segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Adrianópolis (PR): A próxima catástrofe?


 Explosões na montanha de calcário em Adrianópolis (PR)

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Especialistas em gestão e risco ambiental advertem que o município paranaense de Adrianópolis, no Vale do Ribeira, pode ser vítima de mais uma tragédia ambiental brasileira. As autoridades ambientais liberaram uma mineradora para explorar uma montanha feita de calcário calcítico praticamente sobre a cidade. Na temporada de chuvas fortes, o medo e o risco se multiplicam.

Do topo da mineração até o centro da cidade, são aproximadamente 400 metros. Morro abaixo. Detonações diárias já trincaram centenas de casas. Os habitantes prejudicados tentam, há alguns anos, reverter os danos que lhes são infringidos diariamente por explosões, chuva de poeira e detritos. Sem falar em mais de 1000 caminhões que diariamente transitam pela única rua existente entre a montanha e a fábrica SUPREMA CIMENTOS que explora a jazida.

Nas redes sociais a população tenta sensibilizar as autoridades. Mas uma pequena cidade de pouco mais de 5.000 habitantes não é ouvida. Afinal a arrecadação de ICMS e outros impostos parece ser mais importante do que a vida de quem ousa reclamar. Vereadores que ousaram se manifestar nas redes sociais foram impelidos ao silêncio, por razões óbvias e obscuras. No embalo da recente tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, a população local reacendeu o temor de que Adrianópolis seja uma próxima tragédia anunciada.


O Vale do Ribeira é reconhecido por sua carência de investimentos econômicos, públicos e privados. Fica na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. O Presidente Jair Bolsonaro morou com a família na cidade de Ribeira, na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná, entre os anos de 1962 e 1968. Seu pai, Geraldo Bolsonaro, era “dentista prático”.

Ribeira está na divisa entre SP e PR. Basta atravessar uma ponte nos limites de Ribeira e já estamos no estado do Paraná, na cidade de Adrianópolis. Lá temos uma montanha de calcário sendo detonada sobre a cabeça de milhares de habitantes que reclamam, protestam e tentam, sem sucesso, sensibilizar governantes gananciosos, corruptos e inescrupulosos sobre o risco que correm. Sem sucesso...

Como os órgãos ambientais concederam autorizações e licenças para uma exploração mineral dentro dos limites urbanos do município de Adrianópolis? Tudo foi liberado durante a gestão do ex-governador paranaense e atual preso preventivo Beto Richa. Coincidência?!

Em sua infância e juventude, o Presidente Bolsonaro deve ter se aventurado pelas ruas da antes segura, pequena e pacata Adrianópolis - vizinha de sua querida cidade Ribeira.

Quem sabe, tomando conhecimento deste risco de acidente em Adrianópolis, o Presidente escale seus Ministros das Minas e Energia e do Meio Ambiente para tomarem uma atitude para evitar um catástrofe iminente?


Barragens em risco

A ANA admite que o Brasil tem 45 barragens (de diferentes tipos) com risco de rompimento. Pelo menos nove barragens de rejeitos de mineração oferecem alto potencial para tragédias anunciadas, gerando perdas humanas e ambientais. Cinco delas ficam em Minas Gerais: 4 em Rio Acima e uma em Ouro Preto. Um dique de contenção em Itabirito também apresenta alto risco. As outras são Poconé (Mato Grosso), Pedra Branca do Amapari (Amapá) e Lauro Muller (Santa Catarina). Sem falar na barragem de água de Brumadinho... Temos 24.092 barragens no Brasil...

Releia o artigo de domingo: Reestatização (de verdade) da Vale?



Eu e o Panfletário Virtual esperemos não entrar numa fria indo para o Fórum Pobrônico Mundial. Se a edição não acontecer em alguns dos próximos dias, reclamem com o Presodentro $talinácio...
Se deixarem, voltaremos...

Aos que deixarem de receber o Alerta Total pelo celular, reclamem com o Whatsapp e sua burra medida de censura ao restringir reenvios para apenas cinco pessoas... Acessem o site, diretamente, no endereço eletrônico habitual...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Janeiro de 2019.

22 comentários:

jomabastos disse...

"Quem sabe, tomando conhecimento deste risco de acidente em Adrianópolis, o Presidente escale seus Ministros das Minas e Energia e do Meio Ambiente para tomarem uma atitude para evitar um catástrofe iminente?"
Infelizmente, por enquanto, estamos nas mãos da corrupção, dos rentistas e dos maus políticos.
Enquanto não for demonstrada saúde política, não acredito na possível saúde do sistema.
Por ora, a corrupção, que está como a violência, domina o país de lés a lés.

E se o Bolsonaro tivesse bom senso, não teria em seu executivo investigados por corrupção, nem condenados por improbidade administrativa.
Mudaram-se as cores, ficaram-se os vícios.

Temos o exemplo pela negativa do Flávio Bolsonaro, o qual, em campanha eleitoral, era um defensor do fim do foro privilegiado, mas que atualmente é um político mentiroso como muitos outros políticos, que, ao sentir-se investigado, recorreu ao foro privilegiado da atual Constituição e através do decadente STF.

Nos ministros... ainda acredito firmemente no Paulo Guedes e no Sérgio Moro.



ALMANAKUT BRASIL disse...

Só “Lava Toga” para solucionar crimes como os de Mariana e Brumadinho
27/01/2019 às 07:18

Enquanto o Poder Judiciário do Brasil não sofrer um severo impacto de limpeza de seus quadros, repletos de corruptos e quadrilheiros do pior naipe, não vamos evoluir como civilização.

São eles a verdadeira lama que aniquila este País.

É preciso ter força e coragem para realizar, com urgência, uma Operação Lava Toga. O Povo Brasileiro precisa se mobilizar em torno dessa exigência.

Caso contrário, Mariana e Brumadinho serão apenas mais dois capítulos sombrios de um livro de terror que compõe a História do Brasil.

#OperaçãoLavaToga JÁ!

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/13096/so-lava-toga-para-solucionar-crimes-como-os-de-mariana-e-brumadinho

beto disse...

Tudo baboseira

Anônimo disse...

Isto e tudo mentira. Alguem esta querendo se aproveitar da tragedia de brumadinho e querendo ganhar algo com isso. Como pode ter pessoas assim

Samuel tunas disse...

Mas não tem água para decantação eu acho baixo a probabilidade de acidente na minha opinião

Unknown disse...

Tem lógica o caso de Adrianopolis é preciso ampla investigação antes que o pior aconteça, basta a poeira toxica causada por
caminhões no centro da cidade!

Unknown disse...

Sem falar que do outro lado da Avenida estão retirando Areia que também usa para fazer o tal cimento e segundo especialista a montanha descerá também pois o rio precisa repor toda areia retirada trazendo a montanha para baixo.Risco maximo de tragédia.o que acho é que não somos mais pessoas,a iracionalidade e a ganancia superou todo nosso amor pela mãe natureza.

Unknown disse...

Quando nao tem emprego no pais o povo reclama e se desespera...ai abre uma empresa de minerçao num local de carencia maxima de verbas do governo...ja começam expeculaçoes e algoro de catastrofe.. Ta gerando emprego para milhares...chineses estudaram o local para fazer essa empresa ser oque é hoje...Deus ta no controle. Nao vai ter nenhuma catastrofe na nossa cidade vizinha adrianopolis::ass: Itaoequense Gilmar santos

Unknown disse...

Trabalhei em uma mineradora aqui em itaoca..infelizmente não prosperou ..queria eu ter na minha cidade uma emoresa dessa..gerando emprego para milhares de brasileiros...a cidade evolui o Brasil vai p frente e o povo nao perece...masss sempre tem ums descrente q so pensam o mal..so veem desorde.. #VOLTAITAOESTEPARAITAOCA

Unknown disse...

Malditos

Unknown disse...

Não se turbe o vosso coração;credes em Deus, crede também em mim. (João 14:01)

Anônimo disse...

Não sabem nem o que estão falando ...

Unknown disse...

Eles estão brincando com a vida dos moradores ...

Marcos Baiense disse...

No meio de tanto lixo politico é impossível filtrar tudo. Mas só o tempo nos dirá, por enquanto é cedo p dar um veredito.

