quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Renan é salvo em votação apertada, mas vai demorar a cumprir acordo de largar a presidência do Senado

Segunda Edição de Quarta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Breve, a Rádio Alerta Total no seu computador.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

A classe política brasileira deu mais uma prova objetiva do descaso com a coisa pública. Renan Calheiros foi absolvido da acusação da quebra de decoro parlamentar. Prevaleceu o grande acordo entre os senadores – conforme o Alerta Total vinha antecipando há várias edições. A impunidade venceu por 40 a 35. Seis senadores se abstiveram de votar na obscura sessão secreta.

Pelo combinado anteriormente, Renan deixaria a presidência do Senado. Mas a tendência é que isso só ocorra depois que estiver livre de todas as representações que tramitam contra ele. Ao deixar a votação, com ar triunfal de sempre, ao lado de seu advogado Renan Calheiros foi lacônico: "Vou para a igreja rezar, vou para a igreja rezar". O presidente do Congresso, que balança mas não cai, sabe que terá mesmo de apelar para muita reza forte. Também terá de recorrer a muito jogo de ameaças contra seus adversários nos bastidores dos podres poderes da República, se quiser se salvar desta.

De toda forma, pela votação apertada, ficou clara a divisão no Senado. Renan não tem mais condições políticas de presidir a Casa. A votação secreta deste 12 de setembro foi um ato de terror político que representou a derrubada moral das torres gêmeas do Congresso Nacional. A crise institucional é evidente. A história do Senado ficou maculada. Não pelas reduzidas traições dos senadores, pois Renan esperava 46 votos a seu favor – e não apenas os 40, incluindo o próprio voto dele. Mas pela cara de pau da classe política que o absolveu - contrariando a opinião pública e a opinião publicada.

Mas Renan ainda tem o mandato ameaçado. Responderá a mais três representações no Conselho de Ética. Um que investiga se ele usou a máquina pública para beneficiar a empresa de bebidas Schincariol. A outra se ele usou laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas. Uma terceira deverá apurar se ele se beneficiou de um esquema de desvio de recursos em ministérios comandados pelo PMDB.

O blog do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) deu detalhes secretos da sessão. O parlamentar foi um dos 13 que lutou e conseguiu no Supremo Tribunal Federal o direito de pelo menos assistir ao “espetáculo”. Gabeira comentou que a sessão que decidiu o destino político do presidente do Senado foi "uma chatice só". Gabeira postou a mensagem como se fosse um senador revelando o que se passava no “escurinho” do Senado.

Gabeira chegou a ironizar: "Não queiram saber como irei votar. A sessão é secreta. O voto é secreto. Eu sou um repórter secreto. Não quero perder o mandato se descobrirem minha identidade. Só me faltava essa: ser cassado por quebra de decoro. E Renan não ser. No fim da sessão, talvez eu revele como foi que votei. Mas não direi meu nome. Portanto, de nada adiantará".

Gabeira revelou que o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) chamou um por um dos senadores do seu partido pedindo para que votem pela absolvição de Renan Calheiros (PMDB-AL): "Ele diz a cada um deles que a cassação de Renan só interessa à oposição. Que ela quer desestabilizar o governo. E que na hipótese de Renan ser cassado, tentará eleger seu sucessor - se possível um nome adversário do governo. Um Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), por exemplo". O interesse do Palácio do Planalto e do PT é eleger José Sarney para suceder Renan.

Os promotores da impunidade queriam garantir uma sessão absolutamente secreta. O senador Tião Viana (PT-AC), que presidiu os trabalhos, avisou que quem passasse informação por celular ficaria sujeito a perda de mandato. Gabeira desafiou a proibição, até porque não era senador. Não foi permitido levar computadores, máquinas fotográficas ou filmadoras. Uma varredura da Polícia Judiciária do Senado retirou das mesas os laptops dos parlamentares e o plenário ficou lacrado até a hora da votação. Mas, no Brasil, não existe mais segredo, graças à Internet. E a quem tem a coragem de revelar as verdades que dóem.

6 comentários:

censura0 disse...

Renan foi absolvido pelos seus pares, os corruptos. Finalmente se o chefe perdesse a cabeça muitas iriam rolar. Imaginem Renan derrotado abrindo a boca.

Anônimo disse...

OS SENADORES LEVARAM O SENADO AO FUNDO DA FOSSA SANITÁRIA


... E LEVARAM A SUA PARTE

TERÃO TEMPO DE APROVEITAR DESSA GORDA PARTE?

Anônimo disse...

Primeiro eles roubam
Em seguida escarnecem
Depois provocam
Até nos levarem ao desespero...
Mas serão eles mesmos os desesperados, pois já há elementos para os destituir de seus cargos vampíricos
por quebra de decoro
por quebra de juramento
por quebra de estatutos

Estes abduzidos por todo o cinismo do mundo!

Anônimo disse...

Senhores do GG.
E sociedade civil.
Democracia não é Libertinagem.
Comunismo a porta se abre.
Ate quando aquentaremos.
Rio de janeiro 07 setembro 2007
Por :Ricardo Antonio filgueiras.
1. Todos nós sabemos que estamos no grande caminho de um sistema que ira arruinar toda a sociedade porque, porque esta sendo destruída os pilares das instituições que não responde mais a altura das necessidades humana muitos de voz estão observando o sentido que vem se armando não só no Brasil mais no mundo todo o (grande golpe) dos comunistas eles dizem DEUS é o dinheiro e com estas mesmas palavras de sempre e no mesmo modo e no mesmo caminho de sempre só que agora com a Lei aos seus interesses (deles) é lógico, pois eles viram na democracia a grande arma de controle e com o poder econômico na mão vão comprando e comprando mais e mais empregos públicos inchando ainda mais a maquina e espalhando as bolsas e mais bolsas como dizem (bolsa família), pois conseguiram na verdade empobrecer ainda mais as famílias brasileiras muitas delas já se encontravam na miséria e agora ficou mais fácil dominar estas pessoas e assim eles vão influenciando e levando a outras camadas sociais com campanha do bom samaritano, dão uma bala e arranca o saco dos inocentes, dão com uma mão e tira com a outra na bofetada da política que empregam e nada fazem para melhorar há vida do povo sofrido pois eles só se interessam por eles e pelos seus pares que comungam no mesmo pensamento.A política de moradia não tem, saúde para os que necessitam esta em falta, política de ensino só na Europa, estabilidade com tranqüilidade para trabalhar ta difícil, política de formação profissional com desenvolvimento nacional não existe e ai vai etc.etc. mais tudo isto ainda é pouco muitas coisas ainda poderá acontecer quando tiver tudo dominado como podemos sentir em nossa alma. Vejo sim os empresários pela TV como eles estão preocupados somente com o tributo do CPMF que pagam é vergonhoso. Caminhamos para o desastre concentrador do comunismo e os homens que produzem riquezas que deveriam se mobilizar mais não enxergam onde estamos indo a final eles só enxergam na verdade os lucros e o que fazer, os partidos políticos continuam com as mesmas fala de sempre dizendo em suas propagandas eleitorais que vão mudar, mais mudar o que, nem sabem o que fazem, ou que falam ou não querem fazer nada a vaidade e prepotência os impede, ainda não apareceu nenhum partido com um programa serio de política que traga as mudanças que a nação espera por centenas de anos e ate hoje não nasceu, pudera, os mesmos são alimentados pelos nossos recursos financeiros vão mudar o que e pra que não há interesse e assim vão dando a continuidade no palanque da demagogia da vida cotidiana falando das misérias e das necessidades intelectuais que o povo necessita mais no fundo mesmo desta política podre que é emprega pela maioria de políticos podres deste sistema que já demonstraram não terem a intenção de consertar nada pois são eleitos e reeleitos e a saga assim continua no Brasil sem um caminho que leve o intelectual ao nosso povo Brasileiro...
2. E os Militares**** o que dizem, calados estão.?

Anônimo disse...

Renan não passa de um cafageste travestido de senador.E de um grande hipócrita;"...agora vou à igreja rezar".Rezar pra quem?Essa mescla rara de Al Capone com padre Cícero entende Deus como um cupincha,capaz de ajudá-lo nas falcatruas.Um sócio nas vissicitudes.Que o G.A.d.U. faça-lhe justiça,mesmo tardia.

Anônimo disse...

A canalha politica debocha e zomba da sociedade brasileira,quando vier o "diluvio" vão morrer afogados nas proprias fezes que ora obram.Rena um unico crapula consegue paralizar um congresso por meio de chantagem e ameaças e fica IMPUNE ??? o Senado perdeu a MORAL virou uma paroquia de alagoas onde renan é o viagarista-mor