terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisa quer avaliar se brasileiro aceitaria monarquia parlamentar com Lula no reinado

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/
Leia mais artigos no site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

Inspirados em uma piada viral que roda na Internet e pelo sucesso de opinião pública do casamento dos príncipes na Inglaterra, marketeiros petistas resolveram encomendar uma pesquisa inusitada sobre um eventual retorno da Monarquia no Brasil. Embora o assunto já tenha sido decidido no plebiscito de 21 de abril 1993, com a maioria optando por manter a forma republicana e o sistema presidencialista, os ideólogos petistas querem sentir se existe algum clima para uma monarquia parlamentarista.

O teste para consumo interno dos marketeiros – que será feito de forma reservada, e talvez nem tenha o resultado divulgado – quer saber se os brasileiros “elegeriam” um rei ou um imperador “popular”. O perfil do monarca sugerido seria o de Luiz Inácio Lula da Silva – que deixou a Presidência da República com mais de 80% de popularidade e aprovação – conforme as pesquisas feitas por aliados do Palácio do Planalto. Marketeiros petistas brincam que hoje, se fosse implantada a monarquia no Brasil, Lula seria o “eleito” – em vez da tradicional família Orleans e Bragança, cujos membros não têm apelo popular.

A galhofa que motivou a pesquisa reservada que será encomendada pelos petistas roda a internet desde domingo passado. “Retorno da Monarquia, fica mais barato e todo mundo sabe que o poder já é do Rei e de seus sucessores naturais, legítimos ou não. Coroação imediata em 01/01/2012 de Don Luis Inácio I”. O texto ironiza e recomenda: “Passaporte diplomático, ad eternum, para a nova família real. Introdução da Maria Bethania declamando poemas na HORA DO BRASIL ,que passará a ser obrigatória em horário único e três vezes ao dia”. Também pede o fim do Congresso nacional: “Todo poder ao Rei. Sistema Plebiscitário, Já”.

A ideia, certamente, não agrada Lula – que já afirmou ter “espírito republicano”. Mas os petistas avaliam que nada custa sondar a opinião pública sobre o inusitado assunto. Ainda mais sobre a possibilidade do parlamentarismo e do esquema de referendos plebiscitários – que tanto agrada ao modelo de “democracia participativa” defendida pelos petistas.

“Luiz Inácio para Imperador!”. O perigo é se a piada realmente pegar... O Extalinácio já está morrendo de rir com a estória... Já pensou a “galega” Mariza Letícia de Imperatriz ou Raínha? E Lulinha, Lurian eos outros filhos como Príncipes? A disputa dura entre os petistas será para saber quem Lula escolherá como “Bobo da Corte”.

Comemore com moderação?

Hoje é Dia do Indio.

Também é o Dia do Exército.

As comemorações, ao contrário de 31 de março, estão liberadas nos quartéis de todo o Brasil, onde existem poucos motivos para comemorar, dada a falta de verbas até para o rancho das forças armadas...

Efeitos colaterais do antigo regime?

O consumo assumido de bebidas alcoólicas no Brasil subiu de 16,2% para 18% da população, entre os anos de 2006 e 2010.

Foi o que mostrou a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

Ou seja, na Era do Presidente chegado a um bom copo, mais brasileiros assumiram o hábito de beber um pouco mais...

Menos fumantes

Nos últimos cinco anos a proporção de fumantes no Brasil caiu de 16,2% para 15,1%.

A redução mais expressiva aconteceu entre os homens: o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9% entre 2006 e 2010.

Pessoas com menor escolaridade (0 a 8 anos de estudo) fumam mais (18,6%), em relação às pessoas mais escolarizadas (12 anos e mais), que fumam 10,2%.

A pesquisa entrevistou 54.339 adultos residentes nas 27 capitais.

Exemplo do mau exemplo

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou ao governador Sergio Cabral que pretende sugerir ao governo do estado de Minas Gerais a implantação de operações semelhantes à da Lei Seca carioca, em Belo Horizonte.

Aécio elogiou a Cabral a atuação dos servidores que atuaram na blitz da Lei Seca que o flagrou, com a certeira de habilitação vencida, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O mineiro perdeu 14 pontos na habilitação (sete por não fazer o teste e sete por estar dirigindo com o documento vencido), e foi multado em R$ 1.149,24 (957,70 por se recusar a fazer o teste do bafômetro e R$ 191,54 pelo documento vencido).

Poder do Bafômetro

Já rende piada o triste episódio em que o senador Aécio Neves foi pego em uma blitz da Lei Seca, no Rio de Janeiro, recusando-se a fazer o teste do bafômetro.

Comentário maldoso que circulava ontem no Senado, entre a alta tucanagem, comentando:

Lula dirigiu o País durante oito anos, quase sempre alcoolizado. E agora querem pegar o nosso candidato presidencial Aécio no teste do basfômetro? É sacanagem”.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Abril de 2011.

3 comentários:

geo disse...

Lula reimamado??? chega!!!!

Anônimo disse...

Dia do Exército? Que Exército? Braço Forte Mastrubação Amiga pelos melancias e pelos covardes? Só pode! Se for pelos generais melancias, aí è coisa certa!

Quanto a lulla, já acredito em tudo com este povo imbecilizado, corrupto, preguiçoso e idiota útil.

Anônimo disse...

pelo tipo de conteúdo q o blog publica, o autor deveria ter mais respeito pela inteligência do leitor ao brincar com factóides desse tipo