domingo, 14 de fevereiro de 2021

As 15 Lições Políticas do “Malvadeza”


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

Ainda  bem que a internet - em meio a tanta bobagem - também cumpre o papel de restaurar fatos, coisas e ensinamentos relevantes. Anda viralizando um velho artigo do veterano jornalista Sebastião Nery que faz referência a uma reportagem do também veterano jornalista Hugo Studart, na antiga revista República. Da entrevista com o baiano Antônio Carlos Peixoto de Magalhães - chamado de “Maquiavel do Terreiro”, porém mais conhecido como “Toninho Malvadeza”, Studart fez uma síntese de 15 mandamentos daquele que foi um dos políticos mais influentes do Brasil, desde a Era JK, passando pelo “Regime Militar” e avançando pela Nova República. ACM, que chegou a ser Presidente interino do Brasil, morreu em 20 de julho de 2007.

As 15 Lições de Malvadeza (ops, ACM) podem ser úteis para quem tem de fazer ou analisar política no governo de transição (ainda não há clareza para quê) de Jair Messias Bolsonaro - cujo sucesso depende de um (nada fácil) bom desempenho na economia e de uma (mais complicada ainda) aliança com o Centrão (o chamado baixo clero do Congresso Nacional, que agora comanda a Câmara dos Deputados e o Senado). Se a “sabedoria cínico-pragmática” de ACM não servir para Bolsonaro, ao menos tem serventia para a gente dar gargalhada neste domingo (fake) de Carnaval, porque o Covidão deu um Golpe de Estado no Rei Momo e, por pouco, não infectou as belas rainhas e princesas.

Confira as 15 Lições do Maquiavel do Terreiro (Royalties para Hugo Studart):  

I. Não confie em alguém cuja mulher não gosta de você.

II. O poder é a maneira de transformar uma ideia em realidade. Mas é só para quem tem apetite: quem não tem, pode usufruir das mais diferentes oportunidades de mando que não vai conseguir mandar.

III. A arte da política consiste em saber dar a cada um o que ele espera de você. Alguns querem proteção, um emprego, por exemplo. Outros querem dinheiro. Há um terceiro tipo que busca o poder, o prestígio, até mesmo um simples carinho. Se você confundir as demandas, oferecer dinheiro a quem quer carinho, ou poder a quem quer emprego, arrumará um inimigo.

IV. Fale bem dos amigos todos os dias; fale mal dos inimigos pelo menos duas vezes por dia.

V. É legítimo bater sempre nos adversários para que não venham a crescer e maltratar seus aliados. Nunca reclame dos golpes recebidos: prepare o troco. Vale a máxima: a vingança é um prato que se come frio.

VI. As grandes virtudes de um homem são a gratidão e a generosidade. A gratidão o leva a devolver em igual moeda tudo aquilo que recebe. A generosidade o obriga a retribuir em dobro.

VII. Quando entrar em uma casa, preste atenção nas crianças, pois nada é mais sincero que o olhar delas. Se uma criança o encarar torto, é porque naquele local você não é benquisto.

VIII. Só se deve brigar para cima, sobretudo em defesa dos mais fracos, pois todos passam a respeitá-lo mesmo que você não tenha razão. Brigar para baixo não traz vantagem alguma, ninguém toma conhecimento e ainda o chamam de covarde.

IX. Salvo em assuntos pessoais, procure sempre escalar amigos para responder às críticas dos inimigos. O aliado sairá engrandecido, e o adversário diminuído.

X. Se, apesar dos seus defeitos, você quer que alguém seja seu amigo, não pode exigir que esse amigo seja perfeito.

XI. Só guarde reclamação de inimigo. De amigo, bote logo para fora, resolva na hora. Se o amigo lhe pedir perdão, perdoe. Fale o que está engasgado e, se for o caso, exija alguma compensação. Mas, depois, esqueça o assunto.

XII. Fale sempre a verdade quando alguém lhe pedir algo. Explique o que vai tentar fazer, quando e como. Caso não possa atender ao pedido, diga logo que não pode, mas explique o motivo. As pessoas esperam que você se importe, tente, ainda que não consiga.

XIII. Não se esqueça jamais do amigo que deixou o poder, até porque o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã. Ninguém é tão forte que não possa perder, nem é tão fraco que não possa vencer.

