segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Suspeita de lesar a Petrobras na Gemini, White Martins poderá ser investigada na Lava Jato, junto com Dilma


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Uma guerra econômica entre a Petrobras e sua sócia White Martins que se desenrola no âmbito da concorrência tem tudo para se tornar mais um alvo de investigação pela temida Força Tarefa da Operação Lava Jato. Além das empresas e seus dirigentes, é a futura ex-Presidenta Dilma Rousseff quem mais corre risco de ser envolvida na confusão judicial. A Lava jato tem documentos comprovando que Dilma foi, no mínimo, omissa sobre denúncias que recebeu e nem investigou.

Relativamente à Operação Lava Jato, a White Martins acabou de ter uma boa notícia: o pedido o arquivamento do inquérito no qual o senador petista Humberto Costa foi acusado de receber recursos do esquema de corrupção na Petrobras. O senador havia sido acusado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de receber propinas da White Martins (o que foi reforçado com declarações do senador cassado Delcídio Amaral). Segundo a Polícia Federal, o arquivamento foi pedido devido ao fato de não ter sido possível apontar indícios suficientes de autoria e materialidade do afirmado pelo ex-diretor.

Por outro lado, a White Martins teve uma má notícia sobre um fato que desperta o maior interesse da Lava Jato: prejuízo causado à Petrobras em benefício de sócio da empresa, por meio da compra de matéria prima a preços subfaturados. Essa má notícia veio com o demolidor Ofício, datado de 09 de agosto último, por meio do qual a sua sócia Petrobras se manifestou no processo n° 08012.011881 /2007-41, que tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O processo trata da venda subfaturada de matéria prima da Petrobras para a empresa Gemini – sociedade da qual a Petrobras possui 40% das quotas, e cuja sócia majoritária é a White Martins, com 60% das quotas. A Gemini utiliza a matéria prima Gás Natural fornecida pela Petrobras, e, após liquefazer o gás, comercializa o produto final, chamado Gás Natural Liquefeito (GNL). 

Em citado Ofício, a Petrobras informou “que tem envidado todos os esforços para cumprir tempestivamente” a Medida Preventiva adotada pelo CADE, determinando que a venda do Gás Natural da Petrobras para a Gemini não continue sendo realizada a preços favorecidos.

A Petrobras informou, também, que a White Martins vem travando sozinha uma batalha judicial, tentando evitar o cumprimento da referida decisão do CADE, tendo ajuizado ação na Justiça Federal de Brasília contra a Medida Preventiva. Informou mais: a Justiça Federal concedeu liminar favorável à White Martins, suspendendo a Medida Preventiva do CADE, que, diante disso, ajuizou suspensão de segurança ao Presidente do TRF – autoridade que, finalmente, cassou a liminar favorável à White Martins, restabelecendo a eficácia da medida questionada.

A Petrobras informou, ainda, que, tendo tomado conhecimento da decisão do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reestabeleceu os efeitos da Medida Preventiva determinada pelo CADE, em 14/12/2015, notificou a White Martins para realização de reunião para conclusão da negociação do contrato de fornecimento de Gás Natural, ressaltando seu empenho e compromisso em cumprir tempestivamente a decisão.

Sendo ainda mais enfática, a Petrobras afirmou que – apesar de ter adotado todas as medidas que estavam ao seu alcance para cumprir a tempo e modo a Medida Preventiva expedida pelo CADE – não possui meios de obrigar a White Martins a celebrar o contrato de fornecimento de gás determinado pela medida.

Por fim, a Petrobras ressaltou o óbvio: a celebração de um ato bilateral por parte dela, como é a celebração de um contrato de compra e venda de Gás Natural, não pode ser cumprida sem a aquiescência de um terceiro, no caso a White Martins.

A venda de matéria prima feita pela Petrobras para sua sócia Gemini a preços subfaturados – fato comprovado por diversas auditorias realizadas no âmbito do processo acima referido - desperta o maior interesse da Lava Jato. 

Na sentença datada de 08 de março de 2016, na qual o Juiz Sérgio Moro condenou Marcelo Odebrecht a 19 anos e quatro meses de prisão por diversos crimes, foi destacado o pagamento de propina a Paulo Roberto Costa por sua atuação no criminoso contrato de fornecimento de Nafta subfaturada da Petrobras para a Braskem (sociedade da Petrobras com a Odebrecht).

Sobre o preço cobrado pela Petrobras à Braskem, lê-se na referida sentença:“na mesa de negociação em 2009,  o principal negociador da Petrobrás estava na ‘folha de pagamento’ da Braskem, o que, à toda evidência, desde o início comprometeu as chances da estatal de obter uma posição mais favorável na revisão do preço da Nafta (...) ter o Diretor da Petrobrás na folha de pagamento certamente contribuiu para a revisão de um contrato com desvantagem para a estatal.”

A respeito de eventual indenização pelos prejuízos sofridos pela Petrobras, afirmou o Juiz Moro: “Não vislumbro, porém, a título de indenização mínima, condições, pelas limitações da ação penal, de fixar outro valor além das propinas direcionadas aos agentes da Petrobrás, isso sem prejuízo de que a Petrobrás ou o MPF persiga indenização adicional na esfera cível.”

Nestas alturas, torna-seimportante destacar que não se sabe de qualquer manifestação da Odebrecht pretendendo o reconhecimento de seus direitos, pela existência de um contrato firmado de comum acordo com a Petrobras.
Contrariamente, no que se refere à White Martins, o transcrito a seguir mostra a sua disposição de lutar para continuar recebendo a matéria prima a preços privilegiados:

“Segura de que prevalecerá, ao final, o reconhecimento de seus direitos, ainda que lhe reste satisfazê-los somente por meio de pleito indenizatório em face da União Federal e desse CADE, já que a própria continuidade do Consórcio Gemini encontra-se ameaçada pela ilegalidade cometida pela autarquia federal(...) a Petrobras, de forma arbitrária e manifestamente abusiva, vem tentando se utilizar da medida preventiva como justificativa para impingir à White Martins, nas negociações do malsinado contrato de fornecimento, condições absurdamente leoninas e verdadeiramente extorsivas”.

Interessante destacar que a própria White Martins reconhece no processo que a Petrobras não recebia da Gemini o mesmo valor que era praticado para as demais distribuidoras de Gás Natural. Quanto às auditorias feitas por solicitação do CADE, apesar de todas elas concordarem que havia prática de substancial subfaturamento, não se chegou a um mesmo número, em decorrência da utilização de diferentes métodos de cálculo.

Para finalizar:

Considerando que a Odebrecht já foi punida pelo crime de se beneficiar da compra de matéria prima (Nafta) a preços subfaturados;

Considerando que a Petrobras ainda está sendo prejudicada por vendas a preços subfaturados do Gás Natural à White Martins;

E considerando que nenhuma providência foi tomada diante dos prováveis superfaturamentos de produtos e serviços levados a efeito pela White Martins contra a Petrobras com amparo no criminoso Acordo de Quotistas da Gemini, conforme denunciado às autoridades pelo engenheiro João Vinhosa e publicado no Alerta Total.

É inevitável que se conclua: a Petrobras tem o direito e o dever de apurar seus prejuízos e – como aventou o Juiz Moro – perseguir indenização, assim como a White Martins está ameaçando “pleito indenizatório em face da União Federal e desse CADE”. Essa guerra econômica vai longe... A Judicial pode estar apenas começando...   

Caladinha...

Reiela o artigo de domingo: Intervenção: em nome do pai e dos "filhos da pátria"


Trouxa perfeito


Quem vai tomar no Cunha?


Pizza no forninho?


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 15 de Agosto de 2016.

6 comentários:

Anônimo disse...


.

acp

Trump now!

Leia:
http://www.alertatotal.net/2016/08/the-lady-is-tramp.html
tem um trunfo importantíssimo a seu favor: diz a verdade!
Os institutos de manipulação psicossocial tentam de toda maneira denegri-lo.
O resultado é uma incógnita.
No entanto será a última oportunidade "de Make America Great Again".

acp

.




.

Anônimo disse...

