sábado, 5 de setembro de 2015

Boatos falsos nas redes sociais sobre greve na Argentina


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Adriano Benayon

Vejam o que os golpistas estão fazendo.

Hoje, minha enteada, estudante universitária, disse-me ter recebido “informação” de colegas, pelas redes sociais,  segundo as quais estaria em curso na Argentina greve geral, já há cinco dias, e que nada era noticiado no Brasil.

Que isso se devia censura, a fim de evitar estimular o surgimento de mais greves no Brasil além das várias que estão em  andamento. De fato,  o INSS está em greve, pelo menos aqui em Brasília, o Judiciário também, e deve haver muitas mais.

Então fiz uma busca, acessando,  ao vivo, estes jornais: Guardian, de Londres; Le Monde, de Paris; New York Times. Fui às respectivas seções de notícias internacionais, e não encontrei referência alguma à Argentina.

Nem uma chamada, nem uma linha, em qualquer desses jornais, que têm noticiário diário sobre grande número de países de todos os continentes.

Depois, comentei isso com meu enteado, estudante secundarista, e este me informou também ter recebido essa notícia, e inicialmente denotou dúvida ou incredulidade quando eu lhe falei da evidente falsidade da “notícia”, mencionando a ausência da “notícia”, na imprensa mundial.

Note-se como a falsidade, até ridícula, é, entretanto, tomada como verdade por grande parte dos jovens que recebem mensagens como essa. Vai ser mais ainda com a repetição “ad nauseam”.

Essa certamente é apenas uma, entre uma quantidade imensa de ações de comunicação social, nas quais o império angloamericano e os agentes a serviço da tentativa de golpe estão investindo.

Nota final: Meus correspondentes sabem que sou insuspeito para dar este depoimento, pois não sou nem nunca fui do PT, nem sou admirador de Dilma.


Adriano Benayon, Doutor em Economia, é autor de "Globalização x Desenvolvimento".

Um comentário:

Luiz Oliveira disse...

Tomar como referência jornais esquerdistas e desinformadores como New York Times e The Guardian como fonte de informações sérias sobre o que acontece no mundo é, no mínimo, ingenuidade do sr Adriano Benayon.