terça-feira, 15 de setembro de 2015

O pão que Lula amassou


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Maria Lucia Victor Barbosa

No teatro da vida a farsa se faz presente. A hipocrisia, a mentira, a simulação, a impostura, a bajulação sempre ajudaram os vencedores da batalha da existência, sobretudo, os dotados de retórica capaz de iludir e convencer.

Na política, palco máximo da simulação, a farsa conta com o poderoso auxílio da propaganda que se sofisticou e se disseminou a través dos meios de comunicação, especialmente, os televisivos. Porém, a culminância da hipocrisia e do cinismo chegou ao Brasil a bordo do governo petista, na medida em que marqueteiros habilidosos esculpiram uma falsa imagem de Lula da Silva apresentado como proletário pobrezinho, vítima da sociedade de classes e depois, num passe de mágica, o transformaram em estadista.

Na verdade, Lula é um semianalfabeto que de pobre não tem nada, um populista ambicioso e sem escrúpulos que venceu pela sorte e não pelo valor. Na quarta tentativa ele chegou à presidência da República na medida em que sua fala vulgar, rudimentar, grotesca, circense provocou o sentimento de identidade tão caro às massas.

Disse alguém que “a vida é a tragédia das escolhas”. A maioria dos brasileiros escolheu Lula duas vezes. E depois mais duas quando ele logrou colocar em seu lugar o chamado poste. E não foram somente os pobres que o escolheram o salvador da pátria, chancelando a tragédia que ocorre agora no Brasil. Brahma ou Barba chegou também lá montado no apoio dos que ele finge amaldiçoar como elites, ou seja, banqueiros, empreiteiros, grandes empresários.

E a classe média, que a petista Marilena Chauí diz odiar, composta por intelectuais, artistas, profissionais liberais, professores, estudantes universitários compuseram o teor de fé da seita PT. Jactando-se de seu socialismo requentado, falso, atrasado, tão comum na América Latina por conta da dor de cotovelo que se tem dos Estados Unidos, a classe média erigiu Lula ao altar da pátria e o adorou.

Brahma ainda teve apoio de parte da Igreja católica, das tradicionais ramificações petistas sustentados pelo partido como a CUT, o MST, UNE e de outros ditos movimentos sociais, além de conquistar a adesão de instituições como a OAB.

Impressiona também o fortalecimento do PT através do apoio constante e fiel do PSDB, especialmente de Fernando Henrique Cardoso. Nunca houve oposição ao PT nem nunca haverá por parte dos peessedebistas. É tanta a devoção dos tucanos com relação a Lula da Silva, que melhor fariam dissolvendo seu partido e entrando para o PT.

A tragédia das escolhas fortaleceu tanto Lula e seu partido que ele se imaginou capaz de fazer o que bem quisesse. Assim, veio a enxurrada de erros na economia, a gastança exacerbada, a corrupção desenfreada. E no primeiro mandato da criatura, com Lula presidente de fato, foi o tempo em que ele caprichou no amassar do pão amargo que os brasileiros agora engolem a custo e que se tornará mais tóxico daqui para frente com o aumento da inflação, da inadimplência, do desemprego, dos juros, do dólar.

Como não há governo que aguente quando a economia vai mal, movimentos populares espontâneos têm ido às ruas para pedir a saída da governanta. Parece que só agora foi notada sua total incompetência, sua fala incoerente como se ela tivesse enorme dificuldade de raciocinar, o que indica absoluta inaptidão para o cargo presidencial, aliás, para quaisquer cargos até os mais simples.

O PT quebrou o Brasil e o abismo se abre aos nossos pés, prenunciando uma via-crúcis ainda mais dolorosa com o rebaixamento do Brasil pela Agência de classificação de risco Standard & Poors. Perdemos o grau de investimento e outras agências deverão fazer o mesmo com graves consequências para nossa já combalida economia.

Diante do descalabro já existem 17 pedidos de impeachment de Rousseff na Câmara e o mais expressivo é o do ex-militante petista, Hélio Bicudo. O PSDB, vergonhosamente, covardemente, se omite, se esconde, vacila e deixa para o PMDB resolver a questão.

Enquanto isso, diabolicamente Lula vai amassando o pão. Começou a atacar a criatura e se ela cair, ai de quem a substituir. Será massacrado pela única coisa que o PT sabe fazer bem: uma oposição violenta, raivosa, intimidadora, boçal. Desse modo, Lula imagina poder voltar em 2018, consolidando seu poder e o do PT.

Resta saber se o povo aprendeu a dura lição ou se seguirá sem medo de ser infeliz rumo ao Socialismo do Século 21, da Venezuela, como quer o Foro de São Paulo. O tempo dirá.


Maria Lucia Victor Barbosa é Socióloga. www.maluvibar.blogspot.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Ta mais pra Pogo o palhaço assassino

Anônimo disse...

Eu sendo um semianalfabeto consigo enxergar o que a autora tenta esconder, as balelas escrita no texto já se da a má fé. Como torneiro mecânico não pode ser analfabeto, na Espanha o sapo barbudo tirou diploma de sociologia também, criatura da maçonaria com os militares recebeu o grau de instrução máxima tanto na escola como na picaretagem, E a maior propaganda foi a de encher a barriga de quem não tinha nem o que comer, vestir e calçar, quem era descamisado e descalços o povo Brasileiro foi massacrado, escravizado de propósito durante o regime militar e agora ainda falta muito para ser devolvido, pois roubaram na metade do caminho. a matemática é simples de uma caixa de doces para uma criança dividir o maior sempre ficará com mais, o problema no brasil sempre foi este, uns tantos outros nada... lula e PT sempre foram fantoches, ao contrario seriam exterminados no primeiro piquete...

Estéfani JOSÉ Agoston disse...

Maluvibar, dona Maria Lucia Victor Barbosa é Socióloga e professora, portanto não inculta, então pergunto-me porque na análise que procede exime-se de apontar o apoio forte e agressivo na defesa de Lulla da Sillva, apoiando-o em toda caminhada iniciada quando do apoio que recebeu dos gal Geisel e Golbery? O que a leva a omitir, talvez por um interesse particular, dessa expressiva participação das FFAA brasileiras na gênese de Lulla da Sillva, do PT?

Anônimo disse...

ACREDITO QUE O LULA VAI DESISTIR DA ELEIÇÃO EM 2018, ELE TEM COISA MELHOR A FAZER, SER GIGOLO DA DILMA, IMAGINEM QUANTOS QUERE FODER ESSA MULHER,ELE VAI MESMO E FICAR RICO!!!!!!!!!!!!