segunda-feira, 8 de maio de 2017

A “Arte da Guerra” e o teatro de operações dos corruptos


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Ney de Araripe Sucupira


O livro "A Arte da Guerra"  foi escrito no século 6a.C pelo general chinês Sun Tzu,  e tem guiado o pensamento militar por séculos, lido em todas as academias de forças terrestres . Mas também tem sido  usado por homens e mulheres em ampla variedade de outras áreas, incluindo liderança, gerenciamento, negócios , política e esportes, ao redor do nosso mudo.

No presente milênio, podemos constatar que outros setores de ousadas atividades avançaram sob inspiração  no pensamento do famoso estrategista oriental,os das organizações delituosas de todas as ordens.

Acreditamos que os escritos de Sun Tzu  sobre estratégias militares pode ajudar os cidadãos e políticos  honrados   a  compreender as táticas de nosso inimigo, os ativistas e operadores da  corrupção  que, preferencialmente, atuavam  no teatro de operações do conluio "público privado" , com grande desenvoltura até o advento da Operação Lava Jato  :

"Toda guerra é fundamentada  em engano.Logo, quando temos condições de atacar, devemos parecer incapazes de fazê-lo; Quando usamos nossas forças, devemos parecer inativos; quando estamos próximos, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos distantes; Quando distantes, devemos fazê-lo acreditar que estamos próximos".

Pelos inúmeros depoimentos de investigados e apenados que se apresentam no judiciário federal em  Curitiba, percebemos como a arte de Sun Tzu se aflora pela própria natureza da ação da corrupção, sem nenhum de seus operadores terem aberto uma só página do manual da arte da guerra.

É natural que o medo apareça em nossas vidas quando corremos o risco de perder alguma coisa - nossos bens materiais, dinheiro, saúde, reputação, posição, segurança, família , amigos, etc...

O que nos causa espécie é como tantos indivíduos tiveram a coragem de integrar uma rede de colaboracionistas da corrupção sem medo  do risco da desonra e do criminoso assalto ao erário nacional,  fruto do trabalho de brasileiros e imigrantes que acreditam em nossa Pátria.

Ney de Araripe Sucupira é Delegado Regional da ADESG no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: