sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Lava Jato chegará a grandes políticos e banqueiros?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Pouco importa se o juiz Sérgio Moro agiu estrategicamente ou por espírito humanitário ao decretar e revogar, rapidamente, a prisão temporária de um dos mais longevos, influentes e poderosos ministros da Fazenda da era Lula-Dilma. Ao alvejar Guido Mantega sob suspeita de liderar a arrecadação de dinheiro de propina para irrigar os cofres do PT, a Lava Jato sinaliza que tem muita bala na agulha contra a turma da propinocracia. Por enquanto, só alguns empresários foram punidos. Faltam os políticos sem as condição de justificar, legalmente, a ultra rápida evolução patrimonial pessoal ou familiar.

O ilustre réu-belde Luiz Inácio Lula da Silva nem se arriscou a fazer uma defesa efetiva para rebater as gravíssimas acusações contra Guido Mantega - seu amigo e homem de confiança. Lula sabe que a Lava Jato tem condições de arrasar com o nazicomunopetralhismo se alvejar alguns figurões do PT, além dele mesmo. A lista de cabras marcados para ter dor de cabeça com a Força Tarefa do Ministério Público Federal é composta por gente tão blindada quanto Mantega, que ontem começou a derreter: Antônio Palloci Filho, Luciano Coutinho, José Sergio Gabrielli.

Ainda tem muito "Arquivo X" para escancarar e investigar. O empresário Eike Batista sugeriu que a Força Tarefa da Lava Jato estendesse as investigações sobre os negócios do BNDES na era Lula-Dilma: “Vocês que estão passando o Brasil a limpo, por favor, essa é uma área crítica. Porque é fácil né. Você bota o que quiser (como garantia ao crédito do BNDES). Uma fazenda que não vale nada, o cara avalia por um trilhão de dólares. É fácil, né.”

Fazenda lembra ministério... Mas também remete a Boi... E pode chegar a gente muito poderosa com influência direta no sistema financeiro. Até agora, a deputadora Lava Jato mexeu com as empreiteiras - cujos dirigentes, demonizados e encarcerados, apelaram para as "delações premiadas". A transação penal com o casal de marketeiros João Santana e Mônica Moura também rendeu informações e provas fundamentais para identificar e condenar a turma da propinocracia.

A Lava Jato só não chegou, ainda, no mais pantanoso teatro de operações da corrupção: o sistema financeiro. Um sistema de crime tão institucionalizado não conseguiria funcionar sem a conivência de grandes bancos - que têm interesses diretos nos maiores negócios do Capimunismo rentista tupiniquim. Mexer com Mantega, Palocci, Coutinho e outros amigos dos bois nem citados é o mesmo que mexer com os mais poderosos banqueiros nacionais e transnacionais que comandam os maiores negócios e as maiores negociatas no Brasil.

Vale repetir por 13 x 13: A Lava Jato, que alimenta sonhos de prisão de Lula, se aproxima perigosamente de Dilma Rousseff. A Presidenta afastada foi a antecessora de Guido Mantega no Conselho de Administração da Petrobras. Mantega sempre se gabava de ser quem tinha mais proximidade com Dilma, despachando com ela diariamente. Logo, fica fácil supor que Dilma pode não ter sabido de tudo, mas sabia de muita coisa feita por Mantega, sobretudo na captação ilegal de recursos para financiar o projeto de poder do PT.

Enfim, a Lava Jato ainda tem que mexer em muita coisa, afetando muitos poderosos política e economicamente. A grande dúvida é se terá fôlego suficiente para chegar aos verdadeiros comandantes e beneficiários do sistema institucionalizado de corrupção montado na máquina estatal brasileira. Se não houver uma mudança estrutural no Estado brasileiro (e ainda estamos longe de que isto aconteça), missões como as da Força Tarefa, por melhores que sejam, não passarão de um gigantesco esforço para enxugar gelo no País da Impunidade.

Os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira não podem cessar a pressão que exige punição rigorosa aos corruptos. Mas o fundamental é lutar para uma efetiva mudança na estrutura do Estado Brasileiro - base da governança do crime institucionalizado. O monstro é gigantesco. Por enquanto, só vemos o rabão dele - comido, devagarzinho, pela República de Curitiba...

Futucando


Eike abre o bico

Em duas partes, o depoimento "espontâneo" de Eike Batista que ferrou com Guido Mantega



Derretendo geral


Vai pra casa, Temer...


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Setembro de 2016.

