segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Revista The Economist coloca o Brasil na lista de países com “alto risco” de agitações sociais em 2014

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Brasil aparece entre os 65 países sob alto ou altíssimo risco de agitação social gerada por problemas institucionais ou fraquezas políticas. A lista foi elaborada pelo The Economist Intelligence Unit (EIU) a partir de uma análise em 150 nações. Na avaliação de Laza Kekic, diretor da unidade de analistas em previsões internacionais da EIU, a reação à “austeridade” prevista na agenda 2014 de vários países será o combustível dos protestos de massa.

Em comparação com cinco anos atrás, mais 19 países estão agora nas categorias de alto risco (high risk), na qual está incluído o Brasil. Por isso, o governo Dilma Rousseff vai gostar nada do artigo “Ripe for Rebellion?” (Maduro para rebelião?) na página 80 da recente publicação especial “The World in 2014” (O Mundo em 2014) da prestigiada revista inglesa The Economist. A versão em português deve chegar às bancas esta semana.

A pesquisa constatou “um profundo sentimento de insatisfação popular com as elites políticas e instituições em muitos mercados emergentes”. The Economist identificou que os protestos populares serão embalados pelas “aspirações de novas classes médias nos mercados emergentes de rápido crescimento (seja na Turquia ou no Brasil)”. O analista da revista britânica destacou que “a agitação nos últimos tempos parece ter sido uma erosão da confiança nos governos e instituições: a crise da democracia” – o que descreve bem o quadro conjuntural brasileiro.

Raciocinando sobre os efeitos da crise global de 2008-09, Laza Kekic pergunta: “O que esperar em 2014?”. E o diretor da EIU responde: “A recessão já terminou ou diminuiu em grande parte do mundo. No entanto, as reações políticas à recessão econômica, historicamente, chegam com uma defasagem. A Austeridade ainda está na ordem do dia em muitos países em 2014 e isso vai alimentar a agitação social”.

Na previsão da EIU, em 65 países (43% dos 150) haverá um risco alto ou muito alto de agitação social em 2014. Em 54 países, o risco de instabilidade é médio. Nos restantes 31 países, o risco é baixo ou muito baixo. Agora, é esperar 2014 chegar para ver se as previsões de Laza Kekic se transformarão em realidade. A petralhada está preocupada...


Quaquá, PT...


Apenas um detalhe: Quaquá é homem de confiança do Novo Gerente Administrativo de Hotelaria José Dirceu de Oliveira e Silva... 

Guerra petista na internet

Veja revelou que o PT reservou R$ 10 milhões para financiar ataques a adversários na internet.

O partido vai usar os serviços da agência Pepper Interativa – especializada em marketing político digital e que atende a várias empresas de economia mista (vulgo estatais).

Na Veja, o jornalista Augusto Nunes deu uma alfinetada na estratégia de guerrilha da petralhada na web:

“Por que será que a Pepper, depois que se tornou a agência do PT para a internet, conseguiu tantos clientes no governo e em estatais? Será que o PT está usando verbas do Estado para remunerar sua agência, cujo faturamento não para de engordar? Na edição que logo estará nas mãos dos assinantes e nas bancas, VEJA mostra que, além dessas perguntas à espera de respostas imediatas, há alguns mistérios a desvendar”.

Presepada Médica


Resumo sensacional


Nossa História em 2 Minutos – vídeo feito por diversão pelo estudante Zack Hemsey, editado com Final Cut Pro, faz o maior sucesso no YouTube, com quase 12 milhões de vistas.

Vai ou não vai, Barbosão?

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 2 de Dezembro de 2013.

5 comentários:

Anônimo disse...

A petralhada acabou com o Brasil.
Somente um homem como o ministro Joaquim Barbosa para colocar o Brasil nos trilhos novamente.

Anônimo disse...

"Déficit da conta petróleo atinge recorde histórico: US$ 12,7 bilhões.

Nota deste domingo do jornalista Lauro Jardim, www.veja.com.br, informa que o déficit da conta-petróleo, ou seja, a relação entre a importação e exportação de petróleo e derivados, atingiu um recorde histórico no Brasil: 12,7 bilhões de dólares entre janeiro e outubro. É nada menos do que o triplo do recorde anterior, registrado em 2008."

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/12/deficit-da-contra-petroleo-atinge.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+JornalistaPolibioBraga+(Jornalista+Polibio+Braga)

Anônimo disse...

Como será em 2014 e posteriormente quando houver eventos desportivos emblemáticos a nível mundial no nosso País?

A vaca búlgara mandará retirar das ruas onde decorrerão esses eventos os mendigos, prostitutas e pobres para que todos vejam que somos uma nação feliz e que vivemos candidamente com um sorriso feliz de bovino na cara, tal como fez a União Soviética em 1980 quando realizou os Jogos Olímpicos?

Somos ou não somos um estado socialista assistencialista à boa e velha maneira soviética? Até já temos aqui os filhos da puta dos cubanos colonizando esta nação continental!

Ou vai deixar que vejam a nossa podridão?

Anônimo disse...

Ó _l_ para a FIFA e seus patrocinadores. Podem apostar! Vir ao Brasil para ver o circo futebolístico vai ser furada! Tem um monte de brasileiros indignados que não querem estádios e não ligam a mínima se a FIFA vai se lascar. A aliança entre corporações corruptoras que exploram, governantes corruptos que reprimem, e a mídia que tenta a todo custo ocultar e manipular, está trêmula. Não podemos mais tolerar que se locupletem às nossas custas, e usem a repressão policial para calar os que ousam desafiar. O grande medo deles é que a Copa do Mundo de Futebol redunde em fracasso. Sofreriam um pesado prejuízo financeiro e teriam sua imagem abalada. Esse é o alvo! Políticos assumem cargos para fazer negócios! Dessa vez, vão perder! “Go Home Fifa” (Vá pra casa, Fifa), “Welcome to Hell” (Bem-vindo ao Inferno), "Change Brazil (Muda Brasil)"

VIVA Visão Verde Azul disse...

Se acontecer uma agitação político/social no Brasil, podem apostar que a petralhada será escurraçada e colocados para correr para Cuba ou Coréia do Norte. Nem a China os aceitam mais...
Lugar de ladrão é com ladrão.