XIV. Jamais permita que se fale mal de um amigo perto de você. Reaja imediatamente se isso acontecer.

XV. É melhor sofrer no poder do que longe dele.

Com certeza, as 15 Lições do ACM são úteis para o momento político atual do Presidente do Brasil. Bolsonaro é amado por muitos, porém odiado por uma quantidade grande, sobretudo a esquerdalha radical. Já tentaram matá-lo na campanha eleitoral de 2018, e acabaram ajudando a eleger o “Mito” - que sobreviveu fortalecido. O cara viveu a tensão de dois anos de tentativa de governar sem aliança política. Se continuasse na inércia, fatalmente, “ganharia de presente” um impeachment.

O realismo forçou Bolsonaro (e seus militares) a fecharem o acordo com o Centrão. As tratativas começam a destravar a pauta política. Tudo indica que algumas reformas podem ser aprovadas, no jogo da troca de cargos e favores. O que for ilegal, que seja apanhado pela Controladoria Geral da União, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, pela “oposição” (perdida) ou por um cidadão com coragem para denunciar. Se as coisas derem certo, para desespero dos inimigos, Bolsonaro fica fortíssimo para a sucessão presidencial de 2022.

Os ejaculadores precoces já tentam gozar com suas candidaturas - a maioria completamente inviável no nascedouro. No governo Bolsonaro, já ocorre uma disputa, nem tão discreta, para uma candidatura a vice. Pelo menos até agora, Bolsonaro não deseja repetir a dobradinha vitoriosa com Antônio Hamilton Mourão. Disputam a preferência do chefe os ministros Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho. Mas ambos podem acabar atropelados por algum espertalhão mais articulado do Centrão.

Bolsonaro nem tem (ainda) partido para disputar a eventual reeleição. Não conseguiu andar com a fundação do Aliança pelo Brasil. A ideia deve ficar mais morta ainda depois do casamento com o Centrão. Roberto Jefferson já cansou de oferecer ao Presidente a legenda do PTB. O PP também gostaria de ter Bolsonaro de volta. Bolsonaro acha que ainda é cedo para decidir onde vai amarrar sua filiação. E, no andar da carruagem, pode até rever a posição sobre Mourão - que já avisou que, por lealdade e princípio, não concorreria contra Bolsonaro. Quem é amigo de Mourão sabe que ele é amigo de verdade… Quem não é que aguente o General Maquiavélico e Estrategista... 

Resta a Bolsonaro praticar os ensinamentos de ACM, enquanto espera se a “Galinha da Economia” decola e aguarda, ansiosamente, se o Centrão mantém a fidelidade no casamento, sem abusar da boa vontade do marido e dos recursos do erário.

Vitória do Trump

Donald Trump concorre, de novo, à Casa Branca, daqui a quatro anos. O Senado dos EUA o absolveu no processo de impeachment. Trump era acusado de incitação à insurreição e à violência em 6 de janeiro, quando uma multidão invadiu o Capitólio.

Donald Trump foi o primeiro presidente a ser julgado em um processo de impeachment no Senado duas vezes. Nas duas, ele foi salvo pelos senadores de seu partido. Mas 7 senadores republicanos votaram pela condenação. A pequena trairagem não prejudicou Trump.

O julgamento do impeachment de Donald Trump terminou com todos os democratas e sete republicanos votando para condená-lo. Mas a votação de 57 a 43 ficou longe dos dois terços exigidos para a condenação. Assim, Trump segue elegível para daqui a quatro anos.




Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Secretário-Geral do Ibrasg - Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Fevereiro de 2021.

11 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

Leitura fundamental para se entender ACM Neto, a partir de agora ator importante da política nacional.
República era uma excelente revista, eu comprava. Também lia o Sebastião no site da gazeta de Alagoas. Bons tempos da imprensa.
Saudações rubro-negras, e que o Mengão deixe o general Mourão feliz hj à tarde.

Loumari disse...

¡4 SIMBOLOS CRISTIANOS ROBADOS POR SATANAS! IDENTIFICALOS, SON NUESTROS

https://www.youtube.com/watch?v=ytalTypE4rY

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Conhecei pessoalmente essa "figura" (Toninho Malvadeza) nos anos 70,quando ele era o "deus" (=Ministro) das Comunicações. Era num grande auditório em Brasilia, onde se realizava um dos Congressos anuais da ABRAPP. Se fazendo de "figurinha difícil",sua entrada no recinto se deu bem depois da hora planejada. Realmente,quando o "cara" entrou,sua pose era um de deus que estava ingressando no recinto,consciente do "impacto" que a sua presença causaria nos congressistas.

Anônimo disse...

"""I. Não confie em alguém cuja mulher não gosta de você."""

Lenda ? - Quando a criança completa 1 ano, o Pai pega a criança e coloca em pé no segundo degrau da escada; e fica dizendo (por quantas horas for necessário, até que a criança pule) : "Buullla, buullla, buuullla (Pula), buullla que Baabai (papai) pega". Quando a criança finalmente pula, o pai sai da frente e deixa ele se esborrachar no chão; sem ajudar a criança, o pai se deita ao lado da criança caída; e diz: "Izzzo baabai (papai) ensina, NUNCA CONFIA NINGUÉM".

Anônimo disse...

MAS VOLTANDO NO ASSUNTO CENSURADO... A VIADAGEM CONTINUA CORRENDO SOLTO NAS FFA...PICANHA E CERVEJA SUPER FATURADAS REGADO A COCAINA E TROCA TROCA NOS QUARTÉIS, ISTO É MAIS ANTIGO DO QUE O CONTRABANDO, MAS NINGUÉM NESSE BLOG PUBLICA...

Loumari disse...

Message of the Eternal Father for the 73rd Marathon of Divine Mercy - 08/05/2019 (Spanish/English)

Apocalypsis 3 Biblia Sacra Vulgata 14 Et angelo Laodiciae ecclesiae scribe: Haec dicit: Amen, testis fidelis et verus, qui est principium creaturae Dei.

https://www.youtube.com/watch?v=-UxTv022D9w&t=99s

Apocalypsis 22 Biblia Sacra Vulgata 20 dicit qui testimonium perhibet istorum. Etiam venio cito: amen. Veni, Domine Jesu.

21 Gratia Domini nostri Jesu Christi cum omnibus vobis. Amen.

Loumari disse...

Novas variantes põem França em alerta

https://www.youtube.com/watch?v=il77N-Jv-iA

Vacinação avança "a passos largos" no Reino unido enquanto França se prepara para um possível aumento de casos devido à propagação das novas variantes.

No Reino Unido mais de 15 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Foram precisas apenas 10 semanas, desde o início do processo de vacinação, para se atingir este marco. Um feito extraordinário para o primeiro-ministro britânico.

Começam agora a ser imunizadas as pessoas maiores de 65 anos e as mais vulneráveis em termos de saúde. Em Inglaterra, explicava Boris Johnson, estão agora a ser inoculados os quatro grupos prioritários, entre eles, as "pessoas com maior probabilidade de ficarem gravemente doentes em caso de infecção. Atingiu-se o primeiro objectivo estabelecido pelas autoridades", frisava Johnson.

Já em França espera-se um aumento no número de casos devido à propagação das novas variantes o que, a confirmar-se, pode levar o país a voltar a adoptar medidas mais restritivas.

Para já está previsto o aumento no número de camas nos hospitais, o adiamento de cirurgias não urgentes e a mobilização de todos os recursos médicos.

Na Chéquia, antiga República Checa, o governo aprovou um novo estado de emergência. Uma decisão tomada em reunião extraordinária do executivo após o parlamento ter dito "não" ao alargamento das restrições.

O primeiro-ministro mostrava-se "muito satisfeito" pelo facto de o "bom senso tenha prevalecido, é muito importante trabalharmos juntos e fazermos o nosso melhor para proteger as vidas dos nossos cidadãos", referia Andrej Babiš acrescentando que "a situação não é boa porque a variante britânica do vírus, muito contagiosa, está a alastrar-se pelo país".

Enquanto a Alemanha controla as entradas de veículos vindos da Chéquia - apenas alemães, residentes ou trabalhadores (incluindo entregas) podem entrar e são obrigados a apresentar um teste negativo ao novo coronavírus, pelo menos nos próximos dois dias - em Portugal já entrou em vigor o novo estado de emergência que vai vigorar até um de Março.

A situação tem vindo a melhorar no país nos últimos dias, tendo-se atingido o menor número de mortes e contágios em mais de um mês, mas o nível elevado de internamento em cuidados intensivos faz o primeiro-ministro, António Costa, continuar a dizer que a situação é "extremamente grave".

euronews (em português)

15.02.2021

Loumari disse...

LLAMADO DE DIOS PADRE A SU PUEBLO FIEL. MENSAJE A ENOCH

JULHO 06 DE 2020 09:50 A.M.

APOCALIPSE 3:6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

EFÉSIOS 4:4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.

Minha Paz seja com todos vós, Israel!

