sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

JPMorgan Chase adverte sobre ameaças econômicas, e Lula já teme que saída de Meirelles prejudique sua imagem

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net (atualizado nesta sexta)

Por Jorge Serrão

A saída do presidente Henrique Meirelles para concorrer a um cargo político pode criar sérios problemas para a inconsistente “credibilidade da política econômica do governo” do chefão Lula da Silva. Esta é a expectativa real de uma elite de investidores e de alguns assessores mais próximos de Lula. A perspectiva de nova crise econômica – mais intensa que a marolinha – os assusta, pois temem que um aumento do “risco Brasil”, sem Meirelles no comando do BC do B.

Os temores ficaram maiores ontem, quando o presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, advertiu que a economia pode seguir ameaçada por um cenário de "queda dupla". Sem deixar claro quais são os problemas que vislumbra, o executivo foi realista: "Há um monte de situações potencialmente negativas". Dimon admitiu que preferiria estar convencido de que o pior da crise já ficou para trás. Como o JP Morgan Chase é um dos pilares da Oligarquia Financeira Transnacional, tudo que seu dirigente fala deve ser levado em consideração com seriedade crítica. No Brasil, o JP é um dos apoiadores do Instituto Millenium.

Aqui no Brasil, na indefinição sobre quem sucederá Meirelles no Banco Central (Delfim Netto tem grandes chances), o governo deve seguir com a penalizante política de juros altos, impostos elevados e, agora, um ilusionismo de “enxugamento do crédito” (mexendo no modelo de depósito compulsório dos bancos). Mesmo assim, “como nunca antes na história do Brasil”, os bancos lucram tanto – em detrimento de atividades não-financeiras.

Grandes negócios

JP Morgan Chase e a Gávea Investimentos estão perto de fechar uma grande associação.

Como Armínio Fraga, sócio da Gávea, é membro do conselho internacional do banco desde 2004, a parceria tem tudo para ser facilitada.

Até o final do ano passado, a Gávea tinha nada menos que US$ 5,8 bilhões em patrimônio sob gestão.

Outros interessados

Se fechar um acordo com a Highbridge Capital Management – gestora de fundos alternativos controlada pelo JP Morgan Chase -, a Gávea ficaria ainda mais forte.

Mas Armínio Fraga – que é um dos dirigentes do Clube dos 30 – negocia com outros parceiros.

Morgan Stanley e Credit Suisse também gostariam de fechar um lucrativo negócio com a Gávea Investimentos.

Só no cinema

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai virar artista de cinema.

Passou a quinta-feira no Morro Dona Marta, no Rio, gravando o documentário sobre descriminalização das drogas, cujo título provisório é "Rompendo o silêncio".

FHC percorreu vielas, conversou com moradores e entrevistou a responsável pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a capitã da Polícia Militar Priscilla Azevedo.

Âncora do filme, ele visitou pela manhã a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Morro Santa Marta, em Botafogo, na zona sul da cidade.

Crime Globalizado

O cineasta FHC também visitou o depósito de armas apreendidas da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae), no Centro do Rio.

Aproveitou para fazer sua análise sociológica sobre o assunto:

"São mais de 100 mil armas recuperadas. Há uma ligação muito grande entre o tráfico de drogas e o tráfico de armamentos. Isso requer um trabalho de inteligência em longo prazo. Não será resolvido com uma receita mágica. Apenas a repressão não resolve. É preciso assistência ao usuário e uma perseguição mais eficaz a um crime que se globalizou".

Marcha do Oxigênio

FHC elogiou a realização da Marcha do Orégano, a manifestação planejada por universitários para este sábado, 27, para ironizar a proibição da Marcha da Maconha na capital paulista.

"Em geral sou bem aberto em relação às manifestações. Desde que sejam pacíficas, não vejo por que não deixar que existam".

FHC defende a polêmica descriminalização do uso de drogas como estratégia para conter o crime organizado.

Média com as legiões

O chefão em comando $talinácio fez ontem uma média com os militares, aproveitando a hora do almoço com as tropas brasileiras da Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti).

Na formatura, Lula elogiou o trabalho dos 1.266 militares do Batalhão Brasileiro (Brabatti):

Embora vocês não precisem de medalhas, eu poderia dizer que poucas vezes na história do Brasil as Forças Armadas foram motivo de tamanho orgulho para o povo brasileiro como tem sido o seu comportamento e trabalho na Minustah”.

Será que $talinácio pensava bem assim, com o mesmo respeito e consideração aos militares, quando ordenou que um General ficasse a paisana, sem farda, para recebê-lo durante um de seus fins de semana com mordomia em unidades militares?

É brinquedo, não...

O que levaria uma prefeitura de capital a fazer propaganda em um canal de televisão infantil?

Pais que assistem, de manhã cedo, a programação do Discovery Kids tomaram um susto a ver a veiculação de um institucional da Prefeitura de Curitiba – com a mesma voz da locução das propagandas do governo tucano do Estado de São Paulo.

Tudo bem que o prefeito Beto Richa é candidato a governador do Paraná pelo PSDB, mas aquela propaganda alienígena, no intervalo do desenho animado do macaquinho “George, o Curioso” parece uma infantil tucanagem de marketing político.

Relação perigosa

Circula na Internet, via e-mail “perguntar não ofende”, uma pancada em Aécio Neves.

O secretário de Defesa Social de Minas Gerais, o advogado Maurício de Oliveira Campos Júnior, foi nomeado por Aécio Neves como responsável pela Segurança Pública em Minas.

Como advogado, ele foi defensor dos acusados de envolvimento na fuga, em 1997, do traficante Fernandinho Beira-Mar de carceragem do Estado.

Também defendeu suspeitos de crimes contra a ordem tributária estadual.

Quase “pedindo pra sair”

O deputado distrital Chico Leite (PT), relator do pedido de impeachment do governador afastado e preso, José Roberto Arruda, apresenta hoje suas conclusões.

Arruda é acusado de cometer três tipos de crime de responsabilidade: atentar contra o livre funcionamento dos três poderes, contra a probidade na administração e contra a legalidade no uso e na guarda do dinheiro público.

Está cada vez mais próximo do momento de divulgar seu pedido de renúncia, antes que a situação fique ainda pior...

A turma do STF já sinalizou que só manda soltar o Arruda se ele “pedir para sair” (como recomenda o bom e velho Capitão Nascimento)...

Se a moda pega...

Maridos considerados violentos deverão usar uma pulseira eletrônica equipada com um GPS.

Os trajetos percorridos pelos acusados de violência doméstica serão monitorados em tempo real pela polícia, que poderá verificar se eles se aproximam dos locais frequentados por suas esposas.

A ideia foi aprovada ontem, por unanimidade, pelos deputados franceses, na forma de projeto de lei.

É mais um balão de ensaio para que, em breve, no mundo globalitário, todo mundo seja obrigado a usar uma pulseirinha de identificação, por alegados motivos “de segurança”.

Quem cala consente...

O dissidente cubano Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, acusa o chefão Luiz Inácio Lula da Silva de ser cúmplice das violações praticadas pelo regime comunista de Fidel e família:

"Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não deu nenhuma palavra de solidariedade para com os direitos humanos em Cuba. Tem sido um verdadeiro cúmplice da violação dos direitos humanos em Cuba".

Lula deu azar que sua visita a Cuba coincidiu com a morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias em greve de fome.

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: O futuro que nos prometem

Chapolim nas últimas

Hugo Chavez resolveu abandonar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, por ter recebido uma censura.

Alega que a CIDH é puro lixo e o Secretário Santiago Cantón é "puro excremento".

E também anunciou que vai expropriar a Polar, maior empresa produtora de agro alimentos, se reduzirem a produção alegando falta de energia.

São 30 fábricas e 150.000 pontos de venda!

A Arábia é aqui?

As duas novas descobertas de petróleo anunciadas ontem pela Petrobras, reforçam a possibilidade de existir um grande reservatório abaixo da camada de sal sob a Bacia de Campos, responsável por 80% da produção petrolífera nacional.

Se a tese se confirmar, é como se o Rio tivesse, em frente a seu litoral, duas bacias de Campos.

A descoberta indica a existência de óleo tanto na camada de pré-sal como na de pós-sal, em um único poço no campo de Barracuda - localizado na Bacia de Campos, a cem quilômetros do litoral do Estado do Rio.

Adiando

A Petrobrás adiou a divulgação dos resultados do quarto trimestre e do exercício de 2009, segundo as práticas contábeis adotadas no Brasil e normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Companhia esclarece que o adiamento não tem relação com o processo de apuração dos resultados consolidados e informará a nova data da divulgação, respeitando o prazo legal de 90 dias contados do encerramento do exercício social de 2009.

Oficialmente, tudo foi provocado pelo adiamento da reunião do Conselho de Administração da empresa, que ocorreria nesta sexta-feira.

Quem presidiria tal reunião é Dilma Rousseff, tendo Adrienne Senna Jobim como representante do governo nos trabalhos.

Amigo de Valor

Só até este sábado possível se inscrever no Programa Amigo de Valor, do Grupo Santander Brasil - que destina recursos e dá consultoria especializada ao longo de um ano a projetos voltados à educação e desenvolvimento social.

Os recursos financeiros do Programa Amigo de Valor são arrecadados por meio da destinação de parte do imposto de renda devido de funcionários, clientes e fornecedores do Grupo Santander Brasil, que se valem do incentivo fiscal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/90).

Desde 2002 a 2009, foram destinados R$ 34 milhões para 88 municípios apoiados em todo o Brasil.

A relação de municípios elegíveis e o edital com as informações e procedimentos para inscrição estão disponíveis no endereço:

http://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/package/institucional/amigovalor_47955/index.htm

Correndo contra o atraso

Os arquitetos Alfred Talaat, Ralf Amann e Robert Hormes, responsáveis pelo projeto do estádio do Morumbi para a Copa de 2014, embarcam no domingo para a África do Sul.

Eles conhecerão estádios e outras instalações dedicadas exclusivamente ao Mundial 2010.

Os sul-africanos investiram R$ 7,97 bilhões em estruturas esportivas e infraestrutura necessárias à realização do evento.

Veja mais detalhes no Portal 2014 (http://mandarim.mkt9.com/registra_clique.php?id=H811752001312607&url=http%3A%2F%2Fwww.copa2014.org.br%2F) - concebido pela Mandarim Comunicação, com apoio do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia), para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa de 2014 no “País do Futebol”

Salão do Carro e Acessórios

Empresas terão acesso livre para encontros “business to business” na quinta edição do Salão do Carro e Acessórios – marcado para 17 a 21 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para participar gratuitamente dos encontros, as empresas devem se credenciar, até12 de abril, no site http://www.salaodeacessorios.com.br/, na seção Credenciamento.

Cerca de 100 expositores, entre montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, prestadores de serviço, representantes e fornecedores ligados ao setor, irão apresentar ao público as novidades e tendências do universo automobilístico.

Se vira nos 30

Elba Ramalho comemora seus 30 anos de carreira hoje, a partir das 21 horas, em megashow no Sesc Santo André.

Acompanhada por um sexteto, Elba Ramalho irá contagiar a platéia com novos e antigos sucessos e com seu canto que ainda hoje é marcado pela originalidade e beleza.

‘Asa Branca’, ‘A Vida do Viajante’, ‘Todo Sentimento’, ‘Doce de Coco’, ‘O meu Amor’ são algumas das canções programadas para o espetáculo.

Festa Retrô

Mazo Andrade e Tereza Tezolim organizam nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, em Cabo Frio, a “Festa Retro – anos 60 & 70”.

A festa temática lembrando os tempos da brilhantina, discoteca e dancing days será no Elite da Dança - na Rua Marechal Deodoro, no 7, esquina com a Teixeira e Souza, ao lado da Costa do Sol Tv a Cabo.

Quem quiser participar dos embalos programados pelo DJ Metamorfose pode comprar convites pelo tel: (22)9272-1103.

A Monstra

É o nome do Festival de Animação de Lisboa, programado de 11 a 21 de março, que comemora 10 anos de existência e o Centenário da República Portuguesa.

O talento brasileiro para a linguagem da animação será o destaque do festival no dia 18, em vários cinemas da capital lusitana.

Detalhes sobre a “Monstra” nos sites http://www.visitlisboa.com/ ou http://www.monstrafestival.com/

Destaque do Brasil

Fundador e diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desde 1975 (a mais antiga oficina infantil de animação do mundo), o brasileiro Wilson Lazaretti terá participação de destaque no evento português.

Professor de Animação na Universidade Estadual de Campinas desde 1990, Lazaretti ministrará um workshop para pais e filhos, onde serão explorados alguns conceitos sobre cinema de animação.

Para a criançada, haverá mais de 60 sessões e oficinas sobre a arte de manipular e animar imagens e objetos.

Ecológica

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo (RJ) fará neste sábado um Seminário de apresentação do Projeto Macacu.

O evento começa às 9 horas no Centro Cultural Joaquim Lavoura - na Av. Presidente Kennedy, 721 - 2º andar, Estrela do Norte.

Vale a pena acompanhar e fiscalizar o projeto "Planejamento Estratégico da Região Hidrográfica dos Rios Guapi-Macacu e Caberibu-Macacu" - para uma gestão integrada dos rios localizados na bacia leste da Baía de Guanabara.

É bom entrar numa fria...

A BBC informa que a primeira Universidade do Sorvete do mundo, aberta na cidade de Bolonha, na Itália, cada vez mais atrai milhares de alunos por causa da atual crise econômica no país.

Para aprender como produzir o melhor sorvete italiano - ou gelato -, os alunos assistem a aulas teóricas e práticas, que incluem receitas, noções de química e muita mão na massa.

Seria mais uma prova de que, em alguns casos, é vale a pena entrar numa gelada?

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Fevereiro de 2010.

5 comentários:

Anônimo disse...

No andar da carruagem, o FHC vai sair candidato com apoio do crime organizado... com vice dilma e financiamento dos narco traficantes das farc, raul castro, ortega... Tudo em casa!

Anônimo disse...

A sorte (ter sucesso e facilidade naquilo que se faz) é algo bem intrigante. Uns possuem muita, outros quase nada. Então, questiono: como isso acontece?
Existem exemplos vários de sortudos. Uns assumidos, como é o caso do apresentador/empresário Sílvio Santos (quem tem tem. Quem não tem não tem).

E a sabedoria popular o que diz?
Na Bíblia, diz que a sorte e o infortúnio sobrevém a todos.
O nosso maior dramaturgo, Nelson Rodrigues, afirmou que temos que ter sorte até para chupar um picolé. Senão, nos atolamos com o palito...

Então, como fazemos para ser e/ou distinguir uma pessoa de sorte?
Bem, eu não conheço a fórmula, tampouco o feitiço que faça uma pessoa possuir a tão almejada “baforada” do destino. Mas já aprendi que uma das virtudes daqueles que possuem o dito c. voltado para a lua. Estes são pessoas persistentes, e que não estão muito preocupados com a opinião e escaramuças dos outros.

Ou seja: para ter sorte como um Lulla e/ou FHC, é preciso remar muito, e quase sempre contra a maré.
Agora, questiono: será que os Céus são injustos com alguns ou será que estes ditos “sortudos” fizeram por onde para possuírem o tal feitiço?

Enquanto não possuo a resposta, sigo trabalhando muito e reclamando menos ainda. Pois, sabe-se lá, isto, de não reclamar nem criticar muito os outros, também não faz parte do feitiço para se ter sorte?...

Anônimo disse...

Serrão



Divulgue o MANIFESTO pró SERRA E AÉCIO


http://www.serra-aecio.com.br/site/index.php?pagina=assinantes

Anônimo disse...

Até nos elogios o Stalinácio menospreza as FFAA:

"... eu poderia dizer que poucas vezes na história do Brasil as Forças Armadas foram motivo de tamanho orgulho para o povo brasileiro ..."

Haja paciência.

Martim Berto Fuchs (64) disse...

Esse governo sindicalista-marxista ainda está de pé por causa do Meirelles. Fico imaginando se o Barril 51 tivesse entregue o controle da moeda para um dos seus aloprados. Das duas uma: - Ou essa máfia toda já estaria fazendo coro para o milongueiro Zé Laya, ou estaríamos à beira do caos, com o Brasil totalmente quebrado. E não adianta dizer que o Meirelles é o homem indicado pelos donos do dinheiro. A verdade é uma só; TODOS os governantes gastam, desperdiçam, roubam o que não tem e depois da lambança feita, alguém precisa arrumar a casa. Se a metade do dinheiro que "some" fosse aplicado nas 4 obrigações básicas de qualquer governo, o juro não precisaria subir, nem os podres que nos desgovernam precisariam elevar os impostoss ao ponto de sufocar empresas e cidadãos.
A solução sempre me pareceu simples: - Parem de desperdiçar com folhas de pagamento e parem de roubar e nem precisa Presidente de Banco Central. Mas aparentemente, no Brasil isso só acontecerá no dia 30 de fevereiro.