com o PT...

O caído e o caiado


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 11 de Julho de 2015.

4 comentários:

Chapa Fria disse...

Tem como disponibilizar a ata da 300ª Reunião do Alto Comando do Exército (RACE) todo EB está ávido para saber dos assuntos tratados pelas brilhantes cabeças da Força Terrestre...

Anônimo disse...

Esta medalha deve vir acompanhada de um diploma e pelo que está acontecendo com os covardões do EB somente vai servir para limpar a bunda. Que tal dar uma para o Beira Mar como representante do PCC, nivela por baixo e justifica a "comenda"

Marcos disse...

Amigo, permita-me adicionar seu blog no rol de parceria da minha página na web.
https://somostodosbrasil.wordpress.com/

Anônimo disse...



A Folha de S. Paulo diz também: "O VEM PRA RUA", um dos grupos que organizam as manifestações anti-Dilma marcadas para 16 de agosto em todo o país, diz observar uma adesão maior à convocação. Até esta sexta-feira, 41 mil pessoas, de um total de 403 mil convidados, haviam confirmado presença no evento no Facebook”.
O CONGRESSO SÓ VAI SE MEXER SE VOCÊ SE MEXER!
SÓ funcionam de acordo com a PRESSÃO POPULAR!
Brasil 11.07.15 06:11
A Folha de S. Paulo diz que “integrantes da cúpula do Congresso avaliam que a DIMENSÃO DAS MANIFESTAÇÕES contra Dilma Rousseff, marcadas para o dia 16 de agosto, pode mudar a abordagem política dos pedidos de impeachment ou cassação da presidente”.
Evidente que de acordo com a presença do povo a pressão será maior; não pode é parar, aquietar, isso é o que o oportunista PT quer: o povo ser pisado e sofrer calado.
Alias, o Congresso e o Senado estão de pau arreado em cima do PT: façamos nossa parte!