Assim diz o Senhor:

Meu Nabi: Dize ao Meu Povo que uma nova pandemia está por desatar-se e será mais mortal do que a que estais enfrentando. A humanidade voltará ao confinamento e os confinamentos se sucederão e serão cada vez mais prolongados. Não Sou Eu, vosso Pai, que deu origem a estas desgraças, isso provém da mão do homem e sua ciência posta ao serviço do mal, é o que está a gerar estas pandemias. Lembrem-se que Eu respeito vosso livre arbítrio, é o mal que reside no coração e na mente da Elite, que se faz chamar "Illuminatis", são eles que são a origem de todo este desastre.

Se vós que sois Meu Povo, Me buscardes e praticar as orações de protecção que enviei-vos, e usando da medicina do Céu, os asseguro que nenhum mal, vírus ou pestes, vos afectará.

2 CRÓNICAS 7:14 E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha Face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

Mas, se vos apartardes de Mim, fazendo vossa própria vontade por encima da Minha Vontade, os asseguro que a maldade dos malvados se descarregará sobre vocês.

ANUNCIO-OS MEUS FILHOS, DIAS DE GRANDE TRIBULAÇÃO E PURIFICAÇÃO MUITO PRÓXIMOS ESTÃO DE VOCÊS, ACELERADOS PELO PECADO E A MALDADE DA IMENSA MAIORIA DESTA GERAÇÃO ÍMPIA QUE JÁ TOCOU O FUNDO!

Todos os ímpios sentirão o rigor da Minha Justiça, que os dizimará de um sopro. Serão todos como a palha no fogo na passagem da Minha Justiça.

Serão dias difíceis para vocês, herdade Minha; dias de provas que os purificarão até torná-los cintilantes como Crisóis; unicamente os que permanecerão unidos na Fé, no Amor e confiança em Deus, serão os que superarão estas provas.

Povo Meu, o Cisma na Igreja de Meu Filho, a guerra, a crise económica, a fome, os vírus, pestes, pandemias, a fúria da Minha Criação, são alguns dos factores das provas que os purificarão.

Os ais estão por começar. Quem poderá salvar a Filha de Sião, nos dias da Minha Justa Ira?
Oh Israel! teus filhos abandonaram os Decretos, deram-me as costas e foram-se, dando-se a prostituição, adoram deuses estranhos; a maldade e o pecado, se apoderaram do Meu Povo; por isso que andareis de exílio em exílio, a desolação os seguirá e a morte os diminuirá, até que Me reconheçais e Me louvarão como vosso Único Deus, Meu Povo!

Prepara-te Israel, porque o tempo da Minha Justiça está tocando já a tua porta, virei como ladrão à noite; que as vossas lâmpadas estejam acesas como a vigília das donzelas sensatas, em oração, jejum e penitência, para que o Anjo de Minha Justiça vos não fira e passe de longe.

O dia Grande e Terrível do Senhor está próximo, o sol e a lua escurecem e as estrelas perdem seu brilho. Farei ouvir a Minha Voz de Trovão desde o Monte de Sião; a Terra estremecerá, no entanto Eu, vosso Deus, serei refúgio protector para Meu Povo.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:27 PM

Quem teria que publicar isso é você; pois isso não existe; ao não ser que você coloque a prova; que é : Seu nome e o nome do outro viado que você namorava escondido enquanto estava no exercito.

João Guilherme Maia disse...

O presidente Jair Bolsonaro estava numa tremenda enrascada, ele estava na situação de se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Essa aproximação do Centrão pode ser uma espada de dois gomes, pode lhe beneficiar ou pode lhe ferir. Na era Rodrigo Maia na presidência da Câmara ele travava os projetos do governo ao chegar na Câmara, quando não travava o projeto era desconfigurado. A única saída para o presidente Jair Bolsonaro é ele continuar conquistando o apoio do povo, até porque, quem irá reelegê-lo em 2022 será o povo e não o partido A, B ou C. Ele tem também uma grande vantagem que é o povo ter acordado com a Lava Jato e hoje o povo está mais ligado na política, principalmente no Congresso Nacional, porque o que eles aprovam lá atinge todo o país.

Anônimo disse...

QUANDO EU ESTAVA NO EXERCITO A SUA MÃE VARAVA A CERCA PRA FAZER A NOSSA ALEGRIA... HOJE AS DENUNCIAS SÃO FEITAS DE DENTRO DO QUARTEL POR QUEM QUEIMOU A ROSCA E SE ARREPENDEU... POR ISTO VOCÊ É CORNO E FINGE QUE NÃO SABE...