domingo, 26 de junho de 2016

Carta Aberta a Eduardo Cunha


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Excelentíssimo Deputado Eduardo Cunha, você tem a chance única de se transformar no "Herói da Revolução Brasileira". Para as gerações futuras, que vão olhar a História pelo retrovisor, você pode se tornar um "Símbolo do Combate à Corrupção". Você não tem o direito de perder a oportunidade de deixar de ser aquele "Malvado Favorito", passando a ser reconhecido como o "Colaborador Predileto". Conte tudo que sabe, Cunha!

No Brasil, talvez só exista um homem que saiba mais que você, caro Cunha. O nome dele é Luiz Inácio Lula da Silva, mas ele não tem vontade e nem mais condições de falar a verdade. Só você, Eduardo Cunha, tem bala na agulha para ser o mais importante delator da Lava Jato - a não ser que prefira terminar seus dias como um mero presidiário de luxo. É altíssimo o risco que, neste infortúnio, você seja obrigado à tortura psicológica de ver sua esposa e filha na mesma situação vexatória.

Eduardo Cunha, não seria útil ao Brasil que você incorra no mesmo erro de José Dirceu de Oliveira e Silva - talvez o terceiro homem que mais saiba demais em Bruzundanga. O ilustríssimo condenado no Mensalão, que também acabou apanhado na Lava jato, preferiu ficar com o título de Presidiário, em vez se ser rotulado pelos seguidores de "Traidor da Petelândia". Aparentemente, até agora, Dirceu aguenta o tranco sozinho, sem cogitar de abrir o bico. Nem todos reagem da mesma forma após longo período de concentração e hospedagem no cárcere. Marcos Valério quer falar... João Vaccari Neto também ameaça contar tudo, aderindo à delação premiada...

Eduardo Cunha, você precisa decidir depressa se prefere tomar no MPU ou se é mais lucrativo e conveniente escancarar sua canastrinha de informações sobre todos os bandidos da política. Talvez fosse bom você refletir seriamente que, até outro dia, na condução do processo de impeachment da Dilma, na poderosa cadeira de Presidente da Câmara, a maioria do "centrão" o acompanhava com fidelidade de fazer inveja a um líder religioso (que aliás, você é). No entanto, depois que o Supremo Tribunal Federal o afastou temporariamente, quase todos lhe viraram as costas. Você nunca esteve tão isolado quando agora. Isolamento, em política, costuma ser fatal...

Por isso, Eduardo Cunha, você tem de chutar o balde... Por enquanto, a estratégia de sua defesa ofensiva tem servido para causar terror aos inimigos e aos falsos amigos de até outro dia. A venda de remédios para dor de barriga teve um salto quântico em Brasília e adjacências, quando seus advogados pediram ao STF a quebra de seu próprio sigilo telefônico, junto com o do senador Edison Lobão (outro importante colega de PMDB, daquela seleta listinha dos que sabem demais sobre tudo e todos). Imagina o efeito benéfico de todos saberem o que conversaram com Cunha, nos tempos em que ele era o Todo Poderoso da Câmara? Sai de baixo...


Cunha, você está em uma sinuca de bico. Especula-se que o juiz Sérgio Moro pode decretar, a qualquer momento, a prisão de sua amada Cláudia Cruz - que no passado ficou famosa como apresentadora de jornais locais e até do Fantástico da Rede Globo, mas agora está publicamente conhecida como a esposa gastadeira do Cunha... Você também corre perigo de prisão... A decisão de fisgá-lo ou não é do ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava-Jato no STF. O perigo é concreto, real, objetivo e, pior ainda para você, imediato...

Cunha, você conseguiu reunir brilhantes advogados que podem lhe ajudar na complexa missão da "colaboração premiada". Até outro dia, despontava no seu time de defensores o ilustre Antônio Fernando de Souza (ex-Procurador-Geral da República), Francisco Rezek (ex-ministro do STF, que produziu pareceres) e Pierpaolo Cruz Bottini (famoso criminalista), sem falar no Gustavo do Vale Rocha, que o Presidento interino Michel Temer nomeou para subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Você, Cunha, é tão esperto que ainda conta com a ajuda de um grande jurista, amigo secreto, que não revela a ninguém quem é...

Ultimamente, você tem outros excelentes advogados que tem posto a cara para bater: Pedro Ivo Velloso, Ticiano Figueiredo, Alvaro da Silva e Célio Júnio Rabelo. O objetivo imediato deles é evitar sua prisão e, se não der certo, ao menos gerar uma forte polêmica jurídica sobre o ato. Os defensores pregam que, de acordo com artigo 53 da Constituição, parlamentares só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável. Lembram que, além disso, em até 24 horas, é preciso mandar a decisão para a Câmara avalizá-la.

Seus advogados, caríssimo Cunha, também lançam ataques duríssimos contra o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, aquele que vem despontando como potencial candidato à Presidência da República, em 2018 ou se algo de estranho acontecer antes no Brasil da "judicialização da politicagem". Seus defensores têm reclamado que Janot tenta passar por cima da Constituição e do Código Penal para forçar sua prisão: "A interpretação proposta pelo Ministério Público, em verdade, revela o grande problema de nossos tempos de pós-positivismo: o intérprete crê que tudo pode. Supera a literalidade e a inteligência do texto constitucional para decidir como bem quer".

Enfim, Eduardo Cunha, sua hora está chegando. Não se sabe se antes ou depois de outros, como o também poderoso Renan Calheiros, presidente do Senado aparentemente mais enrolado que você na Lava Jato e outros processos menos votados. O fato é que você precisa decidir depressa. Vai aceitar a prisão sem atirar para todo lado? Ou vai detonar todos os ex-aliados que agora são seus traidores favoritos?

Para o bem do Brasil, seria melhor que você solte o verbo, promovendo o Apocalipse da politicagem. Se você fizer isso, missionário Cunha, as futuras gerações vão lembrar de você como um herói. Se nada fizer, talvez nem apareça nos livros negros de memória penitenciária. Pense nisso, e faça a coisa certa, Eduardo Cunha. Aperte o botão dos canalhas!

Cunha, o Pagador de Promessas


Defesa no ataque


Querem acabar comigo


Sucesso dos Titãs: Querem acabar comigo, ou o melô co Cunha...

Tecnologia do recurso


Alvos da Vingança dos Endividados

Releia o artigo de sábado: Vamos além dos remédios amargos?


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Junho de 2016.

6 comentários:

Anônimo disse...

Contrapondo a sua sugestão me lembrei do Roberto Jeferson, que desencadeou o desbarate do mensalão e vi onde ele está. Não tem mais salvação para o Cunha, mas para os outros, com certeza.

Jayme Guedes disse...

O deputado Julio Lopes disse que o Waldir Maranhão é uma vergonha mas eu discordo. Vergonha é o eleitor que vota num Waldir Maranhão. Quando as pessoas aprenderão a dirigir-se ao verdadeiro e único responsável que é o eleitor? Sem isso esse eleitor jamais aprenderá. Entre os onze milhões de desempregados quantos votaram na Dilma? Esses eleitores sem emprego já fizeram o mea culpa ou ainda responsabilizam o FHC? Enfim, quando o eleitor brasuca se dará conta de que na cabine eleitoral ele não escolhe candidato, ele escolhe o próprio futuro?

Anônimo disse...

Concordo com você,Serrão.O Eduardo Cunha sabe muito,e se ele resolver fazer uma delação,será ótimo para o país.Mas,apesar de tudo que o que falam dele,a esquerda principalmente,ele continua a ser o meu malvado favorito.Além de tudo, a cassação dele pelo STF e por unanimidade foi muito estranha porque foi ele que conseguiu o impeachment da Dilma na Câmara.Depois disso, sua vida virou um inferno.Por isso ele tem que abrir a boca mesmo,doa a quem doer e vai morar no exterior.

Anônimo disse...

O Marcos Valério apenas fez acordo para falar, após ter sido sodomozado por oito possantes detentos em uma geral. Depois disso, a coisa tornou-se normal menos para ele, que não gostou.

Anônimo disse...

O ponto é ninguém vota errado, se o fdp do candidato for eleito e faz cagada tem que ser responsabilizado mas na hora, agora o problema é punir apenas quem interessa, e quando interessa, no judiciário e no funcionalismo publico também acontece a mesma mérda, o desgraçado rouba e apronta o que quiser e o povo não tem pra quem denunciar ou reclamar. Juízes, desembargadores, promotores, políticos, militares, todos formando uma máfia que precisa ser combatida e para isto acontecer é preciso a formação de uma policia secreta e especializada e que não permita que passe nem um crime desapercebido seja quem for o criminoso...

Anônimo disse...

SANTA INOCENCIA, SEMPRE NA HISTÓRIA DO BRASIL, TODOS OS GOVERNOS CAGARAM E SENTARAM EM CIMA, TODOS QUANDO LARGARAM O OSSO DEIXARAM ISSO AQUI A MESMA MÉRDA E NÃO TEM COMP NEGAR NEM MAQUIAR, ESTRANHO, MUITO ESTRANHO, ANTES NÃO HOUVE DENUNCIAS E NEM PUNIÇÕES, MAS SABEMOS QUE OS CRIMES FORAM OS MESMOS E ATÉ PIOR, ENGRAÇADO QUE NOS OUTROS GOVERNOS NÃO TINHAMOS A MAFIA DO PT, ESCUTEM NINGUÉM É TÃO TROUXA PARA NÃO PERCEBER QUE ALGUMA COISA MUITO MISTERIOSA ACONTECE NESSE PAIS, POIS TINHAMOS O JUDICIARIO QUE SEMPRE TEVE A PARTICIPAÇÃO EXPLICITA EM TODAS AS PATIFARIAS QUE JÁ ACONTECERAM POR AQUI, JUDICIARIO E MAÇONARIA CRIARAM O PT E AINDA TODO O RESTO QUE NÃO PRESTA, A MERDA NOS MUNICIPIOS E ESTADOS AINDA SÃO PIORES NÃO TEM PT MAS TEM JUDICIARIO E MAÇONARIA... ISTO SÓ VAI MELHORAR QUANDO TODO MUNDO ACORDAR E BOTAREM ESSA MAFIA PRA CORRER...