quinta-feira, 28 de abril de 2011

BC do B já sinaliza que medidas macroprudenciais aumentam a inadimplência

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/
Leia mais artigos no site Fique Alertahttp://www.fiquealerta.net/
Por Jorge Serrão

Além da inflaçãozinha renitente, outro probleminha, fruto da herança maldita do governo do Extalinácio, também deixa a equipe econômica de Dilma Rousseff cheia de medinho. Por causa do aumento dos juros e da subida na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) – que índice diretamente sobre o crédito -, já surge o risco de aumento da inadimplência daqueles que pegam dinheiro emprestado para consumir o que não poderiam, em condições normais de salário ou renda.

Os juros médios das famílias já chegam ao patamar absurdo de 47,1% ao ano – na medição oficial do Banco Central do Brasil. A usura chegou ao maior patamar desde maio de 2009 (47,3%). Em março, as taxas já haviam crescido de 43,8% ao ano para 45%. Só o cheque especial teve alta de 7,2 pontos percentuais em março, atingindo os juros de 174,6% ao ano. O culpado pelo aumento do IOF foi o ministro Guido Mantega – que só não foi afastado da Fazenda porque um acordo Dilma-Lula o segura, só Deus sabe até quando. Já os juros quem faz subir são os nove membros do Comitê de Política Monetária do BC do B.

O BC do B informa que a inadimplência acima de 90 dias, em março, ficou estável no segmento de empresas (3,6%). Já para pessoa física houve uma leve alta de 0,1 ponto percentual, para 5,9%. Como as “medidas macroprudenciais” encareceram o acesso ao crédito, o calote pode subir nos próximos meses.

Por ironia, foi o BC do B quem recomendou a adoção de medidas ortodoxas para aumentar e limitar o crédito de longo prazo para bens de consumo duráveis. A velha tese é que a redução do consumo ajuda a reduzir a inflação. Só faltou combinar com os promotores da inflação – que aumentam os preços sem seguir a lógica da turma do BC do B e da equipe econômica de Dilma.

Leia no site Fique Alerta o artigo de Silvia Alambert é educadora financeira e detentora da metodologia de ensino The Money Camp Brasil: O que faz você feliz?

Veja também, abaixo, o artigo de Olavo Henrique Furtado: Desafio Real

Dilma Paraguaçu?

Comentário preciso de Mara Montezuma Assaf sobre a conjuntura atual:

Baixou o espírito de Odorico Paraguaçú no Planalto, emboramente de saias! Dilma garante , de boca cheia, que está "diuturnamente e até noturnamente" atenta às pressões inflacionárias, mas quem acredita? Pelos fatos, números e decisões de seu governo só se pode concluir que ela , aparentemente , está com idéias desapetrechadas de sensatismo, pensando no depois de amanhã para ter sossego no agora...Talqualmente as tinha seu bem amado mestre, haja vista a herança que lhe deixou!”.

Debate necessário

O Instituto Millenium promove o 2º Fórum Democracia e Liberdade.

Será na próxima terça, 3 de maio, a partir das 8h 30min.

No Centro de Convenções da FAAP, em São Paulo.

Palestra do Nery

O General de Brigada da Reserva Durval Antunes Machado Pereira de Andrade Nery fará palestra sobre o tema “O Brasil e a conjuntura mundial”.

Será dia 3 de maio, a partir das 18 horas, na Escola Politécnica da Bahia, sala Professor Magno Valente, no bairro da Federação, em Salvador, na Bahia.

O evento é promovido pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos.

PM 4G

A Polícia Militar assinou um protocolo de intenções com uma empresa de tecnologia para instalar a rede de transmissão de dados conhecida como 4G, tecnologia pioneira na América Latina.

O grande diferencial da nova tecnologia está na velocidade de comunicação e transmissão de dados entre o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e os policiais na rua.

As informações podem ser transmitidas imediatamente aos homens mais próximos de ocorrência, e a comunicação pode ser feita até por meio de videoconferência.

O acordo foi firmado durante a 6ª Feira e Conferência Internacional de Segurança Eletrônica Inter Security, realizada no Expo Center Norte, zona norte da Capital.

