sábado, 28 de maio de 2016

$talinácio sumiu? Virou um mero Instituto?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Por onde anda Luiz Inácio Lula da Silva. O poderoso chefão do PT anda sumido demais. A impressão que dá é que o ex-Presidentro foi transformado em um mero Instituto. É a entidade que "fala" por ele. Usa um linguajar bem arrumadinho, formal, jurídico e elegantemente cínico para negar qualquer versão que macule a imagem mítica que perdeu a santidade com a Lava Jato. Tenta-se esconder o $talinácio, enquanto Lula acaba reduzido a mero sujeito oculto na História presente do Brasil.

Se Lula anda se ocultando, um "amigo" dele, de São Bernardo do Campo, resolveu tomar a sábia decisão republicana de acabar com a estranha tramitação oculta de processos no Supremo Tribunal Federal. O presidente Ricardo Lewandowski demorou, mas reconheceu que os princípios constitucionais da publicidade, do direito à informação e da transparência são mais importantes e se sobrepõem à absurda ocultação processual em um regime (que tenta ser) democrático (ao menos na formalidade).

Teria sido mais uma prova de que a Lava Jato - tão criticada por alguns advogados e políticos - tem produzido milagres institucionais? Pode até ser... A Força Tarefa do Ministério Público Federal adotou o que parecia arriscado, porém demonstrou ser um corretíssimo procedimento, ao aplicar o artigo 37 da Constituição, de forma ampla, geral e irrestrita, nos procedimentos, investigações e processos da Lava Jato. Os Procuradores agiram na melhor das boas intenções estratégicas.

Será que a mesma interpretação de "boa intenção" vale para a recente decisão de Lewandowski? Na prática, o presidente do STF acabou com o sigilo que alguns ministros tinham para tocar processos contra o crime organizado. Cabe fazer uma perguntinha idiota: será que o delator Sérgio Machado conseguiria fazer gravações com tanta gente importante se sua ação não estivesse sob a proteção sigilosa e autorizada por algum ministro do Supremo, no caso o Teori Zavaski? Sem tal proteção, com tudo aberto, será que alguém, em sã consciência e esperteza, conversaria com Machado?

A resolução de Lewandowski acabando com a ocultação de processos no STF foi assinada na última quarta-feira, dia 25, mas apenas divulgada nesta sexta-feira. A partir de agora, os processos ocultos passam a ter o mesmo tratamento da tramitação de casos sigilosos, sem prejuízo às investigações criminais. No caso de processos sob segredo de Justiça o nome dos investigados não é publicado, apenas as iniciais. Tudo conforme previsto no artigo 230-C, parágrafo 2º, do Regimento Interno do STF.

Os processos ocultos eram uma aberração constitucional. Não apareciam no sistema do Tribunal. Apenas os servidores da Secretaria Judiciária e alguns funcionários designados pelos gabinetes dos ministros podiam consultá-los. É uma tramitação fora do sistema. O cidadão sequer sabia que o inquérito ou a ação penal estavam abertos. O procedimento vinha sendo adotado em casos envolvendo a Lava-Jato. Resta aguardar se o "escancaramento" beneficia a investigação ou facilita a vida dos bandidos investigados...

Agora, uma grande expectativa é quando os processos que mexem com Lula, sem foro privilegiado, voltarão para Curitiba. Em tese, Lula terá dificuldades de se manter como "sujeito oculto" por muito tempo. A leitura das principais revistas semanais e do noticiário em geral mostram que a vida política de $talinácio está por um fio. No entanto, no Brasil da impunidade, é sempre bom aguardar, com cautela, o que pode (ou não) acontecer...
No Brasil sob "governo dos gangsters" nem sempre o que parece é de verdade...
Releia os artigos recentes:  

Quando Lula vai dançar? Ou não vai?

Os Estupradores da Política Brasileira e os boatos sobre Teori jogar Lula no colo do Sérgio Moro

Quando o Judiciário punirá o Governo de Gangsters?


Tentativa e falha


Grampo nervoso


Treinar é preciso


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Maio de 2016.

12 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante o grau de cinismo dos parlamentares, principalmente os investigados, citados nas delações e das gravações. Por essas "descobertas", estamos comprovando o nível das máfias que controlam a política nacional e a vontade interminável para desviarem o dinheiro do povo brasileiro e adular os "amigos" ocultos.Nem os velhos "aposentados" se afastam, com medo de perderem a fonte dos "milagres".Para mim, a imagem mais marcante é aquela em que o Lula aparece em uma reunião ou solenidade,com um certo sorriso debochado, o olhar brilhante e seguro de que nada aconteceria com ele, e alisa o seu bigode lentamente com o dedo, costumeiramente usado para ofender, em direção às câmeras.Foi um aviso aos brasileiros: que se fd... todos!Hoje está escondido, calado, preparando o bote da "jararaca" para tentar se salvar das garras do Juiz Moro.Não vai.

Anônimo disse...

Convenhamos, não há espaços suficientes na PF para tanta gente "chique" e exigente que será presa. Vai sobrar só o Tiririca.

Loumari disse...

"Por onde anda Luiz Inácio Lula da Silva. O poderoso chefão do PT anda sumido demais.???

Excelente pergunta! Hoje esta manhã me ocorreu pensar: mas é mesmo incrível que ninguém no Brasil se assombrou com o silêncio do Lula? Sendo Lula um homem reputado reaccionário, o seu silêncio é dos mais misteriosos! Este homem que tem o costume de sair facilmente das suas luvas e pôr-se a detonar impulsivamente a tudo o que vai no sentido oposto a sua linha directiva, constatar neste mesmo homem misteriosamente bem silencioso, isto oculta algo de gigante. Esta calma repentina e misteriosa é como que vai explodir alguma tremenda bomba no país.
Eu nunca vos escrevi aqui e dizer que iria haver golpe no Brasil, mas não como desejais ou esperais, mas a maneira deles. Também, quantas vezes eu falei que iam sacrificar a perua? E eu nunca falei aqui que nunca ia haver intervenção das Forças Armadas como esperais?
O que ocorreu no Brasil é um plano muito astutamente bem orquestrado.
Acho me lembrar que logo que o Michel Temer ganhou a pasta do vice-presidente, este fez uma viagem para São Paulo ao encontro do Lula, não foi? Como o que faz um servo, ir prestar sermão ao seu mestre.
Esta manobra que houve de destituir a Dilma e colocar o Michel Temer na presidência soa aceleração dos planos do PT. Viram que logo a primeira coisa que o Michel Temer anunciou são as privatizações. Todos sabemos que isto só vai favorecer a China. E logo a seguir fez votar um orçamento pesado. Todos sabemos que o dinheiro não irá no completo para os projectos mencionados. E para cada área mencionada, chegará apenas umas gorjetas porque grande parte do dinheiro foi no pagamento de comissões. Cada votação o boletim é remunerado. Aquilo ali é um ORGANISMO MAFIOSO.
Se o vosso judiciário não apresentar nos mais breve possível provas materiais que possam confundir o Lula, provas que justifique encarceramento imediato, olha, fiquem já preparados que o Lula vai tomar conta do Pais no mais breve possível.
Outro detalhe que vos escapou: Por acaso nesta manobra de troca-troca, por acaso ouviram vocês alguma reacção, alguma manifestação, uma voz das Forças Armadas?
Não está tudo isto muito estranho? Tudo pressagia que o governo Temer vai dar com o focinho. Se até lá não houver provas que acusem oficialmente Lula de malfeitor, tudo passará por difamação com intenções de prejudicar a sua imagem de marca no Brasil tanto no internacional.
E é quando os da comunidade internacional lhe atribuirão todo crédito. APOSTAR NO CAVALO QUE VENCE.
Muitos aqui estão a jubilar que o PT saiu do poder. Acham mesmo que assim sejam?
Há um ditado francês que diz: não vende a pele do Urso antes de o ter matado.
Ça mes chers amis c'est le calme avant la tempête.

Anônimo disse...

Com sede que a máfia tem de Lula, Dilma, e do PT, tudo o que tiverem vai ser de imediato, processo contra eles não vai ficar esquecido e nem deixado pra trás, então a minha pergunta continua... E os outros mafiosos??? Vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais, promotores, juízes, desembargadores... Cadê a policia pra eles??? Brasilia não é o único antro e essa merda veio de baixo para cima...

Anônimo disse...

Serrão

o Oculto é modo de vida desta gente, vc pode me responder pq o Juiz Moro na maioria das vezes se veste preto?


Chico Trevas

Anônimo disse...

Isso só acontece também pq o povo não se manifesta mais, não boicota, é consumista compulsivo, e os politicos estão adorando isso...o que acontece no brasil é razão para o povo estar nas ruas todo o dia

Anônimo disse...

Vade Retro jabiraca, digo, jararaca.

Anônimo disse...

Serrão: É lamentável que a Loumari se limite a comentar as matéria publicadas no "Alerta". Ela tem conteúdo para ir bem mais longe,ou seja,não só ir de "carona",meramente,nos artigos assinados por outros,porém para escrevê-los,para maior enriquecimento desse blog. Me parece que essa "estrangeira" iluminada ,que adotou o Brasil como país do seu coração,e só quer o seu bem,compreende bem mais o que se passa por aqui do que a quase totalidade dos próprios brasileiros. Muitos dos seus comentários superam os próprios artigos comentados. Ademais,ela conhece o mundo como poucos,possuindo enorme arsenal de sabedoria e inteligência. Quando ela me dá a honra de comentar os meus artigos aqui no "Alerta",me sinto pequeno ante a grandeza das suas colocações.Sérgio A.Oliveira.

Loumari disse...

Sérgio mon enfant, vou contar-te aqui uma coisa: foi aproximadamente há cinco (5) anos atrás numa conversa que tive com um Congolês de ex Zaire, ao sujeito de imigração. Na época se tratava de os muitos africanos que procuravam desesperadamente alcançar Europa, quando aquele senhor fez-me esta reflexão: Sabes Lourdes, todos estes africanos querem vir para Europa porque na Europa está tudo bonito, bem estruturado, tudo bem limpinho, as funções públicas todas funcionam impecavelmente bem.
Mas imagina um só instante que os Europeus digam: Vocês querem vir todos para Europa? Então, venham todos vocês para Europa e nós Europeus vamos todos para África!
Lourdes, podes acreditar que não dou nem cinco anos que todos os Africanos da Europa vão querer de novo regressar para África porque já terão destruído tudo na Europa e na África vai estar tudo bonito.
Por que te conto esta história? Vais ver que se tirarmos todos Brasileiros do Brasil e levá-los para Austrália, e trazer todos os Australianos para o Brasil, vai resultar que em cincos anos, o Brasil vai estar divinamente belo e súper bem ordenado, em câmbio os Brasileiros na Austrália já teriam destruído tudo.
Sérgio, tudo é questão de educação. De civismo. A intelectualidade individual. Quantas vezes já me ocorreu pensar: Mas Sérgio não é brasileiro? Onde ele estudou? Onde ele se formou? Não é neste mesmo Brasil? Abrão, Serrão, onde foram educados? Não foi neste mesmo Brasil? Pode-se facilmente constatar que o problema do Brasil não estrutural. Os Portugueses com o forte Italiano,edificaram o Brasil de maneira estupendamente bem arquitectada e súper bem estruturado. O problema do Brasil está no individuo brasileiro. Aquela gente que vieram dos territórios árabes e de Europa de Este. Há que olhar por aqueles territórios como é a vida deles? E são estes que começaram a destruir do Brasil o catolicismo, porque o catolicismo impõe muitas limitações. Então, tinham que começar por destruir esta base fundamental sobre a qual a nação brasileira se tinha edificado e se apoiava. Que era uma sociedade, modesta, humilde, onde os dez mandamentos eram respeitados e aplicado pelos indivíduos de origem Portuguesa e de origem Italiana. Onde neles o temor de Deus lhes constituía juízes deles mesmos. E havia na sociedade brasileira a disciplina, o respeito individual, onde a ética fazia concorrência. Porque cada um queria por principio ou por honra ser melhor que o outro. Então havia esta concorrência no individuo brasileiro de querer sempre ser melhor.
Mas quando começaram a chegar no Brasil aqueles povos de Líbano, de Síria, de Turquia, de Bulgária, os lideres da profanação da civilização, estes começaram a impor as suas regras. E aos poucos foram desestruturando as bases fundamentais cristãs católicas, e viva a prostituição, a roubalheira, a se dedicar ao tráfico de drogas, ao tráfico de seres humanos, ao tráfico de órgãos humanos, e construíram suas bases onde cada um faz a sua própria lei. Eles não são limitados por nada.
Porque eles nunca construíram o Brasil, então eles não valoram aquele país. Agora estão a vender o Brasil de bandeja aos chineses e aos árabes.
Lembrem-se no que vem escrito não Bíblia: o inimigo ven senão a roubar, a matar, a destruir.
Entendes agora Sérgio a razão que me leva a estar pendente ao que ocorre no território brasileiro? Eu já tinha falado aqui e disse: Se Cabral surgisse hoje e ver em que foram transformadas as suas terras, acho que ele prendia fogo, incendiava o país todo e destruía toda esta praga que invadiu o Brasil.

Anônimo disse...

Loumari? Esquerdinha da pesada; já refutei varias vezes, anon. de 10:06!

Anônimo disse...

`A Loumari: Apesar de quase ninguém ler "águas passadas"nos blogs,só desejo lembrar que parcialmente tratei da abordagem feita por VªSª nos artigos "Distribuindo a Miséria" e "As Olimpíadas e o Exército do PT",ambos acolhidos aqui no "Alerta". Parece,então,que "fechamos.Sérgio A.Oliveira.

Loumari disse...

Sérgio, Sérgio, Sérgio,

Na Bíblia vem escrito que o homem é a cabeça da mulher. Sabes como eu interpreto isso? Vocês na vanguarda e eu a vossa retaguarda. Caso vocês caírem là a frente, eu sou quem vos encaixa. (Go ahead I'm behind you)
Há que saber deixar espaço para outros. Isto não quer dizer ceder sua autoridade! Pois eu sou quem pega nos vossos textos e os esquadrinho. Onde faltar algum detalhe eu venho acrescentar. E tenho a liberdade de ir mais além onde vocês se limitam por razoes diversas. Vocês como homens públicos há coisas que não podem dizer nitidamente, por temor de ver os vossos propósitos desviados do seu contexto e serdes implicados em assuntos quais não sois autores nem actores.
É ali onde entrou eu em cena. Onde Sérgio não pode, eu posso. Onde Serrão não pode, eu posso. Até onde o Papa Francisco não pode, eu posso. Como por exemplo detonar os muslims.
Tu não tens ideia da guerra que me tinham declarado estes muslims? Até se distribuíram o meu correio electrónico para me fazer chegar daqueles seus propósitos de intimidações, e eles se armam com ter respostas a tudo. Aquela gente não se combate com a Bíblia, pois eles têm respostas a tudo. Então, o que eu fiz foi pegar no próprio alcorão, e lhes chapei bem na cara todas as abominações nele escrito, e podes acreditar, que sumiram todos. Alguns deles já me tratam com muito respeito. Outros até me chamam de querida Maria.
Eu não sou uma pessoa que se deixa intimidar. Deves saber que a verdade é uma arma muito poderosa. Eu jamais flecti face a ninguém. Eu só temo a Deus.
Muitas vezes pessoas sendo muçulmanas, judias ou mesmo cristãos, me perguntam: Mas qual é a tua religião? Eu respondo: a minha religião é Deus e a minha igreja está dentro de mim.
Eu ensino a Bíblia, não religião. O que faz que abordo as pessoas de todas confissoes e me lido com muita facilidade com qualquer pessoa.
E lembra-te Sérgio que, é a tradição que faz de nós o que somos. Aquele que sabe de onde vem e sabe quem é, este sabe aonde vai.

Bene vulgo audire est alterum patrimonium. " A boa reputação é outro (um segundo) património; o bom nome é um tesouro incomparável."
Alis volat propriis. "Voa com as próprias asas; tudo o que possui deve-o ao próprio esforço."
Amor magister est optimus. "O amor é o melhor dos mestres."
Amor omnia vincit. "O amor vence tudo."