quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A blindagem de Dilma cairá - antes ou depois dela e Lula?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Só o cinismo da impunidade tupiniquim pode justificar uma blindagem para Dilma Rousseff no escândalo da Lava Jato. Até Lula, que tira onda de Presidentro indireto do Brasil, teria mais chances que a Presidenta de ficar blindado. Dilma não, porque a maioria das irregularidades ou crimes cometidos na e contra a Petrobras ocorreram, coincidentemente, nos tempos em que ela foi Ministra das Minas e Energia de Lula e "presidente" (sic) do Conselho de Administração da estatal de economia mista. Se Dilma não for responsabilizada aqui no Brasil, assim que sair do poder, o será lá fora, nos EUA, em ações movidas por investidores lesados.

A base de raciocínio processual é evidente. Nenhuma decisão na Petrobras é tomada sem conhecimento pleno da Presidência da República - cuja união é o acionista majoritário e controlador efetivo da empresa. Não dá para acreditar que isto aconteça em uma empresa com diversos mecanismos internos e externos de controle, como a Petrobras, que faz operações milionárias e toca projetos, obras e serviços que mexem com bilhões em moeda (real ou dólar). No modelo estatal capimunista brasileiro, cartorial, cartelizado, centralizador e corrupto, nada acontece sem o mínimo conhecimento (ou domínio do fato) de quem atua nos degraus superiores da hierarquia de poder.

Nem a crédula Velhinha de Taubaté consegue embarcar na "tese" de que apenas os meros diretores Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró, que comandavam as áreas de abastecimento, serviços e internacional, agiram apenas entre eles - agora com o ilustre condenado no Mensalão, José Dirceu, sendo novamente "suspeito" de liderar esquemas de corrupção, como se também não tivesse um outro "líder" acima ou na mesma linha decisória dele. Definitivamente, Dirceu não pode ser apontado como "a cereja do bolo" - como sugeriu ontem o criativo advogado dele, Roberto Podval, que sustenta a plena inocência do cliente como sendo vítima de "perseguição política".

Não dá para crer que não tinham pleno conhecimento e gerenciamento indireto das falcatruas os ocupantes do Palácio do Planalto e demais membros da diretoria, conselhos e auditorias internas e externas da Petrobras, principalmente aqueles que assinavam e autorizavam os pagamentos que geravam as sobras para propinas distribuídas fartamente pelas 13 estrelas do "clube das empreiteiras" e suas associadas. Basta que se mantenha a estratégia de "seguir o dinheiro" (follow the money), investigando a evolução patrimonial de dirigentes, políticos, parentes e laranjas usados por eles, para que se chegue aos "bandidos".

Por tudo isso, a Lava Jato ainda vai demandar muitas outras fases de investigação e muitos outros processos abertos ainda na primeira instância, sob controle da Força-Tarefa do Ministério Público Federal e sob o frio rigor legal do juiz Sérgio Fernando Moro, da 13a Vara Federal em Curitiba. Além disso, já existem sinais concretos de que as investigações tendem a avançar para outra gigante estatal de economia mista, como a Eletrobras, onde as delações premiadas já mostram evidências de que esquemas semelhantes de corrupção tenham sido praticados, gerando prejuízos bilionários aos cofres públicos, aos investidores e, no final das contas, aos cidadãos.

O Alerta Total já alertou e repete, por 13 x 13: Ainda não se sabe qual nome esquisito terá a próxima operação da Lava Jato. Mas a cúpula do PT recebeu a informação de que os próximos alvos serão o consultor de empresas Antônio Palocci Filho. Ribeirão Preto, onde Palocci foi prefeito, é o terror da petelândia. Operava por lá o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, que já sinalizou a aliados de negócios estar disposto a aderir a uma "colaboração premiada", caso sua prisão provisória acabe convertida em preventiva. Petistas também souberam que outro nome que pode entrar na dança das investigações é o do publicitário João Santana, marketeiro da Presidenta Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores.

