segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CVM chapa-branca não serve ao Brasil


2a Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Uma onda de pessimismo, gerada pelo descontentamento e sofrimento econômico real de servidores públicos, pode se intensificar no Brasil até o fim de 2016 e começo de 2017. Vários estados e municípios terão imensas dificuldades ou simplesmente não pagarão o 13o salário do funcionalismo, porque estão quebrados. O previsível calote, combinado com o alto desemprego, são fatores de explosão social no curto prazo.

Poder de investigação é um assunto muito sério. Tão sério que a PEC 37 pretendia que somente a polícia judiciária podia exercê-lo, tendo em vista o enorme grau de especialização, experiência e preparo requerido. Além da indispensável isenção de quem investiga, que exige evidentemente que o investigador não seja parte interessada na investigação. Esta prerrogativa que demorou séculos para ser incorporada às garantias e direitos individuais dos cidadãos.

Agora, imagine alguém que, além do poder de investigar, acumule simultaneamente também o poder de julgar. Alguém que julgue a partir da própria investigação que realizou. Alguém, portanto, que ao mesmo tempo é investigador, acusador e juiz. Esse acúmulo fabuloso de poder é detido pela CVM - a Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia do Ministério da Fazenda do Brasil.

Imagine então que você é alguém que tem interesses tutelados por esta poderosa CVM, seja porque investe diretamente em ações, debêntures ou valores mobiliários, ou indiretamente em fundos de investimento. Todos os fundos investem em títulos tutelados pela CVM.  Ou ainda que você é um participante do mercado de capitais que poderá ser investigado e julgado pela CVM.   

Pense agora que o Presidente dessa poderosa CVM vem a público, através dos jornais, dizer que a principal fragilidade da Autarquia é gente, falta de pessoal qualificado, dito nas entrelinhas. Some a essa recente entrevista a declaração de uma outra diretora da CVM  feita ao mesmo jornal Valor Econômico, em que admite que a Autarquia comete muitas falhas nos processos que conduz, ora condenando inocentes, ora evitando incomodar os apadrinhados do poder.

A mensagem que vem sendo repetida pelos diretores da Autarquia é a de que o fabuloso poder da CVM não vem sendo usado direito por problemas de recursos humanos. Tal alegação não tira a responsabilidade por tantos equívocos e lentidões.

Contar com gente qualificada é a primeira e mais importante responsabilidade pessoal do dirigente da CVM. Portanto, falhar na sua consecução é a pior falta que ele comete. É como o diretor do hospital explicando por que colocou o enfermeiro para fazer cirurgia cardíaca.

Esse é o resultado quando se coloca pessoas inabilitadas, politicamente indicadas, para conduzir as agências governamentais. Aconteceu o mesmo na Anel, e o setor elétrico quebrou, na Anatel que deu na Oi, na Ana, etc.

Os valorosos técnicos de carreira da casa deveriam ser indicados para dirigir a CVM, e não serem continuadamente desprestigiados, inclusive publicamente como faz o presidente Leonardo Pereira na entrevista em que parece querer esconder por qual motivo foi realmente posto na presidência da Autarquia pelo ex-Ministro Guido Mantega.

O atual Presidente da CVM só permaneceu até hoje no cargo porque tem mandato constitucionalmente fixado, o que dá muito trabalho e desgaste destituir. No entanto, membros influentes do governo Temer não mais escondem que já consideram enfrentar o desgaste de sua destituição para dar um basta no sucateamento de uma Instituição que já foi símbolo de excelência da Administração Pública.

Por que a CVM, sob Guido Mantega e Leonado Pereira, passou de orgulho da eficiência da tecnocracia à auto-declarada falta de gente qualificada, ora condenando inocentes, ora prevaricando frente aos desmandos nas estatais carros-chefe da bolsa? Qual foi a razão de tão significativa mudança?

Uma análise isenta vai constatar que não houve nenhuma alteração nos quadros de carreira, que permanecem como sempre foram. A única mudança foi na condução da CVM, e consequentemente na direção e objetivos de como e onde alocar os quadros de carreira.

A impressão que fica é que Guido Mantega, Lula, Dilma & cia, precisavam de uma CVM chapa-branca, focada em outros assuntos que não a supervisão dos balanços e transações das estatais, para que negociatas pudessem acontecer sem questionamentos.

