sexta-feira, 4 de maio de 2012

Campanha pressiona TCU a determinar que elétricas devolvam R$ 7 bi cobrados a mais nas contas de luz

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
Depois de tungados, durante pelo menos sete anos, por 63 distribuidoras de energia do País, brasileiros podem ter a chance de receber de volta R$ 7 bilhões cobrados a mais nas contas de luz. A Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica busca adesões no Twitter e no Facebook para pressionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a ordenar que seja devolvido o que foi indevidamente cobrado.

As distribuidoras de energia já reconheceram, publicamente, em 2010, que obtiveram ganhos indevidos nas cobranças de contas de luz – em função de uma interpretação oportunista de uma cláusula nos contratos de concessão. O triste é que tal tungada, que praticada desde a metade da década de 90, só foi descoberta em 2007 e interrompida dois anos atrás. Agora, um parecer do Tribunal de Contas da União – que não é tribunal, mas órgão auxiliar do Poder Legislativo – deverá recomendar à Aneel que os consumidores sejam ressarcidos.

Centenas de ações judiciais já exigem a devolução dos bilhões de reais cobrados indevidamente. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Fundação Procon SP, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e a associação ProTeste encabeçam a briga judicial e criaram a Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica para brigar por uma compensação. Se a pressão der certo, as futuras contas de luz podem ficar menos caras, por um determinado período, para que seja devolvido aos consumidores aquilo que foi injusta e ilegalmente cobrado a mais entre os anos de 2002 e 2009 – pelo menos.

Nas redes sociais, a campanha tem o título: "TCU: O erro não foi nosso. Devolução já!". O objetivo do protesto é juntar o maior número de assinaturas de consumidores em uma petição online. O documento será enviado aos ministros do Tribunal de Contas da União que devem apreciar o caso brevemente. O relator da matéria é o ministro Valmir Campelo. Teme-se um lobby espúrios das empresas do setor elétrico para que o assunto caia em esquecimento...

Leia, no site Fique Alerta, o argumento da petição on line, que pode ser acessada no link: http://www.causes.com/causes/664860-o-erro-nao-foi-nosso/actions/1644359

Tem culpa eu?
O relator petista da CPI do Cachoeira é sério candidato ao título distintivo de Piadista do Ano.
O deputado federal Odair Cunha resolveu pregar que se houver cooptação e corrupção de alguns setores da mídia no escândalo, isso deve ser investigado.

Curioso é que, enquanto culpa a imprensa, o petista jura que ainda não vê indícios para que os governadores Marconi Perillo (GO), Agnelo Queiroz (DF) e Sérgio Cabral (RJ) sejam chamados a depor na Comissão Parlamentar para a Impunidade...
Doutor na universidade da vida

O mundo acadêmico tupiniquim dará hoje mais uma prova de seu servilismo e puxasaquismo aos supostos poderosos.

Mesmo não tendo feito uma faculdade, porque não quis, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá às 10 horas, no Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, o título de doutor honoris causa de cinco universidades fliminenses – UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ.

Deviam aproveitar que a presidenta Dilma Rousseff estará presente ao evento para lhe concederem o doutorado que a mesma não concluiu e, coitada, no paiseco do academicismo estulto, foi obrigada a mentir ter feito, fajutando os dados de seu currículo Lattes...

A partir de hoje, sua excelência reverendísima da religião petista será aqui tratado por seu título distintivo de “Doutor $talinácio”...

Não foge não, Cabral!

Tomara que o Serginho Cabralzinho não seja obrigado a fugir pela porta dos fundos do teatro João Caetano, a exemplo do que fez ontem, “saindo à francesa” pela cozinha do auditório do BNDES.

O governador Fluminense, futuro cidadão de Paris,  não quer o assédio da imprensa, para não ter que explicar as fotos e videos de suas “viagens oficiais”, cheias de festividade, à capital da França.  

Tomara que ele não fuja pela terceira vez dos repórteres, para não ser obrigado a explicar o inexplicável nas suas relações com a empreiteira Delta, de Fernando Cavendish, empresa ligadíssima aos esquemas do lobista e contraventor Carlinhos Cachoeira, alvo de mais uma Comissão Parlamentar para a Impunidade (CPI)...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 4 de Maio de 2012.

3 comentários:

tiu disse...

Não tenho conhecimento da importância desse "título de doutor honoris causa",
mas para um cachaceiro estar ganhando um, deve ter o "peso" de merda.
Acho que essa "gente" acha que o brasil inteiro é povoado de "idiotas inferiores"
para tomarem atitudes como essa.

Anônimo disse...

Os diplomas de título de doutor honoris causa de cinco universidades fluminenses – UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ que irão putativamente serem concedidos ao maior traidor do Brasil (reservas indígenas e reconhecimento na ONU dos povos indígenas que vivem sobre nióbio, urânio, ouro, etc.), ao maior corrupto (entrou liso no poder e saiu estupidamente podre de rico), ao maior canalha do Brasil porque criou cotas raciais, ministério do racismo, colocou brasileiros contra brasileiros, corrompeu o STF ao nomear gente de sua confiança e caráter, ao maior ladrão, pois roubou um crucifixo com Cristo em marfim e uma Bíblia do gabinete presidencial, repito, ao maior psicopata em 500 anos de nossa História, vai receber esses diplomas só para limpar sua asquerosa bunda!

Por falar nisso, quando esse psicopata esteve preso por 30 dias, andou perseguindo na cela, um jovem detento para fazer sexo. A questão que coloco, è que parte do corpo desse jovem ele pretendia? A bunda ou o pinto?

Para quem diz ter praticado a bestialidade, tenho direito à duvida!

Anônimo disse...

A Associação de Moradores do Jardim de Petrópolis I, em Maceió, Alagoas, continua navegando ao sabor de quem manda mais.

Em audiência no Ministério Publico, na presença do Promotor Dr. Alberto Fonseca, o Superintendente da SMCCU, Sr. Galvacir, afirmou em audiência que o Loteamento Jardim de Petrópolis I, quando no fechamento para construção das duas guaritas, a licença foi concedida de forma irregular por um servidor, alvará de autorização sob o nº 007/2007 , ferindo totalmente o disposto no Artº 99, inciso 1 do Código Civil e Artº 218 § 1º da Lei 3.538/85 – Código de Posturas do Município que em 2010 tramitou na Diretoria de Fiscalização de Postura, processo relativo à demolição das referidas guaritas, coisa que sempre vai ser efetuada, o Superintendente da SMCCU recebe sistematicamente telefonema do seu superior hierárquico para não efetuar a demolição. E elas lá estão, imponentes e ilegais!

São as capitanias que proliferam no Nordeste atrasado, pobre e miserável!