segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Rapidinhas Políticas e Econômicas

Edição de Segunda-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Reunião de altíssima tensão

O Conselho Deliberativo da Fundação Real Grandeza (o fundo de pensão dos empregados de Furnas Centrais Elétricas) tem uma reunião de alta voltagem logo mais.

A presidente da Associação dos Aposentados de Furnas, Tânia Vera Vicente, promete toda pressão de empregados ativos e inativos para impedir que o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) consiga afastar os principais dirigentes da Fundação, em plena vigência de seus mandatos.

Os alvos são Sérgio Wilson Fontes, presidente da Real Grandeza, e Ricardo Nogueira, diretor de investimentos, que seriam trocados pelos aliados do PMDB.

O olho gordo do PMDB é na gestão dos R$ 6,2 bilhões de ativos da Real Grandeza, que é o sexto maior fundo de pensão público do Brasil.

Crise dolorida

O presidente do Grupo Santander Brasil, Fábio Barbosa, passeava ontem de manhã pelas ruas dos Jardins, em São Paulo, com uma tipóia no braço direito.

Influente membro do Conselho de Administração da Petrobrás (presidido pela Dilma Rousseff) e ilustre membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, Fábio Barbosa é capa da edição de fevereiro da revista Época Negócios, das Organizações Globo.

Aos 54 anos de idade, vendido na reportagem como “um administrador reconhecidamente talentoso com uma capacidade incomum de atrair e reter talentos”, tomara que Fábio não tenha se contundido pelo esforço e martírio de assinar, recentemente, tantas demissões nos bancos Santander e ABN Amro Real...

Segura qual emprego?

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, corre o risco de perder uma boquinha.

O chefão Lula da Silva ordenou que cabe exclusivamente a ele decidir de continua como titular do time da Sealopra.

Isso porque o professor Mangabeira, que já deu aulas até para o presidente norte-americano Barack Obama, foi convocado a retornar à Harvard University – que só concede licença máxima de dois anos a seus docentes.

Mangabeira gostaria de voltar a dar umas aulinhas, tirando, de vez em quando, umas folguinhas do cargo de ministro, mas o chefão Lula não gostou da “idéia” dele...

Balabrás?

O governo vai criar uma empresa estatal para cuidar do processo de absorção de tecnologia nas futuras obras do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas.

Para isso, mandará ao Congresso um projeto de lei que constituir a empresa e um decreto presidencial regulamentando seu funcionamento.

A “Balabrás”, que interessa muito ao PMDB, planeja construir um trem de alta velocidade pela bagatela, inicial, de US$ 11 bilhões.

Grandes interesses

A empresa inglesa Halcrow não compriu o cronograma de apresentar, até janeiro deste ano, o os estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto.

Agora, a empresa promete entregar tudo dia 2 de abril (no dia seguinte ao Dia da Mentira).

O mega-negócio interessa aos grupos Alstom (francês), Voith Siemens (alemão), Ansaldo Breda (italiano), Hyundai (coreano) e aos japoneses Mitsubishi, Kawasaki, Toshiba e Hitachi).

Obra apenas do PCC?

O Correio Braziliense de ontem revelou que o empresário Marcos Valério, personagem central do escândalo do mensalão, teve de pagar “pedágio" para que a organização criminosa PCC não o matasse, durante os três meses em que foi mantido na penitenciária de Tremembé, em São Paulo.

Marcos Valério teve parte dos dentes da frente quebrados e sofreu cortes profundos no corpo por meio de golpes de estiletes.

Vinte quilos mais magro, ele ainda tem sido extorquido pela organização criminosa, apesar de ter sido colocado em liberdade, e vive totalmente recluso.

Perguntinha idiota: será que a pressão contra Valério é pura obra intimidatória do PCC, ou alguém terceirizou a organização criminosa para dar uns sustinhos nele?

Os suicidados

Facções criminosas que controlam as penitenciárias forjam suicídios de presos que não obedecem à “lei do crime”.

De 2006 a 2008, os supostos suicídios cresceram 40% em todas as cadeias brasileiras que hospedam, infernalmente, a custo alto, 422.373 presos.

O aumento de 77 para 108 suicidas é cinco vezes maior nas penitenciárias e delegacias que no lado de fora.

O Datasus informa que 8.500 brasileiros cometeram suicídio em 2007

Arquivo morto

Em O Globo, o senador franciscano Pedro Simon (PMDB-RS) detona a corte suprema brasileira:

Infelizmente, o Supremo Tribunal Federal é um arquivo morto”.

Simon defende o fim do foro privilegiado e critica a morosidade do STF no julgamento de autoridades.

Grampolândia

O advogado criminalista José Roberto Batochio, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, foi escalado para emitir um parecer sobre as denúncias de que advogados, membros do Judiciário e parlamentares foram “grampeados” ilegalmente pela Operação Satyagraha.

A Ordem dos Advogados do Brasil quer usar o parecer para botar mais lenha na fogueira das investigações que apuram se o delegado Protógenes Queiroz e sua equipe cometeram abusos durante as investigações.

O parecer de Batochio ressalta que várias pessoas foram perseguidas por escutas telefônicas ilegais da Polícia Federal, além dos advogados Luiz Eduardo Greenhalgh e Nélio Machado – que atuavam em favor do banqueiro Daniel Valente Dantas, do Grupo Opportunity.

PMDB corrupto

O Senador Jarbas Vasconcelos tem tudo para ser expulso do PMDB ou ser submetido a um duro processo disciplinar na Comissão de Ética (ahahahahahaha) do partido, depois da detonante entrevista por ele concedida a Otávio Cabral, para as Páginas Amarelas da edição 2100 da revista Veja.

Jarbas Vasconcelos, de 66 anos, 43 dos quais dedicados à política e ao PMDB, chutou o balde em várias frases explosivas contra Lula, Sarney, Renan, o Senado e a pretensa oposição em geral:

O nível dos debates aqui (no Senado) é inversamente proporcional à preocupação com benesses. É frustrante”.

A popularidade de Lula não deveria ser motivo para a extinção da oposição. Temos aqui trinta senadores contrários ao governo. Sempre defendi que cada um de nós fiscalizasse um setor importante do governo. Olhasse com lupa o Banco do Brasil, o PAC, a Petrobras, as licitações, o Bolsa Família, as pajelanças e bondades do governo. Mas ninguém faz nada. Na única vez em que nos organizamos, derrotamos a CPMF. Não é uma batalha perdida, mas a oposição precisa ser mais efetiva. Há um diagnóstico claro de que o governo é medíocre e está comprometendo nosso futuro. A oposição tem de mostrar isso à população”.

Definição do PMDB

Jarbas foi especialmente duro com seu partido:

Hoje, o PMDB é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte. É uma confederação de líderes regionais, cada um com seu interesse, sendo que mais de 90% deles praticam o clientelismo, de olho principalmente nos cargos”.

Indagado para que o PMDB quer cargos, Jarbas mandou na lata:

Para fazer negócios, ganhar comissões. Alguns ainda buscam o prestígio político. Mas a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção”.

De 1994 para cá, o partido resolveu adotar a estratégia pragmática de usufruir dos governos sem vencer eleição”.

Previsões sombrias

Jarbas Vasconcelos faz previsão sombria para 2010:

Daqui a dois anos o PMDB será ocupante do Palácio do Planalto, com José Serra ou com Dilma Rousseff. Não terá aquele gabinete presidencial pomposo no 3º andar, mas terá vários gabinetes ao lado”.

O PMDB vai se dividir. A parte majoritária ficará com o governo, já que está mamando e não é possível agora uma traição total. E uma parte minoritária, mas significativa, irá para a candidatura de Serra. O partido se tornará livre para ser governo ao lado do candidato vencedor”.

Alvos preferenciais

Jarbas Vasconcelos mirou sua metralhadora verbal contra José Sarney e Renan Calheiros:

É um completo retrocesso. A eleição de Sarney foi um processo tortuoso e constrangedor (...) Sarney apareceu como candidato, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado, e se elegeu. A moralização e a renovação são incompatíveis com a figura do senador”.

“(Renan Calheiros) não tem nenhuma condição moral ou política para ser senador, quanto mais para liderar qualquer partido. Renan é o maior beneficiário desse quadro político de mediocridade em que os escândalos não incomodam mais e acabam se incorporando à paisagem”.