Novas transações penais, no formato de "colaborações premiadas", vão acontecer. A mais esperada delas é a de José Dirceu de Oliveira e Silva. Ninguém na cúpula da petelândia acredita que ele aceite segurar a bronca sozinho, da mesma forma como ocorreu no Mensalão, processo do qual ainda conseguiu acabar beneficiado com um absurdo regime de prisão domiciliar. Claramente envelhecido e desgastado pelo retorno ao cárcere - agora na gelada Curitiba, tendo como companheiro de cela dois denunciados por contrabando -, Dirceu teria tudo para chutar o balde.

A avaliação é que Dirceu só vai se prestar ao papel de "delator" se a pressão da Lava Jato atingir e ameaçar, patrimonialmente, o futuro de sua família. Como é forte a tendência de que a estratégia de "seguir o dinheiro" cumpra tal objetivo, Dirceu ficará, em breve, psicologicamente abalado para deixar de lado a pretensa frieza revolucionária e partir para o pragmatismo de quem não deseja segurar a bronca sozinho, no falso papel de "cereja do bolo", como suposto "chefe da quadrilha". É neste ponto que o antigo "capitão do time de Lula" pode arrasar com a "diretoria" de seu "clube" ou "seita" política.

A Lava Jato - que ainda nem chegou amplamente às autoridades com questionável foro privilegiado - ainda vai revelar muitos pagamentos e recebimentos de "pixulecos". Assim que o Brasil, de fato, entrar em ritmo de lava jato para limpar a corrupção, em uma ação da cidadania para efetiva mudança da estrutura estatal que origina tanta roubalheira e safadeza, tudo vai começar a melhorar. Até lá, podem se preparar, vamos mergulhar na maior crise estrutural (política, econômica e moral) nunca antes vista na mal contada História de Bruzundanga...

Atrás do Mercadante


O nível de pavor no Palácio do Planalto nunca esteve tão elevado: Aloísio Mercadante, que anda brigado com o chefão Lula, é um dos mais tensos...

Chega triunfal em Curitiba


O grande sub-chefão da petelândia, José Dirceu, foi recebido com fogos e gritos de "ladrão" ao chegar à sede da Polícia Federal, na capital paranaense.

Vídeo imperdível

Felipe Moura Brasil, da Veja, produziu um vídeo de 13 minutos (sacanagem esta cronometragem) mostrando fatos da longa história de cumplicidade entre Lula e José Dirceu, principalmente a partir de 1990, com a fundação do Foro de São Paulo.


Assista depressa, porque o vídeo, em breve, será retirado do ar, porque os personagens da petelândia vão alegar violação de autorização do uso de imagem para solicitar sua exclusão do YouTube...

Infográfico da Lava Jato
´

A equipe do Estadão produziu um belíssimo e esclarecedor infográfico para mostrar todas as relações descobertas, até agora, pelas investigações da Lava Jato.

Dia do Soldado no CM


Dia do Maçom em SP


Dilma, a meta


Mais uma obra do refinado humor no maravilhoso mundo livre da internet...

Cabra confiável tem nome


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Agosto de 2015.

9 comentários:

Anônimo disse...

Veja esse hangout sobre a midia podre:

https://www.youtube.com/watch?v=Rr6OdEhphAg

O SOMBRA disse...

JOSE DIRCEU - BODE EXPIATÓRIO DITO PELO SEU ADVOGADO

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,para-advogado--dirceu-e-bode-expiatorio-da-lava-jato,1737472"03/08/2015 19h59 - Atualizado em 03/08/2015 22h45
Defesa diz que José Dirceu é 'bode expiatório' e que prisão é 'política' - Ex-ministro foi preso nesta segunda (3) na Operação Lava Jato.
Ele é suspeito de ter idealizado esquema de corrupção na Petrobras".

O QUE É DELAÇÃO PREMIADA

Defesa diz que José Dirceu é 'bode expiatório' e que prisão é 'política'

Ex-ministro foi preso nesta segunda (3) na Operação Lava Jato.
Ele é suspeito de ter idealizado esquema de corrupção na Petrobras.
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dia
Siga @Estadao no Twitter

Siga @Estadao noDelação premiada é uma expressão utilizada no âmbito jurídico, que significa uma espécie de "troca de favores" entre o juiz e o réu. Caso o acusado forneça informações importantes sobre outros criminosos de uma quadrilha ou dados que ajudem a solucionar um crime, o juiz poderá reduzir a pena do réu quando este for julgado.
Muitas pessoas consideram a delação premiada como se fosse um "prêmio" para o acusado que opta por delatar os comparsas e ajudar nas investigações da polícia. De acordo com a lei brasileira, o juiz pode reduzir a pena do delator entre 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços), caso as informações fornecidas realmente ajudem a solucionar o crime.
A delação premiada está prevista por lei no Brasil desde 1999, através do decreto de lei nº 9.807 e no artigo 159 do Código Penal Brasileiro, ambos respectivamente com os seguintes textos:

Artigo 159 (Código Penal Brasileiro):

"Sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate: Pena: reclusão de oito a quinze anos.
§ 4° - Se crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a libertação do sequestrado, terá sua pena reduzida de um a dois terços".​

Artigo 13 (artigo nº 9.807/99):

"Poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a consequente extinção da punibilidade ao acusado que, sendo primário, tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal, desde que dessa colaboração tenha resultado:

I – a identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa;

II – a localização da vítima com a sua integridade física preservada

III – a recuperação total ou parcial do produto do crime.

Parágrafo único: a concessão do perdão judicial levará em conta a personalidade do beneficiário e a natureza, circunstâncias, gravidade e repercussão social do fato criminoso"

Artigo 14 (artigo nº 9.807/99):

"O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais co-autores ou partícipes do crime, no caso de condenação, terá sua pena reduzida de um a dois terços".

Depois de conhecer a DELAÇÃO PREMIADA acima, podemos dizer que JOSE DIRCEU que hoje é acusado de ser o INSTITUIDOR DO ESQUEMA DA PETROBRAS, foi preso na OPERAÇÃO LAVA-JATO.

(Agora, novamente o ex-Ministro JOSE DIRCEU foi preso e acusado de ser o ARQUITETO DO MONUMENTAL E FANTÁSTICO PLANO e o instituidor DO ESQUEMA NA PETROBRAS, "sem conhecimento do EX-PRESIDENTE LULA", quando Ministro da Casa Civil).

SERÁ QUE O EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA SR.LULA, NÃO SABIA DE NADA!

O ADVOGADO do SR. JOSE DIRCEU, afirma que o EX-MINISTRO DA CASA CIVIL DO SR. LULA, JOSE DIRCEU, morre mas não faz DELAÇÃO PREMIADA.
CONTINUA;

O SOMBRA disse...

CONTINUAÇÃO;

O MENTOR DO MONUMENTAL E FANTÁSTICO PLANO DO PT para GOVERNAR o BRASIL por vários anos, não pode aderir a DELAÇÃO PREMIADA, pois seria RÉU CONFESSO e incriminaria o GOVERNO DO SR. LULA E DO PT de 2003 como o COMANDANTE EM CHEFE E O EXECUTOR DO PLANO DO PT, criado e executados por eles.

AMANHÃ se o SR. LULA for preso, este também não poderá aderir ao INSTITUTO da DELAÇÃO PREMIADA, por ser aquele que conseguiu BOTAR NO BOLSO todos os MAFIOSOS até hoje, conhecidos no MUNDO.

Nenhum deles conseguiu comandar o CRIME ORGANIZADO de dentro do GOVERNO como MANDATÁRIOS da NAÇÃO.

