domingo, 11 de agosto de 2013

Ponto de Mutação

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Milton Pires

Nunca li nada de Fritjov Capra... Para ser franco nem sei por que escolhi esse título para o texto. Não sei nada de física quântica ou coisas familiares com o livro do sujeito e tem mais: vejo com péssimos olhos a admiração da LBB - Legião Brasileira de Bobalhões - pelo autor.

Iniciando o texto dessa maneira, nada mais natural que eu atribua a mim mesmo o título de "preconceituoso" com relação à obra da criatura. Azar! Não vou escrever nada "cósmico" nem com pretensões de "conservação da quantidade total de energia do sistema" - meu assunto aqui, para variar, é política.

Uso a expressão "ponto de mutação" para analisar o que está acontecendo conosco - os médicos brasileiros. Escrevo depois de uma garrafa de vinho! Não sei se isso ajuda ou atrapalha (garanto que com o teclado só atrapalha) com as ideias, mas enfim...lá vai...

É geral a indignação de todos os colegas com aquilo que está acontecendo. Estão unidas, pela primeira vez, pessoas que antes eu via discordar em praticamente tudo e só defende esse maldito governo o médico que está investido em cargos de chefia, tem pretensões políticas ou pior; as duas coisas juntas.

Apesar disso, duvido que exista em toda história da medicina brasileira uma situação em que o aviltamento da profissão tenha sido tão grande, em que a humilhação seja tão profunda e a vontade de mudança tão generalizada.

Prometi que não escreveria uma coisa tão "clichê" como vou escrever agora, mas enfim..dizem que o mesmo ideograma chinês para a palavra "crise" designa também "oportunidade"..Sei lá se isso é verdade..se alguém aí souber chinês me ajude..rss..rss..

Os fatos são os seguintes: o Partido-Religião vive a maior crise de sua história. Não se vê, dentro do PT, uma chance tão grande de ser lançado à lata de lixo da história desde a sua fundação. Nós médicos fomos eleitos como responsáveis pela fúria das manifestações de junho. Parece que se as pessoas tiverem médico, seus problemas estarão resolvidos. Não vou entrar na discussão sobre isso... É pura perda de tempo, mas sou obrigado a reconhecer o seguinte: estamos com a "faca e o queijo na mão". Nós podemos ser o "ponto de mutação" e podemos, se soubermos como nos organizar, fazer esse partido ir para o inferno. 

Falhou a primeira tentativa de conseguir gente para o Programa Mais Médicos. O governo federal não conseguiu juntar sequer mil pessoas. É essa a hora da greve geral! É agora que devemos nos impor e mostrar ao país inteiro nossa força!

Ditaduras não podem ser derrubadas sem um forte movimento da classe média. O país já assistiu isso quando, em nome da democracia, entregamos o Brasil a uma corja que, petista ou não, fez de tudo para levar a Nação a isso que vivemos hoje. Se existe algum sentido em falar em responsabilidade "social" da classe médica, é agora que ela deve ser demonstrada.

Acreditar, nesse momento, num ponto de mutação significa chamarmos para nós mesmos a tarefa nacional de tudo fazer para não permitir que esses desgraçados se mantenham no poder depois de 2014 ! Convoco todos à Greve Geral! Acreditem em mim ! Falta pouco para que as pessoas no país inteiro, independentemente de Bolsa Família, percebam quem são esses bandidos petralhas...

Aqui no Rio Grande se costuma dizer que o "cavalo não passa encilhado"  pela frente do gaúcho mais de uma vez. O recado é simples: ou aproveitamos essa chance ou não vamos ter outra. Não vai haver apoio da imprensa nem dos pacientes.

A Universidade inteira está nas mãos da esquerda e dinheiro eles tem sobrando com a destruição metódica da Petrobrás e uma fúria arrecadatória sem precedentes. Eles só não têm a nossa força de trabalho e nosso conhecimento técnico. É isso que os deixa desesperados pois temos, querendo ou não, gigantesca força política

Não sei se existem "pontos de mutação" na Física... Em Medicina e Filosofia garanto que isso é besteira. Mas começo acreditar que em Política o conceito vale... Talvez seja agora a hora de fazer a prova...

Porto Alegre, 11 de agosto de 2013 AVC (antes da vinda dos cubanos).

Milton Simon Pires é Médico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse testo eu degustei como um bom vinho!Um vinho genial foi esse, sem exagero.
Que seja o PT então o motivo da nossa união! Não sou médico(Deus sabe do que faz), mas vou esperar a minha vez de cidadão pacato; também quero entrar em cena...
Também acho que em algum ponto a conta tem de fechar, não? Precisamos juntos equacionar o Brasil.
Abraço,
Gilberto

Milton Simon Pires disse...

Abraço, meu amigo!

Deus nos ajude..

Milton