sábado, 7 de janeiro de 2017

O que está acontecendo na Lava Jato?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Ao longo de dois anos de atividade da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro proferiu 118 sentenças que resultaram em  mais de 1250 dias de prisão.

Por outro lado, não há, durante o mesmo período, uma só condenação de beneficiados pelo famigerado foro privilegiado exarada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Sabe-se que lá dormitam mais de 800 ações e inquéritos em fase de investigação. 

Quaisquer que sejam, no entanto, as reais razões para esse descompasso, uma delas atribuída à dinâmica decisória, num caso monocrática de primeira instância, noutro baseada em colegiado, e que sejam aceitos os argumentos ressaltados em certa ocasião pelo Ministro Zavascki, dando conta que o que está atrasando o desfecho de tais processos é a demora nas investigações, a cargo da Polícia Federal e do Ministério Público - segundo ele, cabe ao STF tão somente julgar - é inevitável o constrangimento e a sensação de pouco crédito na Corte Suprema. 

Afinal, o que está na verdade acontecendo com a justiça brasileira? 

É a indagação insistente da sociedade.

Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

2 comentários:

Fabiano Santos disse...

Ninguém quer admitir, mas, no fundo, todos sabem que só uma intervenção militar para limpar esse lixo que se acumulou nos três poderes.
Sebe-se que as FFAA também foi aparelhada pelos comunistas, pisotearam na farda com a tal comissão da verdade, mas acovardar-se dessa forma, vendo a desgraça de seu próprio povo, chega ser ridículo.

Carlos Santos disse...

Perdido é o líder que conhece o caminho, mas que se recusa a seguí-lo!