O SR. LULA, fundador e criador do PT, criador do FORO DE SÃO PAULO no BRASIL, exilado e anistiado pela LEI DA ANISTIA, conseguiu retornar ao PAÍS, se eleger, reeleger e mais, indicar, eleger e reeleger uma GUERRILHEIRA numa DEMOCRACIA, comandar o CRIME ORGANIZADO, durante 13 anos, enriquecer a si, seus companheiros e o PT, os quais, até o MOMENTO livraram-no de qualquer culpa sobre dos ESCÂNDALOS DOS CORREIOS, DO MENSALÃO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO e OUTROS OCORRIDOS nos seus GOVERNOS e que extrapolou para o GOVERNO de sua sucessora PRESIDENTE DILMA, que recebeu a HERANÇA MALDITA e aonde foi instada à investigação dos mesmos pela POLÍCIA FEDERAL e o MINISTÉRIO PUBLICO, sem que pese nenhuma incriminação ou investigação sobre sua pessoa e de seus familiares.

ISTO É OU NÃO É INACREDITÁVEL E FANTÁSTICO!

Por todos estes motivos o DIA 16 de agosto de 2015, irá para as ruas, para exercer o que determina a Constituição de 1988, em seu ART. 1º paragrafo único: " Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

RENÚNCIA, IMPEACHMENT OU INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ.

BRASIL ACIMA DE TUDO

Anônimo disse...

De minha parte guardo um vinho de boa qualidade para abrir quando o marqueteiro petista for pego pela Lava Jato. E um vinho de excelente qualidade para abrir quando o capo de tutti capi acertar suas contas com a justiça.

Anônimo disse...

Este coronel está querendo limpar a barra da máfia, mas não adianta vai acabar melando tudo. O crime organizado é coisa da sua máfia. Pois quando comandou o nono batalhão o PT nem existia, e o crime organizado por ele e a sua quadrilha já estava a todo vapor... Quantas chacinas você comandou mesmo??? RESPONDA POIS EU PERDI AS CONTAS...

Anônimo disse...

Serrão, fiquei triste por constatar, hoje, que sou a prova viva de que o brasileiro é, de fato, um povo sem memória! E a constatação se deu quando estava conversando com um amigo sobre a corrupção na Petrobras. Em um dado momento o meu amigo me disse que não lembrava mais o nome daquela engenheira que trabalhava na Petrobras e fez denúncias sobre as falcatruas que lá ocorriam, sendo após isso mandada para trabalhar em uma cidade do Oriente. E perguntou se eu lembrava o nome da engenheira! Aí, fiz a constatação que o brasileiro não tem memória, pois nem eu nem o meu amigo nos lembrávamos da cidade do Oriente, para a qual a dra. foi deportada, e nem do nome da engenheira. Somos mesmo um povo sem memória, concordamos, eu e meu amigo! Mas, teve outra coisa que tanto eu como o meu amigo também queríamos saber: "Que fim levou aquela engenheira? Por que ela saiu dos holofotes tão discretamente? Por que a doutora "saiu à francesa"???" Hoje aquela engenheira parece os versos da música "Conceição", do Cauby Peixoto: "ninguém sabe, ninguém viu"! Será que "o seu mundo mudou"???... e a Catta Preta, será que também logo, logo, estará "esquecida"? Oh! Povo sem memória!!!

Anônimo disse...

Provando do próprio veneno como o macaco na árvore:
https://www.youtube.com/watch?v=Lc8iBPtne3E

Anônimo disse...

LULA ESTÁ SENDO SITIADO AOS POUCOS...
Lula está sendo desmontado aos poucos, isolado, ficando cada vez mais acuado, facilitando a ele, quem sabe, fugir ou pedir asilo, ou a situação ficar cada vez mais insustentável para ele no Brasil!
De qualquer forma, temos de convir que Lula com sua lábia e artes cênicas foi um mito, tido por dezenas de milhões de pessoas como um genio e destruir isso tem sido aos poucos, mas com eficiencia.
Falta pouco para que seja totalmente desmistificado e volte a ser o que é: um chantagista de gabarito, vendedor de ilusões: é o aperto da cobra sucuri, esmagando aos poucos!
Falta pouco, e tirando Dilma, e ele que está quase 100% desacreditado, seu tombo será inevitável!
A "estrela" dele está quase apagando!!!...

