domingo, 9 de abril de 2017

O que pode acontecer com Lula?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Qual a explicação mais factível para o fato de Luiz Inácio Lula da Silva, enrolado na Lava Jato, voltar a crescer em várias pesquisas de opinião para a sucessão presidencial de 2018? Será que Lula tem chance de renascer das cinzas, como fênix petralha, se a Força Tarefa e o juiz Sérgio Moro não conseguirem processá-lo e condená-lo? O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) lança uma luz sobre o enigma $talinaciano, culpando Michel Temer, sucessor da Dilma:

“O Temer foi o resultado dos erros da Dilma e agora o Lula poderá ser o resultado dos erros do Temer. O presidente virou prisioneiro da psicologia parlamentar, de não ser um líder de massas. Ele acha que, convencendo o Parlamento basta, mas não é assim. Até agora não conseguiu convencer o povo de que a reforma da Previdência vai trazer justiça e acabar com os privilégios”.

Cristovam Buarque (PPS-DF) avalia que o senador peemedebista Renan Calheiros não está sozinho nas críticas ao governo. A “reforma” da Previdência, mesmo que seja feita à meia boca, é um mega fator de desgaste e impopularidade para quem a apóia. No Congresso, o que se avalia agora é qual será o impacto eleitoral sobre quem apóia medidas impopulares. Buarque dá uma pista: “Se continuar assim, vamos dividir os parlamentares em dois grupos: os que são contra a reforma e os suicidas. Até as manifestações são resultado da incompetência do governo para explicar as coisas”.

Cada vez fica mais concreto o risco de um renascimento da Petelândia. A propaganda do PT vai investir tudo contra a reforma previdenciária, surfando também na lenta retomada do crescimento econômico. Já ficou claro que as mudanças propostas na previdência conseguem ampliar o desgaste do sucessor da Dilma. Os impasses também complicam as relações internas no governo. O presidente paralelo, Henrique Meirelles, ficou pt da vida com as concessões feitas por Temer aos parlamentares que seguem em ritmo de rebelião.

A inconsistente propaganda de Lula no horário eleitoral sinaliza que ele pode ter sucesso na crítica destrutiva do inimigo ou adversário – que é uma especialidade do PT. Lula só pode fracassar se algo de ruim lhe acontecer no dia 3 de maio, quando ele sentará na vara do Sérgio Moro. Ainda é uma incógnita se Lula vai relaxar e gozar, ou se vai partir para a agressão contra Moro, reforçando a falsa imagem de que é “vítima da República de Curitiba”.

Tudo pode acontecer com Lula. Não é prudente subestimá-lo. Apesar do imenso desgaste do PT, o jogo de 2018 segue abertíssimo. Lula torce para que o fracasso de Michel Temer lhe sirva de “cabo eleitoral”. Tal risco é concreto. Temer segue impopular. Mágica de comunicação não tem resolvido a deficiência dele.

Um provável confronto entre Lula, Jair Bolsonaro e João Dória promete ser eletrizante. No momento, a Lava Jato é o fiel da balança. Só o Judiciário pode arrasar com Lula. Os adversários precisam avaliar, com mais precisão, qual será o impacto do desgaste de Temer sobre candidaturas apoiadas por partidos alinhados com o governismo – casos do Bolsonaro e do Dória.

Releia o artigo de sábado: Temer e Meirelles assassinam o Agronegócio


Falha, não


Cabeleira Justiceira


Colabore com o Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente com o Alerta Total poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil.
Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

II) Depósito em Conta Poupança da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas: 2995 013 00008261-7, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

III) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

IV) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Abril de 2017.

8 comentários:

ALBATROZ disse...

Bolsonaro será a opção para presidente em 2018.

Anônimo disse...

Aí meu Jesus Critinho, a nossa discussão é sempre entre o bom é o mau ladrão.
O Brasil sempre foi e será o c.., do mundo.

Anônimo disse...

