domingo, 3 de novembro de 2019

Globo x Bolsonaro: Quem pode e perde mais?



Edição Atualizada do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Começar uma briga é fácil. Terminá-la, para evitar danos maiores, nem sempre.  Porém, este é o conselho mais recomendável. Raramente, quem parte para o conflito age com visão estratégica, tendo capacidade e competência de medir os impactos e consequências da pancadaria no curto, médio e longo prazos. Por dever de ofício, militares agem racional e estrategicamente. Empresários deveriam agir assim. Políticos, também, mas quase sempre optam pela reação emocional. O resultado final costuma ser desastroso.

Uma guerra real entre forças gigantes costuma produzir grandes estragos, para ambos os lados. Muitas vezes, no fim, vale aquela irônica máxima de Machado de Assis: “Ao vencedor, as batatas”. Ou seja, nem toda vitória compensa no final. Pior ainda: o altíssimo custo de vencer pode não compensar. Ao derrotado, nem se fala. A coisa sempre fica pior. O estigma de perdedor quase sempre é negativo. A não ser quando parece que vale a pena tirar proveito da postura de vítima. O “coitadismo” é um fenômeno muito comum. Mas o rótulo de “vencido”, na realidade, é negativo, desfavorável.

A guerra escancarada do Grupo Globo contra Jair Bolsonaro e a família dele merece uma análise criteriosa porque tem um componente gravíssimo. Por princípio ético, não é legítimo que uma concessionária outorga pública (emissora de TV e Rádio) promova ataques sistemáticos e ostensivos ao Presidente da República (e, por extensão, ao Governo Federal). Não vale evocar o direito à liberdade de expressão jornalística aplicáveis a outras mídias – empresas privadas que independem de permissão estatal para funcionar.

Por outro lado, também é inconstitucional que o Presidente da República use a máquina estatal e seus aparelhos repressivos para atacar veículos de comunicação – sejam ou não concessionários do poder público (caso de emissoras de rádio e televisão). Também não é correto, do ponto de vista moral e ético, que o Presidente da República promova perseguições a jornalistas e ataques diretos contra empresas privadas de comunicação.

Tal princípio vale para o Estado em uma sociedade normal, civilizada, onde as leis fundamentais e essenciais são respeitadas por consciência dos cidadãos, e não por mera coerção estatal. Este não é o caso do Brasil. O Presidente Jair Bolsonaro foi eleito, surpreendentemente, contra a vontade da extrema-mídia – viciada em receber bilhões de reais em verbas publicitárias dos governos anteriores. Desta extrema-mídia fazem parte jornalistas que se rotulam como “progressistas”, “de esquerda” – em posição política e ideológica inversa em relação a Bolsonaro – pintado de “fascista” por seus inimigos midiáticos.

Voltando à específica guerra entre o Grupo Globo e Bolsonaro, a situação daí de controle. Depois da manobra jornalística canalha, insistente e fracassada para relacionar Bolsonaro aos policiais acusados de serem milicianos que participaram do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson dos Santos, a Rede Globo também usou sua liberdade de expressão artística para espancar o Presidente. Sábado, o humorístico Zorra Total começou com uma “gozação” do imitador de Bolsonaro, fazendo uma paródia do vídeo no qual o Presidente contratacou a “fake news” do Jornal Nacional sobre o caso Marielle. A Globo brincou com coisa séria...


Na contraofensiva ao ataque global, Bolsonaro exagerou ao sugerir que pode agir com “rigor seletivo” na renovação da concessão das principais emissoras da TV Globo, cujo vencimento é previsto para 5 de outubro de 2022. Bolsonaro advertiu que exigirá que a Globo esteja em situação completamente legal e em dia com o pagamento de impostos no momento de renovar as outorgas. A polêmica promete esquentar porque vazou a especulação de que a bancada evangélica no Congresso Nacional teria firmado um compromisso de fazer pressão e votar contra as renovações da Globo. Será uma briga titânica coincidindo com a próxima eleição presidencial e o final do mandato de Bolsonaro...

