quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Turf: O Glamour Perdido


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

As corridas de cavalos surgiram por volta de 1.650. Tiveram seu auge na Inglaterra, de 1.780 a 1.870.

Quando se iniciou o uso de jaquetas coloridas para identificar os proprietários dos cavalos que competiam, criou-se uma rara oportunidade de aliar praticidade e bom gosto.

A corrida mais importante do mundo é o Derby (Derby Stakes ou Derby de Epsom) estabelecida pelo conde inglês (Earl Derby) há mais de duzentos anos. Sua jaqueta (farda) era preta com boné branco.

A mais linda, em minha opinião, era a do proprietário do cavalo Memnon (vencedor do célebre St Leger Stakes em 1.825) ; as cores do Arlequim da Commedia dell'Arte italiana, retratados (animal, jockey e farda) pelos artistas Clifton Tomson (1775-1828) e John Frederick Herring, Sr.
(By the time he appeared in the Gascoigne Stakes two days later Memnon had been sold by Watt for 3,500 guineas to Lord Darlington, later to become the 1st Duke of Cleveland. The colt won the prize for his new owner without having to race as the other eight entries were withdrawn, allowing him to walk over.)

No Brasil, as mais sofisticadas que vi correr, foram: celeste e mangas brancas (de Roberto Alves de Almeida); ouro e mangas café (de Alfredo Sestini); ouro e boné cereja (Princesa Yourevitch); laranja e friso verde (de José Bonifácio Coutinho Nogueira); solferino e azul em listas verticais (Milton Lodi); toda lilás (de Antenor de Lara Campos); toda verde (de Paulo José da Costa Jr.).

Hoje tudo se acabou. Saudades de tempos mais felizes.


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

5 comentários:

Loumari disse...

Fim vem! O fim vem!

Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.
Vem a tua sentença, ó habitante da terra.
Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes.
Agora, depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.
Eis aqui o dia, eis que vem; veio a tua ruína; já floresceu a vara, reverdeceu a soberba.
A violência se levantou em vara de impiedade: nada restará deles, nem da sua multidão, nem do seu arroido, nem haverá lamentação por eles.
Vem o tempo, é chegado o dia; o que compra não se alegre, e o que vende não se entristeça:
porque a ira ardente está sobre toda a multidão deles.
Porque o que vende não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja entre os viventes;
porque a visão não tornará para trás sobre toda a sua multidão; nem ninguém fortalecerá a sua vida com a sua iniquidade.
Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá a peleja, porque sobre toda a sua multidão está a minha ardente ira.
Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá a espada, e o que estiver na cidade, a fome e a peste o consumirão.
E só escaparão os que deles se escaparem, mas estarão pelos montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua maldade.
Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos destilarão águas.
E se cingirão de sacos, e os cobriará o tremor: e sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as suas cabeças, calva.
A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor: eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão as entranhas, porque isto foi o tropeço da sua maldade.
E, a glória do seu ornamento, ele a pôs em magnificência; mas fizeram nela imagens das suas abominaçoes e coisas detestáveis: por isso, eu a tornarei para eles como uma coisa imunda.
E será entregue na mão dos estranhos por presa, e os ímpios da terra por despojo: e a profanarão.
E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.
Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de violência.
E farei vir os piores de entre as nações, e possuirão as suas casas: e farei cessar a arrogância dos valentes, e os seus lugares santos serão profanados.
Vem a destruição; e eles buscarão a paz, mas não há nenhuma.
Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor: então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho.
O rei se lamentará, e o príncipe se vestirá de amargura, e as mãos do povo da terra se molestarão: conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus juízos os julgarei; E SABERÃO QUE EU SOU O SENHOR.
( EZEQUIEL 7:6 )

Loumari disse...

O ofício do verdadeiro profeta

E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta, e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o matar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas, o que se dá por avisado, salvará a sua vida.
Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida de entre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei na mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
Se EU disser ao ímpio; ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue EU o demandarei da tua mão.
Mas, quando tu tiveres falado para desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta dele, e ele se não converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.
( EZEQUIEL 33:3 )



Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
Não sejas como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.
O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.
Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois rectos de coração.
( SALMO 32:8 )

Loumari disse...

E, chegando-se JESUS, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder, no céu e na terra.
Portanto, ide, ensinai todas as naçoes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;
Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Amen.
(MATEUS 28:19)


EIS que EU envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS.
(MALAQUIAS 3)


Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horeb, para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos.
Eis que EU vos envio o profeta Elias, (No Papa Francisco) antes que venha o dia grande e terrível do Senhor;
E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos seus pais; para que EU VENHA, E FIRA A TERRA com maldição.
(MALAQUIAS 4:4)


Porque, assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacob com Alegria, e exultai por causa do Chefe das gentes; proclamai, cantai louvores, e dizei:
SALVA, SENHOR, O TEU POVO, O RESTO DE ISRAEL.
(JEREMIAS 31:7)


Bela canção sobre o Papa Francisco
http://www.youtube.com/embed/3CZ4qLXz2rs

Porque, assim, o que santifica, como os que são santificados, são todos de um;
por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Dizendo: ANUNCIAREI O TEU NOME AOS IRMÃOS, CANTAR-TE-EI LOUVORES NO MEIO DA CONGREGAÇÃO.
(HEBREUS 2:11)



AS ULTIMAS INSTRUÇÕES DE JESUS AOS DISCÍPULOS; A PROMESSA DO CONSOLADOR

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes
daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
(1 PEDRO 2:9)

Anônimo disse...

Esses profetas gostavam de ameaçar o povo com "o fim"!!!

Loumari disse...

“Nada de argumentar con Satanás, siempre responder con la Palabra de Dios, y esto nos salvará”. (Papa Francisco)