sábado, 21 de dezembro de 2019

Lição para o futebol brasileiro


Edição Extra do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O Liverpool confirmou que é o melhor time do Mundo. Conquistou o campeonato Mundial de Clubes da Fifa, em Doha, no Qatar. O alemão Jürgen Klopp venceu Jorge Jesus. Ganhou quem errou menos e acertou mais – como diria a técnica Dilma Rousseff... O Liverpool seguiu apenas o roteiro vitorioso. De novo, fa a lição para o futebol brasileiro que a única saída é o futebol ofensivo, taticamente organizado, baseado em forte estrutura econômica. 

O desafio para o Flamengo em 2020 é gigantesco. Tomara que mantenha o técnico Jorge Jesus. O português e seu divino auxiliar João de Deus fizeram realmente a diferença no futebol brasileiro. Provaram que vale a pena investir nas táticas e jogadas ensaiadas ofensivas, com forte marcação a partir do campo do adversário, quando se perde a bola. O Flamengo só deveria chutar mais a gol de fora da área. É o único pecado do excelente time.

Foi um jogaço! O Liverpool começou o jogo encurralando. Toques rápidos e lançamentos para frente. Bola longa nas costas da defesa. Os ingleses pareciam mais frios, calculistas objetivos no comecinho... O Flamengo demorou um pouco igualar e partir para a pressão. Dominou o meio de campo, melhorou a roubada de bola e começou a ditar o ritmo da partida. A torcida do Flamengo chegou a vaiar o inútil excesso de toque de bola da sólida defesa do Liverpool. Só que os ingleses voltaram a ter volume ofensivo, na velocidade de contrataque. O primeiro tempo terminou equilibrado. Indicava prorrogação?

No segundo tempo, o Liverpool também começou com tudo. Firmino perdeu um “gol feito”. Santa Trave... Salah quase fez o dele... O Flamengo respondeu em dois lances de Gabigol... Quase... Jogo foi doideira. Lá e cá... Gabigol tentou até uma meia-bicicleta... O Liverpool cresceu no final... O time sentiu as substituições de Arrascaeta e Everton Ribeiro, trocados por Vitinho e Diego.

Mister Jesus errou? Acontece... O Flamengo perdeu um pouco do poder de marcação. Diego Alves fez uma defesa portentosa no fim do jogo. Também no finzinho, lance polêmico de suposta falta (ou pênalti) na entrada da área. Rafinha em Mane... VAR acionado e consultado. Árbitro interpretou que foi nada... Ufa... Seria “sorte de campeão”?

A prorrogação foi dramática. Com grande força psicológica, o Liverpool parecia mais inteiro fisicamente. O Flamengo cansou e decaiu em armação de jogada. Mané e Firmino funcionaram. Com frieza, aos 8 minutos, saiu o gol brasileiro contra o Mengão. A torcida inglesa passou a fazer a festa. O Flamengo sentiu a pressão, mas foi para o tudo ou nada, com quatro atacantes. Porém, teve dificuldades para sair do campo de defesa.           

Notícia nada boa? O Flamengo pode perder Bruno Henrique (que prejuízo) e Gabigol. No entanto, já se especula, com força, que existem chances da contratação de Neymar. Já imaginou? Seria excelente para o jogador – que precisa recuperar sua imagem - e muito bom para o Flamengo – que necessita manter o ritmo de vencedor, com craques de nível mundial. Se Jesus ficar, teremos uma seleção em 2020. Do contrário, é alto o risco de um desmantelamento tático do time. Alto risco de retornarmos à mesmice que não ganha títulos...

Parabéns, imensa galera Rubro-Negra que gritou e cantou o jogo inteiro lá no Qatar e prestigiou o time em todos os 76 jogos do ano: no Estadual, no Brasileirão e na Libertadores. Faltou o Mundial esperado desde 1981. Mesmo assim, os flamenguistas foram grandes vencedores.

A "turma do arco-iris" já me mandou mensagens de condolência... Faz parte do jogo de ganha, empata e perde...

O ano de 2019 foi fantástico no futebol. Que venha 2020! 

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Dezembro de 2019.

4 comentários:

Mauro Moreira disse...

A urubuzada ficou com a carniça. Como dizia o melhor piloto de fórmula um que esse país já teve, Nelson Piquet, o segundo é primeiro dos últimos. Chora que dói menos. Perdeu! Perdeu!. Tricampeão mundial de futebol, tri Libertadores? Só um: O fenomenal tricolor paulista: São Paulo F. C.

Anônimo disse...

PIADINHA - Texto ótimo. Só falta um comentário do Loumari, pra fechar com chave de ouro.

Anônimo disse...

"""O Liverpool confirmou que é o melhor time do Mundo."""
Você deve ser corintiano ou flamenguista; geralmente gente dessa "laia" vira casaca no meio da vida (ou diz que é torcedor do "anus dourados" no meu estado, e fRRamengo no Rio).
O melhor time do mundo é o Palmeiras.
Entendeu Zé galinha.
O goleiro Marcos "aceitou" um frango na final do mundial disputado pelo palmeiras; e mesmo assim a MELHOR torcida do MELHOR time do mundo de todos os tempos, ainda considera o Marcos um Palmeirense (palmeirista para os antigos) da família MAIS DIGNA E HONRADA do mundo.

PS: O Marcelinho carioca, fez muito mais pelo coríntians, e a torcida o renegou só porque ele perdeu um pênalti contra o Palmeiras.

Anônimo disse...

acrescentando a 12:50 AM.
Acabou de mostrar em um canal de esporte; Rivelino, um dos dois maiores jogadores da historia do futebol brasileiro, foi renegado pelos coríntias após a derrota para o Palmeiras na final de 1974.