sexta-feira, 28 de junho de 2019

Por que o Supremo não soltou Lula?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Sérgio Alves de Oliveira

Festejando, e  até “soltando foguetes”, com a manutenção de Lula preso, por decisão da 2ª Turma do STF, em Seção de 25.06.19, que negou a sua soltura em mais um dos diversos “habeas corpus” que já promoveu, os adversários e opositores do ex-Presidente demonstram com  clareza que caíram como “patinhos” na armadilha montada pelos “amigos do Lula”, e  pela “sua Justiça Particular”, para enganar a todos, ”fazendo de conta” que  seria  rigorosa  também no “caso Lula”.

Não consigo responder se o maior peso para essa decisão “suprema”, de não libertar Lula nesse momento, teria ou não partido de um certo “temor” de  alguma “reação” mais forte, inclusive “fardada”, ou se decorreu do bom senso dos julgadores, no sentido de que não valeria a pena que assumissem tamanho risco pela simples razão de que Lula já está praticamente solto, faltando  poucos meses para deixar a sua prisão de “marajá” em Curitiba, cujas regalias seriam de causar inveja a qualquer prisioneiro do mundo.

É que na verdade a soltura de Lula praticamente JÁ FOI DECIDIDA pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ, que reduziu a sua pena de prisão, determinada pelo Juiz Sérgio Moro, e que foi aumentada para pouco mais de 12 anos, pelo TRF-4, mas que após foi reduzida, em grau de recurso, para pouco mais de 8 anos, pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ.

Esse decisão do STJ foi exatamente na “medida”, feita “por encomenda” , para não causar maiores transtornos, inclusive para “acalmar” os ânimos  (talvez) “militares”, e a própria opinião pública, tanto favorável, quanto contrária à prisão de Lula. Foi, realmente, um “golpe de mestre” do STJ, que fixou uma pena de “amigo” para o réu, e que  acabou “ficando por isso mesmo”.

Uns afirmam que “o diabo mora nos detalhes”. E o “detalhe” dessa redução da pena de Lula é que ele poderá ser beneficiado com a chamada “progressão de regime”, passando para o regime semiaberto, ou até ser  favorecido com “prisão domiciliar”, em algum dos seus imóveis, tão logo cumprido 1/6 (um sexto) da sua pena, o que ocorrerá logo, logo.

Confirmando a “esperteza” da 2ª Turma do STF, não tirando Lula da cadeia, na verdade “Suas Excelências” não quiserem se expor ao risco maior de uma possível  convulsão institucional, mesmo porque  o trabalho “sujo” da soltura de Lula já tinha sido iniciado pelo tribunal “vizinho”, o STJ, não tão exposto na “vitrine” da mídia como o STF.

Lamentavelmente  tenho a desagradável sensação de sentir-me como se estivesse sendo tratado como um verdadeiro idiota para “engolir” toda essa “armação” que estão fazendo em nome da Justiça, que usa sem limites todo o seu “poder”, “bondade” e “esperteza” para favorecer o criminoso maior responsável pela  quase destruição de um país, sob todos os aspectos: políticos, morais, econômicos e sociais.

Sérgio Alves de Oliveira é Advogado e Sociólogo.

3 comentários:

Loumari disse...

Estudou sempre e nunca chegou a sabedoria. Sempre vendem lixo que trazem em abundância na sua mente atrofiada pelo ódio alheio. Tanto lixo espalham e isto polui as outras mentes susceptíveis que captam sem resistência o lixo servido e por sua vez enche sua mente do podre e a contaminação penetra e se pereniza, e consequência disto, uma nação virada a loucura incontrolável.

Sérgio Alves de Oliveira disse...

URGENTE-AVISO DE LEILÃO: Informo respeitosamente ao nosso Editor, e a todos os distintos articulistas do Alerta Total ,que estou promovendo um LEILÃO. Mas vai ser um leilão DIFERENTE. E de forma INVERTIDA. Estou pagando para quem levar consigo a comentarista LOUMARI para me livrar dela e da sua bíblia. O vencedor será aquele que recebê-la pelo menor preço.

Anônimo disse...

"maior responsável pela quase destruição de um país,"

(Atlas quantum) propaganda (que esta passando no canal do wilian bonder) de uma falcatrua que por ser de esquerda permite que uma criança seja a estrela da pirâmide (golpe, falcatrua, pilantragem, safadeza, crime, etc). O maior responsável pela MERDA em que o Brasil está, é a fatima Bernardes (os dois maridos dela), e todos os outros safados da mídia. A TV aberta tem que ter 30 canais, dos quais, 10 seriam escolhidos por voto.