sexta-feira, 13 de outubro de 2017

“Distorções e simplificações pueris” da Folha


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Olavo de Carvalho

Dar uma entrevista à “Folha de S. Paulo” é confirmar, uma vez mais, a definição enunciada por Mário Vargas Llosa: “O jornalismo é uma máquina na qual entra um homem e sai um hamburguer.”

A repórter Isabel Fleck conversou comigo durante duas horas e quarenta e seis minutos só para me transformar no estereótipo que ela já trazia pronto na cabeça antes de tocar a campainha da minha casa: o “ideólogo de Bolsonaro”. Essa operação, que um macaco treinado realizaria tão bem quanto ela, exige, como condição indispensável, a completa ignorância do que sejam uma ideologia e um ideólogo. Antonio Gramsci foi ideólogo do Partido Comunista Italiano, do qual era militante e aliás fundador. Giovanni Gentile foi ideólogo do Partido Fascista, do qual era militante e aliás co-fundador. Alfred Rosenberg foi ideólogo do Partido Nazista, do qual era militante e aliás co-fundador. Alberto Guerreiro Ramos foi ideólogo do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do qual era militante e aliás co-fundador. Luigi Sturzo foi ideólogo da Democracia Cristã italiana, da qual era militante e aliás co-fundador. Emir Sader, o célebre Marquês de Sader, é ideólogo do PT, do qual é militante e aliás co-fundador. Uma ideologia é o discurso justificador de um um programa político definido, criado no seio de uma organização partidária específica, com um claro projeto de sociedade e uma estratégia determinada para a conquista e o exercício do poder. Qualquer pessoa que conheça mesmo por alto a minha obra escrita e os meus ensinamentos orais sabe que aí não se encontra NADA disso e que, ao contrário, cada palavra minha enfatiza a total incompatibilidade entre o conhecimento científico da política e a adesão a qualquer programa ideológico que seja.

Pior: no próprio corpo da entrevista, afirmo que DESCONHEÇO o programa político do candidato Bolsonaro e que só anunciei minha intenção de votar nele (aliás sem nem mesmo recomendar que alguém mais o fizesse) por simpatia pela sua comprovada honestidade pessoal e pelo caráter nacional da sua candidatura em face de dois concorrentes obviamente associados a esquemas de poder internacionais.

Onde, em que continente, galáxia, buraco de tatu, banheiro público ou hospício do universo, isso faz de mim o “ideólogo” de uma candidatura ou de um partido?

Se nem mesmo conheço um determinado programa político, como posso ser o seu inventor ou formulador?

O uso do termo só tem sentido como tentativa de fazer de mim uma espécie de Emir Sader da direita, isto é, de me reduzir às dimensões do que o analfabetismo funcional imperante na redação da “Folha de S. Paulo” pode conceber.

Sendo trabalhoso demais corrigir uma por uma as distorções e simplificações pueris que a repórter impôs às minhas palavras, reproduzirei aqui, simplesmente, a gravação que fiz da entrevista. A câmera, sem que eu percebesse, caiu ao lado do computador, de modo que a imagem parece expressionismo alemão, mas o conteúdo verbal está reproduzido na íntegra. Daqui a pouco a gravação estará no ar.
*
Isabel Fleck repete a expressão “o ideólogo” ONZE VEZES. A ânsia de carimbar é irresistível. Ética jornalística ZERO, confiabilidade ZERO.
*
Detalhe revelador. Após fazer as fotos da entrevista, a fotógrafa da Foia, Vivi Zanatta, quis umas poses minhas com armas. Achei que não tinha cabimento, pois não estávamos no mato como em Carson, e sim num ambiente urbano, mas ela insistiu, dizendo que era para sua coleção pessoal, e acabei aceitando. Quem, afinal, vai suspeitar de más intenções numa risonha mocinha grávida com cara de espiga de milho? Pois bem, agora entendo que foi tudo um truque sujo do maldito jornal para lotar a página com fotos do Olavo de Carvalho armado e associar a figura do “ideólogo do Bolsonaro” com o massacre de Las Vegas, exatamente como tinha feito com o próprio candidato uns dias antes – como se os cinquenta mortos daquela cidade, cercados e indefesos numa “gun free zone”, não tivessem sido assassinados precisamente pelo desarmamentismo. A baixeza moral, a canalhice do expediente não requer comentários.
*
Comentário de Filipe G. Martins compartilhado por Olavo de Carvalho:
Poucas vezes li uma reportagem tão ruim quanto a que foi publicada hoje, pela Folha de São Paulo, a respeito do professor Olavo de Carvalho.
Dividida entre acreditar no que ouviu do próprio entrevistado ou no que ouviu de seus colegas de redação, a jornalista Isabel Fleck nos apresenta uma matéria esquizofrênica, na qual as palavras do entrevistado desmentem e contradizem, não apenas o título da reportagem, como todas as conclusões adjetivosas da jornalista.