Ataques a Lula

Jarbas foi implacável com Luiz Inácio Lula da Silva:

Com o desenrolar do primeiro mandato, diante dos sucessivos escândalos, percebi que Lula não tinha nenhum compromisso com reformas ou com ética. Também não fez reforma tributária, não completou a reforma da Previdência nem a reforma trabalhista. Então eu acho que já foram seis anos perdidos. O mundo passou por uma fase áurea, de bonança, de desenvolvimento, e Lula não conseguiu tirar proveito disso”.

O grande mérito de Lula foi não ter mexido na economia. Mas foi só. O país não tem infraestrutura, as estradas são ruins, os aeroportos acanhados, os portos estão estrangulados, o setor elétrico vem se arrastando. A política externa do governo é outra piada de mau gosto. Um governo que deixou a ética de lado, que não fez as reformas nem fez nada pela infraestrutura agora tem como bandeira o PAC, que é um amontoado de projetos velhos reunidos em um pacote eleitoreiro. É um governo medíocre. E o mais grave é que essa mediocridade contamina vários setores do país. Não é à toa que o Senado e a Câmara estão piores. Lula não é o único responsável, mas é óbvio que a mediocridade do governo dele leva a isso”.

O marketing e o assistencialismo de Lula conseguem mexer com o país inteiro. Imagine isso no Nordeste, que é a região mais pobre. Imagine em Pernambuco, que é a terra dele. Ele fez essa opção clara pelo assistencialismo para milhões de famílias, o que é uma chave para a popularidade em um país pobre. O Bolsa Família é o maior programa oficial de compra de votos do mundo”.

Ataque aos corruptos

Jarbas Vasconcelos reservou tiros especiais contra a classe política:

A classe política hoje é totalmente medíocre. E não é só em Brasília. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais também fazem o mais fácil, apelam para o clientelismo. Na política brasileira de hoje, em vez de se construir uma estrada, apela-se para o atalho. É mais fácil”.

O escândalo chocava até cinco ou seis anos atrás. A corrupção sempre existiu, ninguém pode dizer que foi inventada por Lula ou pelo PT. Mas é fato que o comportamento do governo Lula contribui para essa banalização. Ele só afasta as pessoas depois de condenadas, todo mundo é inocente até prova em contrário”.

A corrupção é um câncer que se impregnou no corpo da política e precisa ser extirpado. Não dá para extirpar tudo de uma vez, mas é preciso começar a encarar o problema”.

Serra e Dilma

Desiludido com a política, Jarbas Vasconcelos afirmou que não tem a menor vontade de disputar cargos públicos, mas prometeu investir na campanha de José Serra para presidente:

Se ele ganhar, vou me dedicar a reformas essenciais, principalmente a política, que é a mãe de todas as reformas”.

Jarbas Vasconcelos acredita na viabilidade da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência:

É um erro a oposição subestimar a força de Lula e a capacidade de Dilma como candidata. Ela é prepotente e autoritária, mas está se moldando. Eu não subestimo o poder de um marqueteiro, da máquina do governo, da política assistencialista, da linguagem de palanque. Tudo isso estará a favor de Dilma”.

Dilma viável

Essa senhora vai dar trabalho”.

É a crença do ex-presidente Itamar Franco, atualmente sem partido e presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Itamar confessa que seu candidato preferido é Aécio Neves, mas adverte que ele precisa ter a ousadia de atravessar logo o rubicão e assumir-se como candidato, porque a Dilma é uma forte concorrente política:

Já vi tanta gente que não é política chegar lá... Ela é política desde jovem, tanto que foi presa política aos 21 anos”.

Eis a tese de Itamar em entrevista a Paulo Totti do jornal Valor Econômico.

Quem deve a quem?

Itamar Franco tem uma curiosa teoria sobre o poder do senador José Sarney na sua relação com o chefão Lula da Silva.

Na visão de Itamar, Sarney ficará cada vez mais ligado a Lula, e fará o que o presidente mandar, pois está lhe devendo:

Sarney não é um simples apoiador de Lula. Ele comanda todo o sistema energético brasileiro... Ele controla o próprio ministro Edson Lobão, a Eletrobrás, Furnas, a Eletronorte. Até na Petrobrás tem influência. Então, este homem está hoje devedor de Lula, muito mais do que Lula lhe deve pelo apoio. Controlar o sistema energético é ter muito poder”.

Mágoa confessada

Na entrevista ao Valor, Itamar Franco comentou uma mágoa acumulada contra FHC e sua política econômica:

Quando Fernando Henrique tentou privatizar Furnas, eu era governador, e lutei contra. Graças a minha resistência, Furnas e Cemig continuam brasileiras. Mas isso, hoje, a gente só comenta. Para alguns eu não existi e nem existo. Quando saí da Presidência ainda fiquei aborrecido, mas me lembrei de um verso de Castro Alves. Percebi que algumas pessoas que eu achava que eram estrelas eram apenas pirilampos”.

Mineiro, Itamar não revela quem são os pirilampos que guarda em seus arquivos, mas, por enquanto, não mostra para ninguém...

Campanha virtual

Do jornalista Daniel Pearl recebemos o convite para acessar o BLOG DA DILMA PRESIDENTE.

Segundo Daniel, o blog é dirigido por juizes, jornalistas, estudantes universitários e escritores:

O blog foi ao ar no ano passado, e vem fazendo muito sucesso e divulgado pela mídia Brasileira”.

Quem quiser dar uma olhadinha confira: http://dilma13.blogspot.com/

Carnavalesca

No blog, ficamos sabendo que a Dilma planeja participar da abertura do Carnaval no Recife, que acontece na próxima sexta-feira, no Marco Zero.

Dilma já havia confirmado a presença no Galo da Madrugada em última visita que fez ao Estado na companhia do presidente Lula.

Quem sabe a Dilma, agora no estilo simpatia e paz-e-amor, canta até a marchinha que fizeram para ela.

Ouça: http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal

É carnaval mesmo...

Aproveitando a mobilização do bloco Tamo Junto, que reuniu cerca de 15 mil pessoas no Ponto Chic, em Padre Miguel, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), ajudou na distribuição de 400 máscaras da chefe da Casa Civil e virtual candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Lindberg foi à festa a convite do deputado Carlos Santana (PT-RJ).

O chefe de fiscalização do TRE, Luiz Fernando Santa Brígida, avisa que a atitude não transgride a lei, por não ser um ano eleitoral:

"Só teria problema se houvesse provas concretas de que alguém do partido financiou as máscaras".

Computaria

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, promete investigação rigorosa para confirmar se houve superfaturamento de até 77% na compra de 628 computadores para o projeto Livro Aberto – para instalação de bibliotecas públicas.

As máquinas foram vendidas em dezembro de 2007 pela empresa carioca KG 3000, que nem tem site na Internet, e cujo endereço é um prédio de dois andares, sem letreiro, em uma rua sem saída no bairro de Vila da Penha, no Rio de Janeiro.

O contrato foi de R$ 1.726.485,04 – valor 77% acima do que seria pago hoje para adquirir as mesmas máquinas.

Rezar é preciso

Conhecida pelas amigas socialites pelo apelido carinhoso de “Janja”, a alagoana Rosane Malta, de 45 anos, investe cinco horas de seu dia no estudo da Bíblia Sagrada, para ser pastora de uma igreja evangélica, em Maceió.

A ex-primeira-dama e ex-mulher de Fernando Collor de Mello (com quem foi casada por 21 anos) vive hoje com uma pensão de R$ 11,8 mil e ainda briga na Justiça por metade dos bens do poderoso Collor, atualmente Senador da República.

Ex-estudante de colégio de freiras, Rosane, que tornou-se protestante em 2005, freqüenta a igreja junto com a antiga mãe-de-santo que trabalhava para Fernando Collor e para ela.

No ano 2000, Rosane chegou a ser condenada em primeira instância por corrupção ativa e passiva durante sua gestão na presidência da LBA.

Rodou…

Lilliam Witte Fibe tem reunião tensa logo mais com o presidente da TV Cultura.

A jornalista oficializará a Paulo Markun sua saída do programa Roda Viva, que volta a ser transmitido ao vivo pela Rede Brasil a partir de 2 de março.

Lilliam reclamou que há três meses não fala com Markun, com quem reclamara (sem solução) da falta de qualidade dos entrevistados do programa…

Mudanças no Jornalismo

O Ministério da Educação criou uma comissão que vai rever e modificar as diretrizes curriculares que orientam os curso de graduação em jornalismo.

Presidida pelo professor José Marques de Melo fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), a comissão vai funcionar durante 180 dias e terá a primeira reunião no dia 19.

O ministro Fernando Haddad chegou a comentar a possibilidade de criar cursos de especialização em jornalismo para que formados em outras áreas também possam exercer a profissão.

Quase de alta

O vice-presidente José Alencar, de 77 anos, que há quase um mês está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tem previsão de alta para esta semana.

Boletim médico divulgado ontem informou que Alencar se recupera bem da cirurgia para retirada de tumores no retroperitônio (porção posterior do abdome), em 25 de janeiro.

José Alencar se alimenta normalmente e caminha pelo quarto, mostrando sempre reação positiva na luta de mais de 10 anos contra o maldito câncer.

Para siempre?

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, venceu o referendo sobre emenda constitucional que permite reeleições ilimitadas no país.

Com isso, poderá se candidatar pela quarta vez consecutiva em 2012.

O chefão Lula deve estar morrendo de inveja do Chapolim Colorado...

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Solicitamos uma notificação sobre a publicação para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Fevereiro de 2009.

5 comentários:

Anônimo disse...

Assunto Marcos Valério : Eu acho que alguém terceirizou o PCC para dar uns sustinhos nele. Mas a coisa é mais do que simples sustinhos. Pra mim, é uma preparação, um argumento para justificar um fato que poderá ser consumado. Mais dia, menos dia, ele pode virar presunto. Queima de arquivo...

Anônimo disse...

Com tanta propaganda, gratuita inclusive; sem nenhuma oposição; com a grana do terrorismo e as bençãos do "pobre migrante que chegou lá", a terrorista maquiada de boa moça já está eleita...as cortinas estão abrindo. Depois do carnaval, a ressaca. Depois da ressaca a sonseira e o grande blefe. Perdedores: uma nação chamada Brasil.

Anônimo disse...

Caro Jorge Serrão, estou profundamente decepcionada com o seu blog. Você deveria saber que o citado jornalista Daniel Pearl, na época no Wall Street Journal, foi torturado e morto por extremistas do Paquistão. O caso dele foi mostrado no filme "Mighty Heart", estrelado pela atriz Angelina Jolie. Como está morto, não poderia, portanto, ter enviado uma mensagem a vc sobre o blog da Dilma...

Esperança disse...

Serrão, acho que vc caiu no conto do vigário petista.

Até Jussara Seixas está nesse blog.

http://desabafopais.blogspot.com/

http://www.blogger.com/profile/08104973941325541435

Esperança disse...

Tirano arma cilada na cédula eleitoral
http://aluizioamorim.blogspot.com/2009/02/tirano-arma-cilada-na-cedula-eleitoral.html

Olhe só a manipulação, a armação solerte que o tirano Hugo Chávez preparou para o plebiscito deste domingo:

A Venezuela está dividida ao meio. É o que indicam o referendo de dezembro de 2007 (em que Chávez também tentou obter a reeleição ilimitada, derrotado por 51% a 49%), as eleições estaduais de novembro (em que a oposição teve 45% dos votos) e as pesquisas.

Segundo sondagem do Datanálisis do dia 9, o "sim" venceria por 4 pontos porcentuais se perguntassem aos eleitores se aprovam ou não a reeleição ilimitada; quando confrontados com a tortuosa formulação da pergunta, como ela será feita hoje nas urnas, a vantagem aumenta para 6,6 pontos:

"Você aprova a emenda dos artigos 160, 162, 174, 192 e 230 da Constituição, tramitada pela Assembleia Nacional, que amplia os direitos políticos do povo, com o fim de permitir que qualquer cidadão ou cidadã no exercício de um cargo de eleição popular possa ser sujeito de postulação como candidato ou candidata para o mesmo cargo, pelo tempo estabelecido constitucionalmente, dependendo sua possível eleição, exclusivamente, do voto popular?" (Leia MAIS)
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090215/not_imp324113,0.php

Trata-se de uma trapaça grotesca, para a qual colabora inclusive o zumbi Fidel Castro, ao afirmar que o futuro de Cuba depende da vitória de Chávez.

Eis aí mais uma razão para derrotar o histriônico bufão.
E tem mais:
Na véspera desse plebiscito fajuto, o bufão ainda mandou a sua polícia política prender o eurodeputado espanhol Luis Herrero que lá se encontrava como observador internacional.
http://www.noticias24.com/actualidad/

Um escândalo que denigre o continente latino-americano, hoje nas mãos de um bando de tiranetes vagabundos. Que vergonha!