O maior problema do Brasil são os banqueiros e especuladores tipo Soros que estão sempre à espreita de encontrar alguém para a presidência que seja capaz de enganar os trouxas dos brasileiros por mais tempo. A Jararaca o fez por mais de quinze anos. Agora que todo mundo sabe que não passa de um estelionatário amador, pode até conseguir voltar ao cargo, mas pode acabar numa fogueira e, então, é carta fora do baralho.

Anônimo disse...

REFRESCO NA MEMÓRIA... LULA É CRIAÇÃO DA MAÇONARIA, GAL GOLBERY DO COUTO E SILVA LHE DEU AS COSTAS QUENTES E ATÉ HOJE O SAPO BARBUDO É UM ARQUIVO VIVO E AI DE QUEM TENTAR POR ELE EM UMA SINUCA DE BICO, LULA É MEU AMIGO MEXEU COM ELE MEXEU COMIGO, QUALQUER UM SEM O CARTÃO DO GANDOLA TERIA SIDO ASSASSINADO NO PRIMEIRO PIQUETE ENTÃO O BICHÃO SEGUIRA ATÉ O FIM JUNTO COM A MAFIA... SE LULA CANTAR O MUNDO ACABOU...

Anônimo disse...

Só se fala na preocupação da prisão do Lula? Depois das delações dos marqueteiros,vai Lula, Dilma...

Francisco Damião disse...

Fora a possível prisão de Lula, a única hipótese que poderia tirar-lhe a capacidade eleitoral, teria sido a continuidade do governo Dilma. O sucessor dela, além de não ter carisma algum; é apenas um bom articulador nos bastidores e tem pela frente missão de reorganizar a economia e de fazer reformas profundas, as quais, necessitariam de um governante com altos índices de aprovação, como foi Lula e Dilma, esta no seu primeiro mandato.Pois bem, exigir ou esperar tais reformas profundas não é coisa racional quando o comandante é Temer. Além do fator pessoal Temer, temos um congresso completamente comprometido com "maus feitos" de toda espécie e preocupada com a salvação dos respectivos pescoços de seus integrantes envolvidos nos ditos "maus feitos". Deveríamos parar a Lava Jato para evitar contaminação dos politicos de outros partidos, e, assim, criminalizar somente os petistas? Isso seria possível? Acho que não. O Ministério Público, a Polícia Federal e o Judiciário tem seu rito e, acredito, não há como para-los, e, diga-se de passagem, não seria justo fazê-lo. Entretanto, assim seguindo, estamos aumentando o risco Lula. Esse risco, parece-me, é do jogo sabido e jogado desde o pedido de impeachment de Dilma; não é decorrente do aprofundamento dos trabalhos em curso de PF, MP e Judiciário. Bom seria se alguns politicos livres de "maus feitos" estivessem agindo politicamente, mas, não estão ou não os temos. Então, que se faça justiça se mostre motivos e razões para prender Lula. Os motivos não existem (não creio nisso; eles existem) ou somente se espera a momento oportuno? Temo que o momento oportuno esteja passando. Será que teremos Lula disputando a presidencia em 2018? Se tivermos, quais serão as condições politicas daquele momento e quem será o seu adversário? Lula é imbatível? Acho que não é, apenas, acho que todos ficariam mais tranquilos e as coisas teriam rumo melhor, com ele fora da disputa. Agora, ele disputando e vindo a perder, penso que ele teria preferido a prisão.

João Guilherme Maia disse...

O PT está fazendo de tudo para manter o Lula o salvador da Pátria nas eleições de 2018. Só que para o Lula não vai dá. Quem não quer mais o Lula na política não é o juiz Sérgio Moro e nem a sua equipe, não. Quem não quer ver o Lula na política e muito menos na Presidência da República é o próprio povo brasileiro de bem, que para o bem do Brasil ainda é a maioria dos brasileiros. E em 2018 o Lula estará pagando todo os males que ele ao país, atras das grades.

Anônimo disse...

Quanta babaquice! Lula da Silva não passa de um cadáver político muito malcheiroso que vocês tentam o tempo todo ressuscitar. Acostumaram-se a babar ovo para esse crápula, a engolir as suas mentiras e a aceitar as suas patranhas, e, pelo visto, querem continuar fazendo isto.

Tenham a santa paciência!