A Globo é um perigoso inimigo editorial para qualquer um, particularmente Bolsonaro. Em tese, o Grupo Globo tem cacife econômico para suportar uma guerra dura contra o Presidente e o Governo. O último balanço da Globo Comunicação e Participações S/A, assinado, sem ressalvas, pela Ernest & Young em 7 de março de 2018, revela uma empresa bilionária e saudável, com um caixa invejável e um patrimônio líquido de R$ 14 bilhões. No período analisado, a Globo compensou uma perda de receita de R$ 500 milhões com a redução de seus custos operacionais e financeiros.

Resta aguardar o próximo balanço para constatar se haverá novas perdas em função da redução de publicidade oficial ou de queda de veiculação anúncios de empresas privadas,como reflexo da guerra contra Bolsonaro. Nas redes sociais da Internet, estourou uma campanha viral dos Bolsonaristas recomendando um boicote à audiência e publicidade contra as emissoras de televisão, rádio e jornais e demais produtos do Grupo Globo. Será que tal “campanha” atingirá os efeitos contra uma organização de expressivo capital financeiro?

Se a resposta é incerta, parece bastante provável que a Globo sofra uma grande perda de credibilidade, caso insista nos ataques editoriais falsos e covardes contra Jair Bolsonaro. A família Marinho precisa tomar cuidado com o que fazem seus veículos e jornalistas. Afinal, é a credibilidade que sustenta o poderio econômico. Tal perda pode ser fatal... Além disso, mesmo que a Globoplay comece bem, com perspectivas de crescimento e evolução velozes, o risco de perder a concessão da televisão aberta pode causar prejuízos imprevisíveis.

A História demonstra que as brigas incontroláveis de grupos de comunicação contra governos e dirigentes podem acabar muito mal para os empresários. No regime dos presidentes militares (1964 a 1985), as emissoras Excelsior (Grupo Simonsen) e a Rede Tupi (Diários Associados) acabaram exterminadas porque afrontaram o poder estatal. A Globo é infinitamente mais bem administrada que as vítimas do passado. Porém, fica sempre a dúvida: será que ela sobrevive a uma briga feroz contra um governo federal? Historicamente, a Globo sempre foi “governista”. A “oposição” ao Governo Federal é uma novidade para a Globo...

Jair Bolsonaro necessitará de muito sangue frio para enfrentar essa guerra suja promovida pela Globo e outros representantes da extrema-mídia menos votados e com menor poder econômico. O Presidente não pode incorrer no erro primário e nada estratégico de desobedecer aos preceitos constitucionais e legais na batalha repleta de canalhice, covardia e patifaria.

A sorte (ou o azar) estão lançados... A queda será do Bolsonaro ou do Império da Família Marinho? Em pouco tempo, saberemos quem perde mais na guerra de extremo desgaste para ambas as partes...

Mourão dá aula de geopolítica em Joinville



“Nós vamos ter que negociar dentro da democracia” – foi o importante recado do Mourão...

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7








Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 3 de Novembro de 2019.

8 comentários:

Q disse...

A concessão pode ser cassada agora, esperar para 2022 pq?
Eles agem a margem da lei e perseguem o presidente e seus filhos.
Esqueceu do que fizeram contra a esposa do Eduardo bolsonaro, Jorge Serrão?

Loumari disse...

El Apocalipsis revelado por la Santísima Virgen María al Sacerdote Gobbi (parte 3)

https://www.youtube.com/watch?v=KYQYAOYLbn8


Llamado de Jesús El Buen Pastor a Su rebaño - 31/10/2019

https://www.youtube.com/watch?v=XCxzEEANu9k


Llamado de María Santificadora al pueblo de Dios - 21/10/2019

https://www.youtube.com/watch?v=IDZx57PbObc


Apocalypsis 22 Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

20 dicit qui testimonium perhibet istorum. Etiam venio cito: amen. Veni, Domine Jesu.
21 Gratia Domini nostri Jesu Christi cum omnibus vobis. Amen.


MENSAGEM DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - 15 DE JUNHO DE 2019

JÁ BASTA DO HOMEM ESPECTADOR DOS ERROS DE SEUS SEMELHANTES, DESPERTEM, NÃO SEJAM IMITADORES DO PECADO, NÃO SEJAM SEGUIDORES DO MALIGNO.

O Meu Amor não se opaca, continua reluzente, a criatura humana é a que deve buscar o Meu Amor.

¡YO SOY EL QUE SOY, YO SOY SU DIOS! (Cfr. Ex 3,14).

Les bendigo.

Su Jesús

AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA
AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA
AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA

Jayme Guedes disse...

Liberdade de imprensa não significa liberdade para mentir e manipular a população. Mas a doença e o remédio vêem sempre do povo. A concessão deveria ser imediatamente cassada, seja pelo governo, seja pelos povo. Eu, por exemplo, já cassei. Aqui em casa a TV Globosta não entra.

sergio soares disse...

Caro Serrão,como você está mudando de postura.A globo é uma organização CRIMINOSA,de capital fechado,regada (como voc6e mesmo colocou) com DINHEIRO PÚBLICO (10,3 bilhões de reais de 2000-2016,sob o "nome"de patrocínio);além de ser mega-sonegadora de impostos;mega-devedora do INSS;ganhando dinheiro do cidadão com propagandas de fachada(ex. Criança Esperança ,em conluio com a unicef,para lavar dinheiro),etc.Sugiro que mude sua postura,pois não parece estar querendo uma mudança completa para o bem do Brasil.Não DEFENDA BANDIDOS.Aliás,seja menos econômico com o BANDIDO-MOR,FHC.Você acha que a Nova Ordem Mundial é uma FANTASIA?

Jayme Guedes disse...

Fôssemos um tantinho mais inteligentes e perceberíamos que estamos terceirizando uma responsabilidade que é nossa. Pedir para o Bonner demitir-se, pedir para anunciantes não anunciarem, pedir para não consumirmos produtos anunciados na Globosta é tudo uma grande bobagem. A Globosta vive, repito, vive da audiência e a audiência somos nós. Basta que ninguém mais acione o canal da Globosta no controle remoto. Só isso, simples assim. A vida ou morte da Globosta depende do dedo que pressiona o controle remoto. Como venho repetindo, eu já cassei a concessão da Globosta que não entra mais na minha casa. O motivo? É simples: mentir para mim, tentando manipular-me. A Globosta nos vê a todos como idiotas. Mostremos a ela que está enganada. Pensem nisso. Costumo dizer que a qualidade da mensagem é reveladora de como o destinatário é avaliado pelo remetente. Sob essa verdade a Globosta nos avalia a todos como idiotas.

