sexta-feira, 28 de junho de 2019

Só o Congresso é uma máquina de Corrupção?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Uma definição excelente sobre o Congresso Nacional do Brasil foi proferida pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros, em 1961. "Metade são incapazes e a outra metade, capazes de tudo". De lá para cá, com certeza, a situação pirou muito... Mas a polêmica permanece a mesma...

Agora, o botafoguense Rodrigo Maia teria ficado muito pt da vida com o flamenguista Paulo Guedes, porque o ministro da Economia, o “Porto Ipiranga” de Jair Bolsonaro, reclamou com o governador do Ceará, Camilo Santana, que “o Congresso é uma máquina de corrupção”. Guedes nem precisava ter constatado o que a Lava Jato já cansou de comprovar. Só é bom lembrar que a corrupção não se restringe ao parlamento. Ela é uma tragédia sistêmica na estrutura estatal brasileira.

A Lava Jato teve o mérito de ter popularizado o problema – que persiste e tem até chance de se agravar. A bandidagem organizada, politicamente ou não – se reinventa rapidamente. É líquido e certo que a maior parte dos recursos públicos “roubados” (centenas de bilhões ou algum trilhão) já foram ou sejam empregados em empreendimentos no País. A grana, que está escondida aqui ou lá fora, deve turbinar muito do que será glorificado como “investimento no Brasil”, a partir da aprovação da reforma previdenciária e de outras mudanças legais, fiscais e tributárias.

Inegavelmente, o Crime compensa no Brasil. Só é fundamental ficar claro que a corrupção não é um fim nela mesma. A roubalheira organizada e sistêmica cumpre um objetivo estratégico: manter o Brasil subdesenvolvido e refém para ser explorado – como historicamente sempre aconteceu. Os políticos, quase sempre em parceria com empresários, o sistema financeiro e um exército dos mais caros advogados, quase sempre em oculta “comparceria” criminosa com a máquina judiciária. Claro que, raramente, se pode ou consegue comprovar objetivamente tamanha associação criminosa para fins delitivos.

Ontem e hoje se deu muito destaque a dois fatos vergonhosos. Primeiro, Senador que legisla mesmo em prisão domiciliar, e que faria uma viagem de luxo para curtir um hotel cinco estrelas e seu cassino, em Aruba. O Supremo barrou tamanha imoralidade contra a Justiça. Segundo, o caso do sargento da Força Aérea Brasileira, que trabalhava na equipe de viagens de autoridades e da Presidência da República, pego pela Polícia da Espanha com 39 kg de cocaína. Mais um fato vergonhoso para a coleção de um País de sem-vergonhas...

Domingo que vem, dia 30, novamente, os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira saem as ruas para protestar contra a corrupção e a impunidade. Mais uma vez, não importa a quantidade de pessoas – que será expressiva. O que vale é a qualidade da justa indignação da classe média que não tolera mais tanta coisa errada no Brasil. Protestar, apoiar Sérgio Moro, defender a Lava Jato & afins e cobrar que a máquina Judiciária cumpra seu dever são prioridades do cidadão de bem.

O difícil, em Bruzundanga, é saber se os mocinhos não estão, de algum modo, direto ou indireto, envolvidos com os bandidos... Cuidado com os “honestos”, porque nem sempre eles são o que fazem parecer... O Mecanismo é teatral, camaleônico e muito bem estruturado em suas operações criminosas...Até quando a delinqüência vai compensar?

Enquanto se tenta uma resposta, que tal tentar o atalho para melhorar a qualidade do legislativo. Devemos insistir na luta prioritária para a adoção do Voto Distrital, já na próxima eleição. Mudanças estruturais corretas começam pela base, na tentativa de melhorar e fortalecer o poder local. Tentemos...

   

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7

   

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Junho de 2019.

8 comentários:

Loumari disse...

O que vale é que o ridículo não mata. Nesta geração o Brasil se revela ser a nação de homens ferozes. Mas ferozes mesmo.

Brasil é nação cujo deus é o Diabo. E o espírito da Besta está na própria Bíblia na tradução brasileira. Introduziram na Bíblia no lugar de Cristo dissimuladamente o espírito da besta. A Bíblia que têm os brasileiros é uma fraude, uma impostura, ela é CODEX de Satanás.

Nesta vida tudo tem sua origem. Nada neste mundo é por acaso. Tudo tem sua origem.

A altivez, a arrogância, a prepotência, o segregacionismo, o racismo, a sagacidade, a avareza, a megalomania, a malévola astúcia, os brasileiros se tornam gentes dos mais sinistros sobre a terra, iguais que o povo de Sodoma e Gomorra.
Esta arrogância dos brasileiros não vos recorda um personagem da Bíblia? Quem na Bíblia é conhecido como o mais arrogante? Satanás. Brasileiros são como aquele sinistro personagem no jardim de Éden.

jomabastos disse...

A vigente Constituição Brasileira, a atual Carta Magna do Brasil em vigor desde 1988, que deveria ser a Lei Suprema e Fundamental para a Proteção e Desenvolvimento da Nação Brasileira, mas que já sofreu cerca de Cem(100) Emendas às mãos do Congresso, é atualmente o "Livro" que, a partir de outubro de 1988, rege a Corrupção, Promovendo e Protegendo a Impunidade dos Políticos Criminosos de todos os Poderes deste país, desde os Estadistas do Executivo, do Congresso, até aos de uma simples Vereação.

jomabastos disse...

Neste Brasil, com esta Constituição e com o atual Código Penal, por muitas "operações lava-jato" que aconteçam, a bandidagem organizada, politicamente ou não, se refortalece e se reinventa rapidamente.

jomabastos disse...

Os Executivos, os Congressistas e outros setores governativos do país, por que lhes interessam(???), nunca cortam(amputam, limitam) nas despesas, mas sempre reduzem(suspendem, retêm, suprimam) nos investimentos. É a corrupção a trabalhar em pleno, para que a maioria do povo brasileiro, enfraquecido e submisso aos três poderes, atraído e seduzido por falsas promessas eleitorais e por ter fé cega em mitos políticos, permaneça inculto e faleça subdesenvolvido.

Leo Santos disse...

Lamentavelmente isso só se resolveria com Intervenção sob um comando muito enérgico e totalmente Patriota. Não há homens desse naipe no Brasil atual.
Estamos à deriva e no mar do "Alia Jacta Est".

Leo Santos disse...

Lamentavelmente isso só se resolveria com Intervenção sob um comando muito enérgico e totalmente Patriota. Não há homens desse naipe no Brasil atual.
Estamos à deriva e no mar do "Alia Jacta Est".

Rodrigo Almeida disse...

Percebo um recado oculto nessa coluna

Anônimo disse...

Ao .... "Percebo um recado oculto nessa coluna 2:44 PM.".
Vamos testar para ver se esse maçon é maçom.
Esse negocio de maçom não era pra ser secreto ?