sábado, 6 de fevereiro de 2021

Facilitando o aprendizado da Matemática


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

Há vários anos, o Alerta Total vem divulgando os trabalhos realizados pelo professor João Vinhosa, que – usando termos coloquiais e exemplos adequados – tem facilitado o aprendizado de Matemática, matéria na qual nosso sistema educacional é gritantemente deficiente. 

Formado em Engenharia Civil em 1971, e professor universitário durante cerca de 15 anos, Vinhosa, hoje com 74 anos, tem como principal característica a perseverança. Ele escreve e reescreve seus textos, aprimorando-os quantas vezes for preciso para torná-los mais compreensíveis. Tem mais: se o aluno não entender uma explicação sua, ele muda a forma de explicar tantas vezes quanto for necessário, até que se faça entender.  

Entre suas diversas palestras realizadas sobre Matemática Superior para estudantes de Engenharia, deve ser destacada a intitulada “Funções, Limites e Derivadas: uma abordagem simplificada”, na qual, em apenas 45 minutos, com a finalidade de apresentar os fundamentos de Derivadas, ele mostrou de Funções o suficiente para que fosse entendido Limites, e de Limites o suficiente para que fosse entendido Derivadas. Tal palestra se encontra no endereço

https://www.youtube.com/watch?v=H65lPlJ4pEE 

Também, escreveu textos para tornar mais compreensíveis assuntos considerados de relativa complexidade, como Logaritmos e Argumentação Lógica – o “bicho papão” de concursos públicos. Tais textos, produzidos para ensinar os assuntos à distância, poderão ser obtidos gratuitamente, bastando o interessado solicitar ao autor, por e-mail, no endereço informado ao final.

Com o transcorrer do tempo, convencido que poderia ser mais útil facilitando o entendimento dos conceitos elementares da matéria, Vinhosa passou a se dedicar inteiramente à Matemática Básica.

Nesta área, juntamente com dois irmãos pedagogos, ambos com deficiência visual, Gelcir dos Santos e Josué dos Santos, da cidade de Cascavel (PR), Vinhosa desenvolveu um projeto, altamente inovador, destinado a ensinar Matemática à distância a pessoas com deficiência visual.

Tal projeto teve como objetivo inicial levar, em tempo relativamente curto, um aluno que só sabia efetuar as quatro operações fundamentais ao entendimento total do que é mais importante em Álgebra, inclusive Equação de Segundo Grau. Obviamente, para o entendimento de tal conteúdo, tiveram que ser estudadas, também, diversas partes de Aritmética como Frações Ordinárias, Números Relativos, Operações com Parêntesis, Potências e Raízes.

Devido à particularidade do caso, textos específicos para dar suporte às aulas tiveram que ser preparados. Por razões econômicas, os textos não foram disponibilizados na escrita braile, o que dificultava certas partes da matéria, mas não impedia o seu entendimento. 

A partir de agosto de 2019, o Grupo, formado por cinco pessoas com deficiência visual, passou a se reunir uma vez por semana na biblioteca da prefeitura municipal da cidade de Cascavel, estado do Paraná, para ter aulas com o professor que se encontrava em Recife (PE). De Recife, pelo celular, Vinhosa lia os textos, que os alunos ouviam, utilizando o recurso “viva voz”. Dessa forma, o professor interagia com os alunos, propondo problemas, e tirando dúvidas.

Nestas alturas, a seguinte pergunta deve ser respondida: “Se tudo que está escrito acima já foi divulgado há muito tempo, por que razão fazer este retrospecto?”.

A resposta é simples: consideramos que este histórico é a introdução ideal para o fato de – depois de tentar várias maneiras diferentes de ensinar Regra de Três Simples e Regra de Três Composta às pessoas com deficiência visual – Vinhosa ter chegado a um texto facilmente compreensível.

E, com toda a certeza, tal texto – originariamente elaborado para o ensino à distância de pessoas com deficiência visual, é de se destacar – poderá ser muito útil a todos aqueles que necessitam utilizar esta indispensável ferramenta da Matemática, que, frequentemente, é mal compreendida.

Considerando a maneira criativa utilizada por Vinhosa para elaborar textos objetivando ensinar Matemática à distância a pessoas com deficiência visual (como os últimos textos, sobre Mínimo Múltiplo Comum e Regra de Três), vem à tona o pensamento várias vezes transcrito nos memes apresentados no Alerta Total: “Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê”.

Finalizando, o e-mail para solicitação do textos citados:

joaobatistavinhosa@gmail.com









Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Secretário-Geral do Ibrasg - Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 6 de Fevereiro de 2021.

2 comentários:

Anônimo disse...

A MATEMATICA É SIMPLES,MAS NÃO CABE NA CABEÇA DE BOSTA DESSE PRESIDENTE MAFIOSO... ESSE LIXO PERMETIU O AUMENTO DE TUDO MAS SE ESQUECEU QUE O POVO NÃO RECEBE OS SALARIOS E PREVILÉGIOS MILIONARIOS DA MAFIA QUE ELE PERPETUOU...

Unknown disse...

Esse professor é ótimo ensinando matemática mas seria tão bom que o governo do Brasil ajudasse né ah essa sensibilidade melhor