8 comentários:

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Cada vez que leio ou ouço o nome de Gabrielli,ex-Presidente que na sua época foi o "deus"da PETROBRÁS, como um dos mais envolvidos nos esquemas de corrupção que estão sendo levantados pela Polícia e Ministério Público Federais,me causa nojo e revolta. Fico então numa cruel dúvida para saber onde tem mais gente desonesta,se na política,ou na grande mídia. Quem não lembra da idolatria que a mídia fazia em relação a Gabrielli ante a "terrível ameaça" de se consumar o afastamento dele do comando da Petrobrás? E que chegavam ao cúmulo de afirmar com todas as letras que as ações da empresa teriam uma queda vertiginosa na bolsa de valores,caso se desse essa queda,com enorme prejuízo aos seus acionistas?

Anônimo disse...

Arre égua, agora é a vez do empresario Eike Batista jogar mais merdelê no ventilador dos corruptos.
Novamente vai começar a "caça às bruxas",devido a William Pina Botelho, o capitão do Exército, ter se infiltrado no grupo de manifestantes para identificar quem são os desordeiros disfarçados de protestantes.O EXÉRCITO deverá defender esse militar para que não caia nas mãos de quem defende os "vermelhinhos inofensivos".

Anônimo disse...

Quem pode com o ator Lulabutre?
O ex-presidente Mula disse á noite em comício no Recife que Dr Sergio Moro, o MP e a e a imprensa- qual delas, se sempre estiveram ao lado do PT, seu fariseu?- terão que "pedir desculpas", a ele e sua família após a devassa feita no onestu PT dentro da Operação Lava Jato.
O dramaturgo e novelista Mula relinchou duro na ação de ontem da Polícia Federal, acionada pelo juiz Sérgio Moro prendendo o ex-ministro Guido Mantega. "Foram buscar o Guido dentro da sala de cirurgia da sua mulher que está com um câncer, para depois com a maior desfaçatez dizer que não sabia que ela estava com câncer. Sabiam, a pessoa não está numa sala de cirurgia para fazer maquiagem”.
Ainda em Recife, Mula, disse que a coletiva feita pelo MP semana passada para denunciá-lo foi um "pirotecnia".
Ele também cobrou respeito e voltou a afirmar que os procuradores não apresentarão qualquer prova de ilegalidades praticadas por ele!
Evidente que não, pois o PT é onestycimu - çabémus díçu!

Anônimo disse...

funcionou assim...

Eike recebe a noticia que a grana q deu para a mulher do feira clarear caiu na malha fina da PF...
entao...pq nao acusar o pai da modelo que esta mais para pau de galinheiro????

moral da historia...

CADEIA PARA OS DOIS!!!

Mau

Anônimo disse...

Nem li o post, ainda. Mas respondo pelo título com uma singela pergunta: Isso é uma afirmação ou um desejo, sr. Sertão?
Eu, hein?!
Cada vez me decepciono mais em constatar quão engajados estão alguns na defesa do Luladrão e quadrilha! Asco, é isso q nós, brasileiros honestos, sentimos por vcs!!!

Anônimo disse...

Só de ver a primeira imagem, que diz tudo sobre o que pensa e fala o editor, me recuso a ler este texto! Aarrrggg!

Anônimo disse...

Até agora os banqueiros, mentores e maiores beneficiários da cleptocracia petralha, continuam incólumes e vivendo da usura enquanto o governo promove uma derrama atrás doutra.

Anônimo disse...

OS COMUNISTAS DO PT ESTÃO DESESPERADOS PORQUE OS COFRES FECHARAM E TINHAM APENAS PLANOS DE PODER, NÃO DE GOVERNO!
O Mula & Cia já se achavam donos do Brasil, e na visão desses meliantes, faltava a penas o golpe a ser dado na hora certa e pronto: o nação cairia nas mãos do partido - tudo ia no rumo certo, mas de repente...
Aparece um um Juiz, Dr Moro, com J maiúsculo, desassustado, vacinado contra assombração, e eles caem em seu quintal e v sabe, enquadrou esses saqueadores e sabotadores do povo brasileiro!
Desde já que entrou no poder Mula e seu PT ia aos poucos tomando posse do que julgasse necessario até completar e quando o povo acordasse, amanheceria na Cubrasil!
Não se deve assustar com berreiros deles: tentar assustar com ameças faz parte do planos de dominar na gritaria, na histeria, como se estivessem loucos!
Lembram do JEC, Gleisi, Linbergh e agora os relinchos do Mula?