Quem reclama já perdeu

A RedeTV! decidiu partir para o ataque contra a TV Globo na disputa pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro de futebol.

Pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma plena vistoria e fiscalização dos contratos fechados entre a Globo e 15 dos 20 clubes do futebol brasileiro com os quais a emissora dos Marinho negociou individualmente.

Azar da RedeTV! É que o Cade já avisou que não tem de se meter nesta negociação...

Dia da Educação

Ao lado da repaginação visual e da nova safra de atrações da TV Cultura, entra no ar, a partir de hoje, Dia da Educação, o portal Cmais (cmais.com.br), agora como uma multiplataforma audiovisual e informativa da Fundação Padre Anchieta (FPA).

Todos os vídeos podem ser acessados nos mais diversos suportes de tecnologia, inclusive os móveis.

Na lista, celulares, netbooks, notebooks e tablets. Outro destaque é a compatibilidade. O portal roda em todos os navegadores.

Portal educacional

A Universia Brasil (financiada pelo Grupo Santander) e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) botaram no ar o Open CourseWare Unicamp.

Trata-se de um portal desenvolvido para hospedar conteúdos educacionais e digitais originários de cursos de graduação da Universidade.

Por meio do site http://www.ocw.unicamp.br/ interessados ao redor do mundo podem baixar, gratuitamente, conteúdos de 12 disciplinas disponíveis e liberadas para uso do público, em apostilas, textos, fotos, vídeos, animações.

Casamento real

A comunidade britânica em São Paulo se reúne nesta sexta-feira, dia 29 de abril, para celebrar o casamento de Sua Alteza Real o Príncipe William de Gales e a Senhorita Catherine Middleton.

Os anfitriões, o Cônsul Geral Britânico John Doddrell e a presidente da Fundação Britânica Carolina Dupont-Liot receberão cerca de 200 convidados para uma happy hour no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.

Britânicos residentes em São Paulo e brasileiros ligados à comunidade, incluindo contatos de negócios do Consulado vão assistir à transmissão gravada da cerimônia e concorrer a brindes especialmente confeccionados para a boda, como moedas comemorativas e artefatos de porcelana decorados com o selo comemorativo da união.

A página UK in Brazil no Facebook está promovendo um concurso para concorrer a moedas comemorativas do casamento real: www.facebook.com/ukinbrazil
Apoiadas

O Sebrae-SP apoiará a participação de 12 pequenas empresas na Apas 2011 – 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados.

O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 9 a 12 de maio, a partir das 14 horas.

A entidade subsidiará 40% do custo do aluguel dos estandes de 9 m2 para cada uma das empresas apoiadas.

Tecnologia pela infância

A Fundação Telefônica promove a mesa redonda Visões: A ciência e a tecnologia a serviço dos direitos de crianças e adolescentes.

Os cientistas Miguel Nicolellis e Silvio Meira, respectivamente codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), e cientista-chefe do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – falam sobre o tema no seminário “Redes e Sustentabilidade no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Será dia 4 de maio, às 14h, no Novotel Jaraguá, na Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista, São Paulo.

Barulho Cultural

Marcelo Lucena e Marcos Sousa acabam de lançar o portal www.barulhocultural.com.br

A intenção é dar voz e imagem a todos que queiram divulgar seus trabalhos musicais.

Toda semana tem uma banda de destaque que estampará sua imagem e seu som em uma das seis capas randômicas disponibilizadas pelo portal

Programa di grátis

Grupo de ‘Música Antiga’ mostra peças da Idade Média e Renascença no teatro Alfa, em SP

Dia 5 de maio, às 21h, o grupo Novo Ovo Novo exibe repertório da Península Ibérica e da América do Sul do período colonial, com instrumentos de época e influências de ‘música popular atual’.

A apresentação faz parte do projeto ‘Clássicos em Cena’, com patrocínio da Makeni Chemicals, LyondellBasell e Trench, Rossi e Watanabe Advogados.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Abril de 2011.

Nenhum comentário: