terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lula tenta conter crise de insatisfação na FAB empurrando para ano que vem decisão sobre compra de caças

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão


$talinácio fez ontem mais uma de suas mágicas para tentar conter uma crise de insatisfação no Alto Comando da FAB. O chefão-em-comando aproveitou a tradicional confraternização de final de ano com oficiais-generais da Marinha, Exército e Aeronáutica para avisar que deixará para o ano que vem a decisão final sobre a compra de 36 caças. Se quiser ter aviões novos, a turma da aeronáutica terá de se conformar com a vontade de $talinácio.

Lula é quem vai dar a palavra final sobre a escolha dos aviões. No estilo ilusionista de sempre, prometeu reunir o Conselho de Defesa Nacional para decidir, conjuntamente, se o Brasil vai comprar as aeronaves da França, Estados Unidos ou Suécia. Lula já admitiu, publicamente, ter preferência pelos aviões franceses. A FAB teria preferência pelo avião sueco – que permitiria maior adaptação e desenvolvimento tecnológico.

O ministro Nelson Jobim já tinha contado a historinha do boi tatá de que não haverá tempo hábil para a análise das propostas da França, Suécia e Estados Unidos até o final de 2009, uma vez que a Força Aérea ainda não concluiu os estudos técnicos sobre a oferta dos três países que disputam a venda ao Brasil.

Subordinação maior

Lula aposta na aprovação fácil, pelo Congresso, do projeto que cria o EMCFA (Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas), que será um órgão de assessoramento do Ministério da Defesa e fará a coordenação dos chefes dos Estados-Maiores das Forças.

O titular do cargo poderá ser um oficial-general da ativa ou da reserva com quatro estrelas (maior patente militar).

A escolha caberá ao presidente a partir de indicação do ministro da Defesa.

Lula versus mídia

O chefão Lula da Silva ironizou ontem que está acostumado com "calúnias e infâmias" divulgadas pela mídia:

"Há jornais, noticiários de rádio e tevê que se excedem, que desprezam os fatos e embarcam em campanhas (...) Havendo liberdade de imprensa e democracia, a verdade acaba prevalecendo, e por uma razão muito simples: os leitores, eles são perfeitamente capazes de separar o joio do trigo".

Foi o recado dele no discurso na abertura da 1a Conferência Nacional de Comunicação – que tem 40 por cento de participação de movimentos sociais, 40 por cento do setor empresarial e 20 por cento do setor público.

Lula cobrado

O PMDB ainda não absorveu bem a decisão (ainda não divulgada publicamente, apenas interna) de Lula de enfiar Henrique Meirelles na chapa da Dilma.

Michel Temer quer uma conversa mais séria com $talinácio sobre o assunto.

Até porque ele sonhava ser escalado como vice da candidata petista.

As empreiteiras vão detestar

O Ministério Público pediu à Justiça que obrigue o Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a aplicarem a receita arrecadada (R$ 600 milhões) com multas de trânsito exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, conforme determina a lei.

O promotor Rogério Pacheco Alves verificou-se que boa parte das verbas provenientes das multas era aplicada irregularmente em obras de conservação de rodovias, o que não é previsto pela norma regulamentadora.

O promotor desagrada as empreiteiras que recebem o santo dinheirinho vindo das receitas extra-orçamentárias (multas), que não são fiscalizados pelo Tribunal de Contas e que acabam virando fonte de mensalão.

Vantagem de ser camarada

O Ministério do Esporte confirmou ontem que o delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, foi convidado para ocupar o cargo de coordenador da Comissão de Segurança dos Estádios na Copa de 2014.

Protógenes é camarada do PCdoB – partido ao qual se filiou em setembro, e ao qual também é filiado o ministro do Esporte, Orlando Silva.

O delegado foi escolhido por já ter experiência na área, já que é membro da comissão de segurança dos estádios da Fifa.

O cargo será criado na futura Secretaria do Futebol, que aguarda aprovação no Congresso Nacional para ser criada.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 15 de Dezembro de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossas forças armadas já não existem mais.

Estamos à mercê de grupos paramilitares como o MST e do crime organizado.

O que esses comandantes falam ou exigem, já não importa mais a ninguém, pois, não fedem e não cheiram mais.