segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Internet para Velhinhos - Glossário



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Você, da terceira idade, liga o “monstro” chamado computador. Há várias espécies: PC ou desktop, laptop, tablet, etc.

Se quiser notícias (quase sempre falsas) entrem num Portal.

Se quiser vídeos, numa plataforma. Escolham um tema dentro de um Canal. Este poderá lhe sugerir uma Playlist (vídeos de um determinado assunto).

Se quiser aprofundar seu masoquismo, entrem na Internet Banking. Só sustos; uma espécie de trem fantasma virtual. Cada dia mais, os bancos “bonzinhos” dificultam o acesso à suas informações. Ingressar em sua conta corrente está cada vez mais difícil. Antes pediam uma senha ou duas; às vezes um código de uma lista ou de um Token. Agora, pedem que você aguarde uns minutos para a “checagem” de suas informações. Frequentemente a sessão expira antes que você consiga ver seu saldo ou seus últimos movimentos.

A ideia é dificultar seu acesso ao PRÓPRIO dinheiro.

Se você for pessoalmente a sua agência, muitas vezes passa pelo vexame de fazer um “striptease” de seus objetos de metal (smartphones, chaveiros, moedas,etc.).

A conta-corrente é um Depósito à Vista, mas os bancos criam dificuldades ilegais para você retirar em espécie o SEU dinheiro.

“Há ! É preciso avisar com antecedência!”

Recomendo que o fragilizado cliente vá a uma delegacia de Polícia e faça um B.O. (Boletim de Ocorrência) por apropriação indébita (CRIME) contra o gerente que lhe negou o saque.
Se quiser evitar aborrecimentos, guarde seu dinheiro em casa.


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário: