terça-feira, 23 de julho de 2013

O desenvolvimento sustentável sob a ótica da oportunidade de negócios

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Henrique Lian

Tradicionalmente, o Instituto Ethos organiza uma Conferência anual, reunindo especialistas, empresas e tomadores de decisão para discutir as questões mais importantes em suas áreas de especialidade. Os primeiros dez anos da instituição foram marcados pela compreensão do tema da responsabilidade social e da sustentabilidade, o que foi paralelo ao engajamento das empresas em um movimento que promoveu profundas mudanças na forma como as empresas fazem negócios no Brasil hoje.

Depois desse período, surgiram novas questões e, naturalmente, as Conferências precisaram buscar novos temas vanguardistas e acompanhar as discussões de ponta, incorporando elementos da temática de desenvolvimento sustentável em sua perspectiva. Uma plataforma foi então desenhada para guiar os esforços em tornar a economia inclusiva, verde e responsável.

Agora, para a realização da 15ª Conferência Ethos, novos horizontes serão explorados. Depois dos anos dedicados à construção do movimento da responsabilidade social e ao entendimento de como o desenvolvimento sustentável poderia ser o melhor caminho para as empresas, é chegada a hora de transformar o conhecimento acumulado em um novo tipo de dinâmica: é hora de testar o quão lucrativo pode ser o desenvolvimento sustentável.

A “Conferência Internacional Ethos 2013: oportunidades para as empresas e para o Brasil” parte de uma perspectiva completamente diferente para trabalhar com sustentabilidade. Beneficiando-se de um conjunto de atividades extremamente pragmáticas, a Conferência será o lócus não apenas de discussões, mas também de casos de negócios concretos e, ainda, um lugar para a construção de modelos de negócios. Esse será o ano que teoria e prática se encontram, com produção de ferramentas para transformar o modo como faremos negócios daqui para frente.

Além de focar em casos específicos, a Conferência pretende ir além e ser o ponto de partida para a criação de um instrumento útil e essencial à modelagem de negócios sustentáveis: um software - ainda em estágio de negociação -, que será desenhado, utilizando um conjunto fechado de premissas e variáveis que possibilitam a modelagem de negócios sustentáveis com previsão de geração de valor econômico, social, ambiental e ético. Com essa ferramenta, o cálculo de riscos será, finalmente, possível, viabilizando investimentos e securitização desses novos negócios.

O centro da Conferência tratará o tema “negócios sustentáveis” em seus mais diversos aspectos, e, para garantir que as principais questões relativas a ele estejam abordadas com a profundidade necessária, foram criados módulos temáticos em parceria com atores estratégicos.  Os módulos são: Conversa de Líderes, Conhecimento e Tecnologia, Negócios Brasileiros, Conexões Transnacionais, Risco e Oportunidade, Análise de Casos de Negócios Sustentáveis e Análise de Modelos de Negócios Sustentáveis.

Cada um dos módulos foi desenhado para permitir que líderes explorem problemas, soluções e dilemas da sustentabilidade para seus negócios; sejam reveladas novas competências necessárias para executivos e empresários e discutidas as lacunas nos programas desenvolvidos pelas escolas de negócio; atuação internacional como agenda decisiva para a sustentabilidade, seja pelo estabelecimento de padrões mínimos de operação ou pela transferência de tecnologia; razões de sucesso e/ou fracasso  de casos de negócios sustentáveis;  e as oportunidades de mercado que surgirão com a possibilidade de se analisar riscos e receitas esperadas para esses novos negócios.

No longo prazo, a Conferência será um fator de mobilização de diálogo e oferecerá as ferramentas necessárias para impactar o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Com isso em mente, os produtos da Conferência servirão de ferramentas de ensino e, em grande medida, de engajamento de empresas. Ao conhecimento produzido será adicionado o software, tornando factível a criação de novos negócios sustentáveis e, ainda, transformando-os em parte central da estratégia das empresas.

Em linhas gerais, essa Conferência abordará várias facetas de um mesmo tema, buscando ser compreensível – na medida do possível – em uma área específica. Isso ajudará a compreender, com profundidade, o desenvolvimento sustentável sob a ótica de oportunidade de negócios. Contando com parceiros dispostos a coconstruir conteúdos e contribuir em suas áreas de expertise, a Conferência pretende, além de trazer muitas novidades, utilizar de forma pragmática o conhecimento acumulado em tantos anos de trabalho.

Henrique Lian é gerente executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos.

Nenhum comentário: