domingo, 25 de agosto de 2019

“Esta Terra tem dono”



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Maynard Marques de Santa Rosa

Esta terra tem dono”... Atribuída ao chefe indígena Sepé Tiaraju, a ideia-força alimentou a resistência moral dos guaranis à dominação ibérica, entre 1753 e 1756, nos Sete Povos das Missões, região do atual Rio Grande do Sul. O apelo psicológico, gerador de forças anímicas ainda latentes no inconsciente coletivo do Brasil, aflora no lema da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, destacada no rincão de Tefé, à margem Sul do rio Solimões (ou médio Amazonas), sinalizando a atitude viva e patriótica do estamento militar.

O alerta é oportuno, quando floresce na imprensa europeia a onda de notícias escatológicas sobre o gatilho climático da floresta amazônica. No entanto, sobre queimadas e desmatamento, cabe lembrar que a nossa competitividade agrícola no mercado europeu pode representar ameaça mais perigosa ao eleitorado de Emmanuel Macron e ao futuro político de Angela Merkel do que o incêndio da Catedral de Notre Dame.   

A campanha em curso merece resposta, tendo como argumento a verdade pura e simples, e como veículo a criatividade da comunicação brasileira. O problema da reação, porém, reside na parcialidade da mídia nacional, simbolizada na frase do escritor paraense Nelson de Figueiredo Ribeiro, em suas reflexões sobre a geopolítica amazônica: “Nas invectivas de estrangeiros contra a Amazônia, existe sempre a participação de um brasileiro”.

Portanto, é a traição que dificulta a defesa do interesse nacional, além de mostrar que a maior necessidade brasileira e a mais estratégica de todas é a união nacional.

Maynard Marques de Santa Rosa, General de Exército na reserva, é Secretário de Assuntos Estratégicos do Governo Federal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Piada - (repito, isto é uma piada).
Após consultar anita, madona e Cristiano Ronaldo, o presidente macron resolveu jogar uma bomba no Brasil; mas nós, brasileiros podemos ficar sossegados; pois os iluminados, para não destruir a amazonia, resolveram jogar a bomba na nossa capital: Buenos Aires.

Anônimo disse...

Uma médium escreveu que os guaranis eram feiticeiros e foram expulsos do Brasil pelos tupis, o que garantiu ao Brasil não ter esse carma em sua origem. Pelas informações do articulista, talvez tenha restado alguma influência espiritual desse grupo. Só assim para que possamos compreender o estranho fascínio dos gaúchos pela esquerda, que arruinou o estado, uma vez que a médium afirmou que o socialismo só subsiste por ter sido criado com uma magia.
http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados