quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Vida não tem preço! Lucro acima de tudo mata!

Edição de Artigos de Quarta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Por Cleia Carvalho

Como brasileira, encontro-me em estado de repúdio e desolação quanto à falta de respeito e consideração por parte de nossos GOVERNANTES, AERONÁUTICA, ANAC, INFRAERO e também do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, por não terem respeitado o ato ecumênico realizado no dia 17/02/08 em memória das vítimas do trágico acidente com um avião modelo AIRBUS A-320 da empresa TAM Linhas Aéreas conhecida popularmente como TAM - Transportes Aéreos Matadouro.

Durante o ato ecumênico, foi clara a manifestação contraria por parte de todos os participantes apos constatarem o desrespeito por parte dos órgãos acima citados por não terem dispensado a devida atenção e consideração merecida durante a homenagem de dor e desespero por parte de familiares e amigos das vitimas envolvidas no acidente.

Teria sido oportuno se alguns minutos de silencio nas operações do Aeroporto de Congonhas fossem respeitadas mostrando assim, profunda solidariedade por parte da empresa que causou o maior acidente aéreo com vitimas na historia da aviação destes pais, em outras palavras, faltou brio por parte das instituições responsáveis em fechar o aeroporto por alguns minutos durante a celebração tendo sido a mesma, interrompida várias vezes por causa do imenso barulho dos aviões; apenas da TAM, foram sete aeronaves entre demais companhias que pousaram e decolaram no momento em que todos estavam sob forte estado de emoção ao entrar pela primeira vez no local do acidente.

Em decorrência do descaso manifestado, pergunto: Qual seria o comportamento por parte das autoridades citadas, caso estivesse entre as vitimas do acidente, algum funcionário ou mesmo familiar de algum membro dos órgãos citados? Certamente a manifestação teria sido mais solidária. Onde está o respeito ao sentimento de dor pelos seres humanos independente de credo, raça ou cor?

Nenhuma autoridade esteve presente para compartilhar momento tão difícil. A presença ou algum representante por parte do Ministro Nelson Jobim, teria sido muito plausível prestando sua solidariedade aos familiares das vítimas, dando ênfase as promessas realizadas por ele mesmo durante os dias que sucederam ao acidente, entretanto, foi uma opção desta autoridade não comparecer a Caminhada pela Vida, onde a sua omissão reforça ainda mais a péssima imagem de nossos representantes que neste caso, podemos comparar a do Ministro Jobim com a de um Airbus–320 que ronca alto e cai à frente de nossos olhos.


Deixo registrada a minha indignação pela falta de respeito e consideração ao ser humano; falha gravíssima por parte das autoridades por não terem fechado ou retardado as operações do aeroporto por alguns minutos durante a hora em que todos choravam a perda de seus entes queridos. Entes que se foram através de uma tragédia anunciada e que poderia ter sido evitada caso não tivessem liberado uma pista inacabada!

VIDA NÃO TEM PREÇO! LUCRO ACIMA DE TUDO MATA!

A AFAVITAM – ASSOCIACAO dos FAMILIARES e AMIGOS das VITIMAS do Vôo TAM JJ3054 – e a ABRAPAVAA – ASSOCIACAO BRASILEIRA DE PARENTES E AMIGOS DAS VITIMAS DE ACIDENTES AEREOS - organizaram esta bela homenagem às vítimas sendo presidida pelo Sr. Dario Scott e Sra. Sandra Assali respectivamente. Acreditamos que com este ato, os responsáveis desta tragédia tenham consciência em agilizar o mais rápido possível a conclusão deste fatídico acidente que abalou o Brasil deixando grandes traumas aos familiares. Esperamos que acidentes desta natureza não venham mais a acontecer e que seja revertida a péssima imagem que apresenta a aviação brasileira perante a aviação mundial.

E impossível mensurar a dor da perda de quem amamos especialmente nas circunstâncias que envolveram tantas vidas; minha profunda solidariedade aos familiares das vítimas.

Cleia Carvalho é Ex-funcionária de companhias aéreas. Pensionista do Instituto AERUS/VARIG que está sobre intervenção federal. É. Mãe de Stefania que constava da lista de passageiros do avião acidentado e que antecipou sua viagem para o dia anterior. Ela escreveu esta CARTA DE REPÚDIO AOS REPONSÁVEIS VÔO TAM - JJ 3054.

10 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional esta carta, deveria chegar nas mãos de todos os culpados. Parabéns a Sra. Cleia demonstrando aqui o seu repúdio sos matadouros.

Anônimo disse...

Prezada amiga Cléia, é realmente uma carta bem clara e direta. É muito complicado lidar com a mente humana. Quando pensamos estar fazendo um bem, sempre surge alguma controvérsia, que nos deixa sobremaneira chateados. Fazer o quê, não é? Acho que você está fazendo a sua parte e isso é o que importa. Só espero que as famílias das vítimas entendam o seu pronunciamento. Deixe que eles se entendam, para que o desfecho seja benéfico para todos.
Um abraço,

Anônimo disse...

Parabéns pelo teor da carta.
Concordo plenamente.
Um abraço

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu pronunciamento. Faltou brio das autoridades em manter silêncio naquele momento, ele só pensam no lucro.
Parentes de vítimas
Parabéns Cleia

Anônimo disse...

Minha amiga, como sempre solidaria, uma de suas grandes virtudes e muitas vezes não compreendida.
O importante que tudo na vida é um aprendizado, e você sempre deu a volta por cima. É isso ai, sei o quanto você luta e defende os direitos dos injustiçados. Você é uma pessoa abençoada por Deus.
Beijos

Anônimo disse...

Não conheço ninguém tão humana e de um coração tão grande como o da Cleia Carvalho. Sempre foi assim, ativa e participativa em fazer o melhor para as pessoas, seja quem for. Infelizmente, existem pessoas que ainda criticam a grandeza desta grande mulher guerreira. Uma lutadora, basta conhecer a história dela no blog: www.cleiacarvalho.nafoto.net
Parabéns minha amiga.

Anônimo disse...

Que um conselho? Pare de ser irmã Dulce e Madre Tereza de Calcutá.
Cuida de vc e deixa que cada um cuide de si.

Anônimo disse...

E lamentável minha cara, mas eu já não sei onde essa humanidade vai parar, as vezes me sinto muito cansado,
pois vejo nas pessoas só cobiça e busca de valores materiais e esquecem que a vida passa e nos passamos também.
Muita fé, muita paz, muita saúde porque a luta e árdua e pesado, muito pesado.
O fardo só mesmo aquele pra nos ajudar, aquele que ninguém mais da importância, até vc sabe quem e?
Abraços Waldomiro

Unknown disse...

Parabéns Cléia nós funcionarios dos correios gostaríamos de ver as fotos da nossa luta em conjunto rtrabuco@gmail.com ou fuccorreios@gmail.com

Anônimo disse...

parabens pela luta