Garantindo-nos que estamos diante do ideólogo de um presidenciável, Isabel nos apresenta um filósofo sem grande preocupações de natureza político-eleitoral, que afirma ignorar por completo o conteúdo programático e ideológico do presidenciável em questão, que se diz disposto a aconselhar qualquer candidato interessado e que, ademais, não está assim tão satisfeito com os rumos da direita brasileira nascente.

Para completar, não há na reportagem nenhum esforço para revelar qual é, afinal, o ideário do tal “ideólogo” ou como esse ideário influenciou o presidenciável — qualquer presidenciável.

De interessante, restam apenas as fotos e a amostra involuntária, mas insofismável, do estágio deplorável em que se encontra o jornalismo brasileiro.


Olavo de Carvalho é Filósofo. Originalmente publicado no site Mídia sem Máscara em 10 de outubro de 2017.

10 comentários:

Anônimo disse...

PS – ANONIMO DIZ
OS INTELECTUAIS DE VASO SANITARIO DA GROBO FAZEM PARTE DO GRUPELHO QUE QUER SE ESTABELECER PARA SEMPRE NO ERARIO PUBLICO. NAO TEM POSSIBILIDADES FORA DOS COFRES DA NAÇAO PARA DEMONSTRAR SEUS VALORES DE MERDA EM NADA PORTANTO TEM QUE FICAR COM AS FALACIAS ARTE, ARTE, JORNALISMO, JORNALISMO. QUEREMOS SABER QUE TIPO DE JORNALISMO ESSE QUE SO ATACA COM MENTIRAS, MENTIRAS, MENTIRAS, PRINCIPALMENTE CONTRA AS FFAA QUE E O UNICO PODER QUE REALMENTE TEMEM. TEMEM PORQUE TUDO QUANTO E CRIMINOSO TEM MEDO DE QUEM DEFENDE REALMENTE A PATRIA. ELES QUEREM CONFUNDIR O PUBLICO NO SENTIDO DE QUERER ESTABELECER UMA FALACIA EM DIZER QUE NOSSOS MILITARES SAO IGUAIS AOS MILITARES QUE SERVEM CUBA, BOLIVIA DO COCALEIRO LADRAO, VENEZUELA E OUTROS MENOS VOTADOS. LA E O PAIS QUE ELES TANTO ADORAM E ADORAM A FORMA QUE OS MILITARES DESSES PAISES OPERAM ISSO NAO TEM NADA A VER COM OS NOSSOS MILITARES. FOI POR ISSO QUE CRIARAM UM MILITARISMO DE ARAQUE QUE NAO ESTA PREPARADO PARA NADA POR ISSO TODA A VEZ QUE O BICHO PEGA SAEM CORRENDO PARA SE ESCONDER NAS BOTAS DE NOSSOS MILITARES. OS MILICIANOS QUE ELES CRIARAM NAO DAO CONTA DO QUE ESTA ACONTECENDO NA NOSSA NAÇAO POR CULPA DO GRUPELHO DE 64 QUE AINDA ESTA DANDO AS CARTAS E JOGANDO PARA A PLATEIA UMA BRIGA HIPOCRITA QUE NAO ACONTECE NO ESCURINHO DO CINEMA E NAS REUINIOES E FALACIAS ESCONDIDAS NAS NOITES DE BRASILIA. A PODRIDAO DO CONGRESSO, SENADO E SUPREMOS BESTEIROL SABEM MUITO BEM DISSO.TODOS ESSES INTELECTUAIS DE MERDA. ENTENDEM, ENTENDEM SIM. A MAIORIA DOS INTELECTUAIS DE VASO SANITARIO DA TV BOBO SAO VIADOS, SAPATONAS, VICIADOS EM DROGAS, VAGABUNDOS QUE NAO TEM CLASSE, NAO TIVERAM INFANCIA, NAO TEM NORTE EM MATERIA DE RELIGIAO, EM MATERIA DE CONVIVENCIA ENTRE CIDADAOS, NAO TEM NORTE EM MATERIA DE FAMILIAS. ESSA GENTALHA QUE SE DIZ REPRESENTANTE DO POVO PENSA COM O RETO EM VEZ DE PENSAR COM A CABEÇA. PARA O CIDADAO COMUM NAO NOS INTERESSA DE QUE MODO ELES QUEREM SE SATISFAZER SEXUALMENTE. CADA UM USA O GENERO QUE QUIZER, MAS PARA OS VIADOS, AS SAPATONAS E OS DROGADOS INTERESSA MANTER INTACTO SEUS QUADRADOS MESMO QUE PARA ISSO NOSSO PAIS VA PARA O BELELEU.CONTINUA...

Anônimo disse...


PS – ANONIMO DIZ II
SABEM PORQUE? PORQUE ESSA MIXORDIA CHAMADA MIDIA ABERTA NAO REPRESENTA O SENTIMENTO DO CIDADAO BRASILEIRO. A VIGARICE DOS CIDADAOS KANE TRES PORQUINHOS QUE SAO OS MAIORES BENEFICIADOS COM A ESCROTIDAO POLITICA QUE SE CHAMAM OS MARINHOS. ELES JUNTO COM FRANKLIM MARTINS PERTENCENTE AO GRUPELHO DE DILMA A ESCROQUE E OS OUTROS TRAMBIQUEIROS QUE VIVEM MALHANDO AS FFAA MAS SE SERVEM DELES PARA COBRIR SEUS PELOS E MERDAS. ELES SAO VALENTES SOMENTE ATE O QUESITO DA IMUNIDADE PARLAMENTAR DEPOIS DESSE QUISITO SAO TODOS UNS VAGABUNDOS MEDROSOS COM MEDO DAS FFAA PORQUE A FFAA REPRESENTA, ORDEM, JUSTIÇA, TRABALHO E NAO TEM CONVERSA FIADA DE VIADAGEM, SAPATONAGEM, ONGS, VIGARICES QUE ELES USAM PARA PASSAR A TOMAR CONTA DE NOSSO DINHEIRO. AGORA FALAM DAS APOSENTADORIAS NOS TINHAMOS NO PASSADO VARIOS INSTITUTOS DE APOSENTADORIA OS INSTITUTOS DOS INDUSTRIARIOS, OS COMERCIARIOS E VARIOS OUTROS E O INSTITUTO DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS. AI A CAFONALIA FUNDIU TUDO. OS COMERCIARIOS INDUSTRIARIOS FORAM ASSAMBARCADOS PELOS FUNCIONARIOS PUBLICOS PORQUE QUERIAM BOTAR A MAO NA MUFUNFA. BOTARAM A MAO NA MOFUNFA E RESULTADO. ELES APOSENTAM UM MONTE DE ENERGUMENOS QUE NAO CUMPRIRAM O TEMPO PARA SE APOSENTAR MAS COM OS SALARIOS LA EM CIMA E PIOR ELES TIRARAM OS DINHEIROS DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS E NAO REPASSARAM PARA O INSTITUTO ESTE E A RAZAO DO ROMBO. ROUBARAM OS INSTITUTOS TODOS E AGORA QUEREM FAZER MODIFICAÇAO NAS LEIS SOMENTE PARA SOTERRAR O ILICITO. DESDE SARNENTO PARA CA QUE OS APOSENTADOS DE MAIS DE UM SALARIO ESTAO LEVANDO FERRO. ESSA E A JUSTIFICATIVA DOS MEQUETREFES. ELES FALIRAM OS INSTITUTOS ROUBARAM NOSSO DINHEIRO E AGORA QUEREM MODIFICAR REGRAS. COM QUE CACIFE. ESSE VAGABUNDO GAGA TEMER QUE FOI PARA O HOSPITAL PROVALMENTE PARA ESTICAR MAIS A PREGAS E O RESPONSAVEL PELO AGRAVAMENTO DA SITUAÇAO ELE E O CHEFETE JUNTO COM OS SUPREMOS BESTEIROL PARA ENTERRAR OS CASOS. TEMOS QUE TRAZER A CIVILIDADE DO BRASIL DE VOLTA, A CIDADANIA DO PAIS DE VOLTA. ISSO SO PODE ACONTECER ENTRE ZE POVAO QUE TRABALHA E PAGA AS CONTAS E NOSSAS FORÇAS ARMADAS NA PESSOA DO GENERAL HELENO. OU FAZEMOS ISSO DANDO UMA GUINADA DE CENTO E OITENTA GRAOS NO PAIS FAZENDO INCLUSIVE UMA CONSTITUIÇAO NOVA SEM APOIO A MALANDRAGEM E VAGABUNDAGEM VERMELHA. ESTA NA HORA DE TOMARMOS UMA POSIÇAO OU SOMOS A FAVOR DO PAIS E DO TRABALHADOR QUE PAGA AS CONTAS OU SOMOS CONTRA E CONTINUAREMOS PATINANDO NA MERDA. CONTINUA...

Anônimo disse...


ANONIMO DIZ III....E TERMINA
A ESCOLHA E NOSSA. NOSSA ALFORRIA NAO PASSA PELAS MAOS DE TODOS OS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA. MAIS DA METADE DO CONGRESSO ENTROU SEM TER SIDO APOIADA POR NOS SOMENTE ENTRARAM NA BAILA DE QUEM TEVE MUITOS VOTOS. PORTANTO A REPRESENTATIVIDADE DELES JUNTO AO POVO BRASILEIRO E UMA FALACIA. FALACIA DOS PARTIDOS VERMELHOS QUE NAO QUEREM DEIXAR A CARNIÇA EM QUE SE TRANSFORMOU NOSSO PAIS. ELES CONTINUAM MANDANDO E NOS MANDANDO PARA O INFERNO A ESCOLHA E NOSSA. JUIZ MORO, JUIZ BRETAS, FFAA BRASILEIRA COM A CHAVE DO COFRE NAS MAOS DO GENERAL HELENO E COM A AJUDA DO SENHOR JESUS SEREMOS OS VENCEDORES ESSA BATALHA CAMPRESTE EM QUE SE TRANSFORMOU NOSSO TERRITORIO NAS MAOS DOS EMBUSTEIROS AMANTES DE MERDA SUL, MERDA EUROPA, MERDA AFRICA E TRAFICANTES DE DROGAS ASSESSORADOS POR CINCO MERDIAS DE EMPRESARIOS BRASILEIROS SEM VERGONHAS QUE VIVEM PENDURADOS NA MAQUINA PUBLICA PARA SATISFAZER SEUS EGOS DE MERDA. NOSSO PAIS NAO MERECE ESSE TIPO DE GENTE E ESSE TIPO DE FALACIA DAS MIL E UMA NOITES. NOSSO FUTURO NAO E AMANHA E AQUI, AGORA E JA. OU DECLARAMOS NOSSA SOBERANIA EM CIMA DESTA MARQUETAGEM DE MERDA OU VAMOS TODOS PARA O VALAO DA HISTORIA. NOSSO FUTURO O FUTURO DE NOSSOS FILHOS QUE VAO COBRAR A NOSSA INOPÉRANCIA E INOBSERVANCIA DO QUE E SER UM PAIS LIVRES SEM ATALHOS EM QUE AS LEIS OBEDEÇAM AOS DESEJOS E A SEUS CIDADAOS E NAO AO CONTRARIO. LEIS OBEDECENDO A MEIA DUZIA DE INVERTEBRADOS QUE NAO TEM CACIFE PARA TOCAR O BONDE SO SABEM FALAR, FALAR, FALAR. VENDER, VENDER E VENDER E MODIFICAR O QUE NEM SABE QUE EXISTE. O QUE EXISTE PARA ELES E SOMENTE O PODER. O PAIS ADERNANDO E ELES PENSANDO EM PROXIMAS ELEIÇOES. ELEIÇOES ESSAS COM UM SUPREMO ELEITORAL CORRUPTO E SOLTADORES DOS VAGABUNDOS QUE NOS ROUBARAM. ELES NAO TEM CACIFE PARA ACHAR OS DELITOS EM NADA SAO SOMENTE MARQUETEIROS DOS VAGABUNDOS DO PODER. GENERAL HELENO EM CIMA DA PUTADA O RESTO E CONVERSA DE PAULINHO GOGO DE MERDA DE QUEM NAO TEM DINHEIRO CONTA HISTORIA. A HISTORIA ESTA AI DEBAIXO DE NOSSO NARIZ. QUEM DEU AVAL PARA TUDO QUE FOI FEITO NO PAIS. O DINHEIRO SO SAI COM A RESPONSA DE QUEM DEIXOU SAIR. MAIS CLARO DO QUE ISTO SO DOIS DISSO. NAO ADIANTA MENTIR, PROCRASTINAR E MUITO MENOS SE ESCONDER ATRAZ DOS MEQUETREFES SEM QI DOS SUPREMOS ELEITORAL E FEDERAL. FALEI.

Anônimo disse...

A DIREITA BRASILEIRA EM AÇÃO
Há um ensinamento milenar que há dois caminhos na vida: o da direita que é bom e o da esquerda que é mau. Mas, “não te deixes vencer pelo mal, luta contra ele com valentia”.(Virgílio)
sexta-feira, 13 de outubro de 2017
A Pseudo-arte ideológica.
Em 9 de agosto de 1898, o pai de Gramsci foi preso sob a acusação de peculato, concussão e falsidade ideológica e, em 27 de outubro de 1900, foi condenado à pena mínima de 5 anos, 8 meses e 22 dias de cadeia. Sua origem já poderia dizer muito de quem se tornaria o homem que influenciou centenas de cabeças no Brasil, para mudar nossa origem judaico-cristã, nosso direito romano e filosofia grega.
A Revolução foi silenciosa e muito inteligente, próspera. Funcionou e continuará atuando por décadas. Com ela, o baile funk, a lei Rouanet, o feminismo que prega a igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas que na prática transforma as mulheres em objetos não só sexuais como nos diminuem com cotas, como se precisássemos delas para sermos o que somos.
Não somos melhores nem piores do que os homens. Somos diferentes. O feminismo veio com tanta força que o "mimimi" é cada vez mais entoado como se isso fosse sinônimo de força. Pobre delas que não enxergam que estão se subutilizando, subestimando, subjugando.
Agora, como mães , estão tentando nos enganar, estão tirando a inocência de nossas crianças e as mães que não aceitarem este jogo gramisciano, estão "fora de moda". Os globaixxx já estão aderindo, artistas, políticos. Mas porquê? Se no Brasil somos uma maioria de conservadores, porque estamos deixando que isso aconteça?
É simples. Porque estamos trabalhando, alimentando nossos filhos, cuidando de nosso lar, ocupados com nossos amigos, amizades verdadeiras. Não estamos gastando nosso dinheiro com maconha e pensando em como chocar cada vez mais a sociedade.
Eu sempre fui ótima aluna, nunca precisei estudar para passar nas provas. Comecei a trabalhar na 8ª série, saía do colégio direto para o trabalho, no shopping, e lá ficava até 22h, quando minha mãe me buscava, chegava em casa, fazia brigadeiros para vender na escola e tirar uma grana extra. continua...

Anônimo disse...


A DIREITA BRASILEIRA EM AÇÃO continua II
Aos 17 anos passei em 16º lugar para Arquitetura na Universidade Federal de Uberlândia. Sempre desenhei muito bem e uma psicóloga amiga disse que eu levava jeito, após teste psicotécnico (que furada), para ser Arquiteta. Dos 25 alunos, 23 tinham tendências homossexuais e faziam questão de tentar me levar para o mesmo caminho. Professores fumavam maconha com os alunos.
Na primeira viagem com a turma, para Brasília, um professor me ofereceu maconha "para poder dormir melhor", me ofereciam garotas de todos os tipos, até que eu apelei um dia e disse que meu negócio era "benga" mesmo, uma expressão muito utilizada por mineiros. Eu os aceitava como eram, porque não podiam me aceitar como eu sou? Depois vieram as preferências pela arte clássica. Meus projetos eram todos anteriores à Arte Moderna ou Contemporânea e eu perdia pontos por isso.
Fiz uma vez uma pintura do Fórum de Uberlândia, ficou perfeito, pareciam fotografias feitas por observação ao ar livre, mas levou um 10 o aluno que esticou uma meia calça, prendeu com grampos e pregos e jogou tinta por cima. Pensei: "uma criança de 6 anos pode fazer isso, não há qualquer talento aplicado, não há técnicas de difícil aprendizagem, assim como enfiar uma vela acesa na bunda, ficar pelado no meio de uma sala ou escrever palavras de baixo calão em hóstias.
E não sou só eu, uma reles crítica de política, ex estudante de arquitetura que digo, o Dr João Borzino, médico clínico sexologista e terapeuta sexual, que afirmou: "Crianças estimuladas e tocar em homens nus (...) aquilo é absolutamente errado, (...) aquilo faz mal para as crianças, a sexualidade infantil está em gestação nas crianças e deve ser respeitados os momentos e as fases das crianças para que elas desenvolvam uma sexualidade e uma afetividade, que uma coisa não está ligada à outra, saudável. continua....

Anônimo disse...


A DIREITA BRASILEIRA EM AÇÃO continua III e termina

Para isso, existe uma sequência de colocações adequadas, referentes à cada fase da criança, desde bebezinho. Se houver uma interferência negativa, ou seja, uma criança tocando o corpo de um homem nu, desconhecido, o que traz para nós que não são crianças de algo para igual igual, da mesma idade se reconhecendo, existe uma disparidade, que vai levar a consequências ansiosas, culpas que não têm ainda um aparato afetivo já bem estruturado, para interpretar este tipo de situação de forma amena ou natural. Não! Na cabeça dela, isso vai levar a um transtorno de vários graus, desde os transtornos ansiosos, depressivos ou desvios de objeto na sexualidade".
Cuidado mães e pais!! Estão lhes enganando, patrocinados com o dinheiro de seus impostos. Arrastarão seus filhos a estas exposições de pseudo-artes. Não deixem, não se calem!!!
Estou cansada, há muito tempo, destes pseudo-artistas. Eles só sobrevivem graças à lei Rouanet ou lavagem de dinheiro de grandes bancos ou entidades.
O brasileiro não pode ficar mudo diante desta comiseração de nossa capacidade artística, não queiram comparar os nus de Michelangelo com estas taradices disfarçadas.

* Texto por Carla Zambelli - Movimento NasRuas
Postado por BLOG DO MARIO FORTES às 11:35

Anônimo disse...

Data venia, o prezado e inteligentíssimo Professor e Filósofo Olavo Carvalho, conhecedor da "ética" do jornalismo da FSP, deveria ter se negado a fornecer tal entrevista e a posar para tais fotografias.
Pô! Cair na esparrela de uma esquerdinha, só por simpatia, não é coisa para o Professor.
Desculpe, Professor, mas o senhor pisou na bola!

Anônimo disse...

A esquerda continua acreditando que ainda pode continuar mentindo porque o brasileiro é ingênuo e idiota útil.

Anônimo disse...

Morro de inveja da coleção de armas desse professor.

samuel disse...

Satisfeito de ler o prof Olavo em V site. É sempre uma contribuição lógica de peso e que vale a pena ler...