Anônimo disse...

Ao comentarista que disse que Deus está no controle, é preciso lembrar que se expor conscientemente a um risco, confiando que Deus vai livrá-lo, é tentar a Deus.

Anônimo disse...

Vai toma no cu, acha que uma empresa de tal grande porte iria tirar calcário sabendo que um morro feito de pedra tem chance de cair, agora qualquer lugar acham que tem chance de catástrofe, e o povo ignorante que nao conhece julga, acha que pra extrair calcario é tao simples, kkkkkkkkkk, cara burro, ah e quando a empresa tirar todos caminhões da rua e por a correia transportadora, e gerar varios desempregados como fica ????

Anônimo disse...

Sou morador de Adrianópolis, nasci e cresci na cidade e o nosso município possui uma grande reserva de minério,a existência de muitas cidades na região do Vale do Ribeira é graças a muitas mineradoras que por aqui se instalaram, comparar a exploração das mineradoras em minério de ferro (maioria antigas e da década de 50) com as nossas de calcário é ter falta de conhecimento e pouca informação, risco existem em todas as atividades minerárias, mas atribuir Adrianópolis à uma possível catástrofe como a de Brumadinho ou Mariana é fazer matérias sem responsabilidade nenhuma, deixando nosso jornalismo cada vez mais pobre, infelizmente existem lixos de informações em nossa comunicação, devem ser investigadas também né.

Anônimo disse...

A situação no vale da Ribeira é trágica! Até crianças desaparecem ali e cidadãos de bem são injustamente acusados SEM PROVAS! A imprensa deve estar comprada, pois não divulga o que ali acontece ! As autoridades devem estar compradas, é o que o Moro qualifica de " corrupção sistêmica", que envolve agentes públicos, empresas, autoridades, polícia. ADRIANÓPOLIS MERECE UMA INVESTIGAÇÃO RÍGIDA DA POLÍCIA FEDERAL!

SOCORRO POLÍCIA FEDERAL!SOCORRO MINISTRO MORO! SOCORRO PRESIDENTE BOLSONARO!

Anônimo disse...

Estão se aproveitando da tragédia de Brumadinho para fazer uma desinformação, antes de voces fazerem essa matéria querendo IBOPE se aproveitando da tragédia de Brumadinho, o Gerente geral da Agencia Nacional de Mineração HUDSON CALEFE, deu uma entrevista para o UOL/Paraná Portal expondo a situação da barragem de Adrianópolis, confirmando que ela passa periódicamente por vistorias e que não oferece risco para a população, se ha problemas com a poeira pela cidade e rachaduras nas casas por conta das explosões, ai e outros 500... Mas não, Adrianópolis NAO corre o risco de ser a próxima Brumadinho! Não tem absolutamente nada a ver! DESparabens pela materia!

Filipe disse...

Estão se aproveitando da tragédia de Brumadinho para fazer uma desinformação, antes de voces fazerem essa matéria querendo IBOPE se aproveitando da tragédia de Brumadinho, o Gerente geral da Agencia Nacional de Mineração HUDSON CALEFE, deu uma entrevista para o UOL/Paraná Portal expondo a situação da barragem de Adrianópolis, confirmando que ela passa periódicamente por vistorias e que não oferece risco para a população, se ha problemas com a poeira pela cidade e rachaduras nas casas por conta das explosões, ai e outros 500... Mas não, Adrianópolis NAO corre o risco de ser a próxima Brumadinho! Não tem absolutamente nada a ver! DESparabens pela materia!

Anônimo disse...

Ninguem esta querendo se aproveitar dea situacao estamos so afim de preservar aquilo que levemos anos para construir essa fábrica nao da privilegio algum para os moradores de adrianopolis nada mais justo que o povo revendique seus direiseuso gostoso construir uma casa com tanto trabalho ai eles vim e construir uma correia transportadora vinte metros da nossas moradia e achar que nao vai incomodar

Anônimo disse...

A mesma averiguação diária que a Vale faz em todas as barragens dela. E sabiam que a de brumadinho ia se romper. Assumiram os riscos da morte de muitos pois indenizar uma tragédia e mais em conta do que deixar de faturar até isso acontece.