Arre égua, não sabia que o TIOSERGIM (Sergio Moro) mandou o canetão no PRIMOMARCELIM (Marcelo Odebrecht),com 19 anos e quatro meses de prisão por diversos crimes. Agora a cobra vai fumar ou ele vai disparar sua metralhadora .100, como falou o VÔSARNA (Sarney). Quem for podre que se segure.
Ainda continua o merdelê jogado pelos corruptos contra seus companheiros.Haja merdelê.

Loumari disse...

Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles, e aponta-o num livro; para que fique escrito para o tempo por vir, para sempre e perpetuamente.
Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis contra nós o que é recto: dizei-nos coisas aprazíveis, e tende para nós enganadoras lisonjas.
Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda: fazei que deixe de estar o Santo de Israel perante nós.
Pelo que, assim diz o Santo de Israel: Visto como rejeitais esta palavra, e confiais na opressão e na perversidade, e sobre isto vos estribais;
Por isso, esta maldade vos será como a parede fendida, que já forma barriga desde o mais alto sítio, e cuja QUEDA VIRÁ SUBITAMENTE NUM MOMENTO.
E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, e, quebrando-o, não se compadecerá: não se achará entre os seus pedaços um que sirva para tomar Fogo do lar, ou tirar água da poça.
Porque, assim diz o Senhor JEOVA, O SANTO DE ISRAEL: Em vos converterdes, e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.
(ISAIAS 30:8)

Anônimo disse...

TOMARAM O PODER, DERAM UM GOLPE, CONSPIRARAM, TUDO PARA SE PROTEGEREM E CONTINUAREM ROUBANDO, COMO ESTÃO PEDINDO A CABEÇA DO CUNHA ELE RESOLVEU COBRAR DO MAFIOSO MOR, MANDOU UM PISTOLEIRO AMEAÇAR O CHEFE DA MAFIA COM UM RECADO DIGNO SE UM MOLEQUE MAGOADO, MANDOU PERGUNTAR PARA O BODÃO SE ELE SE ESQUECEU DE QUANTO ROBARAM, SABOTARAM, EXTURQUIRAM E ERRIQUECERAM JUNTOS E O POQUE DE FICAR ABANDONADO DESSE JEITO... JOAQUIM BARBOSA LEVANTOU A LEBRE E SUMIU... SERA QUE VAI QUERER COBRAR DO MORO MAIS ESSA PATIFARIA DO JUDICIARIO??? EU SEMPRE DISSE LADRÃO É LADRÃO NÃO INTERESSA O PARTIDO...

Anônimo disse...

TREZE ANOS NO PODER O PT PRESENCIOU TODOS OS CRIMES PRATICADO CONTRA O POVO BRASILEIRO, ASSISTIU DE CAMAROTE E NUNCA TOMOU NEM UMA INICIATIVA CONTRA ESSA MAFIA... POR QUE APENAS AGORA DESCONFIA DO PLANO QUE O JUDICIARIO EXECUTOU JUNTO COM A MAÇONARIA??? O QUE AGORA INTERESA SABER SE ALGEBRAN NETO É COMPADRE DO MAFIOSO MORO???

Anônimo disse...

ALERTA TOTAL: PASSANDO A VISTA NA TV DESCUBRI UM PROGRAMA COM ESTE NOME,POR CONHECIDENCIA A REPORTEGEM SEM QUERER ME MOSTROU COMO FUNCIONA A MAFIA DO JUDICIARIO A MESMA QUE TENTO ALERTAR TOTALMENTE. UM SENHOR DE 64 ANOS,DEFICIENTE AUDITIVO E MENTAL DENTRO DE UMA DELEGACIA VAI AO BANHEIRO E POR ENGANO ENTRA NA SALA DA DELEGADA, FOI, ESPANCADO, TORTURADO, PRESO, A PROMOTORIA O DENUNCIOU, A JUIZA O CONDENOU MESMO SENDO INAMPUTAVEL, ESTE FATO OCORREU NA CIDADE DE GRAVATAI RS O MESMO LUGAR ONDE O CRIME ORGANIZADO DEITA E ROLA... POR SABOTAGEM MEMBROS DO JUDICIARIO PRENDEM INOCENTES E SOLTAM BANDIDOS... CADÊ AS CORREGEDORIAS???