sábado, 16 de fevereiro de 2019

Sutis conselhos úteis para Jair Bolsonaro


Edição Atualizada do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil

Causa espanto a maneira muito emocional, e pouco racional, como o Presidente Jair Bolsonaro parece estar lidando com a crise gerada por seu filho Carlos Bolsonaro e alimentada por seu ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. O desdobramento nervoso da confusão – muito mal conduzida “diplomaticamente” - torna praticamente insustentável manter Bebianno na estratégica função de meio-campo do governo, apesar das pressões internas e parlamentares a favor dele.

O Presidente Bolsonaro interpretou que houve uma quebra de confiança no episódio. Bebianno usou, sem autorização, o nome do Presidente no enrosco dos R$ 500 mil do fundo partidário do PSL para bancar duas candidaturas inviáveis em Pernambuco – o que gerou suspeita de mal uso do dinheiro (hipótese que a Polícia Federal investiga). O filho Carlos Bolsonaro desmentiu, nas redes sociais, que Bebianno tenha conversado com o pai sobre o problema. Bolsonaro, aparentemente, deu força a Carlos, porque “retuitou” o recado dado...

Bolsonaro hoje teve conversas com Bebianno. Uma acompanhada do vice Antônio Hamilton Mourão e do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, O outro papo foi entre ele o Bebianno. Qualquer um supõe que foi tensa – conforme especulou o noticiário da mídia inimiga, com base nas tais “fontes palacianas”. Nesta sexta Bebbiano continuou ministro. Mas a especulação é se continua no cargo a partir de segunda-feira. Como incerteza não combina com o temperamento de Bolsonaro, alguma decisão será tomada. Os “bombeiros” terão muito trabalho emergencial no sábado e domingo...

Da mesma forma como foi duro com Bebianno, os principais ministros e assessores sinalizaram a Bolsonaro que é preciso afastar Carlos Bolsonaro e seus filhos Eduardo e Flávio das questões de governo. Isto é tão fácil quanto revogar a lei da gravidade no planeta Terra. Os Bolsonaro sempre operaram em regime de familiocracia – ou como se malda, atualmente, filhocracia. Por isso a sexta-feira foi repleta de chateação no Palácio da Alvorada, residência oficial onde o Presidente deveria estar de repouso, se recuperando a recente e complicada cirurgia no aparelho digestivo.

A mídia inimiga deita e rola com a crise – que tende a se encerrar brevemente. Afinal, o governo tem muito mais o que fazer. Além disso, Bolsonaro já faz uma avaliação crítica de vários ministros que estão arrumando mais confusão e polêmica do que, efetivamente, apresentando e cumprindo metas de governo. Quem não apresentar resultados já foi avisado que vai “ser avacuado” no centésimo dia. Até agora, em 45 dias, o governo teve altos e baixos, mas continua recebendo alto grau de confiança da maioria do eleitorado e dos deuses do mercado.

Os covardes críticos de Bolsonaro fazem a festa. Porém, devem lembrar que Bolsonaro, acima de tudo, tem se mostrado um pragmático, que não tem medo de tomar decisões nem sempre convencionais ou previsíveis. No presente momento, o Presidente pode tudo, exceto se desmoralizar e perder tempo precioso com fofocas, intrigas e vaidades intra ou extra palacianas. O foco é bem governar.

O Alerta Total insiste: a boa governança dependerá de: 1) decisões corretas; 2) Comunicação direta, honesta, verdadeira e na velocidade certa, sem precipitações e factóides; 3) Um staff, com visão realmente estratégica, que seja competente na gestão de crises, ajudando o Presidente a tomar as decisões certas; 4) Bolsonaro deve confiar mais no seu vice Mourão – que consegue relaxar e até apresentar bom humor na hora de decidir o que precisa ser feito na solução de problemas; 5) Precisa se aconselhar mais com seus vários Generais de Exército que ocupam cargos-chaves no Palácio do Planalto.

Nada disso é fácil... Mas tudo pode ser feito por Bolsonaro, sem maiores dificuldades. Bolsonaro terá sucesso se for um campeão na arte de dialogar com todos – inclusive com seus inimigos declarados. Até porque eles costumam ser menos desonestos e canalhas que os inimigos ocultos, disfarçados de “amigos”, dentro ou fora do governo...

Te cuida, Capitão... Você não tem direito de errar... “Cuide da sua rapaziada” – como sugeriu o Mourão -, e redobre o cuidado com os puxa-sacos e com aqueles que lhe batem palmas imerecidas...

Em Sorriso



Vice Mourão tem agenda positiva no Mato Grosso.
   
Fora mesmo?


Sem citar o nome do Presidente Bolsonaro, Gustavo Bebbiano usou seu perfil no Instagram para confirmar sua saideira: "O desleal, coitado, viverá sempre esperando o mundo desabar na sua cabeça".

A mensagem atribuída ao escritor Edgard Abbehusen acrescenta: "Saímos de qualquer lugar com a cabeça erguida ao carregar no coração a lealdade".

A saída de Bebianno não é boa para o governo – que ainda enfrentará muitas crises pessoais deste tipo.

Oficialmente, ele não deixou o governo... Pode ser "prestigiado" com um cargo estratégico... Não interessa um inimigo da dimensão de Bebianno...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Fevereiro de 2019.

7 comentários:

Anônimo disse...

nutavael diz...
ATE QUE ENFIM SE REVELOU. PAU MANDADO DO VICE GENERAL MOURAO? COMPANHEIROS NA MALDIÇAO DA MESMA PATOTA QUE SEMPRE QUIZ ABISCOITAR O GOVERNO?
TOME VERGONHA NA CARA. NAO VE QUE O PARTIDO DO GEN. MOURAO E PIFIO E SEM CREDIBILIDADE? SERA QUE A MAÇONARIA TIROU SEU SENTIDO DE JUSTIÇA E VERACIDADE DOS FATOS? ESTA QUERENDO O QUE REALMENTE? CAFUNDIR, CAFUNDIR, CAFUNDIR.
ESTAMOS FARTOS DE MEIAS PALAVRAS E SEGREDOS, SEGREDOS E SEGREDOS.
VOTAMOS NO CAPITAO BOLSONARO. E BOM MEDIR AS PALAVRAS PARA NAO VALANÇAR O CORETO.
A OBRIGAÇAO DAS FFAA E LIVRAR NOSSO PAIS DO SUICIDIO COLETIVO IMPLANTADOS PELA RAÇA DOS VAGABUNDOS DE 64 QUE AINDA ESTAO ENFIADOS DENTRO DO CONGRESSO, SENADO, SUPREMO FEDERAL E ELEITORAR.
EM VEZ DE DAR PITACURAS NA PRESIDENCIA DEVERIA ESTAR DANDO PITACURAS NO SUPREMO FEDERAL E ELEITORAL QUE ESTA CHEIO DE BANDIDOS E NA NOSSA CONSTITUIÇAO PERNETA QUE NAO E UMA CONSTITUIÇAO CIDADA.
O VAGABUNDO VERMELHO TEMEROSO SABE DISSO COM SEUS ASSOCIADOS INCLUSIVE O SABUGO DO DANTON JOBIM QUE VIVE NOS CORREDORES MAQUINANDO O QUE VAI FAZER PARA CONTINUAR A DEFECAR NA CONSTITUIÇAO QUE JA FOI DEFECADA PELO PAR EM 88 E RENEGADA PELO LULA LADRAO E SEU EXERCITO. MAS O LULA LADRAO SE SERVE DELA COMO SE FOSSE UM EXEMPLO PARA TODOS. ESTA NA HORA DAS FFAA TOMAR O PAIS E LIMPAR DA CORJA EM VEZ DE FOFOCAR NOS PALACIOS. MOROU OU QUER QUE SE DESENHE. A FILIAÇAO A SUA ORDEM NAO DA O DIREITO DE ENFIAR MERDA NA CABEÇA DAS PESSOAS. TOME TENENCIA SANGUE DE JESUS TEM PODER. OS MALANDROS SERAO TODOS PUNIDOS. NOSSA IDEOLOGIA E JUDAICO CRISTA. PARE COM AS INVESTIDAS DE MERDA.

jomabastos disse...

Há que trabalhar com a corrupção a mandar e a desmandar no Congresso, no STF e nos legislativos, executivos e prefeituras de todo o país? Não! Deste modo o Brasil não se desenvolve, pois a corrupção e consequente péssima gestão socioeconômica, continuará a corroer e a apodrecer os alicerces da Nação!
Necessitamos de uma Intervenção Institucional!

Há que trabalhar com um emaranhado e quantidade excessiva de leis e com uma Constituição que foi preparada para defender a classe política e os rentistas? Não!
Necessitamos de uma Nova Constituição liberal, democrática e anti-comunista! Mas elaborada sem a intervenção de políticos ou rentistas.

jomabastos disse...

O Capitão tem que cuidar da sua rapaziada familiar - este governo já parece uma monarquia - e da sua rapaziada política - o Bebianno já perdeu a confiança do eleitorado e tem outros com o currículo algo sujo.

Neste momento, se não fosse a mídia "inimiga" pouco se saberia da realidade do país. Digamos que a democracia depende muito das duas mídias, da "inimiga" e da não "inimiga". Só que brasileiro não quer saber se o governo que elegeu está a portar-se bem ou mal e por essa razão só quer ler os cabeçalhos dos artigos. Ainda não aprendeu a ser democrata e tentar manter-se plenamente informado.

O Bolsonaro não tem que tomar cuidado com os puxa-sacos, mas sim com a sua boa governação, pois é da boa qualidade deste trabalho que surgirão os mais diversos apoios do eleitorado, apoios estes, necessários e suficientes para manter uma boa administração governamental.

O Bolsonaro tem o apoio do povo brasileiro para desenvolver o país, mas há que meter na cabeça dos cegos seguidores do "mito", que o Presidente foi eleito em boa parte por anti-comunistas e anti-corruptos e não somente pelo eleitores do PSL. O Bolsonaro está a ser anti-comunista mas não anti-corrupto, como afirmou que teria essa atitude em sua governação. E com a corrupção instalada nas instituições, este país, pleno de riquezas naturais, dificilmente se desenvolverá envolto em boa qualidade e com a rapidez necessária.

Anônimo disse...

Mas quem era esse sujeito antes de se pendurar no Bolsonaro???? Se tem muitos defensores é pq prometeu alguma coisa a eles saída do cargo que tem pq antes ninguém sabia quem era esse enrosco!

Anônimo disse...

Costumo escrever a seguinte frase.
O SENHOR PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, VAI COLOCAR O BRASIL NO RUMO CERTO.QUEIRAM OU NÃO.
Mas ele precisa ficar atento.
MOSTRAR OS DENTES, NEM SEMPRE É SORRIR.
NA TERRA DE SAPO, DE CÓCORAS COM ELE.ABRA OS OLHOS, E MUITO CUIDADO.
Uma só palavra, para um bom entendedor, basta.

Anônimo disse...

Teve agenda positiva porque a ênfase foi na defesa da pátria. Se tivesse citado o que falou para a mídia esquerdista, não teria a mesma receptividade da platéia. Ele desconsidera que seu isentismo pragmático fortalece o deslocamento ideológico artificial na sociedade brasileira (Janela de Overton), que não foi a bandeira da campanha do candidato Bolsonaro. Se ele não concordava com o programa, deveria ter-se manifestado aos eleitores antes de ser eleito (o consumidor tem direito de saber que idéia está comprando).

Anônimo disse...

Para os que acreditam que os católicos não têm memória. https://fratresinunum.com/2019/02/09/coluna-do-padre-elcio-os-objetivos-humanitarios-dos-comunistas-e-a-colaboracao-com-os-catolicos/ https://fratresinunum.com/2019/02/16/coluna-do-padre-elcio-insinceridade-fundamental-do-humanitarismo-comunista/