terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Candidatura presidencial de FHC é tentativa de “fato novo” para afastar PSDB da implosão do DEM com Arruda

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

Fernando Henrique Cardoso candidato à sucessão presidencial de Lula. O que parecia uma mera especulação - discutida apenas no alto ninho tucano ou entre os amigos e intelectuais muito chegados a FHC – agora ganha ares de possibilidade concreta. Ainda mais com o estouro do mega-escândalo envolvendo o mensalão de José Roberto Arruda (DEM) – que detonou uma das estratégias de campanha do PSDB. Arruda seria o candidato a vice na chapa presidencial dos tucanos em 2010.

O retorno de FHC ganha força por vários motivos. José Serra não decola do Espírito Santo para cima. Pesquisas reais feitas para consumo interno do PSDB indicam que ele não tem força no Norte-Nordeste – a exemplo do que ocorreu com Geraldo Alckmin. O nome de Aécio Neves seria mais bem recebido pelos nortistas e nordestinos, mas sua candidatura também não mostra tanta empolgação e força fora de Minas Gerais.

Apesar de uma suposta rejeição de mais de 50%, FHC é um nome conhecido e seria capaz de forçar a união interna dos tucanos. Além disso, um dos carros chefes da campanha petista, o Bolsa Família, foi criado no governo tucano. E tal “realização” já começa a ser martelada pelo marketing tucano na mídia nordestina, na tentativa de neutralizar a campanha petista.

Além disso, os tucanos avaliam que o nome de Dilma Rouseff não peso para encarar uma comparação com FHC – considerado um “estadista” no exterior. O fator externo pesa demais a favor do retorno de FHC. A Oligarquia Financeira Transnacional - que decide o jogo eleitoral por aqui previamente – vê com ressalvas o radicalismo intempestivo de Dilma. Também não confia nas teses econômicas de José Serra. FHC já passou no teste dos controladores. Tem aval para retornar.

$talinácio aprova

O próprio Lula veria uma candidatura FHC com bons olhos.

Se o “amigo” ganhar, mesmo contra sua vontade, o prejuízo político não seria tão grande.

Valeria o mesmo pacto de não agressão-perseguição da primeira vitória eleitoral de Lula.

Além disso, com idade avançada, FHC dificilmente seria candidato à sucessão de si mesmo – o que abriria uma possibilidade para o retorno de Lula, em 2014 – conforme os planos em andamento do “Filho do Brazil”.

Ferido gravemente

O caso Arruda atingiu José Serra em cheio.

O governador do Distrito Federal seria o candidato a vice (praticamente definido entre os cardeais) na dobradinha entre PSDB-DEM para enfrentar o lulo-petismo.

Já havia um acordo bem fechado com José Serra.

Mais feridos

Mas a casa de Arruda desabou, e agora até tucanos aparecem feridos nos escombros.

O ex-secretário de Relações institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, agora acusa o PSDB de participar do caixa dois do Arruda.

Barbosa revelou que o Márcio Machado, secretário de Obras do DF, recebia o mensalão pelos tucanos.

Até tu, Kassab?

O escândalo tente a se agravar no DEM e no PSDB.

Arruda se recusa a ser submetido hoje no tribunal da inquisição do DEM, e já avisou, internamente, que vai sobrar para o partido.

Ele ameaça revelar – ou deixar vazar – que a grana do mensalão (por ele negado publicamente, apesar das evidências em vídeo) também abastecia outras campanhas do DEM e de aliados.

Arruda já teria botado no meio dos beneficiários até o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Decisão complicada

O DEM resolve hoje se expulsa José Roberto Arruda.

Ou se dá uma chance para ele se defender em um processo super rápido, que não pode passar de duas semanas.

Mas o risco de retaliação de Arruda deve forçar uma recuada dos DEMOS.

Previsão do tempo

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, em breve, fará novas vítimas entre os “inimigos do Estado” ou adversários políticos devidamente acuados.

Quem deve – e muita gente na suposta oposição tem muitos pecados - vai temer mais ainda o rigor seletivo da máquina estatal Stalinacista.

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro será operada em parceria com o Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi), para dar um tom internacionalista de que não persegue os adversários do governo.

Resta esperar para ver se algum aliado do PT-PMDB será pego pelo “sistema”.

Viva a Democracia

Agora, Apologia antidemocrática é crime.

O Senado aprovou a modificação do art. 256 do Código Penal e o Presidente da República sancionou a lei ontem.

Pelo menos na Polônia, quem usar uma camiseta com a cara do Guevara, suástica ou foice e martelo, pode pegar uma cana de dois anos.

Socorro, seu Alfredo!

Depois que estourou o escândalo do Mensalão do Aruda, surge uma solução para botar o caso em pratos limpos.

Mudar a designação oficial de Brasília como ente da Federação.

O território da Ilha da Fantasia será designado, a partir de agora, como “Detrito” Federal.

E ainda podemos aproveitar o papel higiênico da propaganda que fizeram com o $talinácio para limpar as grandes cagadinhas que ainda virão à tona.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Dezembro de 2009.

8 comentários:

Unknown disse...

É muita loucura hein,achar que existe um grupo controlando o mundo é loucura d+,as pessoas simplismente não se entendem ,acho que existem varios grupos que querem o controle do mundo e acaba havendo caos,e no caos nada é definido.

Marcelo disse...

E pensar que a suástica representa SIM a verdadeira democracia!

Esse negócio atual de partidos políticos - chamado hipócritamente de sistema democrático - é a maior arma da plutocracia.

Martim Berto Fuchs (64) disse...

Há 35 anos afirmo e reafirmo: não há necessidade de Partidos Políticos para bem dirigir este país ou qualquer outro. Partidos são organizações criminosas legalmente autorizadas a funcionar. TODOS os partidos são dominados por marginais inescrupulosos, que se escondem por trás do Poder que as leis por eles criadas lhes conferem. Fazem o que bem entendem, sem prestar contas à ninguém. Os membros dos 3 Poderes tem os respectivos rabos, presos entre sí.

Anônimo disse...

Serrão

Eu até acredito que o PSDB, com dois candidatos que não querem abrir mão da candidatura para presidente, cheque ao um bom senso que FHC seja a pessoa ideal para candidatar-se a vaga da cadeira de Lula, que é uma só para varios candidados. Então tudo é uma "GRANDE FARSA", Lula durante todo seus quase oito anos de mandato desconstruiu a imagem de FHC, o PT sempre criticou e fêz o povo acreditar que FHC foi o pior presidente que o Brasil teve, agora o PSDB vem com essa carta na manga? E outra alguém mente, segundo pesquisas Serra é aprovadissímo na Bahia, e dizer que foi um duro golpe para o Serra o "arrudagate" é balela, porque o DEM DEIXOU de Rodrigo Maia deixou bem claro que APOIARIA Aécio Neves, até César Maia virou-se contra Serra dizendo que ele era caudilho! E estranhamente Kassab tem dado um show de incompetência na prefeitura de São Paulo, aumentando IPTU, não recolhendo os lixos das ruas, não fazendo os rodízios dos caminhões! Há algum fio desencapado nesta análise em que Serra levou um duro golpe! Outra Arruda nasceu Itajubá em Minas !

Anônimo disse...

Mensalão é igual a catapora, pega no ar, ta ai a prova, esse caso do DEM ´é contágio do PT. Viu o que da a impunidade.

Anônimo disse...

Pra onde voce se vira é assalto a toda hora. Ontem fui transferir um pontos para o programa de milhagem e fui surpreendido com a cobrança de R$ 20,00 feita pelo BB/VISA para efetuar a tal transferência. É mais um roubo ou não é?! Deixem o Arruda de mão, ele é só mais um.

Anônimo disse...

Marcelo, pense bem: suástica, foice e martelo, fascio e outros símbolos totalitários sinalizam a dependência a ideologias contrárias à liberdade e continuam marcando as nações contra as conquistas da civilização. Democracia é também uma utopia. Mas a liberdade que a democracia proporciona é um dos maiores benefícios para a evolução humana.
Nas cabeças livres não cabem os capacetes que fregem os miolos e destroem os neurônios.

Marcelo disse...

Achar que a suástica significa totalitarismo e supressão da liberdade é desconhecer totalmente o regime Nacional-Socialista.

Qual atual "democracia" fez tanto plebiscito quanto sob o regime de Hitler?

E por favor não me venham com manipulação de resultados. Isso é típico dos "regimes democráticos". Quando o povo pode se expressar, então temos o NÃO ao desarmamento, ou como aconteceu recentemente na Suíça, o SIM à proibição dos Minaretes. Isso é democracia e não essa excrescência partidária.

Se informem mais a respeito lendo:

30 de janeiro de 1933 - A vitória da verdadeira democracia

http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=108