sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O custo da falta de transparência no Brasil


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

O Supremo Tribunal Federal se supera e entra fácil no jogo contra a transparência pública. Depois de manter em segredinho judicial os nomes dos 19 políticos enrolados na escandalosa roubalheira da Operação “Carne Fraca”, o STF também cria dificuldades para tirar das trevas da corrupção o escândalo que envolve 21 deputados e vários servidores da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – principalmente o caso que mexe com o PM Queiroz, ex-motorista do futuro senador Flávio Bolsonaro e (agora) ex-amigo do pai dele, Jair Bolsonaro, Presidente da República.

A abordagem do assunto merece todo cuidado. De cara, pode-se afirmar que o escândalo é causado pela condenável falta de transparência nos poderes públicos. Um braço do “Mecanismo” rouba; outro corrompe; um terceiro lava dinheiro para parlamentares; um quarto promove investigações com rigor seletivo. A imprensa faz o jogo da oposição, explorando um caso apenas porque supõe que pode atingir o chefe do Poder Executivo Federal.

Acionado porque a zona saiu de controle, com vários abusos e omissões de informações, o Judiciário toma decisões que parecem políticas e manda parar tudo. Mais uma vez, o STF indica que pode vigorar o hediondo sigilo processual nas investigações. O ato confirma a falha estrutural do sistema Judiciário (incluindo o Ministério Público e a Polícia Judiciária). Sempre que é conveniente, conforma a maré política (alta ou baixa), o esquema persegue e pune ou embroma a investigação e perdoa. O tratamento depende do poderio do freguês...

A oposição a Bolsonaro festejou com a interpretação simplória de que o STF beneficiou o futuro senador Flávio Bolsonaro (aliás, já diplomado pela tal de “Justiça Eleitoral”). Embora a decisão do ministro Luiz Fux não favoreça a transparência com a coisa pública, o foco do magistrado não foi beneficiar o filho do Jair Bolsonaro. Flávio alegou que ajuizou a reclamação no STF porque descobriu que era objetivo de investigação pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Ele reclamou da quebra de sigilo bancário sem autorização judicial. Fux mandou parar as investigações em função dos indícios dos procedimentos ilegais. Lamentavelmente, Flávio Bolsonaro ficou enrolado com as movimentações financeiras atípicas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Desde que o caso do PM/Motorista Queiroz veio à tona, o Alerta Total defendeu, com todo vigor, que tudo seja investigado com todo rigor (exceto o rigor seletivo). O escândalo chamou a atenção para um vício parlamentar que contrata funcionários para cargos de confiança, fazendo a cobrança ilegal de “contribuições” sobre os “salários” pagos. Trata-se de uma sacanagem praticada na maioria das casas legislativas do Brasil. O negócio gera movimentações ilegais de dinheiro nas contas dos assessores parlamentares usados para fazer a arrecadação fora da lei.

A confusão gerada ontem com a decisão do STF, trancando a investigação até segunda ordem judicial, mais uma vez mexeu com o questionável “Foro de prerrogativa por função” (mais conhecido como “foro privilegiado”). Políticos poderosos têm sido beneficiados pelo tratamento especial dado a eles pelo sistema judiciário. Geralmente, graças à demora processual, suas excelências conseguem sair impunes, porque seus delitos prescrevem... O crime compensa no Brasil...

A única prática efetiva para combater e prevenir a corrupção é abrir as diversas caixas-pretas da administração pública Federal, estadual e municipal. A transparência total dos atos e contas públicas é o único meio eficaz para qualquer cidadão fiscalizar e descobrir se os recursos públicos são (ou não) empregados corretamente. A luta pela transparência é o maior desafio da cidadania brasileira.

O resto é perda de tempo e conversa fiada.

BNDES abre o jogo


O BNDES divulgou em seu site a lista dos maiores tomadores de recursos do banco.

Lidera o ranking a Petrobras, seguida da Embraer, Norte Energia e Vale. Em quinto lugar, aparece a Odebrecht.

Já estão disponíveis para consulta os contratos de exportação de engenharia.

Clique AQUI: https://www.bndes.gov.br/…/consulta-operac…/maiores-clientes

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Janeiro de 2019.

4 comentários:

Anônimo disse...

ELEGER COMUNISTAS = COLOCAR AS RAPOSAS TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO - né, mineirada Pimentelesca?
QUE AS ESQUERDAS TODAS ELAS DETESTAM ARMAS NAS MÃOS DO POVO, SIM, MAS PERMITEM APENAS A SI E À BANDIDAGEM GERAL, SUA ALIADA!
De como as golpistas esquerdas se manterão no poder se não vetarem elas ao povo, pois vivendo de golpes e embustes uns atrás dos outros, precisam delas para conterem o povo e mantê-lo sempre escravizado, de coleira no pescoço e fecho éclair na boca - mais que sabido!
Porém, as esquerdas ludibriavam o povo nos tempos da onça em que apenas elas detinham o controle total da midia, sem concorrencia, e seus intestinos apodrecidos e suas mentes recheadas de fezes de Satã viviam ocultos; ao contrario, vieram a público de poucas décadas para cá, à medida que a net se espalhava - e assim, doravante, estarão torpedeadas em todos os recantos do universo!
Como essas chantagistas não têm de como comprovarem ser verdadeiras, estão sendo ferradas globalmente e candidatas à franca extinção - e serão exterminadas da face da terra, merecidamente, ah, garantido, comprovando as terríveis derrotas consecutivas nas eleições mundo afora, caso Brasil!
O sociopsicopata Maduro está no poder por um fio, em breve cairá e do miserável e falaz Foro de S Paulo apenas as piores recordações dessa maldita mafia e componentes!
Curtam essa, fanáticos Lulampião e jagunços!
Xô, desgraças comunistas, esquerdas-caviar, distribuidoras do IGUALITARISMO DA MISERIA!

Anônimo disse...

ANONIMO DIZ....DIGNA DE SER REPETIDA E DIVULGADA.......
Vindo dos Pampas

Blog dedicado a informações, politica, esportes, fotos e humor. Este Blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Chega de valorizar bandidos

Para a maioria dos corruptos a ficha ainda não caiu. Principalmente para a quadrilha que impera no Poder Legislativo. Tem um individuo sem caráter, indiciado em mais de uma dúzia de processos, dizendo que acionará o CNMP contra Deltan Dallagnol. Ele chama-se Renan Calheiros. Que moral tem esse crápula para processar um cidadão de bem? É verdade que nos últimos 14 anos os três poderes transformaram-se em filiais de um grande puteiro, mas será que já chagamos a isso?

Bandido processando cidadão de bem caracteriza uma inaceitável inversão de valores. O senador das alagoas, afirma que o promotor Dallagnol age com um “ser possuído”. Eu também acredito que o promotor age como um ser possuído; de vergonha, de caráter e de patriotismo, coisa que que o senador não tem, nunca teve e não sente vergonha por não ter. O pior é que esse sujeito ainda tem a pretensão de presidir a Casa. Será que vai conseguir? É desanimador.
Humberto de Luna Freire Filho - Médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruPTos

Anônimo disse...

Que Biblia esse demônio Bozo leu? Já começou tirando do salário mínimo dos mais pobres, restringindo. direito a terra dos quilombolas e dos índios, aliando-se somente a poderosos e disseminando preconceito?! O Cristo e que sacrificou sua vida pelos desvalidos , que eu conheci por meio da Bíblia e ao qual eu sigo é muito diferente….

Anônimo disse...

PAREM, ESPEREM E ESCUTEM OS BANDIOS EM QUESTÃO AGORA SÃO OS DA ATUALIDADE... BOLSONARO UM CARRASCO NAZISTA FORJOU TER LEVAO UMA FACADA PARA DAR CONTINUIDADE NO TRATAMENTO DE UM CANCÊR QUE POR NÃO TER CURA MUITO EM BREVE O LEVARA PARA O INFERNO, E SEUS REBENTOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM TOOS OS ESCANDALOS NO ESTADO O RIO ONDE FAZEM PARTE DE MENSALINHOS, NARCOTRAFICO, CONTRABANDO, JOGOS ILEGAIS E MAIS MIL E UMA FALCATRUAS,SEM CONTAR OS BORRAS BOTAS DE FARDAS E DO JUDICIARIO QUE POR MAIS DE 55 ANOS ESTÃO AQUI A SERVIÇO DA MAÇONARIA PARA PROMOVEREM O CAOS... MAÇONARIA A MAFIA MALDITA...