JUSCELINO disse...

DISCURSO DO GENERAL PAULO CHAGAS.

Liberdade para quê? Liberdade para quem?

Liberdade para roubar, matar, corromper, mentir, enganar, traficar e viciar?

Liberdade para ladrões, assassinos, corruptos e corruptores, para mentirosos, traficantes, viciados e hipócritas?

Falam de uma “noite” que durou 21 anos, enquanto fecham os olhos para a baderna, a roubalheira e o desmando que, à luz do dia, já dura 26!

Fala-se muito em liberdade!

Liberdade que se vê de dentro de casa, por detrás das grades de segurança, de dentro de carros blindados e dos vidros fumê!

Mas, afinal, o que se vê?

Vê-se tiroteios, incompetência, corrupção, quadrilhas e quadrilheiros, guerra de gangues e traficantes, Polícia Pacificadora, Exército nos morros, negociação com bandidos, violência e muita hipocrisia.

Olhando mais adiante, enxergamos assaltos, estupros, pedófilos, professores desmoralizados, ameaçados e mortos, vemos “bullying”, conivência e mentiras, vemos crianças que matam, crianças drogadas, crianças famintas, crianças armadas, crianças arrastadas, crianças assassinadas.

Da janela dos apartamentos e nas telas das televisões vemos arrastões, bloqueios de ruas e estradas, terras invadidas, favelas atacadas, policiais bandidos e assaltos a mão armada.

Vivemos em uma terra sem lei, assistimos a massacres, chacinas e seqüestros. Uma terra em que a família não é valor, onde menores são explorados e violados por pais, parentes, amigos, patrícios e estrangeiros.

Mas, afinal, onde é que nós vivemos?

Vivemos no país da impunidade onde o crime compensa e o criminoso é conhecido, reconhecido, recompensado, indenizado e transformado em herói! Onde bandidos de todos os colarinhos fazem leis para si, organizam “mensalões” e vendem sentenças!

Nesta terra, a propriedade alheia, a qualquer hora e em qualquer lugar, é tomada de seus donos, os bancos são assaltados e os caixas explodidos. É aqui, na terra da “liberdade”, que encontramos a “cracolândia” e a “robauto”, “dominadas” e vigiadas pela polícia!

Vivemos no país da censura velada, do “micoondas”, dos toques de recolher, da lei do silêncio e da convivência pacífica do contraventor e com o homem da lei. País onde bandidos comandam o crime e a vida de dentro das prisões, onde fazendas são invadidas, lavouras destruídas e o gado dizimado, sem contar quando destroem pesquisas cientificas de anos, irrecuperáveis!

Mas, afinal, de quem é a liberdade que se vê?

Nossa, que somos prisioneiros do medo e reféns da impunidade ou da bandidagem organizada e institucionalizada que a controla?

Afinal, aqueles da escuridão eram “anos de chumbo” ou anos de paz?

E estes em que vivemos, são anos de liberdade ou de compensação do crime, do desmando e da desordem?

Quanta falsidade, quanta mentira quanta canalhice ainda teremos que suportar, sentir e sofrer, até que a indignação nos traga de volta a vergonha, a auto estima e a própria dignidade?

Quando será que nós, homens e mulheres de bem, traremos de volta a nossa liberdade?

* Paulo Chagas é General da Reserva do Exército do Brasil.

Após a leitura não deixe de repassar. É o retrato do nosso Brasil

Pense, sinta e aja: “A mente que se abre para uma nova ideia, jamais retornará ao seu tamanho original" - A .E