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ....
EMPRESARIOS. QUEM SAO OS EMPRESARIOS QUE LEVAM E SEMPRE LEVARAM MUITOS AGRADOS, MUITAS TERRAS QUE PERTENCEM AO PAIS, MUITO E MUITO DINHEIRO DE PUBLICIDADE QUE OS GOVERNOS DOS QUARENTA PARTIDINHOS MULLAMBENTOS DERAM A ELES.
ELES SAO A ESCORIA DO PLANETA. A GUERRA NAO E DE BOLSONARO E DE SEUS FILHOS, A GUERRA E ENTRE NOSSO PAIS, TODA A POPULAÇAO, PRINCIPALMENTE OS POBRES QUE SEMPRE SOFRERAM NAS MAOS DESSES EMPRESARIOS DE MERDA QUE ENRIQUECERAM AS CUSTAS DE TERRAS E MAIS TERRAS BRASILEIRAS DOADAS A ELES.
PUBLICIDADE DE TODAS AS ESTATAIS PARA QUE FOSSEM LEMBRADOS POR ESTA CORJA DE EMPRESARIOS PARA QUE ELES CONSEGUISSEM PRESERVAR SEUS ARTISTAS QUE TEM QUE TER FIDELIDADE CANINA A ELES.
MONTES DE SUBVENÇOES PARA GLOBO E FGV PRINCIPALMENTE A DE MEU GLORIOSO SUM PAULO.
ESSES SAO OS EMPRESARIOS, CORJA QUE TRABALHA SOMENTE
POLITICAMENTE PRINCIPALMENTE SO DAO A CESAR O QUE ELES PODERAM ALCANÇAR TERMOS DE BENEFICIO DO CELEIRO DE INCOMPETENTES E DE IDIOTAS QUE PUDERAM ALCANÇAR NO CELEIRO DO PAIS DO FAZ DE CONTAS, O PAIS DO AMANHA, PORQUE A INTELIGENCIA, A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR SUAS COISAS A CAPACIDADE DE CRESCER DE SEUS PROPRIOS PES NUNCA FOI ALCANÇADA POR AMEALHARAM IDIOTAS DAS FAVELAS, DOS PROSTIBULOS, DA VIADAGEM, DA SAPATONAGEM, DOS VAGABUNDOS QUE TIRARAM SEUS DIPLOMAS DE GRAÇA E HOJE VIVEM POSANDO DE AUTORIDADE QUE QUEM VIVEU O BASTANTE SABE QUE NAO FOI BEM ASSIM.SE A REDE BOBO PENSA QUE COMPROU BRIGA COM BOLSONARO E SEUS FILHOS ESTA COMPLETAMENTE ENGANADA. ELA OS QUARENTA PARTIDINHOS MULAMBENTOS EGRESSOS DE MERDA SUL, MERDA EUROPA E MERDA AFRICA QUE VIVEM AFOCINHADOS COM OS TRAFICANTES DE DROGAS ESTAO BRIGANDO NAO COM O BOLSONARO.
NAO NOS INTERESSA SE BOLSONARO E ISTO OU AQUILO. SE OS FILHOS DELE SAO ISTO OU AQUILO. ELES ESTAO BRIGANDO COM TODO O POVO BRASILEIRO. NAO ADIANTA FATIAR. NOSSA FIDELIDADE E AS FFAA EMBORA ELAS SEJA FRACAS E NAO SE DEFENDAM OU POR INERCIA OU PARA VER O CIRCO PERGAR FOGO.
NOSSO BRIGA E PELA NOSSA NAÇAO, NOSSA RELIGIAO QUE E A JUDAICO CRISTA EMBORA OS JUDEUS DO ANTIGO TESTAMENTO NAO ACREDITEM E ESTEJAM PAGANDO SEUS TRIBUTOS POR NAO ACREDITAREM. NOS SOMOS SANGUE DE JESUS, SOMOS BRASILEIROS, SOMOS CARIOCAS, DEFENDEMOS NOSSO ESTADO QUE JA FOI A CAPITAL DA REPUBLICA E HOJE E UM DEPOSITO DA BOÇALIDADE DOS QUARENTA PARTIDINHOS MULAMBENTOS. NOS SOMOS CONTRA GLOBO BOSTA TRAFICANTES DE DROGAS, TRAFICANTES DE NOVELAS DE MERDA E PRINCIPALMENTE FAZENDO SELFIE DELES MESMOS QUE SAO OS ETERNOS BOSTAS. A BRIGA E CONTRA O CIDADAO COMUM QUE LEVANTA AS CINCO, CUMPRE SUAS OBRIGAÇOES, SAO ASSALTADOS DIARIAMENTE PELA CORJA DE MERDA DA CONSTITUIÇAO PERNETA E DESSA EGREGORA DE FARAOS DO EGITO QUE ESCRAVISAM O POVO PARA PODER VIVER NO LUXO MESMO SENDO LIXOS. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE.
NOSSA BRIGA E COM OS TRAFICANTES DE DROGAS. E COM OS DESENCAMINHADORES DA SEXUALIDADE DE NOSSOS FILHOS. E COM O HIPOCRITAS QUE SE ACHAM GRANDES MAS NAO PASSAM DE UMA PONTE DE BOSTA LEVANTADA NO NOSSO PARAISO. A BRIGA E COM O POVO BRASILEIRO QUE REALMENTE TRABALHA E PAGA SEUS IMPOSTOS. FALEI.,SALVE O SHERIFE JUIZ MORO E BRETAS. SALVE A RAPAZIADA DE CURITIBA. TEMOS QUE LIMPAR A LATRINA ANTES QUE ELES NOS TRANSFORMEM EM DEJETOS.

Anônimo disse...

Parece incrível tanta inconsciência vinda de parente de militar, mas, com toda a guerra que a Rede Globo move contra o presidente Bolsonaro, ouvi essa eleitora de Bolsonaro dizer que só assiste a Rede Globo.

Anônimo disse...

Parece que, ao ironizar o presidente no programa humorístico, a Rede Globo aposta no desgaste emocional para vê-lo tropeçar mais adiante em algo mais grave que permita tirá-lo do cargo.