quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Manual para a Internet



Humor atlético-mineiro projetou Galvão Bueno se preparando para narrar a volta do Cruzeiro à Série A do Campeonato Brasileiro...

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Sugiro aos amáveis leitores as seguintes providências:
Criem pelo menos quatro endereços de e-mail; um , do provedor mais poderoso, reserve apenas para você e seus entes queridos. Não o divulgue a mais ninguém. O segundo, de um provedor também conhecido que termine apenas .com (sem o br). Seus contatos com pessoas no exterior serão facilitados. Um terceiro, para usar nos comércios eletrônicos. Os vendedores irão infestar sua caixa postal com propagandas. Finalmente, um quarto, de uso geral para sua correspondência no país.

Ao criar uma conta nas redes sociais (Facebook, Instagram,Twitter, WhatsApp, etc). utilize o seu terceiro e-mail; também será entupido por ofertas “imperdíveis”.

Crie uma senha diferente para cada e- mail.

Se você tiver mais de um smartphone, use o mais poderoso para os Apps de seus bancos principais (protegidos pelo FGC- Fundo Garantidor de Crédito), com a senha mais complicada.

No aparelho mais simples, ponha seu banco (ou sociedade de gestão de contas) mais mixo, usado apenas para pagamentos de pequenos valores. Fatalmente ele será invadido algum dia e assim um eventual prejuízo será menor.

Para pagamentos de grande valor, vá pessoalmente à sua agência e faça a transação no caixa e confira imediatamente o comprovante. Não deixe que a preguiça lhe exponha ao risco.

Use o Internet Banking em seu desktop, laptop ou tablet apenas para consultar saldo e outras providências administrativas. Se tiver estômago, pode usar também o Home Broker.

Crie um cartão pré-pago com saldo pequeno e use-o em sua carteira para as despesas do dia a dia. Em caso de roubo ou extorsão o prejuízo será limitado. Cartões de Crédito com limite alto, use-os apenas em viagens.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu nem vou criticar suas orientações (pois o titulo já diz que é para idiotas que acreditam na privacidade da internet).
Eu sempre "desconfiei" que você é um funcionário publico que vive de aposentadoria vitalícia.
Pra acessar o e-mail (g-mail), ou qualquer outra falcatrua, você tem que liberar geral a segurança.
1 de 2.

Anônimo disse...

2 de 2 -
Ontem eu fiz uma extravagancia, contratei um plano pré-pago (PRÉ-PAGO) de R$30,00 da Oi (não tinha mais barato).
Ao acessar a "minha Oi" para tentar (sem sucesso) trocar ligações por internet, fui obrigado a escolher uma senha. ISSO NÃO É MENTIRA. Por varias vezes eles recusavam a senha que eu escolhia; diziam (adivinhavam): "Você repetiu três vezes a mesma letra; Ops, você não colocou nenhum numero". PS: Como eles sabem qual senha eu estava escolhendo?