Por isso os alertas dos quadros técnicos de carreira, de que pessoas inocentes estavam sendo condenadas, enquanto elefantes passavam pelo buraco da agulha.

Uma CVM chapa-branca não serve ao Brasil.

Veja, também: Jura que a CVM punirá Petrobras, Eletrobras ou a Dilma? 

Releia o artigo: República de Curitiba... República do Brasil...

Confira a primeira edição desta segunda-feira: Brasil à beira da explosão social



Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Novembro de 2016.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lula não é Lula
Brasil 07.11.16 13:20
A defesa de Lula vai tentar convencer Sérgio Moro de que o "italiano" das planilhas da Odebrecht não é Antonio Palocci e que o pós-Itália também não é Guido Mantega.

A estratégia é associar o codinome a Fernando Migliaccio, um dos responsáveis pelo Setor de Operações Estruturadas - o departamento da propina da Odebrecht.

Melhor alegar que Lula não é Lula, que Palocci não é Palocci e Mantega não é Mantega.
O ANTAGONISTA
PS - A INCOMPETENCIA DA JUSTIÇA BRASILEIRA E DIGNA DE NOTA. O MUNDO TODO VAI PARA A FRENTE E O SUPREMO BESTEROL ALEM DE ANDAR QUE NEM TARTARUGA, FATIA, DA OPÇOES MIL PARA QUE QUALQUER ADVOGADOSINHO DE MERDA QUESTIONE A SUPREMA BESTEIROL. COMO PODE MINISTROS SE REBAIXAREM A TAL PONTO E ABRIREM GUARDA A TAL PONTO QUE QUALQUER MEQUETREFE FICA ACHINCALHANDO A SUPREMA FIDALGUIA QUE NAO SAI DE SEUS CUIDADOS, CUIDADOS ESSES BEM SURTIDOS COM BENESSES E MAIS BENESSES E COM UM MONTE DE ASPONES E COM UM MONTE DE MORDOMIAS, E UM MONTE DE PINDURICALHOS EM SEUS SALARIOS QUE NAO PRECISAM SE PREOCUPAR EM TER QUE MOSTRAR SERVIÇO E EFICIENCIA. SE O SUPREMO BESTEIROL FOSSEM ADVOGADOS DE ALGUMA MULTI NACIONAL, DE ALGUM PAIS QUE REALMENTE SEJA EXCELENTE EM SERVIÇOS, JA ESTARIAM NA RUA PORQUE A PRODUTIVIDADE DE SUAS EXCRESCENCIAS E ZERO E PIOR E ZERO OCASIONADA POR ELES. ELES E QUE SAO OS BURROCRATAS QUE FICAM ACHANDO ESPAÇO PARA ESSES VIGARISTAS DO PODER FICAREM AD AETERNUM QUESTIONANDO TODA A VIRGULA E PONTO DE UM PARECER. SUAS EXCESCENCIAS NAO TEM QI, NAO TEM SOBERANIA, NAO SABEM O QUE FAZEM, NAO SABEM O QUE FALAM. SAO TOTALMENTE DISPERSIVOS E NAO ESTAO A ALTURA PARA TOMAR CONTA DE UM PAIS CHEIO DE COMUNISTAS, VAGABUNDOS, SEM NACIONALIDADE, SEM PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAIS, SEM CAPACIDADE DE TOCAR QUALQUER PASTA QUE LHES ESTIVER SOB RESPONSABILIDADE E PRINCIPALMENTE SEM VONTADE DE SERVIR AO PAIS. NOSSO PAIS E UMA EMPULHAÇAO PIOR DO QUE A AFRICA. NAO ENTENDO COMO ALGUEM SENTADO NOS TRES PODERES AINDA PODEM TER ORGULHO PELO QUE FIZERAM COM O PAIS. NAO SEI COMO ALGUEM AINDA NAO CAIU A FICHA QUE A RESPONSABILIDADE E DE QUEM SE OMITIU E CALOU EM BENEFICIO DESTE PLANO MIRABOLANTE DE ROUBAR O PAIS. ESTA TUDO EXPLICITO INCLUSIVE A CARA DE PAU DOS SABUGOS QUE TENTAM DESMINTIR O OBVIO ULULANTE. NADA SE FAZ NUM PAIS QUE NAO SEJA DA RESPONSABILIDADE DE QUEM ESTA ADMINISTRANDO. ISTO E UM PRINCIPIO BASICO. NAOI IMPORTA DIZER QUE NAO VIRAM NADA E NAO SABIAM DE NADA. A OBRIGAÇAO DE QUEM DIZ QUE ADMINISTRA E SABER E TOMAR CONHECIMENTO DE TUDO E NAO DEIXAR QUE PARTIDOS TOMEM CONTA DO PODER, TENHAM A CJAVE DO COFRE E SE OMITIREM SO USUFRUINDO O QUE TIRAM DIARIAMENTE NA MAO GRANDE DO POVO TRABALHADOR BRASILEIRO. A ERA DA CANALHICE ESTA A TODO O VAPOR. ESTAO TODOS DANDO PEITADAS SEM SABER PARA QUE LADO IR PORQUE NUNCA TIVERAM PLANOS DE NADA. CONTINUA O FATIAMENTO, A FALTA DE VERGONHA, A FALTA DE PUDOR E A MEDIOCRIDADE TRABALHANDO A TODO O VAPOR. QUERO VER QUANDO A MAQUINA PARAR E NINGUEM OBEDECER OU FAZER MAIS NADA. COMO VAI FICAR. A MERDIA ESTA TODOS OS DIAS INFERIORIZANDO A POLICIA ELES ESTAO ABRINDO O CAMINHO PELO DESEJO DE TRANSFORMAR O PAIS NA ROTA DO TRAFEGO DE DROGAS, ELES QUEREM QUE TUDO SEJA UMA ESBORNIA, MAS ELES SERAO AS PRIMEIRAS VITIMAS DISSO. QUANDO COMEÇAREM A INVADIR RESIDENCIAS, ESTRUPAR E MATAR OESSOAS DENTRO DE CASA A MERDIA VAI QUERER CANTAR MAS AI SERA TARDE DEMAIS. QUE MERDIA MAIS MIXA ELA E IGUALSINHA AO PAIS DE MERDA QUE OS ASSALTANTES DE BANCO E AS ONGS, E OS DIREITOS HUMANOS E AS PUTAS, OS VIADOS, AS SAPATONAS E OS PRETOS TRANSFORMARAM O PAIS. QUEM NAO SE RESPEITA E RESOLVE ADERIR A ESBORNIA VA0 SER AS PROPRIAS VITIMAS DO QUE APOIARAM. OS VERMELHOS JA TOMARAM TUDO TODOS OS TRES PODERES ESTAO A SERVIÇO DA PATIFARIA. AVANTE VAGABUNDAGEM VERMELHA CONTINUEM DESTRUINDO, VCS PODEM.

Anônimo disse...

Lucrando na crise
Brasil 07.11.16 13:45
Fernanda Tórtima, advogada de Sérgio Machado e Eduardo Cunha, comemorou seus 40 anos numa festa de arromba na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. Figuras ilustres do Judiciário foram convidadas para o regabofe.
O ANTAGONISTA
PS - ESTAO LUCRANDO A PREÇO DE OURO O QUE ROUBARAM DOS COFRES DO POVO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

Vai sobrar alguma coisa?
Brasil 07.11.16 13:39
Claudio Tognolli, da JovemPan, diz que os pedidos de ressarcimento de ações de grupos internacionais contra a Petrobras, por causa de Pasadena e outras negociatas feitas em dólar, podem chegar a R$ 500 bilhões.

Janete terá de fugir para a Sibéria. Clique AQUI para acompanhar o litígio nos EUA.

O Antagonista

Aurélio Valporto disse...

Leonardo Pereira deveria estar preso por crimes contra o mercado, mas a quadrilha que governava o país na ocasião, forçou a CVM a realizar o TAC com o atual presidente, não levou o caso ao MPF e em seguida Mantega o indicou para presidência da autarquia. Coisas típicas da quadrilha governante.

Anônimo disse...

A discrepância monumental, nacional, da real condição e da fictícia dos municípios brasileiros está estampada quase que semanalmente nos jornais. Como podemos entender a choradeira de que todos, ou a grande maioria, estão quebrados, sem nenhum tostão, e ainda lançarem editais para concursos públicos com centenas de vagas e bons salários? Nem os concursados dos últimos certames foram convocados? Tudo não passa de arrecadação e enrolação. Como uma administração pode sobreviver só gastando o que nem tem?